MBA em Gestão Empresarial

  • Carga Horária

    360 horas

  • Objetivos

    Geral
    Qualificar profissionais em Gestão Estratégica Empresarial com visão de liderança mercadológica.

    Específicos
    • Desenvolver visão estratégica, possibilitando ao participante atingir eficiência na realização do seu exercício profissional.
    • Estimular o entendimento e a prática da visão sistêmica, relacionada a organização e os processos que a compõe.
    • Aprimorar a competência interpessoal em liderança, comunicação e gestão de negócios.

  • Metodologia a distância

    • Aulas são online, ao vivo em tempo real
    • 100%  (por cento) da carga horária do curso com aulas online, ao vivo em tempo real.
    • As aulas  ministradas ao vivo, são gravadas e disponibilizadas na  Plataforma de apoio, além disso ficam disponíveis, material de aula e exercícios  obrigatórios e as notas.
    • As notas são dadas pela correção dos exercícios  ou trabalhos solicitados pelos professores de cada disciplina
    • Não haverá prova presencial em nenhuma disciplina.
    • Não há diferença entre os  certificados de cursos presenciais ou a distância.
  • Programa

    GESTÃO DE MARKETING (20h)
    Propor estratégias, definir, executar e gerir as táticas de Marketing medindo e avaliando sua eficácia no contexto organizacional; Estruturar soluções criativas e tecnológicas, sendo agente propulsor da busca de tendências e de inovação para o negócio.

    COACHING EMPRESARIAL E COMUNICAÇÃO (20h)
    Métodos e Técnicas de condução de atividades em direção aos objetivos a alcançar. Desenvolver as próprias competências para analisar e planejar sua trajetória. Potencializar as vantagens e vencer as limitações. Estudo das comunicações planejando e gerenciando a relação interpessoal de forma a atender os objetivos.

    GESTÃO ESTRATÉGICA (20h)
    Visão Estratégica (visão, missão e valores); Planejamento Estratégico; BSC – Balaced Scorecard; Desdobramento da Estratégia e Plano de ação; Objetivos Estratégicos e indicadores de resultados e tendências.

    DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA (20h)
    Identificação de necessidades, motivação, impulsos e instintos. Ciclo da motivação. Ambiente, oportunidades, objetivos e incentivos e oportunidades. Forças motivacionais: realização, afiliação e competência. Habilidade técnica, humana e conceitual.

    JOGOS DE NEGÓCIOS (20h)
    Simulação de pratica de Gestão de Negócios. Treinamento de trabalhos em equipes em diversas áreas como um todo, finanças, recursos humanos e gestão estratégica. Analisar situações complexas que envolvam simultaneamente diversas áreas. Prever possíveis modelos de cenários e tomar as decisões. Habilidades Interpessoais, Competição e liderança de mercado.

    GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS (20h)
    Planejamento de RH, Contratação e mobilização de equipes; Funções, responsabilidades e relações hierárquicas; Ferramentas e técnicas: organogramas e descrições de cargos; Matriz de Responsabilidades (MR); Aspectos funcionais do recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento, remuneração e departamento de pessoal.

    ÉTICA E RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL E COMPLIANCE (20h)
    Código de ética. A dimensão ética e moral do gerente de projetos. A contribuição do código de conduta ética para a sustentabilidade. Consciência Moral e Raciocínio Ético. Responsabilidade Profissional.

    GESTÃO POR COMPETÊNCIA E DESEMPENHO (20h)
    Competências Humanas e Organizacionais; Competências sob a Forma de Referencias de Desempenho; Identificação do GAP (Lacunas) de com competências; Competências: Mapeadas x necessárias x atuais; Gestão das Competências e Desempenho; Identificação de oportunidades e desenvolvimento Profissional.

    GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL (20h)
    Gerenciamento da Qualidade Total; Ferramentas e Métodos para Melhoria da Qualidade; Programas de Qualidade e Produtividade: Gerenciamento pelas Diretrizes, Gerenciamento de Rotinas, 5S, PDCA. Ação Gerencial / 5W1H – Padronização.

