MBA em Logística Empresarial

  • Carga Horária

    360 horas

  • Objetivos

    Compreender a Logística Empresarial e a Cadeia de Suprimentos subjacente como elementos catalisadores de recursos para a estratégia corporativa dos diversos tipos de organização, em direção aos seus resultados.

  • Programa

    GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES (20h)

    Planejamento de contratações: documentação dos requisitos de produtos, serviços e resultados e identificação de possíveis fornecedores; Seleção de fornecedores – obtenção de informações, cotações, preços, ofertas ou propostas, conforme adequado; Administração de contrato – gerenciamento do contrato e da relação entre o comprador e o fornecedor e estabelecer ações corretivas necessárias.

    GERENCIAMENTO DE CUSTOS (20h)

    Contabilidade de custos; Conceitos básicos de custos; Custo/volume/lucro; Margem de contribuição; Método de custeio variável; Overhead – identificação e departamentalização; Custeio baseado em atividades; Implantação do ABC.

    LOGÍSTICA TRIBUTÁRIA (20h)

    Conceito; Administração Estratégica de Serviços; Finanças para Gestores de Serviços; Gestão de Custos e Formação de Preços de Serviços; Gestão Integrada da Comunicação de Marketing em Serviços; Gestão da Inovação Competitiva de Serviços; A gestão estratégica; A consultoria organizacional; Tipos de consultoria organizacional; A Consultoria Interna; Papel e a formação do Consultor Interno; A implantação da Consultoria Interna.

    GESTÃO FINANCEIRA EMPRESARIAL (20h)

    Planejamento através de ferramentas de analise financeiras no processo de tomada de decisões. Orçamento e Estrutura de Capital, técnicas de administração financeira e otimização de capital. Visão financeira e custos, indicadores de liquidez, endividamento e rentabilidade. Análise de investimento quanto ao risco-retorno. Demonstrativos de fluxo de caixa – direto e indireto.

    PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (20h)

    Planejamento. Programação e Controle da Produção nos Diversos Níveis. Previsão de Vendas. Modelos de Programação da Produção e Mão-de-obra. Controle de Estoques. Métodos Modernos de Gerenciamento da Produção.

    GESTÃO DE MATERIAIS, COMPRAS E CONTROLE DE ESTOQUES (20h)

    Previsão de Estoques: métodos quantitativos. Custos de Estoques. Níveis de Estoque: cálculo do estoque mínimo. Lote econômico de compras. Classificação ABC de materiais. Avaliação de estoques: inventário. Política de estoques: formação, oportunidade de investimentos, giro. Modernas técnicas de gestão de estoques.

    SISTEMAS DE ARMAZENAGEM, TRANSPORTE E DISTRIBUIÇÃO (20h)

    Armazenamento Eficiente e Gestão de Transportes. Gerenciamento de Custos, Prazos e E-Business. Tempo e capacidade. Transferência de cargas e remessas diretas. Organização e controle de manutenção de frota e equipamentos e instrumentos de apoio. Elaboração e emissão de documentos. Dimensionamento e substituição de frotas, Negociação de fretes, tarifas e cargas. Introdução e conceitos fundamentais em transportes. Matriz Modal: Intermodalidade e eficiência operacional. Desenvolvimento de sistemas de distribuição, Operações especiais de transporte: roteirização, milk run, x-dock, merge in transit.

    SUPPLY CHAIN MANAGEMENT (20h)

    Descrição e caracterização dos processos logísticos. Definição, indicadores de desempenho e controle do nível de serviço. Custo Total. O uso de ferramentas de simulação na Logística Integrada.

    ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA (20h)

    Visão Estratégica (visão, missão e valores); Planejamento Estratégico; BSC – Balaced Scorecard; Desdobramento da Estratégia e Plano de ação; Objetivos Estratégicos e indicadores de resultados e tendências. A Gestão de Pessoas como um pilar central das atuais organizações competitivas. Principais fundamentos da Gestão de Pessoas (Administração de Recursos Humanos). Como as organizações definem seus objetivos. Elementos do Plano Estratégico; Missão, Visão, Valores, Objetivos, Estratégias e Planos
    de Ação. Os elementos de entrada do sistema de avaliação (indicadores de desempenho) associados ao Plano Estratégico da organização. O processo de desdobramento dos objetivos e metas estratégicas em objetivos e metas individuais (parâmetros de avaliação do desempenho individual) e sua importância para o resultado empresarial.

    GESTÃO DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS (20h)

    A Estratégia e o desdobramento nos processos de negócios; Contextualização de processos nos negócios; Conceitos gerais de gestão de processos de negócios; Conceitos de controle e monitoramento; Indicadores de objetivo e desempenho; Governança Corporativa; Riscos e Controles Internos.

