Condicionamento Físico e Saúde no Envelhecimento

  • Carga Horária

    360 horas

  • Objetivos

    Dados atuais demonstram o aumento exponencial no número de idosos no Brasil e no mundo. Neste sentido, é imprescindível que essa população envelheça com saúde e qualidade de vida. Porém, para que isso ocorra, é necessário engajar-se sistematicamente em um programa de exercício físico prescrito criteriosamente por profissionais altamente qualificados, os quais conheçam aspectos fisiológicos, antropométricos, neuromusculares e psicológicos inerentes a esta população.  

  • Metodologia a Distância

    • Aulas são online, ao vivo em tempo real
    • 100%  (por cento) da carga horária do curso com aulas online, ao vivo em tempo real.
    • As aulas  ministradas ao vivo, são gravadas e disponibilizadas na  Plataforma de apoio, além disso ficam disponíveis, material de aula e exercícios  obrigatórios e as notas.
    • As notas são dadas pela correção dos exercícios  ou trabalhos solicitados pelos professores de cada disciplina
    • Não haverá prova presencial em nenhuma disciplina.
    • Não há diferença entre os  certificados de cursos presenciais ou a distância.
  • Programa

    ABORDAGEM INTEGRATIVA SOBRE O ENVELHECIMENTO

    Aspectos básicos sobre o processo de envelhecimento populacional no Brasil e no mundo; dados atuais e projeções do envelhecimento populacional; índice de envelhecimento; Efeitos negativos do envelhecimento associados às alterações antropométricas, neuromusculares e de composição corporal.

    ANATOMIA NO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO

    Estudo dos aspectos morfológicos dos sistemas ósseo, articular, muscular, nervoso, cardiovascular, digestório, respiratório, urinário, endócrino, reprodutivo, tegumentar e sensorial diante do processo de envelhecimento.

    PSICOLOGIA DO ENVELHECIMENTO

    A disciplina introduz os fundamentos teóricos, os termos e os métodos da Psicologia do Envelhecimento. Discute as bases biológicas e sociais do comportamento na velhice e trata de processos comportamentais básicos nessa fase da vida, especificamente os relacionados com a cognição, a motivação e a emoção. Analisa as tendências da pesquisa nacional e internacional em relação a esses tópicos.

    FISIOLOGIA ENDÓCRINA E DIABETES

     A disciplina visa apresentar os principais hormônios e seus mecanismos de ação, discutir a neuroendocrinologia do movimento, rever o controle hormonal da mobilização de substratos energéticos durante o exercício agudo e crônico, e finalmente analisar sua relação com a Diabetes Mellitus.

    REEDUCAÇÃO POSTURAL NO ENVELHECIMENTO

    Considerações anátomo-funcionais do aparelho locomotor; identificação e conseqüências dos maus hábitos posturais; fundamentos da medida da amplitude articular; postura corporal nas atividades diárias; fundamentos para a avaliação postural; fundamentos da postura dinâmica e sua relação com a ergonomia.

    FISIOLOGIA E PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIOS FÍSICOS NAS PATOLOGIAS CARDIOVASCULARES

    Estudo da fisiopatologia, etiologia e tratamento das principais patologias cardiovasculares (AVC, insuficiência cardíaca, aterosclerose, infarto agudo do miocárdio, sopro, doença arterial coronariana, trombose). Prescrição e reabilitação destas patologias a partir da prática sistematizada de exercícios físicos.

    PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIOS FÍSICOS NA OBESIDADE E SÍNDROME METABÓLICA

     Estudo da etiologia e fisiopatologia da obesidade e as contribuições da prática sistematizada de exercícios físicos na redução do peso corporal, e conseqüentemente da alteração da composição corporal, contribuindo significativamente em uma melhora no status de saúde do indivíduo.

    PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIOS FÍSICOS NO ENVELHECIMENTO

    Análise dos fatores determinantes do processo de senescência e envelhecimento humano. Prescrição do exercício físico como meio de promoção da longevidade durante a velhice. Utilização do exercício físico como recurso para prevenção e/ou melhora da capacidade funcional, combatendo assim, a dependência funcional, e consequentemente, a melhora da saúde e qualidade de vida.

    MEDIDAS E AVALIAÇÃO NO ENVELHECIMENTO

    Estudos antropométricos e de composição corporal em Idosos. Estudo dos componentes e avaliação da aptidão física relacionada à saúde. Medidas e avaliação. Testes de habilidades motoras.

    TREINAMENTO RESISTIDO E ENVELHECIMENTO

    Estudo do processo de envelhecimento, elaboração e desenvolvimento de programas de treinamento de força específicos para essa fase da vida.

    ENVELHECIMENTO E O SISTEMA OSTEOMIOARTICULAR

     Impacto do envelhecimento sobre o sistema osteomioarticular, contribuindo no surgimento de patologias como a Osteoartrite, Fibromialgia e a dor crônica no idoso; Relação entre a degeneração do sistema osteomioarticular e a diminuição da capacidade funcional; Aumento na prevalência de quedas e fraturas na terceira idade.

    PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIOS FÍSICOS NA SARCOPENIA, FRATURAS, OSTEOPOROSE E INCAPACIDADE FUNCIONAL EM IDOSOS

    Relação entre a redução de hormônios anabólicos circulantes no organismo com o avanço da idade cronológica e o aumento na probabilidade no surgimento de sarcopenia, osteoporose e fraturas, assim como sua influência na capacidade funcional.

    ENVELHECIMENTO, EXERCÍCIO FÍSICO E INCONTINÊNCIA URINÁRIA

     Conceitos básicos sobre o sistema uroginecológico masculino e feminino; Consequências orgânicas do envelhecimento e o aumento na prevalência da Incontinência Urinária; Intervenções não-farmacológicas no tratamento e/ou prevenção da Incontinência Urinária (programas de exercícios Físicos e Exercícios de Kegel).

    PRESCRIÇÃO DE ATIVIDADES AQUÁTICAS AO IDOSO

    Propriedades físicas da água e os efeitos da imersão nos diferentes sistemas. Técnicas e procedimentos específicos. Avaliação e conduta. Reabilitação no meio aquático. Jogos Aquáticos.

    JOGOS, ATIVIDADES RECREATIVAS E ESPORTES GERONTOLÓGICOS

    Compreensão da atuação do Profissional de Educação Física referente aos jogos, atividades recreativas e esportes para idosos nos diferentes ambientes de atuação como instrumentos de integração e desenvolvimento das pessoas nessa fase da vida e suas implicações culturais, sociais, políticas e econômicas. Desenvolvimento de uma atuação profissional crítica e criativa nos diferentes espaços e equipamentos de esporte e lazer na área gerontológica e na sociedade.  

    POLÍTICAS PÚBLICAS E DIREITO DO IDOSO

    O envelhecimento no Brasil e no mundo contemporâneo e as propostas de políticas públicas e seus direitos sociais, de cidadania e atenção ao idoso. Compreensão da legislação, estudos e reflexões sobre a questão do envelhecimento considerando o contexto social, cultural, econômico e político vigente como direitos de todos. Análise da construção das políticas públicas para o idoso no Brasil como espaços democrático na promoção da qualidade de vida e saúde dos idosos.

    FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO

     Ajustes e adaptações dos sistemas orgânicos em resposta ao exercício e ao treinamento físico.

    BIOMECÂNICA E CINESIOLOGIA APLICADA: HISTÓRICO E CONCEITUAÇÃO

    Planos e eixos; Introdução ao Estudo da Biomecânica; Aspectos Biomecânicos do Tecido Ósseo; Aspectos Biomecânicos das Articulações; Aspectos Biomecânicos da Função Neuromuscular; Estudo Cinesiológico e Biomecânico dos Segmentos Corporais; Marcha; A Importância dos Fluidos; Equilíbrio; Cinesiologia Aplicada.

    EMPREENDEDORISMO PARA PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE

    Estudo e entendimento de conceitos e fundamentos básicos sobre empreendedorismo para profissionais da área da saúde.

    MARKETING PESSOAL E DIGITAL

    Estudo e entendimento de conceitos e fundamentos básicos sobre mercadologia aplicados especialmente para profissionais da nutrição, educação física e ciências do esporte. Estratégias e atualidades empregadas para venda e divulgação de serviços em mídias e imprensa. Imersão em técnicas e táticas de apresentação e negociação de serviços.

    PRIMEIROS SOCORROS

    Histórico e conceituação relacionados aos primeiros socorros e atendimento pré-hospitalar; Reflexões sobre as competências e responsabilidades do prestador de socorro/socorrista e aspectos legais; Conceituação de lesões traumáticas, abertas, fechadas, hemorragias, ferimento e lesões mais frequentes na prática de exercícios físicos, atividades físicas e esportivas; Emergências neurológicas e cardiovasculares.

    BIOESTATÍSTICA APLICADA

    Conceito e utilização da estatística. Conceitos básicos (variáveis discretas, contínuas, dependentes, independentes, constantes, amostra, população). Organização dos dados em tabelas e gráficos. Distribuição de frequências (histograma, polígonos de frequência). Medidas de posição (média aritmética simples e ponderada, mediana, moda e as separatrizes: quartis, decis e percentis). Medidas de dispersão (desvio médio, variância, desvio padrão). Utilização de pacote estatístico para teste estatísticos e para desenvolvimento de gráficos.

    METODOLOGIA DA PESQUISA
    Introdução à pesquisa
    Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico
    Trabalhos científicos: roteiro de pesquisa / Projeto de pesquisa / TCC

  • Certificação

    Serão concedidos certificados de Pós-Graduação – Lato Sensu, Especialização ou MBA, dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis, com a Gestão Operacional do Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia, aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7) nas disciplinas e tiverem seu trabalho final de curso (TCC) ou monografia aprovado.

  • Documentação

    • Identidade e CPF (cópia)
    • Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia)
    • Comprovante de Residência (cópia)
    • Diploma de Graduação (cópia autenticada)
    • Histórico Escolar
    • 3 Fotos 3×4

  • Investimento

Unidade20 parcelas
*Mensalidade até o dia 10
Valor da Mensalidade
OnlineR$ 351,90R$ 414,00
Desconto de 15% para pagamento até dia 10 de cada mês
Desconto de 20% para pagamento à vista

Taxa de matrícula: R$ 90,00