Engenharia De Software

  • Carga Horária

    360 horas

  • Objetivos

    Formar profissionais da área de computação em conceitos, métodos, tecnologia e processos para gestão de equipes de desenvolvimento de software; Capacitar os participantes para o Magistério Superior.

  • Coordenação Acadêmica

    Luiz Gustavo Bittencourt Villela

  • Programa

    GERENCIAMENTO DE PROJETOS (18H)
    Definição e fundamentos em Projetos. Tipos de projeto. Áreas de conhecimento PMBok. Ciclo de Vida de Projeto e produto. Escopo

    GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE TI (18H)
    EAP – Estrutura analítica de projetos de TI. Gerenciamento do tempo. Cronograma. Riscos em Projetos de TI. Qualidade em Projetos de TI. Acompanhamento de projetos de TI.

    PROJETOS ÁGEIS E SCRUM (18H)
    Metodologias de Gerenciamento de projetos e frameworks. Projetos Ágeis (agile). SCRUM. Gerenciamento do tempo. Cronograma. Riscos em Projetos de TI. Qualidade em Projetos de TI. Acompanhamento de projetos.

    FERRAMENTAS INTEGRADAS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS (18H)
    Gerenciamento integrado de projetos e frameworks. Plataformas e ferramentas de GP.

    ANÁLISE FINANCEIRA DE PROJETOS DE TI (18H)
    Conceitos básicos. Indicadores Financeiros: Juros simples, Juros Compostos, Taxas de juros, Descontos simples e compostos e Amortização de empréstimos. Análise de Investimentos. Análise de resultados. Conceitos de equivalência e fluxo de caixa. Valor Presente Líquido. Taxa Interna de Retorno / Pay Back (simples e descontado). Taxa de atratividade. Custo de oportunidade.

    GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES (18H)
    Visão da dificuldade de se gerenciar pessoas e conflitos. Capacitação na utilização dos sistemas de informação conforme necessidades do negócio; Conscientização contínua, disseminação da cultura empresarial, metodologias para facilitar o engajamento; Conhecimento da Política, diretrizes e normas corporativas; Engenharia Social: como reconhecer e evitar; possíveis conseqüências. Capacitação e treinamento continuado da Equipe de TI: BELBIN e perfis profissionais; Relacionamento da equipe de TI com seus usuários/clientes; Contratação de serviços em TI: desenvolvimento de sistemas e suporte – Cuidados necessários, gestão dos processos terceirizados.
    ALINHAMENTO ESTRATÉGICO AO NEGÓCIO (18H)
    Estratégias de serviços de TI: Operação de Serviços; Gerenciamento de Incidentes; Desenho de Serviços de TI; Gestão de Fornecedores; Níveis de Serviço; Catálogo de Serviços e Disponibilidade de Serviços; Transição de Serviços de TI; Lei Sarbanes Oxley – SOx; Fundamentos do COBIT; Fundamentos do ITIL.
    PLANO DE CONTINUIDADE DO NEGÓCIO (36H)
    Gerência de crises: tipo de incidentes que podem causar um impacto na continuidade dos serviços de disponibilização de Sistemas de Informação; Plano Geral de Administração de Crises; Processo de robustecimento dos sistemas, para torná-los resistentes a acidentes e falhas: sistemas redundantes, sistemas dualizados, sistemas de energia ininterrupta; Plano de Contingência ou Plano de Recuperação de Desastres; Objetivos e Processo de Planejamento do Plano de Continuidade do Negócio; Ciclo de Vida do Business Continuity Planning – ou PCN; BIA – Business Impact Analysis – Análise de Impacto no Negócio – definição da prioridade e do tempo de recuperação dos Sistemas de Informação com base dos requisitos de negócio; Opções de Plano de Contingência, com análise tempo de recuperação x custo; Envolvimento estratégico da alta administração da organização na definição dos objetivos do PCN; Processo de ativação do PCN – sequência e processo de autorização; Importância dos testes do PCN e de sua documentação, tipos de testes e sua funcionalidade; Segurança Física e Lógica dos ambientes de contingenciamento (backup sites); Equipe de Tratamento de Incidentes de Segurança e seu envolvimento no PCN – necessidade de documentar o tratamento dado a incidentes para poder incluir as novas hipóteses no Plano Global de tratamento de incidentes; Plano de Contingência para Pessoas – Visão de recursos humanos críticos para manutenção das funções de TI requeridas pelo negócio; Processo de melhoria contínua no PCN.

