Engenharia De Projetos Industriais

  • Carga Horária

    360 horas

  • Objetivos

    O curso de especialização em Engenharia de Projetos Industriais destina-se a capacitar profissionais oriundos de áreas específicas com visão global de projetos industriais envolvendo as especialidades de Processo, Sistemas de Utilidades, Civil, Elétrica, Instrumentação e Automação Industrial, Mecânica e Tubulações Industriais, aperfeiçoando conhecimentos voltados a capacidade de trabalho e intelectual de forças-tarefa criadas para desenvolver ou coordenar projetos de Engenharia alinhados às oportunidades atuais nos principais setores industriais.

  • Metodologia A Distância

    • Aulas são online, ao vivo em tempo real
    • 100%  (por cento) da carga horária do curso com aulas online, ao vivo em tempo real.
    • As aulas  ministradas ao vivo, são gravadas e disponibilizadas na  Plataforma de apoio, além disso ficam disponíveis, material de aula e exercícios  obrigatórios e as notas.
    • As notas são dadas pela correção dos exercícios  ou trabalhos solicitados pelos professores de cada disciplina
    • Não haverá prova presencial em nenhuma disciplina.
    • Não há diferença entre os  certificados de cursos presenciais ou a distância.
  • Coordenação Acadêmica

    Professor Oscar Felizzola Souza

  • Programa

    INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PROJETOS INDUSTRIAIS (18h)
    A Engenharia de Projetos Industriais. Empresas de Engenharia de Projetos.A demanda do mercado de Engenharia de Projetos no Brasil.Formas de atuação do Engenheiro de Projetos.Panorama da engenharia de projetos industriais no Brasil.O profissional da Engenharia de Projetos.Engenheiro versus Projetista. Engenharia de Projetos.Industriais: O projeto. O projeto de Engenharia. Classificação de projetos.  Requisitos para o Desenvolvimento da Engenharia de Projeto. Documentação Técnica da  Engenharia de Projeto.

    GERENCIAMENTO DE PROJETOS (18h)
    Introdução à Administração de Projetos :  Conceitos e definições; Ciclo de vida de projetos;Introdução às áreas do conhecimento ;  Introdução aos processos de gerenciamento de projetos; Estruturas organizacionais para projetos;  Gestão de programas e o escritório de projetos. Processos do Gerenciamento de Projetos : Processo de iniciação e geração do Termo de Abertura do Projeto (TAP); Planejamento e geração do Plano de Gerenciamento de Projetos (PGP); Processo de execução; Processo de monitoração e controle e das mudanças do projeto; Encerramento do projeto ou da fase do projeto; Gerenciamento de projetos interdependentes. Áreas do Conhecimento para Gestão de Projetos: Gestão da Integração; Gestão do Escopo; Gestão dos Prazos; Gestão dos Custos; Gestão da Qualidade; Gestão de Recursos; Gestão da Comunicação; Gestão de Riscos; Gestão das Aquisições e Contratos; Gestão de Partes Interessadas (Stakeholders).

    ESCRITÓRIO DE PROJETOS (18h)
    Estrutura organizacional de apoio aos projetos. Funções: normatização, educação, operação e controle; Portfólio de projetos. Processos decisórios estruturados – importância, conceitos e benefícios. Modelos de maturidade. Análise comparativa entre Modelos de Maturidade. Tipos de PMO. Processos do PMO.

    METODOLOGIA FEL, PRÁTICAS DE MELHORIA DO VALOR E GERENCIAMENTO DE INTERFACES EM PROJETOS (18h)
    Terminologia relativa a Empreendimentos.Sistemática de Gestão de Empreendimentos. Fases de Definição de um Empreendimento ( FEL): Fase de Planejamento do Negócio – FEL 1; Fase de Engenharia Conceitual – FEL 2; Fase de Engenharia Básica – FEL 3. Práticas de Melhoria do Valor ( VIPs) : História das Práticas de Melhoria do Valor (VIPs);O que é uma Prática de Melhoria do Valor (VIP); Como uma Prática se torna uma VIP. Principais Práticas de Melhoria do Valor ( Seleção de Tecnologia; Simplificação de Projetos ;Classes de Qualidade da Planta; Minimização de Resíduos;Otimização de Energia; Modelagem de Confiabilidade de Processos;Customização de Padrões e Especificações; Manutenção Preditiva; Design Orientado para a Capacidade; Engenharia do Valor; Análises de Construtibilidade ou Constructability; CAD 3D).Considerações sobre as VIPs. Gerenciamento de Interfaces em Projetos :Introdução; Desenvolvimento; Aplicação; Conclusão.

    APLICATIVOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS (18h)
    Introdução às Ferramentas de Gestão de Projetos: Níveis hierárquicos e de complexidade dos Projetos (Visão Micro a EPS); Grupos de ferramentas de gestão de projetos (Cronogramas, Comunicação, GED, Ágeis). Ferramentas Principais de Planejamento e Controle de Projetos: Excel para base de dados; MS-Project para desenvolvimento e controle de cronogramas; Open Project como alternativa ao MS-Project para desenvolvimento e controle de cronogramas; Primavera para desenvolvimento e controle de cronogramas EPS.

    SISTEMAS DE GESTÃO DE QSMS E OUTROS EM EMPREENDIMENTOS (27h)
    Gestão da Qualidade na Indústria. Gestão Ambiental na Indústria.Gestão da Segurança na Indústria.Conceitos no Sistema de Gestão Integrado ( SGI).Riscos Socioambientais na implementação de Empreendimentos Industriais. Avaliações de Macro e Microlocalização de Empreendimentos Industriais. Licenciamentos Ambientais e seus processos.

    VIABILIDADE ECONÔMICA E FINANCEIRA DE PROJETOS (18h)
    Bases da Matemática Financeira : Revisão de conceitos econômicos (Fluxo de Caixa, Juros, valor presente, valor futuro e valor uniforme); Relações de equivalência entre capitais; Descontos.

    Métodos de Análise e Avaliação Financeira :Taxa Interna de Retorno (TIR); Valor Presente Líquido (VPL); Tempo de Retorno (PayBack); Retorno sobre o Investimento (ROI); Análise Econômica para Seleção entre Alternativas.

    Estudo do fluxo de caixa: Projeção dos investimentos necessários ao projeto; Estimativa da relação entre financiamento e capital próprio; Projeção das receitas operacionais e financeiras; Projeção dos custos operacionais, tributários e financeiros; Conceito de vida útil de um projeto.

    Análise de Viabilidade Financeira sob Condições de Incerteza: Análise de Sensibilidade; Análise Probabilística; Decisões Econômicas sob Condições de Incerteza.

    ENGENHARIA DE PROJETO DE PROCESSOS INDUSTRIAIS E DE SISTEMAS DE UTILIDADES (36h)
    Visão Geral. Fases e suas Atividades. Modalidades de Contrato. Gestão Integrada de Projetos.Introdução à Engenharia de Projeto de Processos Industriais. Processos de uma Instalação Industrial. Atividades da Engenharia de Projeto de Processos Industriais . Fluxo de Informações. Guia para Desenvolvimento : Projeto Conceitual; Projeto Básico; Projeto Detalhado.Introdução à Engenharia de Projeto de Sistemas de Utilidades. Sistemas de Utilidades de uma Instalação Industrial. Atividades da Engenharia de Projeto de Sistemas de Utilidades de Instalações Industriais. Fluxo de Informações. Guia para Desenvolvimento : Projeto Conceitual; Projeto Básico; Projeto Detalhado.

    ENGENHARIA DE PROJETO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS (27h)
    Requisitos Fundamentais de uma Instalação Elétrica. O Projeto de Instalações Elétricas e suas etapas. A Documentação do Projeto de Instalações Elétricas. Atividades da Engenharia de Projetos de Instalações Elétricas. Fluxo de Informações. Critérios de Projeto. Projeto Conceitual :Guia para Desenvolvimento. Projeto Básico : Guia para Desenvolvimento. Projeto Detalhado : Guia para Desenvolvimento.

