Engenharia Eletrotécnica

  • Carga Horária

    360 horas

  • Objetivos

    Atuar no conjunto das ciências e técnicas estudadas pela engenharia eletrotécnica. Capacitar profissionais com competência técnica para atuar na elaboração e no desenvolvimento de projetos de instalações elétricas e de infraestrutura para sistemas elétricos. Instalação e operação de elementos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.

  • COMPETÊNCIAS E PERFIL DO ESPECIALISTA

    Os egressos estarão capacitados para atuar nas atividades referentes à mensuração, instalação de equipamentos, dispositivos e componentes para geração e conversão de energia, gestão em recursos energéticos. Aplicação de tecnologias relativas aos processos de transformação e conversão de energia. Cálculo de viabilidade técnica-financeira de projetos de energia. Fiscalização de serviço referente a legislação técnica e ambiental para a implantação de projetos de energia de pequena e média escala. Executar projetos de Instalações Prediais  e Industriais Elétricos. Desempenhar as atividades de assessoria e consultoria em projetos de Energia.

  • METODOLOGIA A DISTÂNCIA

    • As aulas são 100% ao vivo, transmitidas por Webconferência
    • Essa metodologia privilegia a interação, em tempo real, entre o professor e alunos da turma, possibilitando, ainda, durante a aula, trabalhos em grupos em salas virtuais.
    • As aulas transmitidas ao vivo são gravadas e disponibilizadas na plataforma do aluno, juntamente com o material didático, enviado previamente pelos professores como conteúdo suplementar de apoio.
  • Coordenação Acadêmica

    Carlos Roberto Dorneles 
    Mestre em Engenharia Elétrica

  • Programa

    SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA (SEP) – 27h

    Sistemas Elétricos de Potência (SEP). Produção de energia elétrica. Transmissão de energia elétrica. Distribuição de energia elétrica. Subestação elevadora. Subestação redutora. Qualidade, confiabilidade e continuidade. Transformadores. Disjuntores. Relés. Isoladores. Pára-Raios. Chaves Seccionadoras. Estruturas de suporte e sustentação. Sistemas de gerenciamento por computadores. NR 10 – SEP. Principais Equipamentos de um Sistema Elétrico de Potência. A estrutura Organizacional de um SEP. A estrutura Organizacional de um SEP. Modelagem dos Equipamentos. Aspectos estáticos e dinâmicos de sistemas elétricos de potência. Distribuição do fluxo de carga em uma linha de transmissão.

    TRANSFORMADORES DE DISTRIBUIÇÃO– 18h

    Classificação dos Transformadores de Distribuição. Sistema Delta. Sistema Estrela. Ramo industrial por fase forte. Cargas mono ou bifásicas.  Tensões e correntes elétricas em circuitos de consumo ou transmissão de energia elétrica. Padrões especificados pela norma ABNT NBR 5440. Efeito Joule. Lei de Faraday-Lenz. 

    DINÂMICA, PROTEÇÃO E CONTROLE– 18h 

    Máquinas elétricas em regimes permanente e transitório. Estabilidades de regime transitório e sob pequenos desvios. Estabilidade de tensão, de frequência, e equivalentes dinâmicos. Controle, proteção e supervisão de sistemas elétricos. Controle coordenado de tensão e de carga-frequência. Análise modal e identificação de modelos. Aplicações de sistemas inteligentes.

    CONTRATOS DE FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA– 18h 

    Tipos de contratos: turn key. Contrato de EPC (Engineering, Procurement and Construction); Contrato de O&M (Operação e Manutenção); Contrato de EP (Engenharia do Proprietário).

    TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA – 36h

    Princípios e Conceitos Técnicos de Sistemas de Distribuição e Transmissão de Energia Elétrica. Planejamento da Expansão e da Operação de Distribuição e Transmissão de Energia Elétrica. Configuração dos Sistemas de Distribuição e Transmissão de Energia Elétrica. Subestações. Alimentadores. Redes Subterrâneas. Modelos de Previsão Espacial de Demanda. Análise de Cargas: Curvas Típica, Fatores de Carga e de Diversidade. Regulação de Tensão. Normas. Proteção de Circuitos de Distribuição. Operação de Sistemas de Distribuição e Transmissão de Energia Elétrica: Qualidade de Serviços. Perdas. Confiabilidade. Análise de Perturbações e Soluções Técnicas. Alocação de Capacitores. Ações de Chaveamentos. Automação da Distribuição. Parametrização das Linhas de Distribuição e Transmissão de Energia Elétrica. Cálculo Elétrico das Linhas de Distribuição e Transmissão de Energia Elétrica.

    OPERAÇÃO E PLANEJAMENTO DE SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA– 18h

    Desempenho do sistema elétrico de potência para condições de regime normal de operação e de contingências. Controle de tensão, de carregamento, de frequência e estabilidade.  Análise de faltas simétricas e assimétricas em sistemas elétricos de potência. Previsão de demanda. Definição de estabilidade. Classificação. Relação entre os tipos de instabilidade. Estudos de estabilidade de tensão, transitória e freqüência. Curvas PV, VQ e PDelta. 

    PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS E SISTEMAS DE ATERRAMENTO – 18h

    Condutor de proteção. Escoamento de excesso de carga. Proteção de pessoal e equipamentos. Transmissão de energia em modo monopolar. Esquemas de condutores de proteção elétrica. Análise comparativa de funcionalidades. ABNT NBR 5410. Impedância de Aterramento. Medição de Aterramento Elétrico.

