MBA em Logística Empresarial

  • Carga Horária

    360 horas

  • Objetivos

    Compreender a Logística Empresarial e a Cadeia de Suprimentos subjacente como elementos catalisadores de recursos para a estratégia corporativa dos diversos tipos de organização, em direção aos seus resultados.

  • Programa

    GESTÃO ESTRATÉGICA (20h)

    1. Visão Estratégica (visão, missão e valores);

    2. Planejamento Estratégico;

    3. BSC – Balaced Scorecard;

    4. Desdobramento da Estratégia e Plano de ação;

    5. Objetivos Estratégicos e indicadores de resultados e tendência

     

    PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (20h)

    1. Planejamento.

    2. Programação e Controle da Produção nos Diversos Níveis.

    3. Previsão de Vendas.

    4. Modelos de Programação da Produção e Mão-de-obra.

    5. Controle de Estoques.

    6. Métodos Modernos de Gerenciamento da Produção.

     

    SISTEMAS DE ARMAZENAGEM (20h)

    1. Armazenamento Eficiente e Gestão de Transportes;

    2. Gerenciamento de Custos, Prazos e E-Business.

    3. Tempo e capacidade.

    4. Transferência de cargas e remessas diretas

    5. Organização e controle de manutenção de frota e equipamentos e instrumentos de apoio

    6. Elaboração e emissão de documentos,

    7. Dimensionamento e substituição de frotas, Negociação de fretes, tarifas e cargas.

     

    GESTÃO DE MATERIAIS, COMPRAS E CONTROLE DE ESTOQUES (20h)

    1. Previsão de Estoques: métodos quantitativos.

    2. Custos de Estoques.

    3. Níveis de Estoque: cálculo do estoque mínimo.

    4. Lote econômico de compras.

    5. Classificação ABC de materiais.

    6. Avaliação de estoques: inventário.

    7. Política de estoques: formação, oportunidade de investimentos, giro.

    8. Modernas técnicas de gestão de estoques.

     

    GESTÃO DE SERVIÇOS (20h)

    1. Fundamentos da Gestão de Serviços

    2. Administração Estratégica de Serviços

    3. Finanças para Gestores de Serviços

    4. Gestão de Custos e Formação de Preços de Serviços

    5. Gestão Integrada da Comunicação de Marketing em Serviços

    6. Gestão da Inovação Competitiva de Serviços

    7. Gestão de Operações de Serviços

    8. Gestão da Qualidade de Serviços

    9. Gestão de Vendas de Serviços

     

    GESTÃO DE MARKETING (20h)

    1. Planejar, propor estratégias, definir, executar e gerir as táticas de Marketing medindo e avaliando sua eficácia no contexto organizacional;

    2. Estruturar soluções criativas e tecnológicas, sendo agente propulsor da busca de tendências e de inovação para o negócio, propondo soluções de marketing;

    3. Elaborar planos de marketing, com base na inovação, conhecimento sobre o consumidor e as tecnologias com o intuito de promover a marca do cliente;

    4. Executar planos de Marketing, organizando suas ações, a fim de que os planos sejam consistentes, inovadores e geradores de resultados para as organizações.

     

    SUPLLY CHAIN MANAGEMENT (30h)

    1. Descrição e caracterização dos processos logísticos.

    2. Definição, indicadores de desempenho e controle do nível de serviço.

    3. Custo Total.

    4. O uso de ferramentas de simulação na Logística Integrada.

     

    GERENCIAMENTO DE CONTRATOS LOGÍSTICOS (20h)

    1. Gestão de compras.

    2. Gestão de fornecedores (contratos) de serviços.

    3. A integração do sistema logístico com os demais sistemas da unidade.

    4. Cronograma de Ações Logísticas e matriz de competência logística.

    GERENCIAMENTO DE PROJETOS (20h)

    1. Fundamentos em projetos;

    2. Ciclo de vida do gerenciamento do projeto;

    3. Processos de iniciação;

    4. Processos de planejamento;

    5. Processos de execução;

    6. Processos de controle e monitoramento;

    7. Processos de fechamento de um projeto;

    8. Áreas de conhecimento de gerenciamento de projetos;

    9. Gerenciamento da Integração, Escopo, Tempo Custo, Qualidade, Recursos Humanos, Comunicação, Stakeholders, Risco e Aquisições do Projeto.

