Engenharia da Qualidade

  • Carga Horária

    360 horas

  • Objetivos

    Capacitar profissionais nos fundamentos de desenho, desenvolvimento e testes de sistemas, habilitando-os a levantar requisitos, desenhar, especificar, documentar, implantar e manter sistemas de recursos computacionais com aderência aos padrões metodológicos e ao ciclo de vida de desenvolvimento da solução de software. Gerir ambientes computacionais e as disciplinas de aquisições, manutenção e suporte ao usuário dos sistemas computacionais.
    Qualificar o participante para o Magistério do Ensino Superior

  • Coordenação Acadêmica

    Carlos Roberto Dorneles

  • Programa

    GERENCIAMENTO DE RISCOS (18H)
    Análise e Gerenciamento de Riscos. Ferramentas Gerenciais de Controle: EAR e PGR. Medidas Preventivas e Mitigadoras. Ferramentas; APR (Análise Preliminar de Risco), AST (Análise de Segurança da Tarefa), HAZOP, FMEA, PT (Permissão para Trabalho) e Mapa de Risco. Boas Práticas de Segurança na Indústria. Máquinas e Equipamentos; Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva.

    ENGENHARIA DE CONFIABILIDADE (18H)
    Etapas da aplicação da confiabilidade; Custos da manutenção e da produção em função da confiabilidade; Classificação dos modos de falha; Manutenção ( Preventiva, Preditiva, Detectiva, Engenharia de Manutenção, Manutenção Corretiva); Curva da Banheira; Parâmetros da confiabilidade; TMPR –Tempo médio para reparos; Análise de Árvore de Falhas – Elementos lógicos. Análise Funcional; Analise de Criticidade; Analise de modo e efeito crítico de Falha; Análise das Causas-Raízes de Falha.

    GERENCIAMENTO DE CUSTOS (18H)
    Demonstrações financeiras básicas e discute sua função no processo de tomada de decisão. Descreve e analisa métricas de geração de valor. Explica os conceitos de capital de giro e fluxo de caixa e discute a sua importância para a saúde financeira da organização.

    ENGENHARIA DE PROCESSOS (18H)
    Gestão de Processos: Fundamentos, Técnicas e Modelos de Implementação. Criação do fluxo contínuo, fluxo interno, layout e máquinas que fazem parte do processo produtivo, análise de disposição de recursos, diagrama de spaghetti, tipos de layout, identificação das atividades dos operadores, interpretação da demanda do cliente traduzindo-a no fluxo contínuo. Elaboração de o plano para cada peça (PPCP ou PFEP)

    LEAN SIX SIGMA (18H)
    Definir e contextualizar o programa de Lean Seis Sigma e suas ferramentas. Fundamentos do LSS; A metodologia DMAIC; Mapa de Raciocínio; Estatística Básica: tipificação de dados, medidas de posição, medidas de dispersão, gráficos: setores, barras, histograma, pareto, boxplot, sequencial; Introdução ao CEP – Controle Estatístico de Processos.

    MAPEAMENTO DE FLUXO DE VALOR (18H)
    O Mapa de Fluxo de valor como bússola do processo, sendo base para atingir os estados futuros através de um concreto plano de ação. Entender o Mapa de Fluxo de Valor como um projeto e a figura do Líder do MFV como gerente de projeto. Explorar a técnica do mapeamento, seus ícones e a forma de utilização desta linguagem simbólica internacional. Realizar o mapa atual para uma empresa, vislumbrar e desenvolver o mapa do estado futuro desta empresa. Construir e gerir um plano de ação de implementação Lean e acompanhá-lo.

