MBA em Comércio Exterior e Estratégia

MBA em Comércio Exterior e Estratégia

Turmas

A distância - AO VIVO

Objetivos

Proporcionar uma formação de natureza conceitual e prática ao profissional de Comércio Exterior, a fim de criar instrumentos que agreguem valor, com base nos pressupostos advindos da área de administração e direito.

Perfil do Especialista

O curso é destinado a profissionais de áreas de formação em Administração, Direito, Economia, Engenharia, Contábeis e áreas afins que desejem a obtenção de especialização em Comércio Exterior.

Programa

Carga Horária: 360h

Fundamentos de logística e de logística integrada. Gestão de redes e integração da cadeia de suprimentos. Iniciativas, práticas e medição de desempenho. Papel da tecnologia na gestão da cadeia de suprimentos. Efeito Chicote. Gestão da cadeia de suprimentos global e riscos.Tendências em gestão da cadeia de suprimentos.

Obrigações Tributárias e o Sistema Constitucional. Noção De Sistema Tributário; Noção De Princípios Constitucionais Tributários. Fontes Do Direito Tributário. Imposto De Renda. Abuso De Formas De Simulação E Omissão De Receita. Sistema De Tributação: Lucro Real, Presumido e Arbitrado. Escrituração Comercial E Fiscal. Elisão X Sonegação. Simulações Para Escolha Da Melhor Opção. Planejamento Tributário: Pontos E Casos Práticos.

Política do Comércio Exterior Brasileiro. Composição do Comércio Exterior. INCOTERMS, TEC, NCM, SECEX, Procedimentos Administrativos na Importação e Exportação. Tributação no Comércio Exterior. Transporte Internacional. OMC, Acordos, Salva-guardas. Organização da Alfândega no Brasil. Organização Mundial Aduaneira. Território Aduaneiro. Zona Primária e Zona Secundária. Alfandegamento de recintos. Trânsito Aduaneiro. Habilitação às exportações e as importações. Infrações, Multas e Penalidades aplicadas na Importação e Exportação. 12. Habilitação e Acesso ao SISCOMEX.

Matemática Financeira Aplicada;fluxo de caixa;juros e formas de capitalização;taxas de juros; equivalência de capitais;sistemas de financiamento e desconto;correção monetária. Séries e pagamentos; valor futuro e valor presente;planos equivalentes de financiamento; pagamento no
final; juros constantes;prestações constantes – sistema PRICE; amortizações constantes – SAC; fluxo de caixa de projeto de investimento; decisão de investimento. Estatística Descritiva; dados e gráficos;variáveis, população e amostra; dados estatísticos e séries estatísticas; medidas de posição e variação/tendência; dispersão de uma distribuição; distribuição normal; medidas de assimetria; medidas de curtose; regressão linear simples. Probabilidade;resultados e probabilidades; eventos e probabilidades; probabilidade condicional; distribuição de probabilidades.

Planejamento estratégico. Evolução dos sistemas de planejamento. Análise macro-ambiental: tendências, oportunidades e ameaças. Análise competitiva da indústria. Conceito de cadeia de valores como base na sustentação da vantagem competitiva. Diferença entre estratégia e eficácia operacional. Sistemas de atividades e a definição do posicionamento corporativo. Processo de alocação de recursos entre as diferentes unidades de negócio. Curva de experiência e matrizes do Boston Consulting Group-BCG e da GE/Mckinsey.

Mercado cambial. Fatores e determinação da taxa de câmbio. Previsão das taxas de câmbio. Mercado cambial brasileiro. Contratação do câmbio – o Contrato de Câmbio. Trava, deságios, prêmios, descontos. Liquidação, alteração, prorrogação, cancelamento, baixa na posição cambial. Operações cursadas nos CCRs. Despesas bancárias. Corretores de Câmbio. Comissão de Agente. Riscos envolvidos nos pagamentos internacionais. Análise da Brochura 500. Análise de Cartas de Crédito. Tipos de Carta de Crédito. Tipos de Cobranças. Análise da Brochura 522. Pagamentos antecipados. Garantias Internacionais.

Direito Interno e Direito Internacional. Lex Mercatória. Contratação Comercial Internacional. Integração Regional e Direito Comunitário. Planejamento Societário e Fiscal. Empresas Offshore. Joint Ventures. Contratos de Engenharia (projetos, consultoria, modalidades contratuais – Construction. EPC/ Turn-Key, Production- Hand, etc.) Garantias Internacionais ( BID, Advanced Payment e Perfomance Bonds). Arbitragem Comercial Internacional. Mediação Técnica. Homologação e Execução de Decisões Estrangeiras. Contencioso Internacional. Elementos básicos do GATT/OMC. Elementos básicos dos Blocos Econômicos. Tarifas, o Princípio de Nação mais favorecida e os blocos regionais. Lei Antidumping, Subsídios, Medidas Compensatórias e compras governamentais. Defesa Comercial no Brasil: instrumentos para a iniciativa privada.

