MBA em Comércio Exterior e Estratégia

  • Carga Horária

    360 horas

  • Objetivos

    Proporcionar uma formação de natureza conceitual e prática ao profissional de Comercio Exterior, a fim de criar instrumentos que agreguem valor, com base nos pressupostos advindos da área de administração e direito.

  • Metodologia a distância

    • Aulas são online, ao vivo em tempo real
    • 100%  (por cento) da carga horária do curso com aulas online, ao vivo em tempo real.
    • As aulas  ministradas ao vivo, são gravadas e disponibilizadas na  Plataforma de apoio, além disso ficam disponíveis, material de aula e exercícios  obrigatórios e as notas.
    • As notas são dadas pela correção dos exercícios  ou trabalhos solicitados pelos professores de cada disciplina
    • Não haverá prova presencial em nenhuma disciplina.
    • Não há diferença entre os  certificados de cursos presenciais ou a distância.
  • Programa

    CADEIA DE SUPRIMENTOS GLOBAL
    Fundamentos de logística e de logística integrada. Gestão de redes e integração da cadeia de suprimentos.
    Iniciativas, práticas e medição de desempenho. Papel da tecnologia na gestão da cadeia de suprimentos.
    Efeito Chicote. Gestão da cadeia de suprimentos global e riscos.Tendências em gestão da cadeia de suprimentos.

    GESTÃO TRIBUTÁRIA NAS EXPORTAÇÕES E IMPORTAÇÕES

    Obrigações Tributárias e o Sistema Constitucional;
    Noção De Sistema Tributário; Noção De Princípios Constitucionais Tributários;

    Fontes Do Direito Tributário;
    Imposto De Renda;
    Abuso De Formas De Simulação E Omissão De Receita;
    Sistema De Tributação: Lucro Real, Presumido E Arbitrado;
    Escrituração Comercial E Fiscal;
    Elisão X Sonegação.
    Simulações Para Escolha Da Melhor Opção;
    Planejamento Tributário: Pontos E Casos Práticos

    INTRODUÇÃO AO COMÉRCIO EXTERIOR
    Política do Comércio Exterior Brasileiro.
    Composição do Comércio Exterior. INCOTERMS, TEC, NCM, SECEX, Procedimentos Administrativos na
    Importação e Exportação.
    Tributação no Comércio Exterior.
    Transporte Internacional. OMC, Acordos, Salva-guardas.
    Organização da Alfândega no Brasil. Organização Mundial Aduaneira.
    Território Aduaneiro.
    Zona Primária e Zona Secundária.
    Alfandegamento de recintos.
    Trânsito Aduaneiro.
    Habilitação às exportações e as importações.
    Infrações, Multas e Penalidades aplicadas na Importação e Exportação. 12. Habilitação e Acesso ao SISCOMEX.

    MÉTODOS QUANTITATIVOS
    Matemática Financeira Aplicada;fluxo de caixa;juros e formas de capitalização;taxas de juros;equivalência de
    capitais;sistemas de financiamento e desconto;correção monetária.
    Séries e pagamentos;valor futuro e valor presente;planos equivalentes de financiamento;pagamento no
    final;juros constantes;prestações constantes – sistema PRICE;amortizações constantes – SAC; fluxo de caixa de
    projeto de investimento;decisão de investimento.
    Estatística Descritiva;dados e gráficos;variáveis, população e amostra;dados estatísticos e séries
    estatísticas;medidas de posição e variação/tendência;dispersão de uma distribuição;distribuição
    normal;medidas de assimetria;medidas de curtose;regressão linear simples.
    Probabilidade;resultados e probabilidades;eventos e probabilidades;probabilidade condicional;distribuição de
    probabilidades.

    PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO COMERCIO EXTERIOR

    Planejamento estratégico.
    Evolução dos sistemas de planejamento.
    Análise macro-ambiental: tendências, oportunidades e ameaças. Análise competitiva da indústria.
    Conceito de cadeia de valores como base na sustentação da vantagem competitiva.
    Diferença entre estratégia e eficácia operacional.
    Sistemas de atividades e a definição do posicionamento corporativo.
    Processo de alocação de recursos entre as diferentes unidades de negócio.
    Curva de experiência e matrizes do Boston Consulting Group-BCG e da GE/Mckinsey.

    ECONOMIA E POLÍTICA CAMBIAL
    Mercado cambial. Fatores e determinação da taxa de câmbio.
    Previsão das taxas de câmbio.
    Mercado cambial brasileiro.
    Contratação do câmbio – o Contrato de Câmbio. Trava, deságios, prêmios, descontos.
    Liquidação, alteração, prorrogação, cancelamento, baixa na posição cambial. Operações cursadas nos CCRs.
    Despesas bancárias.
    Corretores de Câmbio. Comissão de Agente. Riscos envolvidos nos pagamentos internacionais.
    Análise da Brochura 500. Análise de Cartas de Crédito. Tipos de Carta de Crédito. Tipos de Cobranças. Análise da
    Brochura 522. Pagamentos antecipados. Garantias Internacionais.

    ASPECTOS JURÍDICOS DO COMÉRCIO EXTERIOR BRASILEIRO
    Direito Interno e Direito Internacional.
    Lex Mercatória. Contratação Comercial Internacional. Integração Regional e Direito Comunitário.
    Planejamento Societário e Fiscal. Empresas Offshore. Joint Ventures. Contratos de Engenharia (projetos,
    consultoria, modalidades contratuais – Construction. EPC/ Turn-Key, Production- Hand, etc.) Garantias
    Internacionais ( BID, Advanced Payment e Perfomance Bonds).
    Arbitragem Comercial Internacional. Mediação Técnica. Homologação e Execução de Decisões Estrangeiras.
    Contencioso Internacional. Elementos básicos do GATT/OMC. Elementos básicos dos Blocos Econômicos.
    Tarifas, o Princípio de Nação mais favorecida e os blocos regionais. Lei Antidumping, Subsídios, Medidas
    Compensatórias e compras governamentais. Defesa Comercial no Brasil: instrumentos para a iniciativa privada.

    MARKETING INTERNACIONAL

    Desafios estratégicos de marketing: histórico do conceito de marketing, marketing estratégico e marketing
    operacional, estratégia e cultura organizacional, novas dinâmicas do mercado, organizações orientadas para o
    mercado, marketing estratégico nos mercados contemporâneos.
    Análise estratégica: análise de mercado e ambiente, análise de tendências, mercado atual e potencial,
    stakeholders, análise do cliente, análise da concorrência, níveis de competição, grupos estratégicos, sistemas de
    informação de marketing.
    Marketing estratégico: planejamento estratégico de marketing, estratégia e vantagem competitiva, auditoria de
    marketing, posicionamento e reposicionamento.
    Implementação do marketing estratégico: planejamento, plano e marketing estratégico, fatores de
    implementação, marketing interno

    SISTEMA FINANCEIRO INTERNACIONAL
    Evolução do sistema monetário internacional.
    Globalização financeira e crescimento dos derivativos. Forward, swaps e taxa de juros de paridade.
    Mercado de euromoedas.
    Mercado de títulos internacionais. Risco e exposição contábil. Administrando o risco cambial.
    Mercado financeiro internacional. A dimensão internacional da estrutura de capital. Riscos internacionais e custo
    de capital.
    Administração Internacional de working capital. Fluxos internos e multinacionais.