    GESTÃO PRODUTIVA TOTAL (TPM) E ANÁLISE DE MODOS DE FALHAS (FMEA) (18H)
    Os cinco pilares do TPM: Eficiência – Autorreparo – Planejamento – Treinamento – Ciclo de vida. Manutenção Autônoma. Manutenção Planejada. Falhas Visíveis – Falhas invisíveis. Padrão Técnico de Processo: Controle x ajuste; Avaliação de Processos. Fluxo de informações técnicas. Definir, identificar e eliminar falhas. Determinação da causa, efeito e risco de cada tipo de falha. Implantação de ações para aumentar a confiabilidade. Análise de tempos de parada. Ação do operador no sistema de manutenção. Organização do estudo do módulo de falhas, planilha do FMEA. Implementação do FMEA em uma lógica PDCA. Avaliação e cálculo dos NPR’s.

    TÉCNICAS E FERRAMENTAS DO SIX SIGMA I – PDCA E DMAIC (18H)
    Conceitos Básicos do TQC: Qualidade; Processo; Item de Controle e Item de Verificação. O Ciclo PDCA de Controle de Processos: atuação ao alcance das metas para manter-melhorar. As Ferramentas analíticas. Sete Ferramentas Administrativas da Qualidade. Integração das ferramentas Lean Seis Sigma ao DMAIC (Definir – Medir – Analisar – Melhorar – Controlar) . Estatística e Variabilidade.

    ESTATÍSTICA BÁSICA E MINITAB PARA SIX SIGMA (18H)
    Sistema de medição. Validação do sistema de medição. Curva de distribuição normal e curvas de distribuição não normal. Dados contínuos e dados discretos. Estudo das oportunidades de defeitos Limites de especificação superior e Inferior. Coleta de Dados. Gráficos no Minitab: Gráfico de Pareto. Diagrama de causa e efeito. Histograma. Diagrama de dispersão. Gráfico de Controle. Cálculo de Z. Capacidade do Processo e Performance do Processo Cp, Cpk Pp, Ppk. Gráfico de controle x tecnologia. Testes de hipóteses com dados contínuos e discretos usando a média ou desvio padrão.

    GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIOS (18H)
    Desenvolver um plano de ação do gerenciamento de portfólio. Planejar o portfólio, Avaliar o portfólio. Desenvolver e evoluir a governança e organização do portfólio. Avaliar o processo de execução do gerenciamento do portfólio. Análise do perfil de risco. Deliberar sobre a diversificação de projetos. Alinhamento contínuo com os objetivos de negócio.

    MÉTODOS ÁGEIS EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS (18H)
    Introdução ao Agile e ao Scrum; O manifesto Ágil e seus Princípios; A importância do Produto Mínimo Viável (MVP); Visão geral e conceitual do framework Scrum; Características e benefícios do Scrum / Framework SCRUM; Iniciando um Projeto; Definindo a Equipe Scrum; Criando e Priorizando o Backlog do Produto; identificando as Necessidades das Partes Interessadas; definindo prioridades. Planejamento em multinível (Planning Onion): Diário, Sprint, Versão de Entrega, Produto e Portfólio / Implementação do Projeto; Criando os Entregáveis / Monitorando projetos com Scrum; Revisão e Retrospectiva – Concluindo e validando uma Sprint. Release – Concluindo e validando um Projeto.

    GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS (18H)
    Planejamento de RH, Contratação e mobilização de equipes; Funções, responsabilidades e relações hierárquicas; Ferramentas e técnicas: organogramas e descrições de cargos; Matriz de Responsabilidades (MR); Aspectos funcionais do recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento, remuneração.

    GERENCIAMENTO DA MUDANÇA (18H)
    Cultura organizacional. Descreve a dinâmica do clima organizacional e propõe formas de avaliá-lo. Discute modelos e ferramentas para identificar situações ou áreas que requeiram mudança. Propõe estratégias, processos e instrumentos de gestão de mudanças.

