MBA em Qualidade e Gestão de Processos

  • Carga Horária

    360 horas

  • Objetivos

    Permitir que o aluno consiga compreender os conceitos da Qualidade e da gestão de processos, dentro do âmbito organizacional, com uma visão estruturada, analítica e gerencial dos negócios em estudo.

  • Metodologia a distância

    • Aulas são online, ao vivo em tempo real
    • 100%  (por cento) da carga horária do curso com aulas online, ao vivo em tempo real.
    • As aulas  ministradas ao vivo, são gravadas e disponibilizadas na  Plataforma de apoio, além disso ficam disponíveis, material de aula e exercícios  obrigatórios e as notas.
    • As notas são dadas pela correção dos exercícios  ou trabalhos solicitados pelos professores de cada disciplina
    • Não haverá prova presencial em nenhuma disciplina.
    • Não há diferença entre os  certificados de cursos presenciais ou a distância.
  • Programa

    GESTÃO DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS ( 20h)

    • A Estratégia e o desdobramento nos processos de negócios;
    • Contextualização de processos nos negócios;
    • Conceitos gerais de gestão de processos de negócios;
    • Conceitos de controle e monitoramento;
    • Indicadores de objetivo e desempenho;
    • Governança Corporativa;
    • Riscos e Controles Internos

    MODELAGEM DE PROCESSOS  (20h)

    • Diagramação versus mapeamento versus modelo;
    • Notações (Business Process Management Notation (BPMN);
    • Fluxogramas;
    • Métodos e técnicas para levantamento de informações;
    • Entendimento dos métodos, pessoas, ferramentas e cultura;
    • Qualidade da Modelagem de Processos.

    ANÁLISE DE PROCESSOS (20h)

    • Introdução à análise e melhoria de processos;
    • O que é a análise de processos?
    • Preparação para a análise;
    • Análise geral a partir do escopo de um processo;
    • Análise com foco em eliminação de desperdícios;
    • Análise com foco na otimização da experiência do cliente;
    • Análise estatística e simulação;
    • Análise com foco em sustentabilidade;
    • Seleção e Priorização de melhorias;
    • Mensurando o retorno com a análise e melhoria.

    DESENHO DE PROCESSOS (20h)

    • Técnicas de desenho de processos
    • Padrões comuns de desenho
    • Considerações sobre conformidade, liderança executiva e alinhamento estratégico;
    • Alinhamento da solução proposta com as tecnologias existentes;
    • Desenvolvimento de soluções alinhadas com os objetivos estratégicos.

    CONTROLE E MONITORAMENTO DE PROCESSO (20h)

    • Visão estratégica do Balanced Scorecard;
    • PDCA (Plan, Do, Check, Act);
    • Aprofundamento dos indicadores de tendência e resutado;
    • Indicadores de Processos
    • KPIs (Key performance Indicators) e KGIs (Key Goal Indicators);
    • A importância dos dashbords na análise dos processos;
    • Processos como área estratégica através dos indicadores.

    TRANSFORMAÇÃO DE PROCESSOS  (20h)

    • O que é a transformação de processos;

           Objetivo da Transformação de Processos;

          Melhoria Contínua x Inovação;

          Riscos na Transformação de Processos;

          Metodologias utilizadas para Transformação (Six Sigma, Lean, TQM, Custeio ABC);

          Metodologia DMAIC;

          Plano de Implementação;

          Resultados da Transformação.

    GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL (20h)

    Gerenciamento da Qualidade Total; Ferramentas e Métodos para Melhoria da Qualidade; Programas de Qualidade e Produtividade: Gerenciamento pelas Diretrizes, Gerenciamento de Rotinas, 5S, PDCA. Ação Gerencial / 5W1H – Padronização. Identificar os indicadores de desempenho relacionados com as atividades de rotina ou operacionais de cada cargo/função/pessoa. O conceito de eficácia e sua relação com o produto da atividade e o conceito de qualidade percebida? Atender às necessidades dos clientes/usuários. Como transformar indicadores subjetivos em algo mensurável; especificações. Identificar os indicadores de eficácia associados ao Plano Estratégico e Estrutura Organizacional. O conceito de eficiência e sua relação com o processo da atividade e o conceito de produtividade – otimização dos recursos. Identificar os indicadores de eficiência associados ao Plano Estratégico e Estrutura Organizacional.

    LEAN SIX SIGMA  (20h)

    • Introdução ao Lean Six Sigma
    • O Lean Seis Sigma como diferencial de competitividade
    •  Fundamentos do Lean Seis Sigma
    •  As metodologias PDCA, PDCA, PDSA e DMAIC
    • As etapas da metodologia DMAIC
    • Etapa Define
    • Etapa Measure
    • Etapa Analyse
    • Etapa Improve
    • Etapa Control
    • O profissional do Lean Seis Sigma

    COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL E CORPORATIVA (20h)

    • Comunicação Empresarial na Sociedade da Informação;
    • Fundamentos da Comunicação Interpessoal; Linguagem Corporal;
    • Princípios do Endomarketing e sua dimensão estratégica para a gestão de empresas.
    • A aplicação do Endomarketing nas empresas.
    • Condições e obstáculos do Endomarketing. Instrumentos e programas de implantação do Endomarketing.
    • Proposta de Valor para o Colaborador: O que é e como pode impactar no engajamento dos profissionais.

