Curso de Qualificação Profissional em Auxiliar de Desenvolvimento Infantil-Foco em Creche

  • Carga Horária

    300 horas-aula

  • Medologia a Distância

    • Aulas são online, ao vivo em tempo real
    • 100%  (por cento) da carga horária do curso com aulas online, ao vivo em tempo real.
    • As aulas  ministradas ao vivo, são gravadas e disponibilizadas na  Plataforma de apoio, além disso ficam disponíveis, material de aula e exercícios  obrigatórios e as notas.
    • As notas são dadas pela correção dos exercícios  ou trabalhos solicitados pelos professores de cada disciplina
    • Não haverá prova presencial em nenhuma disciplina.
    • Não há diferença entre os  certificados de cursos presenciais ou a distância.
  • Perfil Profissional de Conclusão

    Auxiliar no acompanhamento do desenvolvimento da criança, a fim de subsidiar a reflexão e o aperfeiçoamento de seu trabalho. Receber e acompanhar a criança diretamente na sua entrada e saída da unidade. Auxiliar no acompanhamento e cuidado da higiene pessoal da criança, de acordo com as orientações da instituição
    creche/pré-escola.
    Auxiliar no acompanhamento e cuidado da alimentação da criança, de acordo com as orientações da instituição. Trabalhar para a prevenção de acidentes. Auxiliar no atendimento às necessidades das crianças, articulando de acordo com a legislação vigente. Ser observador, prestando atenção a cada detalhe sobre a criança.
    Estar atento às características de cada etapa de crescimento. Isso pode contribuir para observação de sinais que podem ser alertas, ainda nos primeiros meses de vida, para algum tipo de problema relacionado à saúde da criança.

  • Coordenação Acadêmica

    Edith Maria Marques Magalhães
    • Doutora em Educação;
    • Mestre em Educação;

  • Programa

    Fases do Desenvolvimento Infantil (0 a 6 anos)– 40H
    Desenvolvimento Infantil e processo de aprendizagem; Fases do desenvolvimento infantil: de 0 a 6 meses; Fases do desenvolvimento infantil: de 6 a 12 meses; Fases do desenvolvimento infantil: de 1 a 2 anos; Fases do desenvolvimento infantil: de 2 a 3 anos; Fases do desenvolvimento infantil: de 2 a 3 anos; Fases do desenvolvimento infantil: de 4 a 5 anos; Fases do desenvolvimento infantil: de 5 a 6 anos.

    A Arte de Contar Histórias – 40H A origem da literatura infantil/ A relevância das histórias infantis para o desenvolvimento da criança do maternal/ Contos de Fadas e o Universo Infantil/ Características para escolher uma boa obra para crianças/ Transmissão de valores através das histórias/ Contação de histórias e interação social/ história infantil/ os contos dos Irmãos Grimm.

    O Papel do Cuidador Infantil – 40H
    O Papel do cuidador de crianças; Postura profissional; Noções de etiqueta; Desenvolvimento pessoal e autoestima; O cuidar; A postura ética do Cuidador Infantil; Cuidando do Cuidador.

    Músicas Infantis – 40H
    A importância da música na educação infantil. A importância da música do desenvolvimento cognitivo da criança. Pedagogos que influenciaram na educação infantil. Músicas de sucesso envolvendo a educação infantil. Cantigas de roda.

    Brincadeiras e Jogos – 40H
    O brincar como uma forma prazerosa. A brincadeira e os jogos como estímulos. Dramatização com fantoches. Utilização de recursos variados, como objetos concretos, sucatas, livros de histórias infantis, cantigas, jogos, música, filme, brinquedos.

    Infância e Cultura – 40H
    A criança e a sociedade contemporânea. O lugar social da criança na modernidade. Diversidade cultural e práticas infantis. A cultura da infância e a infância na cultura. Diferentes visões de infância. A criança e a indústria cultural. Criança, natureza, mundo social e conhecimento. Estudo de diferentes infâncias em nossa sociedade e seus modos de educação.

    Saúde, Alimentação e Higiene da Criança – 40H
    Nutrição e alimentação das crianças 0 a 6 anos: cardápios apropriados.
    Reflexões sobre o ambiente e as rotinas do dia focalizadas nas crianças.
    Cuidados de higiene no ambiente, com os alimentos e utensílios.
    Técnica de preparo das refeições, cardápios diários, como alimentar os bebês.
    Alimentação e desmame: Técnica de preparo das refeições, Cardápios diários, Cuidados de higiene com os alimentos.

    Acolhimento/ Interação e Integração – 40H
    Adaptação Escolar/ As individualidades no aprendizado/ Integração/ Acolhimento/ Eixos Estruturantes das práticas pedagógicas/ acompanhamento da aprendizagem e do desenvolvimento/ Inclusão Escolar/ Brincadeira e interações nas práticas pedagógicas.

    A Criança e o Lúdico: a Importância do Brincar – 40H
    A teoria educacional de Vygotsky/ O brinquedo e a brincadeira na teoria Vigotskiana/ A Importância do brincar na educação infantil/ Brinquedos e brincadeiras: tipos e utilidades: Brinquedo educativo, Brincadeiras tradicionais infantis, Brincadeiras de faz de conta, Brincadeiras de Construção. Brinquedos construídos evitando o consumo desenfreado.

    Educação Corporal – Princípios Básicos da Psicomotricidade – 40H
    A psicomotricidade através da noção do próprio corpo, a noção do objeto, a noção dos demais; Perceber as posições, direções, distâncias, tamanhos; As diferentes noções espaciais; Desenvolver a motricidade, ampla e fina através de jogos de encaixe e rasgar papel. Também aspectos de lateralidade e noções espaciais, como brincadeiras de vivo e morto, esquerda e direita, pegar e se esconder.

    Desenvolvimento e Comportamento da Criança – 40H
    Teorias e pesquisas sobre o desenvolvimento infantil. Os primeiros anos: biologia e ambiente. Infância, cultura e contemporaneidade. Desenvolvimento sensório-motor, sócio-emocional e cognitivo. Processos simbólicos, socialização e escolarização. Relações sociais. Sexualidade e gênero. Questões éticas e políticas públicas para a infância brasileira. A teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget.

    Segurança e Primeiros Socorros – 40H
    O que são os primeiros socorros. Sinais vitais. Situações e procedimentos de emergência. Montagem de kit de primeiros socorros. Ações incorretas. Prevenção. Cuidados gerais preliminares.

    Estatuto da Criança – 40H
    Princípios do Direito da Criança e do Adolescente. Estrutura física, partes geral e especial. Conceitos de criança e de adolescente. Conselho de Direitos. Conselho Tutelar. Ato Infracional. Medidas sócio-educativas. Justiça da infância e da juventude. Procedimentos. Políticas públicas.

    Legislação Trabalhista – 40H
    Importância do Trabalho como Direito Social e a Organização Social do Trabalho. Tipos de Trabalhadores e Formas de Contratação. Elementos de Contratação de Empregado. Direitos devidos ao Empregado durante seu contrato de trabalho. Direitos do Empregado na Rescisão do Contrato de Trabalho.

    Inclusão: Respeito às Diferenças – 40H
    Observar possíveis alterações no estado geral da criança. Identificação e cuidados à criança com deficiência: Principais formas de avaliar o desenvolvimento desviante: motor, cognitivo, da linguagem, da socialização. Quebra de preconceitos. Tipos de comportamentos/atitudes do cuidador. Estimulação do desenvolvimento. Promover atividades lúdicas e de entretenimento.

    Cuidados com o Bebê – 40H
    A criança e o cuidar numa perspectiva histórica/ Concepções do cuidar/cuidado/ formação de cuidadoras para o cuidado à criança em creches/ A enfermagem e o cuidado a recém-nascidos e lactentes em creches/ Acalento dos bebês/ Práticas de cuidados com o bebê/ A importância do sono/ Higiene do bebê/ Assistência à saúde prestada à criança na creche.

    A Prática Pedagógica no Berçário – 40H
    Observações e registros individuais/ O uso dos Primeiros Socorros às crianças de até 02 anos/ O espaço acolhedor, seguro e desafiador do berçário/ A importância da anamnese/ Os eixos do Referencial curricular nacional para a educação infantil para faixa etária do berçário/ Práticas de leitura no berçário/ Rotinas e aprendizagens no/do berçário.

    As Rotinas na Creche – 40H
    A importância da rotina/ Reflexões sobre o ambiente e as rotinas do dia focalizadas nas crianças/ Dia-a-dia da criança/ Cuidados com os utensílios/ disciplina/ organização e limpeza/ planejamentos de rotina/ Planejamento na Educação Infantil.

    A Família e a Educação Infantil – 40H Conceito(s) de família(s) – atribuição de sentidos e produção de diferença; Constituições históricas: o sentimento moderno de infância e mudanças familiares; Configurações históricas da família no Brasil; As famílias brasileiras contemporâneas: múltiplos olhares; Novas configurações e novos conceitos de famílias; As famílias e as relações de gênero; Violências domésticas; Administração de conflitos; Processo de humanização; Qualidade de vida.

    Observação:
    As visitas técnicas e ou aulas praticas serão realizadas aos sábados e constarão no calendário do curso.

  • Certificação

    Serão concedidos certificados de Curso De Qualificação Técnica pelo IPETEC – Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7) nos trabalhos, provas e atividades práticas.

  • Documentação

    • Cópia do RG;
    • Cópia do Título de eleitor (quando couber);
    • Cópia do CPF (ou do responsável);
    • Cópia do Comprovante de Residência
    • 2 Fotos 3×4 (Recentes, sem rasuras e sem carimbos)
  • Investimento

    *Desconto de 10% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês.

UnidadeValor da Mensalidade
*Valor até o dia 10
Valor do Curso
18 parcelas de
OnlineR$ 139,00R$ 155,00

Taxa de inscrição:

– Petrópolis, Rio de Janeiro, Macaé R$ 90,00