    GERENCIAMENTO DE PROJETOS (20h)
    Conceitos de projetos; Processos de Iniciação; planejamento; execução; controle e monitoramento; encerramento; Áreas de conhecimento do tempo, custo, qualidade, comunicação, recursos humanos, riscos, aquisição, stakeholders e integração.

    GERENCIAMENTO DE CONTRATOS E AQUISIÇÕES (20h)
    Planejamento de contratações: documentação dos requisitos de produtos, serviços e resultados e identificação de possíveis fornecedores; Seleção de fornecedores – obtenção de informações, cotações, preços, ofertas ou propostas, conforme adequado; Administração de contrato – gerenciamento do contrato e da relação entre o comprador e o fornecedor e estabelecer ações corretivas necessárias;

    GESTÃO FINANCEIRA EMPRESARIAL (20h)
    Planejamento através de ferramentas de analise financeiras no processo de tomada de decisões. Orçamento e Estrutura de Capital, técnicas de administração financeira e otimização de capital. Visão financeira e custos, indicadores de liquidez, endividamento e rentabilidade. Análise de investimento quanto ao risco-retorno. Demonstrativos de fluxo de caixa – direto e indireto.

    GRENCIAMENTO DE CUSTOS (20h)
    Contabilidade de custos; Conceitos básicos de custos; Custo/volume/lucro; Margem de contribuição; Método de custeio variável; Overhead – identificação e departamentalização; Custeio baseado em atividades; Implantação do ABC.

    GESTÃO DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS (20h)
    A Estratégia e o desdobramento nos processos de negócios; Contextualização de processos nos negócios; Conceitos gerais de gestão de processos de negócios; Conceitos de controle e monitoramento; Indicadores de objetivo e desempenho; Governança Corporativa; Riscos e Controles Internos.

    GESTÃO DE SERVIÇOS (20h)
    Conceito; Administração Estratégica de Serviços; Finanças para Gestores de Serviços; Gestão de Custos e Formação de Preços de Serviços; Gestão Integrada da Comunicação de Marketing em Serviços; Gestão da Inovação Competitiva de Serviços;

    LEGISLAÇÃO TRABALHISTA (20h)
    CLT, Conceitos de empregado e empregador, Caracterização do vínculo empregatício, Tipos de contratação de mão de obra. Terceirização e Responsabilidades. O contrato de trabalho, Jornada de trabalho, Remuneração, salário, adicionais, vantagens e benefícios. Rescisão contratual.

    NEGOCIAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS (20h)
    Técnicas de Negociação; Capital Intelectual; Técnicas de administração de conflitos; Tipos de Conflitos.

    METODOLOGIA DA PESQUISA (20h)
    Trabalhos científicos: Roteiro de pesquisa / Projeto de pesquisa / TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

  • Certificação

    De acordo com a legislação do MEC em vigor, serão concedidos certificados de Pós-Graduação – Lato Sensu, Especialização ou MBA, dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis, com o apoio do Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia, aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7), frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no curso e tiverem seu trabalho final de curso ( TCC) ou monografia aprovado.

    Aos alunos que concluírem a primeira etapa será concedido certificado do curso ministrado pelo IPETEC – Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7) em cada disciplina e freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento).

  • Documentação

    • Identidade e CPF (cópia)

    • Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia)

    • Comprovante de Residência (cópia)

    • Diploma de Graduação (cópia autenticada)

    • Histórico Escolar

    • 3 Fotos 3×4

  • Investimento

Unidade24 parcelas
*Pagamento até o dia 10
Valor da Mensalidade
OnlineR$ 248,40R$ 414,00

*Desconto de 40% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês.
Para pagamento à vista: desconto de 45% no valor total do curso.

Taxa de Inscrição: R$ 90,00