MBA em Gestão de Pessoas

  • Carga Horária

    360 horas

  • Objetivos

    Capacitar profissionais com forte competência técnica para interagir num cenário onde as constantes mudanças exigem conhecimentos, comportamentos e atitudes que potencializem projetos e programas que proporcionem o contínuo desenvolvimento das pessoas, num papel legítimo e definitivo de liderança.

  • Programa

    DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL (20h)

    Introdução ao estudo do comportamento organizacional (CO). O grupo de trabalho. O ambiente interno e externo das organizações e a estrutura organizacional. Cultura, mudança e desenvolvimento organizacional. Importância do CO para obter vantagem competitiva. Conceitos básicos. Modelos estratégicos de desenvolvimento organizacional.

    Gestão de Clima Organizacional; Pesquisa de Clima Organizacional; Ferramentas de Gestão para o levantamento de opiniões; Modelos de Diagnóstico do Clima Organizacional; Diretrizes de melhoria; o que faz um bom Clima na Organização; Conceito de Clima Empresarial; Ambiente em constante mudança. O comportamento humano em níveis individuais e grupais; Relações interpessoais e mecanismos que movem o comportamento humano. Definições e características de Mudança Organizacional. Contexto e necessidade de mudança. Cultura organizacional e mudança. Tipologias de mudança organizacional. Características Organizacionais Facilitadoras da Mudança. Redes sociais no trabalho e mudança. O papel do Indivíduo na Mudança. Avaliação da mudança organizacional. Preditores de mudança organizacional. Aprendizagem e mudança. Gestão da mudança, desafios, possibilidades e limites de atuação. Modelos causais de mudança organizacional. Estratégias de gerenciamento da mudança em organizações privadas e públicas.

    GESTÃO POR DESEMPENHO E COMPETÊNCIAS (20h)

    O ambiente das organizações, sua complexidade, o aumento da competitividade num mundo globalizado e de rápidas mudanças e a importância de uma ferramenta que ajude a medir o desempenho e o grau de contribuição dos indivíduos nesse processo. Gestão do desempenho. Compreender como as pessoas fazem julgamento de valor e os principais objetivos do sistema de gestão do desempenho. A gestão do desempenho vista como sistema. A correlação entre os valores institucionais e os comportamentos individuais (parâmetros de avaliação do desempenho individual) e sua importância para a cultura e o clima organizacional. A influência da cultura organizacional na escolha do modelo de avaliação. As principais falhas que podem ocorrer num sistema de avaliação e como evitá-las. As diferentes escalas de avaliação; numérica, descritiva e mista. Conhecer um modelo de escala em percentil e suas vantagens. Os instrumentos tradicionais de avaliação empregados nas organizações, suas características, vantagens e desvantagens; escala gráfica, escolha forçada, pesquisa de campo e incidentes críticos. Os modelos de avaliação de múltiplas fontes empregados em culturas democráticas; comitês, avaliação de 180 graus e avaliação de 360 graus. A responsabilidade e a importância do feedback no processo de avaliação. A relação entre o sistema de gestão do desempenho com os demais sistemas de gestão de pessoas; treinamento e desenvolvimento, remuneração, reconhecimento e recompensa, plano de carreira, histórico de pessoal, transferências e desligamentos. Conceitos de Planejamento de Desenvolvimento de Carreira; Objetivos do Planejamento de Carreira; Planejamento de Carreira; Estágios para o Planejamento de Carreira; Vantagens do Planejamento de Carreira; Ascensão Profissional. Modelos de estrutura organizacional e análise de funcionalidade. Estruturas de carreira e diretrizes de encarreiramento e sucessão.

    ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA (20h)

    Visão Estratégica (visão, missão e valores); Planejamento Estratégico; BSC – Balaced Scorecard; Desdobramento da Estratégia e Plano de ação; Objetivos Estratégicos e indicadores de resultados e tendências. A Gestão de Pessoas como um pilar central das atuais organizações competitivas. Principais fundamentos da Gestão de Pessoas (Administração de Recursos Humanos). Como as organizações definem seus objetivos. Elementos do Plano Estratégico; Missão, Visão, Valores, Objetivos, Estratégias e Planos
    de Ação. Os elementos de entrada do sistema de avaliação (indicadores de desempenho) associados ao Plano Estratégico da organização. O processo de desdobramento dos objetivos e metas estratégicas em objetivos e metas individuais (parâmetros de avaliação do desempenho individual) e sua importância para o resultado empresarial.

    COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL E CORPORATIVA (20h)

    Comunicação Empresarial na Sociedade da Informação; Fundamentos da Comunicação Interpessoal; Linguagem Corporal; Princípios do Endomarketing e sua dimensão estratégica para a gestão de empresas. A aplicação do Endomarketing nas empresas. Condições e obstáculos do Endomarketing. Instrumentos e programas de implantação do Endomarketing. Proposta de Valor para o Colaborador: O que é e como pode impactar no engajamento dos profissionais.

    REMUNERAÇÃO E BENEFÍCIOS (20h)

    Estudo dos conceitos básicos da administração de cargos e salários, das definições e métodos para a elaboração da descrição e especificação dos cargos. Elaboração de um Plano de Cargos e Salários através do Método de Pontos. Estudo sobre as fases para elaboração da pesquisa salarial, desde a coleta de dados, preparo do manual e tabulação dos dados. Elaboração de uma Política de Remuneração. Remuneração por Desempenho. Participação nos Lucros. Distribuição de Ações. Programa de
    Participação nos Resultados. Premiações por Reconhecimento. Campanhas de Incentivo. Tendências da gestão salarial. Gestão dos benefícios relacionados à Alimentação dos trabalhadores; Gestão dos Benefícios. Benefícios Legais e demais. Formas utilizadas para concessão dos benefícios; Aspectos Legais. Fatores que determinam os custos. Medidas para redução e manutenção dos custos.

    COACHING, MENTORING E DESENVOLVIMENTO DO CAPITAL HUMANO (20h)

    Treinamento e Desenvolvimento: definição conceitual e objetivos. A importância do Treinamento e Desenvolvimento na estrutura dos processos e no contexto organizacional atual. O Treinamento e Desenvolvimento atuando como premissa para o incremento do capital humano e intelectual na Organização. O Treinamento e Desenvolvimento e a melhoria no resultado organizacional. Visão sistêmica de Treinamento e Desenvolvimento. Diagnóstico de T&D. Os métodos e as técnicas de treinamento adequados ao perfil do grupo, do conteúdo, e dos objetivos propostos. A pesquisa e a definição do conteúdo programático. Os indicadores de resultados do processo de Treinamento e Desenvolvimento. A avaliação de resultado e sua importância para a percepção do Treinamento como investimento. A Educação e as Universidades corporativas. Educação Corporativa e Universidades Corporativas. Metodologias Ativas. Pedagogia, Andragogia, Heutagogia. Aprendizagem ao Longo da Vida. Coaching e Mentoring como apoio ao Desenvolvimento.

    GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL (20h)

    Gerenciamento da Qualidade Total; Ferramentas e Métodos para Melhoria da Qualidade; Programas de Qualidade e Produtividade: Gerenciamento pelas Diretrizes, Gerenciamento de Rotinas, 5S, PDCA. Ação Gerencial / 5W1H – Padronização. Identificar os indicadores de desempenho relacionados com as atividades de rotina ou operacionais de cada cargo/função/pessoa. O conceito de eficácia e sua relação com o produto da atividade e o conceito de qualidade percebida? Atender às necessidades dos clientes/usuários. Como transformar indicadores subjetivos em algo mensurável; especificações. Identificar os indicadores de eficácia associados ao Plano Estratégico e Estrutura Organizacional. O conceito de eficiência e sua relação com o processo da atividade e o conceito de produtividade – otimização dos recursos. Identificar os indicadores de eficiência associados ao Plano Estratégico e Estrutura Organizacional.

    ATRAÇÃO, RETENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE TALENTOS (20h)

    Recrutar e Selecionar pessoas, planejar e conduzir processos de seleção por competências, mapeamento de competências, construção de testes voltados às competências necessárias e na elaboração de roteiro de entrevista e parecer/relatório de processo seletivo nas organizações. Método de seleção por competências: elaboração do perfil dos cargos; definição das fontes de recrutamento e as etapas do processo de seleção. Dinâmicas de grupo com foco em competências. Organizações das Diretrizes e procedimentos da área de Recrutamento e Seleção de Pessoas; Avaliação em Período de Experiência Funcional; Acompanhamento de Programas de Integração no ambiente de
    trabalho; Importância da Entrevista de Desligamento dos colaboradores; Análise periódica do Turn Over nas organizações. Atração e Seleção como Processo. Otimização do Processo e Uso da Tecnologia. Uso de Jogos e Gamificação.

