Engenharia de Inspeção Não Destrutiva em Equipamentos e Estruturas

  • Carga Horária

    360 horas

  • Coordenação Acadêmica

    Marcelo Maciel Pereira
    • Engenheiro Mecânico;
    • Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

  • Objetivos

    Capacitar os estudantes nas técnicas de Inspeção Não Destrutiva de Estruturas e Equipamentos, para que os mesmos possam atuar num campo de extrema competitividade e com uma grande necessidade de uma constante atualização tecnológica. Os segmentos de refino, offshore, energia eólica, pontes e viadutos necessitam ser inspecionados para que possam ter a sua sanidade garantida e certificada. Neste contexto é de fundamental importância a capacitação profissional para que possam ter conhecimentos das tecnologias, suas normas e critérios de aceitação.

  • Programa

    Ensaios Não Destrutivos Convencionais
    Introdução Geral dos END e Terminologia de END e Descontinuidades, Ensaio Visual e Líquido Penetrante, Partículas Magnéticas, Ultrassom, Termografia e Radiografia

    Ensaios Não destrutivos Não Convencionais
    Correntes Parasitas, Medição de Campos de Corrente Alternada – ACFM, IRIS, Ultrassom Phased Array, Ultrassom TOFD, Ondas Guiadas, Radiografia Digital, Análise de Vibrações, Emissão Acústica, Inspeção por Vants e Drones.

    Inspeção de Equipamentos Onshore I
    Processos Químicos, Petroquímicos e outros, Aspectos legais e segurança na inspeção de equipamentos, Inspeção de Vasos de Pressão, Inspeção de Permutadores de Calor, Inspeção de Tanques de Armazenamento, Inspeção de Tubulações, Inspeção de Caldeiras.

    Inspeção de Equipamentos Onshore II
    Inspeção de Fornos, Inspeção de Torres de Refrigeração, Inspeção de Fabricação, Inspeção Baseada em Risco – RBI, Inspeção de Válvulas de Segurança, Inspeção de Dutos Terrestres e de Faixa, Atmosferas Explosivas, Tratamento de água.

    Inspeção Não Destrutiva em Equipamentos da Indústria de Energia Renováveis
    Importância, Tipos de Aerogeradores e seus componentes, Montagem e Construção dos Aerogeradores, Inspeção dos Componentes dos Aerogeradores, Falhas em Aerogeradores, Monitoramento de Barragens, Monitoramento e Inspeção de Turbinas de Hidroelétricas

    Inspeção Não Destrutiva de Equipamentos Offshore
    Equipamentos, Inspeção na fabricação de risers rígidos, Inspeção em serviço de risers rígidos, Inspeção na fabricação de risers flexíveis, Inspeção Remota – ROV, Monitoramento e Gerenciamento da Integridade de Risers.

    Inspeção Não Destrutiva de Estruturas Offshore
    Estruturas Offshore e Equipamentos, tipos, fundamentos, top side, Inspeção de Plataformas, Inspeção de FPSOs, Inspeção na Construção Naval.

    Inspeção Não Destrutiva de Pontes, Viadutos e na Construção Civil
    Terminologia e Normas, Degradações nas Pontes e Viadutos, Inspeções em Pontes e Viadutos, Tomografia em Concreto Armado, Radiografia em Concreto Armado, Radiografia em Concreto Armado.

    Gestão, Normas, Qualificação e Certificação de Pessoas e Produtos na Inspeção Não Destrutiva
    Panorama da Qualificação e Certificação de END e Inspeção de Pessoal, Sistemas de Certificação em END e Inspeção – Nacional e outros, Gestão da Inovação, Normas, Certificação de Produtos.

    Metodologia da Pesquisa
    Introdução à pesquisa e roteiro para a elaboração do trabalho de conclusão de curso realizado pelo aluno com acompanhamento do professor orientador e/ou do coordenador acadêmico. Normalização, Trabalhos científicos.

  • Certificação

    De acordo com a legislação do MEC em vigor, serão concedidos certificados de Pós-Graduação – Lato Sensu, Especialização ou MBA, dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis, com o apoio do Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia, aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7), frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no curso e tiverem seu trabalho final de curso ( TCC) ou monografia aprovado.

    Aos alunos que concluírem a primeira etapa será concedido certificado do curso ministrado pelo IPETEC – Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7) em cada disciplina e freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento).

  • Documentação

    • Identidade e CPF (cópia)
    • Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia)
    • Comprovante de Residência (cópia)
    • Diploma de Graduação (cópia autenticada)
    • Histórico Escolar
    • 3 Fotos 3×4

  • Investimento

Unidade24 Parcelas
Pagamento até o dia 10*
Valor da Mensalidade
Rio de JaneiroR$ 422,28496,80

* Desconto de 15% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês. 

Para pagamento à vista: desconto de 20% no valor total do curso.

Taxa de matrícula: R$ 90,00