    GESTÃO FINANCEIRA
    Juros simples e compostos e aplicações no ambiente de comércio exterior. Taxas de juros (reais, efetivas e
    equivalentes). Descontos simples e compostos. Séries uniformes antecipadas e postecipadas. Amortização de
    empréstimos.
    Conceitos de equivalência, fluxo de caixa e taxa de atratividade (custo oportunidade). Avaliação de fluxos de
    caixa pelos métodos do valor presente (valor atual) e taxa interna de retorno de projetos de comércio exterior.
    Visão panorâmica de finanças corporativas.
    Papel e as funções do administrador financeiro. Introdução à análise de risco. Mercado eficiente e mercado
    perfeito. Fontes de financiamentos. Capital próprio e de terceiros. CMPC.
    Endividamento e benefício fiscal. Estrutura de capital. Critérios para classificação de projetos. Taxa média de
    retorno contábil. Payback simples e descontado, TIR, VPL e Índice de lucratividade e análise dessas ferramentas
    aplicadas no dia-a-dia do profissional de comércio exterior.

    LOGÍSTICA INTERNACIONAL
    Logística integrada da distribuição física internacional. Planejamento em logística internacional.
    Estudo da estrutura logística em um projeto de exportação.

    Tendências da logística integrada no mundo globalizado. Tipos de cargas e navios. Formas de contratação de
    transporte marítimo. Tipos de containers e sua contratação. Prestadores de serviços logísticos.
    Transportes aéreos, tarifas, formas de contratação, cargas perigosas. Transportes rodoviários e ferroviários
    internacionais.
    Seguros de transporte internacional.
    Multimodalidade dos transportes internacionais e sua otimização na viabilização de negócios.

    METODOLOGIA DA PESQUISA
    Introdução. conhecimento científico;processo de investigação científica;estrutura do trabalho científico.2. Técnicas e Normas de pesquisas; pesquisa bibliográfica contábil;pesquisa de campo; processo de pesquisa. 3.Elaboração de artigo Científico

    TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
    Introdução aos sistemas de informação: definição, apresentação e qualidade da informação.
    Tecnologia da Informação, seus componentes, estrutura, objetivos, comportamento e ciclo de vida.
    Conceito de Sistema. Classificação e Modelagem de Sistemas. Conceitos de Informação e Dados.
    Humanos como processadores de Informação. Informação e Tomada de Decisão. Fundamentos e Classificação
    de Sistemas de Informação. Sistemas de Informação e a Tecnologia da Informação.
    O Sistema de Informação na empresa. Sistema de Informação Automatizado. Sistemas de Apoio à Decisão.
    Características e Carreiras do Profissional de Sistemas de Informação. Técnicas de levantamento de dados,
    planejamento e controle de sistemas. Estudos de caso

    INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS
    Globalização e internacionalização: cenários da globalização, interfaces da globalização, internacionalização. Modelos de internacionalização: teoria da internacionalização por aprendizagem, modelo de Dunning, Paradigma de OLI, cadeias globais de valor. Internacionalização de empresas brasileiras: internacionalização de empresas brasileiras.

    NEGOCIAÇÃO INTERNACIONAL
    Estratégias vencedoras em Negociação.
    Análise da negociação e suas abordagens.
    Desenvolvendo a comunicação e os estilos de negociação.
    Processo de negociação. Gerente enquanto um negociador.
    Negociações multilaterais – grupos, equipes e políades.
    Negociador de sucesso.
    Aspectos multiculturais nas negociações, enfatizando as negociações internacionais.

  • Certificação

    De acordo com a legislação do MEC em vigor, serão concedidos certificados de Pós-Graduação – Lato Sensu, Especialização ou MBA, dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis, com o apoio do Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia, aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7), frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no curso e tiverem seu trabalho final de curso ( TCC) ou monografia aprovado.

  • Documentação

    • Identidade e CPF (cópia)
    • Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia)
    • Comprovante de Residência (cópia)
    • Diploma de Graduação (cópia autenticada)
    • Histórico Escolar
    • 3 Fotos 3×4

  • Investimento

Unidade24 parcelas
*Para pagamento até o dia 10
Valor da Mensalidade
OnlineR$ 331,20R$ 414,00

* Desconto de 20% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês.
Para pagamento à vista: desconto de 25% no valor total do curso.

Taxa de Inscrição: R$ 90,00