    AUDITORIAS DO SISTEMA DE GESTÃO (20h)

    Auditorias de Sistemas de Gestão Integrados; Introdução a NBR ISO 19011; Tipos de Auditoria; Etapas e Realização de Auditorias Internas e em Fornecedores; Planejamento; Preparação; Responsabilidades do Auditor; Condução das atividades; Coleta de informações; Comunicação do Auditor; Constatações da Auditoria; Identificação e o registro de não-conformidades; Relatório de Auditoria; Conclusão da auditoria, relatório, fechamento e follow-up. Estudos de caso.

    GERENCIAMENTO DE RISCOS (20h)

    • Processos como identificação dos riscos;
    • Gerenciamento de riscos
    • Tipos de riscos;
    • Riscos Estratégicos
    • Análise dos riscos;
    • Tratamentos de Resposta;
    • Conceitos do COSO
    • Controles Internos

    ESCRITÓRIO DE GESTÃO POR PROCESSOS (20h)

    • Estrutura organizacional voltada para processos;
    • Papéis e responsabilidades dentro de uma governança de BPM;
    • Escopo de um escritório de processos;
    • Estruturação e evolução de um escritório de processos;
    • Roadmap de um programa de BPM.

    GESTÃO DE SERVIÇOS E CONSULTORIA (20h)

    Conceito; Administração Estratégica de Serviços; Finanças para Gestores de Serviços; Gestão de Custos e Formação de Preços de Serviços; Gestão Integrada da Comunicação de Marketing em Serviços; Gestão da Inovação Competitiva de Serviços; A gestão estratégica; A consultoria organizacional; Tipos de consultoria organizacional; A Consultoria Interna; Papel e a formação do Consultor Interno; A implantação da Consultoria Interna.

    TECNOLOGIA EM BPM (20h)

    • Sistemas de Informações Gerenciais
    • Aplicações Integradas
    • Processos de Negócios apoiados nos sistemas
    • Plataformas BPMS;
    • Worflows vs BPMS;
    • Tecnologia da Informação e o BPMS.

    GOVERNANÇA DE TI, FERRAMENTA ITIL E COBIT (20h)

    • Conceitos de Governança de TI
    • Conceitos do COBIT e ITIL
    • Indicadores;
    • Objetivos de processos;
    • Fatores críticos de sucesso;
    • A Tecnologia como ferramenta de negócios;
    • Processos x Tecnologia.

    GERENCIAMENTO DE PROJETOS (20h)

    Conceitos de projetos; Processos de Iniciação; planejamento; execução; controle e monitoramento; encerramento; Áreas de conhecimento do tempo, custo, qualidade, comunicação, recursos humanos, riscos, aquisição, stakeholders e integração. Uso de Metodologias Ágeis.

    DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADE DE MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA (20h)

    O que é Motivação e como impacta no desempenho. Motivação e Competências.  Teorias de motivação. Ambiente, oportunidades, objetivos e incentivos e oportunidades. Forças motivacionais. Importância da Liderança e a sua natureza. Natureza da liderança. A natureza do trabalho gerencial. Perspectivas sobre o comportamento da liderança eficaz. Comportamentos específicos para gerenciar o trabalho e relacionamentos. Teorias de contingência da liderança eficaz. Liderança carismática. Liderança transformacional e cultural. Liderança em grupos de tomada de decisão.

    METODOLOGIA DA PESQUISA (20h)

    Trabalhos científicos: Roteiro de pesquisa / Projeto de pesquisa / TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

  • Diferenciais do curso

     • Em conformidade com as melhores práticas do mercado (ABPMP – CBOK);

    • Ênfase em Gestão da Qualidade aplicada à processos; Focos em Governança e Gestão de Auditoria, Riscos e Controles Internos;

    • Visão de alavancar negócios através da tecnologia com o apoio de processos.

  • Certificação

    Serão concedidos certificados de Pós-Graduação – Lato Sensu, Especialização ou MBA, dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis, com a Gestão Operacional do Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia, aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7) nas disciplinas e tiverem seu trabalho final de curso ( TCC) ou monografia aprovado.

  • Documentação

    • Identidade e CPF (cópia)

    • Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia)

    • Comprovante de Residência (cópia)

    • Diploma de Graduação (cópia autenticada)

    • Histórico Escolar

    • 3 Fotos 3×4

  • Investimento

    * Desconto de 10% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês.

    Para pagamento à vista: desconto de 20% no valor total do curso.

    Taxa de Inscrição: R$ 90,00

24 mensalidades
*Valor até o dia 10
Valor da Mensalidade
R$ 372,60R$ 414,00