Auditor Interno dos Sistemas de: Gestão da Qualidade (SGQ) ABNT NBR ISO 9001:2015 Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional ISO 45001:2018, Gestão Ambiental ABNT NBR ISO 14001:2015 e ABNT NBR ISO 19011:2018- Diretrizes para Auditoria de Sistemas de Gestão

  • Carga Horária

    40 horas (5 sábados)

  • Instrutores

    Lídia Ferreira, Cyro Barreto e Fabio Teixeira

  • Objetivos

    ABNT NBR ISO 9001:2015, Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) tem o objetivo de prover confiança de que o seu fornecedor poderá fornecer, de forma consistente e repetitiva, bens e serviços de acordo com o que você especificou, que a organização seja capaz de demonstrar que ela gerencia seu negócio com qualidade e seu Sistema de Gestão está operando eficazmente.

    ABNT NBR ISO 14001:2015, Sistemas de gestão ambiental. Requisitos com orientações para uso: Esta Norma especifica os requisitos para um sistema de gestão ambiental que uma organização pode usar para aumentar seu desempenho ambiental. Sistema de gestão usado para gerenciar os aspectos ambientais, cumprir requisitos legais e outros requisitos, e abordar riscos e oportunidades.

    ISO 45001:2018, Sistemas de gestão de segurança e saúde ocupacional (SSO) – Requisitos com orientação para uso. Prevenção de lesões e doenças relacionadas ao trabalho e garantindo locais seguros e saudáveis.

    ABNT NBR ISO 19011:2018, Diretrizes para auditoria de sistemas de gestão: fornece orientação sobre Etapas e Realização de Auditorias Internas e em Fornecedores, Condução das atividades; Coleta de informações; Identificação e o registro. Oferece uma abordagem uniforme e harmonizada, permitindo a auditoria eficaz em vários sistemas ao mesmo tempo.

  • Programa

    INTERPRETAÇÃO DOS REQUISITOS ABNT NBR ISO 9001: 2015
    Sistema de Gestão da Qualidade; Mapeamento dos Processos. Ferramentas; Identificação do Problema, Ação Gerencial de Controle de Qualidade. Abordagem de Processo; Requisitos da Documentação (Generalidades). Manual da qualidade; Controle de documentos; Controle de registros; Política da qualidade; Objetivos da qualidade. Responsabilidade e autoridade; Representante da direção; Comunicação interna; Provisão de recursos; Recursos humanos; Competência, conscientização e treinamento. Infraestrutura; Ambiente de trabalho. Processo de aquisição. Informações de aquisição; Verificação do produto adquirido; Controle de produção e fornecimento de serviço. Validação dos processos de produção e fornecimento de serviço; Identificação e rastreabilidade; Propriedade do cliente. Preservação do produto; Controle de
    dispositivos de medição e monitoramento; Medição, análise e melhoria; Satisfação dos clientes; Auditoria interna; Medição e monitoramento de processos; Medição e monitoramento de produto; Controle de produto não conforme; Análise de dados; Melhoria contínua; Ação corretiva / Ação preventiva.

    ABNT NBR ISO 14001:2015
    Termos e definições; Requisitos do sistema da gestão ambiental; Controle de documentos;
    Requisitos Gerais; Política ambiental; Aspectos ambientais; Requisitos legais e outros requisitos;

    Objetivos, metas e programa(s); Recursos, funções, responsabilidades e autoridades; Competência, treinamento e conscientização; Comunicação; Documentação; Controle operacional; Preparação e resposta à emergências; Monitoramento e medição; Avaliação do atendimento a requisitos legais e outros; Não-conformidade, ação corretiva e ação preventiva; Controle de registros; Auditoria interna; Análise pela administração.

    ISO 45001: 2018
    Escopo. Referências Normativas; Termos e definições. Contexto da organização; Decisão estratégica e operacional na implementação do sistema de gestão da SST. Organização e seu contexto. Necessidades e expectativas do trabalhador e outras partes interessadas. Liderança e participação dos trabalhadores. Comprometimento. Política de Segurança e Saúde Ocupacional. Papéis, responsabilidades e autoridades organizacionais. Participação e consulta dos trabalhadores. Identificação de Riscos. Analise qualitativa e quantitativa, estratégia para prevenir. Eficácia dos controles existentes. Identificação das oportunidades. Planejamento das ações. Apoio. Recursos; Competência; Conscientização; Comunicação; Informação documentada. Planejamento e Controle operacional: Generalidades, preparação de resposta a emergências. Monitoramento, medição e avaliação de desempenho, avaliação do atendimento aos requisitos legais e outros requisitos.
    Auditoria Interna; Generalidades; Programa de Auditoria Interna; resultado de analise crítica. Melhoria: Generalidades; Incidente, não conformidade e ação corretiva; melhoria continua.

    ABNT NBR ISO 19011:2018
    Auditorias de Sistemas de Gestão Integrados; Introdução a NBR ISO 19011; Tipos de Auditoria;
    Etapas e Realização de Auditorias Internas e em Fornecedores; Planejamento; Preparação;
    Responsabilidades do Auditor; Condução das atividades; Coleta de informações; Comunicação do
    Auditor; Constatações da Auditoria; Identificação e o registro de não-conformidades; Relatório de
    Auditoria; Conclusão da auditoria, relatório, fechamento e follow-up. Estudos de caso.

  • Certificação

    Será concedido certificado pelo IPETEC – Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia aos alunos
    que obtiverem presença no período integral do curso.

  • Documentação

    • Identidade e CPF (cópia)
    • Comprovante de Residência (cópia)

  • Investimento

Valor do curso:

R$ 1.242,00