    LEGISLAÇÃO TRABALHISTA (20h)

    CLT, Conceitos de empregado e empregador, Caracterização do vínculo empregatício, Tipos de contratação de mão de obra. Terceirização e Responsabilidades. O contrato de trabalho, Jornada de trabalho, Remuneração, salário, adicionais, vantagens e benefícios. Rescisão contratual.

    GESTÃO DE SERVIÇOS E CONSULTORIA (20h)

    Conceito; Administração Estratégica de Serviços; Finanças para Gestores de Serviços; Gestão de Custos e Formação de Preços de Serviços; Gestão Integrada da Comunicação de Marketing em Serviços; Gestão da Inovação Competitiva de Serviços; A gestão estratégica; A consultoria organizacional; Tipos de consultoria organizacional; A Consultoria Interna; Papel e a formação do Consultor Interno; A implantação da Consultoria Interna.

    AUDITORIA DO SISTEMA DE GESTÃO (20h)

    Auditorias de Sistemas de Gestão Integrados; Introdução a NBR ISO 19011; Tipos de Auditoria; Etapas e Realização de Auditorias Internas e em Fornecedores; Planejamento; Preparação; Responsabilidades do Auditor; Condução das atividades; Coleta de informações; Comunicação do Auditor; Constatações da Auditoria; Identificação e o registro de não-conformidades; Relatório de Auditoria; Conclusão da auditoria, relatório, fechamento e follow-up. Estudos de caso.

    GERENCIAMENTO DE PROJETOS (20h)

    Conceitos de projetos; Processos de Iniciação; planejamento; execução; controle e monitoramento; encerramento; Áreas de conhecimento do tempo, custo, qualidade, comunicação, recursos humanos, riscos, aquisição, stakeholders e integração. Uso de Metodologias Ágeis em RH.

    GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS (20h)

    A administração de pessoal no contexto da administração de recursos humanos; Processo de admissão; Contrato de Trabalho por prazo determinado e indeterminado? Processo de Controle de Frequência e jornada de trabalho; Processo Disciplinar; Processo de Interrupção e Suspensão do Contrato de Trabalho; Processo de Salário; Composição da Remuneração; Horas extras e seus reflexos; Processo de Férias; Férias Coletivas; Processo do 13º Salário; Processo do Vale Transporte; práticas de folha de pagamento e práticas de administração de pessoal Tabelas de
    incidência de INSS e Imposto de Renda; Tabela de Salário Família; Processo de Pagamento do salário; vale transporte; pagamento das horas extras; remuneração do RSR/DSR; pagamento e cálculo das férias; pagamento do 13º salário; rescisão do contrato de trabalho; Processo dos Encargos sociais; INSS/GPS ; FGTS; I. Renda; – resumo da folha de pagamento; cálculo de uma GPS; cronograma mensal e anual dos encargos sociais trabalhistas – Planejamento e elaboração de um cronograma das rotinas do setor de pessoal; guarda dos documentos trabalhistas; provisão de férias e do 13º salário; manual de rotinas e procedimentos da organização; fiscalização do trabalho e da previdência; preposto junto à Justiça do Trabalho; procedimento no desligamento do empregado.

    DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA (20h)

    O que é Motivação e como impacta no desempenho. Motivação e Competências. Teorias de motivação. Ambiente, oportunidades, objetivos e incentivos e oportunidades. Forças motivacionais. Importância da Liderança e a sua natureza. Natureza da liderança. A natureza do trabalho gerencial. Perspectivas sobre o comportamento da liderança eficaz. Comportamentos específicos para gerenciar o trabalho e relacionamentos. Teorias de contingência da liderança eficaz. Liderança carismática. Liderança transformacional e cultural. Liderança em grupos de tomada de decisão.

    NEGOCIAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS (20h)

    A Revolução industrial a e a questão social – A Luta de classes – as principais doutrinas sindicais: anarquismo, sindicalismo cristão, socialista, marxista e de Estado. O Direito coletivo do trabalho. O Sindicato. Prerrogativas e deveres dos sindicatos. Políticas de relações trabalhistas. Conflitos coletivos de trabalho. Formas de resolução do conflito coletivo. Negociação coletiva. Convenções, acordos e dissídios coletivos. Técnicas de Negociação; Técnicas de administração de conflitos. Conhecimentos básicos na área de MEDIAÇÃO, CONCILIAÇÃO e NEGOCIAÇÃO, como instrumentos voltados às soluções alternativas dos conflitos de interesse.

    GESTÃO PARA RESULTADOS (20h)

    Fatores Críticos da Gestão: Liderança e Conhecimentos na Gestão; Método Gerencial: Análise, plano, Execução e Verificação; Táticas de Gerenciamento; Gerenciamento dos resultados; Gerenciamento dos Processos; Gerenciamento dos resultados; Gestão das equipes para solução de problemas; Gestão do Ambiente; Foco nas soluções. Métricas ou indicadores de gestão de Recursos Humanos; a importância das métricas para pessoas e Organizações; métricas quantitativas e qualitativas, de eficiência e de eficácia, simples e compostas; métricas demográficas, financeiras e de processos envolvendo gestão de RH; o balanced scorecard (BSC) no contexto das métricas de RH; o BSC de Jac Fitz-Ens e os subsistemas de RH. Big Data em RH e seus principais usos.

    DESIGN THINKING (20h)

    Metodologia de Design Thinking. Experiência do usuário. Pesquisa e análise de informações para identificação de oportunidades e possíveis mercados. Geração de alternativas. Prototipagem de conceitos e validação de ideias por meio de feedback de usuários. Refinamento da ideia a partir do modelo de negócios. Comunicação das ideias a clientes e usuários. De Design para Design Thinking: como o Design Thinking se tornou uma ferramenta estratégica para os negócios e por que é ideal para estimular a criação de uma cultura de inovação em organizações. Empatia. A verdadeira inovação é aquela que é considerada relevante pelas pessoas. Nessa disciplina os alunos aprenderão a utilizar técnicas de pesquisas com foco humanístico para revelar oportunidades para se atingir em soluções o patamar de inovação. Colaboração. Introdução a métodos para geração de ideias e inclusão de pessoas (funcionários, clientes, stakeholders…) no processo criativo. Como selecionar as melhores ferramentas, aplicar sessões em grupo e criar ambientes que estimulem a criatividade para alavancar a inovação. Experimentação. O mundo não vive de boas ideias, mas sim de ideias boas que funcionam. Nessa disciplina serão apresentadas maneiras de dar forma e testar novos produtos e serviços antes que eles aconteçam. Design de Serviços. Design Thinking e inovação. Tangibilização e resultados, Iteração. Técnicas e Ferramentas Colaborativas e Centradas nas Pessoas: Gamestorming, Toolset de Design Thinking, Levantamento de Requisitos com Design Thinking, Facilitação de dinâmicas colaborativas, despertando o mindset criativo.

    METODOLOGIA DA PESQUISA (20h)

    Trabalhos científicos: Roteiro de pesquisa / Projeto de pesquisa / TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

  • Certificação

    De acordo com a legislação do MEC em vigor, serão concedidos certificados de Pós-Graduação – Lato Sensu, Especialização ou MBA, dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis, com o apoio do Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia, aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7), frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no curso e tiverem seu trabalho final de curso ( TCC) ou monografia aprovado.

    Aos alunos que concluírem a primeira etapa será concedido certificado do curso ministrado pelo IPETEC – Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7) em cada disciplina e freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento).

  • Documentação

    • Identidade e CPF (cópia)

    • Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia)

    • Comprovante de Residência (cópia)

    • Diploma de Graduação (cópia autenticada)

    • Histórico Escolar

    • 3 Fotos 3×4

  • Investimento

    * Desconto de 40% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês.

    Para pagamento à vista: desconto de 45% no valor total do curso.

    Taxa de Inscrição: R$ 90,00

Unidade24 parcelas
*Mensalidade até o dia 10
Valor da Mensalidade
Petrópolis
R$ 248,40R$ 414,00