MBA em Gerenciamento de Projetos

  • Carga Horária

    360 horas

  • Objetivos

    Desenvolver Competências na Área de Gerenciamento de Projetos Através de Práticas, Ferramentas, Técnicas e outros itens relevantes amplamente reconhecidos. Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto. Gerenciar a Equipe do Projeto. Administração de Contrato. Interação de Grupos de Processos. Conhecimento dos Processos de Gestão: Atividades de Iniciação, Planejamento, Execução, Controle e Monitoramento e Fechamento de um Projeto.

  • Metodologia a distância

    • Aulas são online, ao vivo em tempo real
    • 100%  (por cento) da carga horária do curso com aulas online, ao vivo em tempo real.
    • As aulas  ministradas ao vivo, são gravadas e disponibilizadas na  Plataforma de apoio, além disso ficam disponíveis, material de aula e exercícios  obrigatórios e as notas.
    • As notas são dadas pela correção dos exercícios  ou trabalhos solicitados pelos professores de cada disciplina
    • Não haverá prova presencial em nenhuma disciplina.
    • Não há diferença entre os  certificados de cursos presenciais ou a distância.
  • Programa

    GERENCIAMENTO DE PROJETOS (20h)
    Fundamentos em projetos;
    Ciclo de vida do gerenciamento do projeto;
    Processos de iniciação;
    Processos de planejamento;
    Processos de execução;
    Processos de controle e monitoramento;
    Processos de fechamento de um projeto;
    Áreas de conhecimento de gerenciamento de projetos;
    Gerenciamento da Integração, Escopo, Tempo Custo, Qualidade, Recursos Humanos, Comunicação, Stakeholders, Risco e Aquisições do Projeto.

    GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO E ESCOPO DO PROJETO (20h)
    1. Desenvolver o termo de abertura do projeto
    2.Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto.
    3.Orientar e gerenciar o trabalho do projeto
    4. Monitorar e controlar o trabalho do projeto
    5. Realizar o controle integrado de mudanças
    6. Encerrar o projeto ou fase
    7. Coletar os requisitos
    8. Planejar o gerenciamento do escopo
    9. Definir o escopo
    10. Estrutura Analítica do Projeto
    11. Validar o escopo
    12. Controlar o escopo

    GERENCIAMENTO DO TEMPO DO PROJETO (20h)
    Desenvolver o Plano de tempo;
    Definição da atividade;
    Sequenciamento de atividades;
    Estimativa de recursos da atividade;
    Estimativa de duração da atividade;
    Desenvolvimento do cronograma;
    Controle do cronograma.
    Medições de desempenho do projeto;
    Análise de cenários.

    GERENCIAMENTO DO CUSTO DO PROJETO (20h)
    Gerenciamento dos processos envolvidos em planejamento e controle com:
    Plano de Custos;
    Estimativa de Custos;
    Desenvolver orçamento;
    Controle de custos
    Garantir que o projeto termine dentro do orçamento aprovado.

    GERENCIAMENTO DA QUALIDADE DO PROJETO (20h)
    Planejamento da Qualidade;
    Garantia da qualidade;
    Controle da qualidade;
    Processos envolvidos na garantia de que o projeto irá satisfazer os objetivos;
    Entendimento, avaliação, definição e gerenciamento de expectativas de forma a atender às necessidades do cliente;
    Diagrama de causa e efeito;
    Melhoria contínua;

    GERENCIAMENTO DE R.H DO PROJETO (20h)
    Planejamento de recursos humanos
    Contratar ou mobilizar a equipe do projeto
    Desenvolver a equipe do projeto
    Gerenciar a equipe do projeto.
    Funções, responsabilidades e relações hierárquicas do projeto.
    Ferramentas e técnicas: organogramas e descrições de cargos. Estrutura Analítica dos Recursos (EAR). Matriz de Responsabilidades (MR). Técnicas de Apresentação.

    GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES E STAKEHOLDERS DO PROJETO (20h)
    Planejar as comunicações;
    Gerenciar as comunicações
    Controlar as comunicações
    Identificar os Stakeholders;
    Planejar Gerenciamento dos Stakeholders;
    Gerenciar os Stakeholders
    Controlar Stakeholders

    GERENCIAMENTO DE RISCOS DO PROJETO (20h)
    Planejamento do gerenciamento de riscos;
    Identificação de riscos: entradas, ferramentas, técnicas e saídas.
    Análise qualitativa de riscos
    Análise quantitativa de riscos
    Planejamento de respostas a riscos
    Estratégias para riscos negativos ou ameaças: prevenir, transferir ou mitigar.
    Estratégias para riscos positivos ou oportunidades: explorar, compartilhar ou melhorar.
    Monitoramento e controle de riscos.
    Matriz de probabilidade e impacto.
    Diagrama da árvore de decisão.

    ÉTICA E RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL (20h)
    A ética integrada à gestão de negócios nas organizações.
    A dimensão ética e moral do gerente de projetos.
    Código de ética.
    A contribuição do código de conduta ética para a sustentabilidade.
    Consciência Moral e Raciocínio Ético.
    O papel do gerente de projeto na prática efetiva do código de conduta ética.

    O GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES DO PROJETO (20h)
    Planejamento de compras e aquisições;
    Planejamento de contratações: documentação dos requisitos de produtos, serviços e resultados e identificação de possíveis fornecedores;
    Seleção de fornecedores – obtenção de informações, cotações, preços, ofertas ou propostas, conforme adequado;
    Administração de contrato – gerenciamento do contrato e da relação entre o comprador e o fornecedor e estabelecer ações corretivas necessárias;
    Encerramento do contrato.

    GESTÃO ESTRATÉGICA (20h)
    Visão Estratégica (visão, missão e valores);
    Planejamento Estratégico;
    BSC – Balaced Scorecard;
    Desdobramento da Estratégia e Plano de ação;
    Objetivos Estratégicos e indicadores de resultados e tendência

    ESCRITÓRIO DE PROJETOS – PMO (20h)
    Estrutura organizacional de apoio aos projetos;
    Funções: normatização, educação, operação e controle;
    Portfólio de projetos. Processos decisórios estruturados – importância, conceitos e benefícios;
    Modelos de maturidade;
    Análise comparativa entre Modelos de Maturidade;
    Tipos de PMO;
    Processos do PMO;
    10 Princpipios para implantação de um PMO.

    GESTÃO DE MARKETING (20h)
    Conceitos iniciais de Marketing.
    4 Ps (Produto, Preço, Praça e Promoção);
    Marketing em Projetos;
    Aspectos estratégicos de projetos em ações de marketing;
    Ferramentas de marketing para engajamento dos Stakeholders;
    Marketing voltado para iniciativas técnicas;
    ALinhamento dos objetivos estratégicos com projetos atavés do marketing

    DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA (20h)
    Identificação de necessidades, motivação, impulsos e instintos.
    Ciclo da motivação.
    Ambiente, oportunidades, objetivos e incentivos e oportunidades.
    Forças motivacionais: realização, afiliação e competência.
    Desenvolvimento da liderança.
    Habilidade técnica, humana e conceitual.

    MS – PROJECT NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS (20h)
    Prática no Ms-Project.
    Visão Geral da criação e edição de projetos.
    Procedimentos preliminares.
    Abrindo novo arquivo.
    Definindo o projeto.
    Definindo períodos úteis.
    Listando tarefas do projeto.
    Organizando tarefas em fases.
    Agendando tarefas.
    Informações sobre tarefas.
    Adicionando colunas.
    Definindo prazos.
    Identificando riscos.

    GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIOS (20h)
    Gerenciamento eficaz do trabalho a fim de atender aos objetivos de negócios estratégicos. Atribuição de recursos financeiros e suporte com base em categorias de risco/premiação, linhas de negócios específicas ou tipos de projetos genéricos, como infraestrutura e melhoria dos processos internos. Portfólios com base em metas específicas.

    NEGOCIAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS (20h)
    Técnicas de Negociação;
    Capital Intelectual;
    Técnicas de administração de conflitos;
    Tipos de Conflitos.

    METODOLOGIA DA PESQUISA (20h)
    Trabalhos científicos: Roteiro de pesquisa / Projeto de pesquisa / TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

  • Certificação

    De acordo com a legislação do MEC em vigor, serão concedidos certificados de Pós-Graduação – Lato Sensu, Especialização ou MBA, dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis, com o apoio do Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia, aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7), frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no curso e tiverem seu trabalho final de curso ( TCC) ou monografia aprovado.

  • Documentação

    • Identidade e CPF (cópia)
    • Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia)
    • Comprovante de Residência (cópia)
    • Diploma de Graduação (cópia autenticada)
    • Histórico Escolar
    • 3 Fotos 3×4

  • Investimento

Unidade24 parcelas
*Para pagamento até o dia 10
Valor do Curso
OnlineR$ 248,40R$ 414,00

* Desconto de 40% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês.
Para pagamento à vista: desconto de 45% no valor total do curso.

Taxa de Inscrição: R$ 90,00