    ENGENHARIA DE PROJETO DE INSTRUMENTAÇÃO E AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL (27h)
    A Documentação do Projeto de Instrumentação e Automação Industrial. Atividades da Engenharia de Projeto de Instrumentação e Automação Industrial.Fluxo de Informações.Critérios de Projeto para Instrumentação. Critérios de Projeto para Automação Industrial. Projeto Conceitual :Guia para Desenvolvimento.Projeto Básico : Guia para Desenvolvimento.Projeto Detalhado :Guia para Desenvolvimento.

    ENGENHARIA DE PROJETO DE EQUIPAMENTOS E COMPONENTES MECÂNICOS (27h)
    Atividades da Engenharia de Projeto. Fluxo de Informações. Critérios de Projeto para Mecânica. Projeto Conceitual: Guia para Desenvolvimento. Projeto Básico : Guia para Desenvolvimento. Projeto Detalhado :Guia para Desenvolvimento.

    ENGENHARIA DE PROJETO DE TUBULAÇÕES INDUSTRIAIS (27h)
    Critérios de Projeto para Tubulação Industrial. Critérios de Projeto para Suportes para Tubulação. Projeto Conceitual: Guia para Desenvolvimento. Projeto Básico : Guia para Desenvolvimento. Projeto Detalhado :Guia para Desenvolvimento.

    ENGENHARIA DE PROJETO DE OBRAS CIVIS (27h)
    Caracterização das Especialidades envolvidas. Atividades da Engenharia de Projeto de Obras Civis. Fluxo de Informações. Critérios de Projeto para Arquitetura. Critérios de Projeto para Estruturas de Concreto. Critérios de Projeto para Estruturas Metálicas. Critérios de Projeto para Infra-Estrutura Civil. Projeto Conceitual :Guia para Desenvolvimento.Projeto Básico : Guia para Desenvolvimento.Projeto Detalhado :Guia para Desenvolvimento.

    TÓPICOS COMPLEMENTARES I EM ENGENHARIA DE PROJETOS INDUSTRIAIS (18h)
    Outras Atividades da Engenharia de Projetos: Avaliação Técnica de Propostas de Fornecedores de Equipamentos; Aprovação dos Desenhos dos Fornecedores de Equipamentos; Elaboração de Especificações Técnicas de Serviços; Elaboração de Manuais de Operação e Manutenção; Elaboração dos Desenhos de Coordenação; Elaboração de Desenhos “ As Built “ ; Fluxo de Informações. Qualidade da Engenharia de Projetos : Sistema de Garantia da Qualidade,  Padronização e Normalização.

    TÓPICOS COMPLEMENTARES II EM ENGENHARIA DE PROJETOS INDUSTRIAIS (18h)
    Softwares para Aplicação em Engenharia de Projetos : Introdução; A Contribuição dos Softwares na Elaboração de Projetos; A Indústria dos Softwares; A Evolução dos Softwares para Engenharia; Exemplos de Softwares para Engenharia. Gerenciamento Eletrônico de Documentos- GED de Engenharia : Transformação do Papel em Mídia Digital; Vantagens do GED; Considerações para Aquisição; Recuperação de Documentos em Arquivos Tradicionais.

    METODOLOGIA DA PESQUISA E DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR (18h)
    Introdução à pesquisa, Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico, Trabalhos científicos: roteiro de pesquisa / Projeto de pesquisa / TCC

  • Certificação

    Serão concedidos certificados de Pós-Graduação – Lato Sensu, Especialização ou MBA, dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis, com a Gestão Operacional do Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia, aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7) nas disciplinas e tiverem seu trabalho final de curso (TCC) ou monografia aprovado.

  • Documentação

    • Identidade e CPF (cópia)
    • Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia)
    • Comprovante de Residência (cópia)
    • Diploma de Graduação (cópia autenticada)
    • Histórico Escolar
    • 3 Fotos 3×4

  • Investimento

Unidade24 Parcelas
*Mensalidade até o dia 10
Valor da Mensalidade
OnlineR$ 422,28
R$ 496,80

* Desconto de 15% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês.
Para pagamento à vista: desconto de 20% no valor total do curso.

Taxa de inscrição: R$ 90,00