Desafios estratégicos de marketing: histórico do conceito de marketing, marketing estratégico e marketing operacional, estratégia e cultura organizacional, novas dinâmicas do mercado, organizações orientadas para o mercado, marketing estratégico nos mercados contemporâneos.
Análise estratégica: análise de mercado e ambiente, análise de tendências, mercado atual e potencial, stakeholders, análise do cliente, análise da concorrência, níveis de competição, grupos estratégicos, sistemas de informação de marketing. Marketing estratégico: planejamento estratégico de marketing, estratégia e vantagem competitiva, auditoria de marketing, posicionamento e reposicionamento. Implementação do marketing estratégico: planejamento, plano e marketing estratégico, fatores de implementação, marketing interno.

Evolução do sistema monetário internacional. Globalização financeira e crescimento dos derivativos. Forward, swaps e taxa de juros de paridade. Mercado de euromoedas. Mercado de títulos internacionais. Risco e exposição contábil. Administrando o risco cambial. Mercado financeiro internacional. A dimensão internacional da estrutura de capital. Riscos internacionais e custo de capital. Administração Internacional de working capital. Fluxos internos e multinacionais.

Juros simples e compostos e aplicações no ambiente de comércio exterior. Taxas de juros (reais, efetivas e equivalentes). Descontos simples e compostos. Séries uniformes antecipadas e postecipadas. Amortização de empréstimos. Conceitos de equivalência, fluxo de caixa e taxa de atratividade (custo oportunidade). Avaliação de fluxos de caixa pelos métodos do valor presente (valor atual) e taxa interna de retorno de projetos de comércio exterior. Visão panorâmica de finanças corporativas. Papel e as funções do administrador financeiro. Introdução à análise de risco. Mercado eficiente e mercado perfeito. Fontes de financiamentos. Capital próprio e de terceiros. CMPC. Endividamento e benefício fiscal. Estrutura de capital. Critérios para classificação de projetos. Taxa média de retorno contábil. Payback simples e descontado, TIR, VPL e Índice de lucratividade e análise dessas ferramentas aplicadas no dia-a-dia do profissional de comércio exterior.

Logística integrada da distribuição física internacional. Planejamento em logística internacional. Estudo da estrutura logística em um projeto de exportação. Tendências da logística integrada no mundo globalizado. Tipos de cargas e navios. Formas de contratação de
transporte marítimo. Tipos de containers e sua contratação. Prestadores de serviços logísticos. Transportes aéreos, tarifas, formas de contratação, cargas perigosas. Transportes rodoviários e ferroviários internacionais. Seguros de transporte internacional. Multimodalidade dos transportes internacionais e sua otimização na viabilização de negócios.

Introdução. conhecimento científico; processo de investigação científica; estrutura do trabalho científico. Técnicas e Normas de pesquisas; pesquisa bibliográfica contábil; pesquisa de campo; processo de pesquisa. Elaboração de artigo Científico.

Introdução aos sistemas de informação: definição, apresentação e qualidade da informação. Tecnologia da Informação, seus componentes, estrutura, objetivos, comportamento e ciclo de vida. Conceito de Sistema. Classificação e Modelagem de Sistemas. Conceitos de Informação e Dados. Humanos como processadores de Informação. Informação e Tomada de Decisão. Fundamentos e Classificação de Sistemas de Informação. Sistemas de Informação e a Tecnologia da Informação. O Sistema de Informação na empresa. Sistema de Informação Automatizado. Sistemas de Apoio à Decisão. Características e Carreiras do Profissional de Sistemas de Informação. Técnicas de levantamento de dados, planejamento e controle de sistemas. Estudos de caso.

Globalização e internacionalização: cenários da globalização, interfaces da globalização, internacionalização. Modelos de internacionalização: teoria da internacionalização por aprendizagem, modelo de Dunning, Paradigma de OLI, cadeias globais de valor. Internacionalização de empresas brasileiras: internacionalização de empresas brasileiras.

Estratégias vencedoras em Negociação. Análise da negociação e suas abordagens. Desenvolvendo a comunicação e os estilos de negociação. Processo de negociação. Gerente enquanto um negociador. Negociações multilaterais – grupos, equipes e políades. Negociador de sucesso. Aspectos multiculturais nas negociações, enfatizando as negociações internacionais.

Certificação

De acordo com a legislação do MEC em vigor, serão concedidos certificados de Pós-Graduação – Lato Sensu, Especialização ou MBA dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7) em cada disciplina e seu Trabalho de Conclusão de Curso ( TCC) aprovado.

Aos alunos que não entregarem o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) será concedido certificado de Qualificação Profissional emitido pelo IPETEC – Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia.

Documentação necessária

  • Identidade e CPF
  • Certidão de nascimento ou casamento
  • Comprovante de Residência
  • Diploma de Graduação
  • Histórico da Graduação
  • Foto 3×4

MBA em Comércio Exterior e Estratégia

  • 24x de R$ 389,55 * Mensalidade até o dia 10
  • Taxa de matrícula: R$ 100,00 Mensalidade sem desconto: R$ 556,50
  • *Desconto de 30% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês.