Sociedade, educação e fazer pedagógico – saberes necessários para uma prática docente

  • Carga Horária

    12 horas

  • Metodologia a Distância

    • Aulas são online, ao vivo em tempo real
    • 100%  (por cento) da carga horária do curso com aulas online, ao vivo em tempo real.
    • As aulas  ministradas ao vivo, são gravadas e disponibilizadas na  Plataforma de apoio, além disso ficam disponíveis, material de aula e exercícios  obrigatórios e as notas.
    • As notas são dadas pela correção dos exercícios  ou trabalhos solicitados pelos professores de cada disciplina
    • Não haverá prova presencial em nenhuma disciplina.
    • Não há diferença entre os  certificados de cursos presenciais ou a distância.
  • Programa

    1) Recursos para Contadores de Histórias

    DURAÇÃO :03h

    Ementa: Apresentar aos professores linhas e orientações, pressupostos teóricos e experiências de práticas pedagógicas, ferramentas pedagógicas para a prática da Contação de Histórias. Serão apresentadas temáticas sobre o Narrador; A Escrita e Discurso Oral, Mitos e Lendas, Fábulas e Contos de Fadas; técnicas e exercícios para Contar uma História, Narrativas Orais e Narrativas Escritas, abordar as Técnicas e

    exercícios de voz para a prática da Contação de Histórias, estratégias para fomentar o gosto pela leitura através da Arte de Contar de Histórias, elementos para a construção do cenário das Histórias contadas, apresentar elementos e técnicas de musicalização para uma Lenda Contada ou um Conto de Fadas, como elaborar um roteiro para a apresentação das Histórias, a construção de cenários a partir das informações sugeridas pelas histórias, organizar o tempo de uma apresentação. Referências e informações sobre os Clássicos dos Contos de Fadas – Irmãos Grimm e Charles Perrault, histórias que tem origem medieval e nos séculos XVII na França. Linguagem simbólica das Fábulas. Breve Panorama dos Contos de Fadas de Grimm e o encantamento dos contos de fadas.

    Tópicos:

    •  Quais histórias podemos contar?
    •  O poder das histórias?
    •  A Trajetória de uma história;
    •  Os motivos para gostarmos tanto das histórias.
    •  Cuidados que buscamos ter ao se tornar um Contador de Histórias.

    2)   Diversidade Cultural brasileira e o Ensino da Arte-

    Educação – subsídios práticos e teóricos para uma prática pedagógica

    DURAÇÃO :03h

    Ementa: Conhecer e apresentar a diversidade do patrimônio material imaterial cultural brasileiro e introduzir alguns conceitos e perspectivas que permeiam a temática da Arte – Educação nas Escolas, como objeto de estudo compreender e valorizar as diferentes manifestações culturais, reconhecer a diversidade cultural como um direito dos povos e dos indivíduos. Promover e difundir uma noção de cultura que integre a dinâmica e a criatividade. Trabalhar com as diferentes linguagens e expressões presente no ensino da Arte. Competências e habilidades a serem desenvolvidas em o Ensino da Arte – Educação. Durante esse módulo, será possível indicar, contudo, a título de um quadro de referências. Tematizar os aspectos implícitos no campo da diversidade cultural brasileira e o ensino da Arte- Educação.

    Tópicos:

    •  História do ensino da Arte Educação no Brasil;
    •  Experiências de Ateliês de Arte em Escolas – Educação Infantil.
    •  Recursos Pedagógicos para as atividades de Arte – Educação;
    •  Modernismo, Cubismo, Arte Moderna
    •  O exemplo das ações produzidas pela Arte Moderna e o movimento Modernista no Brasil

    3)   Relações Étnico-Raciais na Escola

    DURAÇÃO:3h

    Ementa – Compreender os processos históricos e elementos culturais que constituem as identidades das matrizes étnicas brasileiras. Oferecer formação os professores e perspectivas teóricas e Experiências de

    ensino/aprendizagem e pesquisa. Iremos abordar linhas gerais, orientações, pressupostos teóricos e experiências de práticas pedagógicas sobre a temática da Educação das Relações Étnico-Raciais e antirracismo; As Leis 10.639/03 e 11.645/2008 e a obrigatoriedade do ensino das histórias e culturas dos povos indígenas do Brasil e da História da África e dos Afro-brasileiros. Valorizando as matrizes indígenas, africanas e afro-brasileiras na sociedade, e subsidiandoações de combate ao racismo, bem como a inclusão crítica e qualificada das Histórias e Culturas dos Povos Indígenas, da História da África e dos Afro-brasileiros nos currículos escolares.

    Tópicos:

    •  Metodologias de ensino para a implementação dos conteúdos afro-ameríndios nas escolas.
    •  Teorias e Práticas para os currículos a partir da Lei. 10.639/2003 e 11.645/2008;
    •  Diversidade: a cultura afro-brasileira e Lei n. 10.639/2003 e a Lei 11.645/2008;
    •  Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações étnicos –raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro- Brasileira e Africana e Indígena.

    4)   Formando Agentes de Leitura

    Duração: 3h

    Ementa – Neste tópico, iremos desenvolver e apresentar estratégias que dizem respeito ao universo da leitura. Desenvolver técnicas de mediação de leitura, práticas de leitura, interpretação textual, linguagem escrita e linguagem oral, elaboração de repertório de histórias, elaboração textual, técnicas de musicalidade para a prática da Contação de histórias, apresentar referencias teóricos e exercícios sobre a prática da leitura e da arte de contar de histórias, como um fazer pedagógico.  Iremos introduzir alguns conceitos fundamentais, como Memória Discursiva, Memória de Oralidade, Narrativa, Imaginário,

    Interdiscurso, Discurso, Linguagem. Apresentar os principais gêneros textuais. (Lendas, mitos, contos, crônica, fabulas, poesia, prosa, causos…). Vivenciar um rico repertório que produzem sentidos e significados ao universo da palavra. Fomentar técnicas e práticas de leitura e de Conotação de histórias.

    Das Narrativas literárias produzidas sobre os indígenas, enquanto tradições de oralidade e oferecer referências para a prática pedagógica de contar histórias.

    • Metodologia das Aulas Remotas:
    • Neste curso todas as aulas acontecerão ao vivo e na modalidade de plataforma digital. Os conteúdos serão disponibilizados nas datas e horários indicados. As atividades aqui propostas ajudaram os alunos a buscar informações, a refletir e trocar idéias. Iremos propor aos professores e gestores, atividades e conteúdo que possam trabalhar com temas alinhados a BNCC, dentro dos campos de Experiências e dos Direitos de Aprendizagem, competências e das vivências.

    A estrutura do módulo possibilita uma articulação das propostas aos conteúdos, onde a qualidade das atividades sugeridas e o potencial das propostas contribuíram para uma prática educativa da educação integral e inclusiva. Serão oferecidos encontros online, uma plataforma online disponível, fóruns online, vídeos, textos, sugestão de links, sites, conteúdos digitais, acervos digitais, referências bibliográficas, comunicação por e-mail com os cursistas e certificado de participação, totalizando uma carga horária (?). Os conteúdos pedagógicos aqui selecionados estão de acordo com os objetivos propostos na Base Nacional Curricular Comum, a BNCC, a fim de propiciar aos educadores, agentes culturais, mediadores e professores (as), estratégias pedagógicas e metodologias que os auxiliem em suas práticas.

    Gestão de Segurança nas Atividades Produtivas: Legislação Aplicada a Segurança do Trabalho; Normas Regulamentadoras (NRs) do MTE; Normas Brasileiras, Internacionais e Estrangeiras; Outras Normas, Manuais, Guias e Recomendações de Segurança. Segurança Operacional e Segurança de Navios e Portos: NR-30; Código Internacional de Segurança de Navios e Portos (ISPS Code); Indicadores ligados ao ISPS e NR-30.

  • Certificação

    O Certificado digital será emitido pelo Instituto de Pesquisa,Educação e Tecnologia -IPETEC, e enviado para o e-mail do aluno.

  • Documentação

    • Identidade e CPF (cópia)
    • Comprovante de Residência (cópia)

  • Investimento

    Valor do curso: R$ 300,00

    Valor com desconto de R$ 15% – R$ 255,00

    Pagamento à vista, desconto de 20% – R$ 240,00

UnidadeValor do Curso
OnlineR$ 300,00