    GESTÃO POR RESULTADOS (18H)
    Fatores Críticos da Gestão: Liderança e Conhecimentos na Gestão; Método Gerencial: Análise, plano, Execução e Verificação; Táticas de Gerenciamento; Gerenciamento dos resultados; Gerenciamento dos Processos; Gerenciamento dos resultados; Gestão das equipes para solução de problemas; Gestão do Ambiente; Foco nas soluções. Métricas ou indicadores de gestão de Recursos Humanos; a importância das métricas para pessoas e Organizações; métricas quantitativas e qualitativas, de eficiência e de eficácia, simples e compostas; métricas demográficas, financeiras e de processos envolvendo gestão de RH; o balanced scorecard (BSC) no contexto das métricas de RH; o BSC de Jac Fitz-Ens e os subsistemas de RH. Big Data em RH e seus principais usos.

    TECNOLOGIA EM BPM (18H)
    Sistemas de Informações Gerenciais. Aplicações Integradas. Processos de Negócios apoiados nos sistemas. Plataformas BPMS; Worflows vs BPMS; Tecnologia da Informação e o BPMS.

    METROLOGIA (18H)
    Objetivos da Medição; Confiabilidade Metrológica; Áreas de Atuação da Metrologia; Dimensões das Grandezas; Análise Dimensional; Algarismos Significativos. Rastreabilidade; Calibração e Ensaio. Processo de Medição; Exatidão; Precisão; Repetibilidade e Reprodutibilidade. Deriva Instrumental; Erro Máximo Admissível; Correção, Ajuste; Incerteza de Medição. ISO 10012 (Sistemas de gestão da medição).

    AUDITORIA DO SISTEMA DE GESTÃO (18H)
    NBR ISO 19011; Tipos de Auditoria; Etapas e Realização de Auditorias Internas e em Fornecedores; Planejamento; Preparação; Responsabilidades do Auditor; Condução das atividades; Coleta de informações; Constatações da Auditoria; Identificação e o registro de não-conformidades; Relatório de Auditoria; Conclusão da auditoria, relatório, fechamento e follow-up.

    GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL (18H)
    Gerenciamento da Qualidade Total; Ferramentas e Métodos para Melhoria da Qualidade; Programas de Qualidade e Produtividade: Gerenciamento pelas Diretrizes, Gerenciamento de Rotinas, 5S, PDCA. Ação Gerencial / 5W1H – Padronização. Identificar os indicadores de desempenho relacionados com as atividades de rotina ou operacionais de cada cargo/função/pessoa. Atender às necessidades dos clientes/usuários. Transformar indicadores subjetivos em algo mensurável; Especificações.

    DESIGN THINKING (18H)
    Metodologia de Design Thinking. Experiência do usuário. Geração de alternativas. Empatia. Introdução a métodos para geração de ideias e inclusão de pessoas (funcionários, clientes, stakeholders…) no processo criativo. Tangibilização e resultados. Técnicas e Ferramentas Colaborativas e Centradas nas Pessoas: Gamestorming, Toolset de Design Thinking, Facilitação de dinâmicas despertando o mindset criativo.

    METODOLOGIA DA PESQUISA E DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR (18H)
    Introdução à pesquisa / Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico / Técnicas e instrumentos de coleta de dados / Seleção de sujeitos. / Trabalhos científicos: roteiro de pesquisa. Projeto de pesquisa e monografia / Orientações TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) / Formatos / Meios de entrega e prazos.

  • Certificação

    Serão concedidos certificados de Pós-Graduação – Lato Sensu, Especialização ou MBA, dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis, com a Gestão Operacional do Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia, aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7) nas disciplinas e tiverem seu trabalho final de curso (TCC) ou monografia aprovado.

  • Documentação

    • Identidade e CPF (cópia)
    • Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia)
    • Comprovante de Residência (cópia)
    • Diploma de Graduação (cópia autenticada)
    • Histórico Escolar
    • 3 Fotos 3×4

  • Investimento

Unidade24 Parcelas
*Mensalidade até o dia 10
Valor da Mensalidade
Rio de JaneiroR$ 422,28
R$ 496,80

*  Desconto de 15% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês.
Para pagamento à vista: desconto de 20% no valor total do curso.
Taxa de inscrição: R$ 90,00