Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica

  • Carga Horária

    360 horas

  • Objetivos

    Capacitar profissionais para atuar na Gestão e Coordenação de instituições de ensino visando planejar, implementar, coordenar, gerenciar, acompanhar, delegar e avaliar as atividades desenvolvidas nos espaços didático-pedagógicos, habilitando-os também ao magistério superior.

  • Metodologia a distância

    • Aulas são online, ao vivo em tempo real
    • 100%  (por cento) da carga horária do curso com aulas online, ao vivo em tempo real.
    • As aulas  ministradas ao vivo, são gravadas e disponibilizadas na  Plataforma de apoio, além disso ficam disponíveis, material de aula e exercícios  obrigatórios e as notas.
    • As notas são dadas pela correção dos exercícios  ou trabalhos solicitados pelos professores de cada disciplina
    • Não haverá prova presencial em nenhuma disciplina.
    • Não há diferença entre os  certificados de cursos presenciais ou a distância.
  • Coordenação Acadêmica

    Dra. Edith Maria Magalhães
    • Doutora em Educação
    • Mestre em Educação
    • Pós-Graduada em Administração Escolar e Docência do Ensino Superior
    • Graduada em Matemática e Pedagogia

  • Programa

    POLÍTICAS PÚBLICAS E AS ORGANIZAÇÕES EDUCACIONAIS (30 h)
    A organização do Sistema Educacional Brasileiro: aspectos formais e não formais. O sistema escolar: níveis e modalidades de ensino. Paradigmas da educação e da gestão educacional. Estudo das políticas educacionais recentes no Brasil.

    AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL (20h)
    Avaliação em larga escala: características, instrumentos e dados estatísticos. Auto avaliação institucional: definição, propostas, dimensões, indicadores e práticas. Como utilizar as avaliações externas para melhoria da gestão escolar.

    TECNOLOGIAS APLICADA À EDUCAÇÃO (30h)
    O papel das novas tecnologias de informação e comunicação no novo cenário educacional do mundo globalizado. O papel da informática e do computador na gestão da educação, na coordenação e na administração de escolas. Custos e benefícios, privacidade e questões éticas no uso da informática na educação e na sociedade.

    PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO (20h)
    Psicologia e suas origens históricas. Psicologia e Educação – correntes teóricas da Psicologia e suas repercussões na Educação. A construção do conhecimento e a dimensão interacionista histórico-social no desenvolvimento humano. O funcionamento da inteligência e da afetividade sob a ótica da teoria psicogenética de Jean Piaget, sócio-interacionista de Lev Vygotsky e psicogenética de Henry Wallon. Estudos Pós-Piagetianos: Aprendizagem Significativa e as IM. Enfoques da Aprendizagem na Educação Escolar.

    PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (30 h)
    Projeto Pedagógico. Para quê? Por quê? Interdisciplinaridade e práticas escolares. Dimensões do Projeto Político Pedagógico. Princípios norteadores do PPP na prática da gestão escolar. Projeto político-pedagógico: a autonomia coletivamente construída na escola. O projeto político pedagógico e a intervenção na realidade escolar.

    ÉTICA PROFISSIONAL E CIDADANIA (30 h)
    A construção da cidadania e do indivíduo cidadão. O campo da ética e da atuação profissional. Ética e cidadania na construção do conhecimento. O cidadão brasileiro e sua realidade social frente à Constituição Federal, Lei Diretrizes e Bases da Educação e o Estatuto da Criança e do Adolescente. Ética e Educação: relações interpessoais no trabalho e liderança.

    GESTÃO ESCOLAR E O PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL (20h)
    Inclusão social: Análise da dialética exclusão/inclusão. A perspectiva da inclusão sob o ponto de vista da construção de culturas, políticas e práticas inclusivas. A gestão escolar e o processo de Inclusão Social. A produção de um plano inclusivo de desenvolvimento da escola.

    LIBRAS: LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (20h)
    A língua da modalidade visual e gestual da Comunicação Surda. Conteúdos gerais para a comunicação visual, baseada em regras gramaticais da Língua de Sinais e de Cultura Surda. A Linguagem Brasileira de Sinais – bases legais e conceituais.

    PLANEJAMENTO NAS ORGANIZAÇÕES (30h)
    Planejamento escolar: bases conceituais. Formas de planejamento e as ações necessárias para a condução do processo de ensino. Tomar decisões sobre a alocação de recursos para prosseguir com estratégia nas organizações escolares. Relação profissional de Treinamento x Treinando.

    PROCESSOS DE GESTÃO ESCOLAR (30h)
    Gestão e organização do trabalho pedagógico: políticas públicas e projeto pedagógico. Participação e gestão democrática escolar: conceitos, potencialidades e possibilidades de gestão democrática na educação. Atividades da organização: marketing, finanças, produção, recursos humanos Modalidades de participação da comunidade escolar numa construção da escola ideal.

    TÓPICOS ESPECIAIS DA EDUCAÇÃO (20h)
    Ementa: Questões da contemporaneidade no processo de ensino e aprendizagem. Diálogo com pesquisas concluídas e em processo que refletem sobre questões referentes ao momento contemporâneo, envolvendo assuntos pertinentes aos direitos fundamentais, diversidade cultural, educação ambiental e tecnologia da informação e comunicação.

    PROCESSOS DE COORDENAÇÃO EDUCACIONAL (30h)
    Ementa: O papel, formação e os desafios do coordenador educacional. O coordenador pedagógico: o que fazer e o que não fazer? Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica: trabalho integrado. Gerenciar as dificuldades do dia a dia. Autonomia para gerenciar suas funções.

    GERENCIAMENTO DE PROJETOS (30h)
    Áreas de conhecimento de gerenciamento de projetos. Ciclo de vida de um projeto. Análise de investimentos. Indicadores econômicos de projetos e custos.

    METODOLOGIA DA PESQUISA (20h)
    Formulação de um problema de pesquisa. Construção do conhecimento científico e redação de projeto e monografia. Processo de realização de uma pesquisa: o projeto elaborado, a revisão de leitura, coleta de dados e os principais instrumentos para a realização da pesquisa.

  • Fundamentação Legal e Certificação

    Serão concedidos certificados de Pós-Graduação – Lato Sensu, Especialização ou MBA, dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis, com a Gestão Operacional do Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia, aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7) nas disciplinas e tiverem seu trabalho final de curso ( TCC) ou monografia aprovado.

  • Documentação

    • Identidade e CPF (cópia)
    • Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia)
    • Comprovante de Residência (cópia)
    • Diploma de Graduação (cópia autenticada)
    • Histórico Escolar
    • 3 Fotos 3×4

  • Investimento

Unidade24 parcelas
*Para pagamento até o dia 10
Valor da Mensalidade
OnlineR$ 222,40R$ 278,00

Desconto de 20% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês.
Para pagamento à vista: desconto de 25% no valor total do curso.
** Desconto valido para novas matriculas.

Taxa de Inscrição: R$ 90,00