MBA em Qualidade e Gestão de Processos

  • Carga Horária

    360 horas

  • Objetivos

    Permitir que o aluno consiga compreender os conceitos da Qualidade e da gestão de processos, dentro do âmbito organizacional, com uma visão estruturada, analítica e gerencial dos negócios em estudo.

  • Programa

    GESTÃO DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS ( 20h)

    A Estratégia e o desdobramento nos processos de negócios. Contextualização de processos nos negócios.

    Conceitos gerais de gestão de processos de negócios. Conceitos de controle e monitoramento. Indicadores de objetivo e desempenho. Governança Corporativa. Riscos e Controles Internos

    MODELAGEM DE PROCESSOS (20h)

    Diagramação versus mapeamento versus modelo. Notações (Business Process Management Notation (BPMN). Fluxogramas. Métodos e técnicas para levantamento de informações. Entendimento dos métodos, pessoas, ferramentas e cultura. Qualidade da Modelagem de Processos.

    ANÁLISE DE PROCESSOS (20h)

    Introdução à análise e melhoria de processos. O que é a análise de processos? Preparação para a análise.

    Análise geral a partir do escopo de um processo. Análise com foco em eliminação de desperdícios. Análise com foco na otimização da experiência do cliente. Análise estatística e simulação. Análise com foco em sustentabilidade. Seleção e Priorização de melhorias. Mensurando o retorno com a análise e melhoria.

    DESENHO DE PROCESSOS (20h)

    Técnicas de desenho de processos. Padrões comuns de desenho. Considerações sobre conformidade, liderança executiva e alinhamento estratégico. Alinhamento da solução proposta com as tecnologias existentes. Desenvolvimento de soluções alinhadas com os objetivos estratégicos.

    CONTROLE E MONITORAMENTO DE PROCESSO (20h)

    Visão estratégica do Balanced Scorecard. PDCA (Plan, Do, Check, Act). Aprofundamento dos indicadores de tendência e resutado. Indicadores de Processos. KPIs (Key performance Indicators) e KGIs (Key Goal Indicators). A importância dos dashbords na análise dos processos. Processos como área estratégica através dos indicadores.

    TRANSFORMAÇÃO DE PROCESSOS (20h)

    O que é a transformação de processos. Objetivo da Transformação de Processos. Melhoria Contínua x Inovação.  Riscos na Transformação de Processos. Metodologias utilizadas para Transformação (Six Sigma, Lean, TQM, Custeio ABC). Metodologia DMAIC.  Plano de Implementação. Resultados da Transformação.

    GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL (20h)

    Gerenciamento da Qualidade Total; Ferramentas e Métodos para Melhoria da Qualidade; Programas de Qualidade e Produtividade: Gerenciamento pelas Diretrizes, Gerenciamento de Rotinas, 5S, PDCA. Ação Gerencial / 5W1H – Padronização. Identificar os indicadores de desempenho relacionados com as atividades de rotina ou operacionais de cada cargo/função/pessoa. O conceito de eficácia e sua relação com o produto da atividade e o conceito de qualidade percebida? Atender às necessidades dos clientes/usuários. Como transformar indicadores subjetivos em algo mensurável; especificações. Identificar os indicadores de eficácia associados ao Plano Estratégico e Estrutura Organizacional. O conceito de eficiência e sua relação com o processo da atividade e o conceito de produtividade – otimização dos recursos. Identificar os indicadores de eficiência associados ao Plano Estratégico e Estrutura Organizacional.

    LEAN SIX SIGMA (20h)

    Introdução ao Lean Six Sigma. O Lean Seis Sigma como diferencial de competitividade.  Fundamentos do Lean Seis Sigma. As metodologias PDCA, PDCA, PDSA e DMAIC. As etapas da metodologia DMAIC. Etapa Define. Etapa Measure. Etapa Analyse. Etapa Improve. Etapa Control. O profissional do Lean Seis Sigma.

    COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL E CORPORATIVA (20h)

    Comunicação Empresarial na Sociedade da Informação. Fundamentos da Comunicação Interpessoal; Linguagem Corporal. Princípios do Endomarketing e sua dimensão estratégica para a gestão de empresas. A aplicação do Endomarketing nas empresas. Condições e obstáculos do Endomarketing. Instrumentos e programas de implantação do Endomarketing. Proposta de Valor para o Colaborador: O que é e como pode impactar no engajamento dos profissionais.

