MBA em Gestão de Pessoas

  • Carga Horária

    360 horas

  • Objetivos

    Capacitar profissionais com forte competência técnica para interagir num cenário onde as constantes mudanças exigem conhecimentos, comportamentos e atitudes que potencializem projetos e programas que proporcionem o contínuo desenvolvimento das pessoas, num papel legítimo e definitivo de liderança.

  • Metodologia a distância

    • Aulas são online, ao vivo em tempo real
    • 100%  (por cento) da carga horária do curso com aulas online, ao vivo em tempo real.
    • As aulas  ministradas ao vivo, são gravadas e disponibilizadas na  Plataforma de apoio, além disso ficam disponíveis, material de aula e exercícios  obrigatórios e as notas.
    • As notas são dadas pela correção dos exercícios  ou trabalhos solicitados pelos professores de cada disciplina
    • Não haverá prova presencial em nenhuma disciplina.
    • Não há diferença entre os  certificados de cursos presenciais ou a distância.
  • Coordenação Acadêmica

    Profa. Jaqueline Freitas Arruda
    • Mestrado profissional em Engenharia de Produção
    • Especialização em MBKM – Gestão do Conhecimento
    • Especialização em MBA Executivo
    • Especialização em MBA Marketing

  • Programa

    DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL (20h)
    1. Fundamentos de Administração
    2. A estrutura da Organização Empresarial
    3. A dinâmica da Estrutura Organizacional em seu funcionamento
    4. A Inter-relação natural entre as áreas
    5. Marketing e Endomarketing
    6. Ferramentas de Gestão
    7. A Gestão de Pessoas na Organização

    COACHING EMPRESARIAL E COMUNICAÇÃO (20h)
    Métodos e Técnicas de condução de atividades em direção aos objetivos a alcançar. Desenvolver as próprias competências para analisar e planejar sua trajetória. Potencializar as vantagens e vencer as limitações. Estudo das comunicações planejando e gerenciando a relação interpessoal de forma a atender os objetivos.

    GESTÃO ESTRATÉGICA (20h)
    Visão Estratégica (visão, missão e valores); Planejamento Estratégico; BSC – Balaced Scorecard; Desdobramento da Estratégia e Plano de ação; Objetivos Estratégicos e indicadores de resultados e tendências.

    DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA (20h)
    Identificação de necessidades, motivação, impulsos e instintos. Ciclo da motivação. Ambiente, oportunidades, objetivos e incentivos e oportunidades. Forças motivacionais: realização, afiliação e competência. Habilidade técnica, humana e conceitual.

    JOGOS DE NEGÓCIOS (20h)
    Simulação de pratica de Gestão de Negócios. Treinamento de trabalhos em equipes em diversas áreas como um todo, finanças, recursos humanos e gestão estratégica. Analisar situações complexas que envolvam simultaneamente diversas áreas. Prever possíveis modelos de cenários e tomar as decisões. Habilidades Interpessoais, Competição e liderança de mercado.

    GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS (20h)
    Planejamento de RH, Contratação e mobilização de equipes; Funções, responsabilidades e relações hierárquicas; Ferramentas e técnicas: organogramas e descrições de cargos; Matriz de Responsabilidades (MR); Aspectos funcionais do recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento, remuneração e departamento de pessoal.

    ÉTUCA E RESPONSABILIDADE PROFISSSIONAL E COMPLIANCE (20h)
    Código de ética. A dimensão ética e moral do gerente de projetos. A contribuição do código de conduta ética para a sustentabilidade. Consciência Moral e Raciocínio Ético. Responsabilidade Profissional.

    GESTÃO POR COMPETÊNCIA E DESEMPENHO (20h)
    Competências Humanas e Organizacionais; Competências sob a Forma de Referencias de Desempenho; Identificação do GAP (Lacunas) de com competências; Competências: Mapeadas x necessárias x atuais; Gestão das Competências e Desempenho; Identificação de oportunidades e desenvolvimento Profissional.

    GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL (20h)
    Gerenciamento da Qualidade Total; Ferramentas e Métodos para Melhoria da Qualidade; Programas de Qualidade e Produtividade: Gerenciamento pelas Diretrizes, Gerenciamento de Rotinas, 5S, PDCA. Ação Gerencial / 5W1H – Padronização.

    GERENCIAMENTO DE PROJETOS (20h)
    Conceitos de projetos; Processos de Iniciação; planejamento; execução; controle e monitoramento; encerramento; Áreas de conhecimento do tempo, custo, qualidade, comunicação, recursos humanos, riscos, aquisição, stakeholders e integração.

    PROCESSOS VOLTADOS PARA AUDITORIA ISO 19011 (20h)
    • Normas de auditoria emitidas por órgãos governamentais;
    • Planejamento dos trabalhos de Auditoria;
    • Procedimentos de auditoria;
    • Alinhamento dos Comitês de Auditorias com as ações na Organização;
    • Escopo da Auditoria Interna;
    • Escopo da Auditoria Externa;

    GESTÃO DE SERVIÇOS (20h)
    Conceito; Administração Estratégica de Serviços; Finanças para Gestores de Serviços; Gestão de Custos e Formação de Preços de Serviços; Gestão Integrada da Comunicação de Marketing em Serviços; Gestão da Inovação Competitiva de Serviços;

    LEGISLAÇÃO TRABALHISTA (20h)
    CLT, Conceitos de empregado e empregador, Caracterização do vínculo empregatício, Tipos de contratação de mão de obra. Terceirização e Responsabilidades. O contrato de trabalho, Jornada de trabalho, Remuneração, salário, adicionais, vantagens e benefícios. Rescisão contratual.

    ATRAÇÃO, RETENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE TALENTOS DE PESSOAS (20h)
    O conhecimento da política de pessoal da organização. O estudo e análise dos perfis dos cargos fornecidos por C&S. As fontes de recrutamento. O aproveitamento de talentos. Métodos de aferição de potencial dos candidatos. A oportunidade de apresentação de recomendações.

    NEGOCIAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS (20h)
    Técnicas de Negociação; Capital Intelectual; Técnicas de administração de conflitos; Tipos de Conflitos.

    GESTÃO PARA RESULTADOS (20h)
    Fatores Críticos da Gestão: Liderança e Conhecimentos na Gestão; Método Gerencial: Análise, plano, Execução e Verificação; Táticas de Gerenciamento; Gerenciamento dos resultados; Gerenciamento dos Processos; Gerenciamento dos resultados; Gestão das equipes para solução de problemas; Gestão do Ambiente; Foco nas soluções.

    COACHING E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES (20h)
    Formação e Desenvolvimento do potencial da equipe; Habilidades interpessoais do Líder: Relacionamento e Comunicação; Liderança Compartilhada; Trabalho em Equipe.

    METODOLOGIA DA PESQUISA (20h)
    Trabalhos científicos: Roteiro de pesquisa / Projeto de pesquisa / TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

  • Certificação

    De acordo com a legislação do MEC em vigor, serão concedidos certificados de Pós-Graduação – Lato Sensu, Especialização ou MBA, dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis, com o apoio do Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia, aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7), frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no curso e tiverem seu trabalho final de curso ( TCC) ou monografia aprovado.

    Aos alunos que concluírem a primeira etapa será concedido certificado do curso ministrado pelo IPETEC – Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7) em cada disciplina e freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento).

  • Documentação

    • Identidade e CPF (cópia)
    • Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia)
    • Comprovante de Residência (cópia)
    • Diploma de Graduação (cópia autenticada)
    • Histórico Escolar
    • 3 Fotos 3×4

  • Investimento

Unidade24 parcelas
*Pagamento até o dia 10
Valor da Mensalidade
OnlineR$ 248,40R$ 414,00

* Desconto de 40% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês.
Para pagamento à vista: desconto de 45% no valor total do curso.

Taxa de Inscrição: R$ 90,00