    GOVERNANÇA E GESTÃO DE SERVIÇOS DE TI (18H)
    Governança. Gestão e Liderança. Gestão de pessoas. Gerenciamento de equipe de trabalho. Comunicação interpessoal e organizacional. Processos Grupais. Gerenciamento do desempenho. Competências.
    GESTÃO DE AMBIENTES FÍSICOS DE TI E GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS E COMPETITIVIDADE (18H)
    Controles de Segurança Física segundo a ISO17799:2005 e o COBIT; Impactos de ameaças aos ambientes físicos em relação à Segurança Lógica dos sistemas; Meio ambiente: Controle de temperatura e umidade para equipamentos de processamento de dados; Detecção e combate de incêndio. Controles sobre alimentação elétrica: Sistemas de alimentação ininterrupta e grupos geradores, Sistemas dualizados; Testes e verificação da eficácia. Controle de acesso em ambientes de processamento de dados: Controles de acesso por crachá, biometria e smart-card; Controles administrativos: listas de autorização, processos de autorização e registro de visitas eventuais; Tipos de barreira para controle de acesso e sua eficácia relativa; Alarmes de intrusão; Vigilância e alarmes em datacenters. Planejamento, Organização, Aquisição, Implementação, Entrega e Suporte. Monitoramento, Controle e Avaliação de Tecnologias da Informação.

    ENGENHARIA DE REQUISITOS DE SOFTWARE (36H)
    Mapas mentais. Requisito e Qualidade do requisito. Requisitos não funcionais. Requisitos específicos. Casos e uso. Prototipagem. Gestão de requisitos. Riscos de requisitos. Requisitos adiados. Documentação de requisitos. Oficinas.

    REQUISITOS E INDICADORES DE TI (36)
    Levantamento de Requisitos. Métricas e Medidas de Desempenho. Técnicas de Estimativa. Ponto de Função.

    INDICADORES DE DESEMPENHO (18H)

    Métricas e medidas. Medidas de complexidade de software. Métricas de desempenho e produtividade.

    TESTES DE SOFTWARE (36H)
    Conceitos. Caixa branca e Caixa preta. Integração. Ferramentas automatizadas. Modelos de confiabilidade. Desempenho. Planejamento de testes. Testes e Validações, Sistemas de Gerenciamento de Configurações. Testes de sistemas. Testes de usabilidade. Testes de Nielsen. Testes de Interjeição

    PROJETO E ENGENHARIA DE USABILIDADE (36H)
    Programação Visual, conceitos: Cor, Luz e Distribuição do espaço. Projeto: Story boarding. Usabilidade: Aspectos gerais. Organização da informação: Camadas, Navegação, Objetos de interface e Camada de apresentação. Padronização e Manutenção. Testes de usabilidade. Real time. Definições para o governo brasileiro.Padrões do governo brasileiro.Implementação de rádios (web), TV e radio interativo.

    GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DESEMPENHO (18H)
    Uso de Sistemas de Informação nas organizações modernas; Variação de necessidades de recursos nas organizações modernas. Impacto dos Sistemas de Informação sobre a função TI em termos de orçamento e recursos humanos; Cadeia de valor nas organizações modernas e seu impacto no processo de gestão da informação; Arquitetura das Organizações e sua interação com a Gestão da Informação; Fluxo das informações de negócio, modelos, requisitos; Modelo de valor agregado ao negócio pelos sistemas de Informação: Apresentação VAL-IT da ISACA; Tipos de Sistemas de Informação e seus impactos nas organizações.

    DIREITO ELETRÔNICO, DO CONSUMIDOR E RELAÇÕES TRABALHISTAS (36H)
    Legislação brasileira sobre direito eletrônico. Regulamentação do ciberespaço. Direito autoral e de imagem. Aspectos jurídicos do direito econômico. Legislação e contratos por computador. Validade jurídica de email e mensagens eletrônicas. Direito autoral e domínio público. Copyright e Tipos e uso da Licença Creative Commons. Apreciação e notas sobre Direito Empresarial. Apreciação e notas sobre Direito Trabalhista. Apreciação e comentários: Direito Empresarial e do Consumidor.

    METODOLOGIA DA PESQUISA E DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR (36H)
    Introdução à pesquisa / Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico / Técnicas e instrumentos de coleta de dados / Seleção de sujeitos. / Trabalhos científicos: roteiro de pesquisa. Projeto de pesquisa e monografia / Orientações TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) / Formatos / Meios de entrega e prazos.

  • Certificação

    Serão concedidos certificados de Pós-Graduação – Lato Sensu, Especialização ou MBA, dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis, com a Gestão Operacional do Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia, aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7) nas disciplinas e tiverem seu trabalho final de curso (TCC) ou monografia aprovado.

  • Documentação

    • Identidade e CPF (cópia)
    • Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia)
    • Comprovante de Residência (cópia)
    • Diploma de Graduação (cópia autenticada)
    • Histórico Escolar
    • 3 Fotos 3×4

  • Investimento

Unidade24 Parcelas
*Mensalidade até o dia 10
Valor da Mensalidade
Rio de JaneiroR$ 372,60
R$ 496,80

*  Desconto de 25% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês.
Taxa de inscrição: R$ 90,00