    AUDITORIAS DO SISTEMA DE GESTÃO (20h)

    Auditorias de Sistemas de Gestão Integrados; Introdução a NBR ISO 19011; Tipos de Auditoria; Etapas e Realização de Auditorias Internas e em Fornecedores; Planejamento; Preparação; Responsabilidades do Auditor; Condução das atividades; Coleta de informações; Comunicação do Auditor; Constatações da Auditoria; Identificação e o registro de não-conformidades; Relatório de Auditoria; Conclusão da auditoria, relatório, fechamento e follow-up. Estudos de caso.

    GERENCIAMENTO DE RISCOS (20h)

    Processos como identificação dos riscos. Gerenciamento de riscos. Tipos de riscos. Riscos Estratégicos. Análise dos riscos. Tratamentos de Resposta. Conceitos do COSO. Controles Internos

    ESCRITÓRIO DE GESTÃO POR PROCESSOS (20h)

    Estrutura organizacional voltada para processos. Papéis e responsabilidades dentro de uma governança de BPM. Escopo de um escritório de processos. Estruturação e evolução de um escritório de processos. Roadmap de um programa de BPM.

    GESTÃO DE SERVIÇOS E CONSULTORIA (20h)

    Conceito; Administração Estratégica de Serviços; Finanças para Gestores de Serviços; Gestão de Custos e Formação de Preços de Serviços; Gestão Integrada da Comunicação de Marketing em Serviços; Gestão da Inovação Competitiva de Serviços; A gestão estratégica; A consultoria organizacional; Tipos de consultoria organizacional; A Consultoria Interna; Papel e a formação do Consultor Interno; A implantação da Consultoria Interna.

    TECNOLOGIA EM BPM (20h)

    Sistemas de Informações Gerenciais. Aplicações Integradas. Processos de Negócios apoiados nos sistemas. Plataformas BPMS. Worflows vs BPMS. Tecnologia da Informação e o BPMS.

    GOVERNANÇA DE TI, FERRAMENTA ITIL E COBIT (20h)

    Conceitos de Governança de TI. Conceitos do COBIT e ITIL. Indicadores. Objetivos de processos. Fatores críticos de sucesso. A Tecnologia como ferramenta de negócios. Processos x Tecnologia.

    GERENCIAMENTO DE PROJETOS (20h)

    Conceitos de projetos; Processos de Iniciação; planejamento; execução; controle e monitoramento; encerramento; Áreas de conhecimento do tempo, custo, qualidade, comunicação, recursos humanos, riscos, aquisição, stakeholders e integração. Uso de Metodologias Ágeis.

    DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADE DE MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA (20h)

    O que é Motivação e como impacta no desempenho. Motivação e Competências. Teorias de motivação. Ambiente, oportunidades, objetivos e incentivos e oportunidades. Forças motivacionais. Importância da Liderança e a sua natureza. Natureza da liderança. A natureza do trabalho gerencial. Perspectivas sobre o comportamento da liderança eficaz. Comportamentos específicos para gerenciar o trabalho e relacionamentos. Teorias de contingência da liderança eficaz. Liderança carismática. Liderança transformacional e cultural. Liderança em grupos de tomada de decisão.

    METODOLOGIA DA PESQUISA (20h)

    Trabalhos científicos: Roteiro de pesquisa / Projeto de pesquisa / TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

  • Diferenciais do curso

     • Em conformidade com as melhores práticas do mercado (ABPMP – CBOK);

    • Ênfase em Gestão da Qualidade aplicada à processos; Focos em Governança e Gestão de Auditoria, Riscos e Controles Internos;

    • Visão de alavancar negócios através da tecnologia com o apoio de processos.

  • Certificação

    De acordo com a legislação do MEC em vigor, serão concedidos certificados de Pós-Graduação – Lato Sensu, Especialização ou MBA, dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis, com o apoio do Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia, aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7), frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no curso e tiverem seu trabalho final de curso ( TCC) ou monografia aprovado.

  • Documentação

    • Identidade e CPF (cópia)

    • Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia)

    • Comprovante de Residência (cópia)

    • Diploma de Graduação (cópia autenticada)

    • Histórico Escolar

    • 3 Fotos 3×4

  • Investimento

    * Desconto de 10% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês.

    Para pagamento à vista: desconto de 20% no valor total do curso.

    Taxa de Inscrição: R$ 90,00

Unidade24 mensalidades
*Valor até o dia 10
Valor da Mensalidade
Petrópolis

R$ 372,60R$ 414,00