     

    ANÁLISE DE INVESTIMENTOS (20h)

    1. Mercado Financeiro / Regulações e Compliance – Sistema Financeiro Nacional

    Front e Back office empresarial;

    2. Orçamento e estrutura de capital;

    3. Tomada de decisão- TIR, VPL e Payback;

    4. Analise de investimentos quanto ao risco-retorno.

     

    SIG – SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS (20h)

    1. Contexto atual e a necessidade da tecnologia nos negócios;

    2. A vantagem das aplicações integradas;

    3. Os sistemas integrados, suas características e aplicações;

    4. Vantagem competitiva através das aplicações integradas;

    5. Sistemas de Informações Gerenciais;

    6. Projeto de Implantação de um sistema integrado.

     

    LOGÍSTICA TRIBUTÁRIA (30h)

    1. Contratos mercantis,

    2. Sistema tributário nacional,

    3. Normas tributárias, receitas públicas,

    obrigações, créditos, infrações e penalidades, dívida ativa e processo fiscal.

     

    POLÍTICAS LOGÍSTICAS E COMPETITIVIDADE (20h)

    1. Variáveis do processo estratégico de definição do modelo operacional.

    2. Políticas industriais. Automação e robótica.

    3. Distribuição física, tendências e métodos de sistemas produtivos. Terceirização. Inovação organizacional.

    4. Venda X produção. Conceito e funções de programação da produção. Controle de estoques.

    5. Custo e dimensionamento dos estoques. Sistemas de produção e sua administração. Just–in–time.

    6. Processos de fabricação industrial. Estudos de lay out. Verticalização x Terceirização.

     

    TRANSPORTE E DISTRIBUIÇÃO (20h)

    1. Introdução e conceitos fundamentais em transportes,

    2. Matriz Modal: Intermodalidade e eficiência operacional

    3. Desenvolvimento de sistemas de distribuição, Operações especiais de transporte: roteirização, milk run, x-dock, merge in transit

     

    GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL (20h)

    1. Sistemas de Gestão da Qualidade Total;

    2. Ferramentas e Métodos para Melhoria da Qualidade;

    3. Programas de Qualidade e Produtividade: gerenciamento pelas diretrizes, gerenciamento de rotinas, 5S, PDCA;

    4. Ação Gerencial no Controle da Qualidade / 5W1H – Padronização

     

    NEGOCIAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS (20h)

    1. Técnicas de Negociação;

    2. Capital Intelectual;

    3. Técnicas de administração de conflitos;

    4. Tipos de Conflitos.

     

    METODOLOGIA DA PESQUISA (20h)

    Trabalhos científicos: Roteiro de pesquisa / Projeto de pesquisa / TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

  • Certificação

    De acordo com a legislação do MEC em vigor, serão concedidos certificados de Pós-Graduação – Lato Sensu, Especialização ou MBA, dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis, com o apoio do Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia, aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7), frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no curso e tiverem seu trabalho final de curso ( TCC) ou monografia aprovado.

  • Documentação

    • Identidade e CPF (cópia)

    • Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia)

    • Comprovante de Residência (cópia)

    • Diploma de Graduação (cópia autenticada)

    • Histórico Escolar

    • 3 Fotos 3×4

  • Investimento

    * Desconto de 10% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês.

    Para pagamento à vista: desconto de 20% no valor total do curso.

    Taxa de Inscrição

    – Macaé R$ 90,00

Unidade20 mensalidades
*Valor até o dia 10
Valor da Mensalidade
MacaéR$ 396,00R$ 440,00