    GESTÃO DE SERVIÇOS E CONSULTORIA (20h)

    Conceito; Administração Estratégica de Serviços; Finanças para Gestores de Serviços; Gestão de Custos e Formação de Preços de Serviços; Gestão Integrada da Comunicação de Marketing em Serviços; Gestão da Inovação Competitiva de Serviços; A gestão estratégica; A consultoria organizacional; Tipos de consultoria organizacional; A Consultoria Interna; Papel e a formação do Consultor Interno; A implantação da Consultoria Interna.

    GESTÃO DE MARKETING (20h)

    Conceitos e definições básicas de Marketing. Comportamento do consumidor. Desenvolvimento da proposta de valor: segmentação de mercado, diferenciação e posicionamento de Marketing. Mix de Marketing frente ao mercado: produto, preço, distribuição e comunicação. Influência da tecnologia nas estratégias de Marketing. Tendências do Marketing: Marketing Digital e Neuromarketing.

    COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL E CORPORATIVA (20h)

    Comunicação Empresarial na Sociedade da Informação; Fundamentos da Comunicação Interpessoal; Linguagem Corporal; Princípios do Endomarketing e sua dimensão estratégica para a gestão de empresas. A aplicação do Endomarketing nas empresas. Condições e obstáculos do Endomarketing. Instrumentos e programas de implantação do Endomarketing. Proposta de Valor para o Colaborador: O que é e como pode impactar no engajamento dos profissionais.

    GERENCIAMENTO DE PROJETOS (20h)

    Conceitos de projetos; Processos de Iniciação; planejamento; execução; controle e monitoramento; encerramento; Áreas de conhecimento do tempo, custo, qualidade, comunicação, recursos humanos, riscos, aquisição, stakeholders e integração. Uso de Metodologias Ágeis.

    GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL (20h)

    Gerenciamento da Qualidade Total; Ferramentas e Métodos para Melhoria da Qualidade; Programas de Qualidade e Produtividade: Gerenciamento pelas Diretrizes, Gerenciamento de Rotinas, 5S, PDCA. Ação Gerencial / 5W1H – Padronização. Identificar os indicadores de desempenho relacionados com as atividades de rotina ou operacionais de cada cargo/função/pessoa. O conceito de eficácia e sua relação com o produto da atividade e o conceito de qualidade percebida? Atender às necessidades dos clientes/usuários. Como transformar indicadores subjetivos em algo mensurável; especificações. Identificar os indicadores de eficácia associados ao Plano Estratégico e Estrutura Organizacional. O conceito de eficiência e sua relação com o processo da atividade e o conceito de produtividade – otimização dos recursos. Identificar os indicadores de eficiência associados ao Plano Estratégico e Estrutura Organizacional.

    LEAN SIX SIGMA (20h)

    Introdução ao Lean Six Sigma. O Lean Seis Sigma como diferencial de competitividade. Fundamentos do Lean Seis Sigma. As metodologias PDCA, PDCA, PDSA e DMAIC. As etapas da metodologia DMAIC. Etapa Define. Etapa Measure. Etapa Analyse. Etapa Improve. Etapa Control. O profissional do Lean Seis Sigma.

    NEGOCIAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS (20h)

    A Revolução industrial a e a questão social – A Luta de classes – as principais doutrinas sindicais: anarquismo, sindicalismo cristão, socialista, marxista e de Estado. O Direito coletivo do trabalho. O Sindicato. Prerrogativas e deveres dos sindicatos. Políticas de relações trabalhistas. Conflitos coletivos de trabalho. Formas de resolução do conflito coletivo. Negociação coletiva. Convenções, acordos e dissídios coletivos. Técnicas de Negociação; Técnicas de administração de conflitos. Conhecimentos básicos na área de MEDIAÇÃO, CONCILIAÇÃO e NEGOCIAÇÃO, como instrumentos voltados às soluções alternativas dos conflitos de interesse.

    METODOLOGIA DA PESQUISA (20h)

    Trabalhos científicos: Roteiro de pesquisa / Projeto de pesquisa / TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

  • Certificação

    De acordo com a legislação do MEC em vigor, serão concedidos certificados de Pós-Graduação – Lato Sensu, Especialização ou MBA, dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis, com o apoio do Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia, aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7), frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no curso e tiverem seu trabalho final de curso ( TCC) ou monografia aprovado.

  • Documentação

    • Identidade e CPF (cópia)

    • Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia)

    • Comprovante de Residência (cópia)

    • Diploma de Graduação (cópia autenticada)

    • Histórico Escolar

    • 3 Fotos 3×4

  • Investimento

    * Desconto de 10% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês.

    Para pagamento à vista: desconto de 20% no valor total do curso.

    Taxa de Inscrição

    – Macaé R$ 90,00

Unidade20 mensalidades
*Valor até o dia 10
Valor da Mensalidade
MacaéR$ 396,00R$ 440,00