    EFICIÊNCIA ENERGÉTICA – 27h

    Segmentação do Consumo de Energia Elétrica. Conceito de Eficiência Energética. Indicadores de Eficiência Energética. Uso Eficiente de Energia Elétrica na Iluminação. dm Força Motriz e no Condicionamento Ambiental. Programas de Conservação de Energia Elétrica: Políticas e Estratégias. Sistemas de Gerenciamento do Uso da Energia, Aspectos de Racionalização Sob o Enfoque Tarifário. Auditorias Energéticas. Gerenciamento pelo lado da Demanda e Diagnóstico Energético.

    LEGISLAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO NO SETOR ELÉTRICO – 36h

    Legislação do mercado de energia elétrica. Mercado de liquidação de diferenças da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Formação do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD). Atual modelo do SEB: pilares do modelo setorial, principais marcos regulatórios, ambientes de contratação (regulado e livre), leilões regulados de energia elétrica (tipos, regras de contratação e operacionalização). Garantia Física (GF), Energia Firme, Mecanismo de Realocação de Energia (MRE) e Risco Hidrológico. Segmento de distribuição de energia elétrica: tarifa de energia elétrica: parcela A, parcela B, encargos, custos com o uso sistema de transmissão, Energia de Reserva (RE), Compensação de Variações de Valores de Itens da Parcela A (CVA), reajuste e revisão tarifária, bandeiras tarifárias, Geração Distribuída (GD) e Medida Provisória 579. 

    GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA– 18h

    Introdução à geração, transmissão e distribuição de energia; Sistemas hidrotérmicos; Sistemas Interligado Nacional (SIN), Operador Nacional do Sistema (ONS); Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Empresa de Pesquisa Energética (EPE); Mercado de energia elétrica.

    AUTOMAÇÃO E PROTEÇÃO DE SISTEMAS DE ENERGIA– 18h

    Princípios Fundamentais dos Sistemas de Proteção. Tipos de Relés. Transformadores de Medida. Proteção de Linhas de Transmissão. Proteção de Transformadores. Proteção de Geradores e Motores. Proteção de Barras, Reatores e Banco de Capacitores. Demanda de Energia de uma Instalação Elétrica. Fator de Potência. Fator de Demanda. Dimensionamento de Condutores. Dimensionamento de Eletrodutos. Locação de Pontos Elétricos. Divisão De Circuitos.

    INTERFERÊNCIA ELETROMAGNÉTICA EM INSTALAÇÕES – EMI– 18h

    Problemas de compatibilidade eletromagnética. Falhas na comunicação entre dispositivos de uma rede de equipamentos.  Topologia e distribuição do cabeamento. Técnicas de proteções para a minimização dos efeitos de EMI. Amplificadores de alta energia de comutação. Flutuação de tensão. Combinação de um campo elétrico e um campo magnético. Causas e consequências da EMI.

    MÁQUINAS ELÉTRICAS– 18h

    Classificação das Máquinas Elétricas. Geradores e Motores de Corrente Contínua. Enrolamentos de Armadura e Excitação de Campo. Circuito Equivalente do Gerador CC. 2.4. Tensão e Regulação de Tensão. Perdas e Eficiência. Motor de Corrente Contínua. Circuito Equivalente do Motor CC. Velocidade de Um Motor CC. Classificação de Motores CC. Requisitos de Partida. Geradores e Motores de Corrente Alternada. Alternadores. Perdas e Eficiência. Motores de Indução Polifásicos. Motores Síncronos. Motores Monofásicos. Transformadores. Características de um Transformador. Autotransformador. Perdas e Eficiência. Transformador Descarregado. Polaridade de Bobina.

    INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PREDIAIS– 18h 

    Normas para Instalações Elétricas de Baixa Tensão. Nomenclatura dos Diversos Elementos e Componentes das Redes de Instalações Elétricas em Geral. Principais Materiais Constituintes das Tubulações, Condutores e Conexões das Redes de Instalações Elétricas. Simbologia Empregada na Elaboração dos Projetos de Instalações Elétricas. Conceitos e Critérios para Elaboração dos Projetos. Confiabilidade, Acessibilidade, Flexibilidade e Reserva de Carga. Quantificação do Sistema, Determinação do Padrão de Atendimento. Desenho das Plantas, Dimensionamentos, Quadros de Distribuição e Diagramas. Detalhes Construtivos, de Cargas da Instalação Predial Elétrica.

    ESTABILIDADE DE TENSÃO DE SISTEMAS DE ENERGIA ELÉTRICA– 18h 

    Regulador de Tensão por meio de Circuitos Integrados. Reguladores Eletromecânicos. Regulador Automático de Tensão. Tensão de Saída. Uso Comercial. Estabilizadores de Tensão. Reguladores Ativos de Tensão. Aspectos Legais e Ambientais em Instalações de Projetos de Energia: Licenciamento ambiental a Resolução CONAMA. Política e Meio-Ambiente; Movimentos Sociais e Ambientalismo; Conflitos Sociais e Meio-Ambiente.

    METODOLOGIA DA PESQUISA – 18h

    Introdução à pesquisa, Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico, Trabalhos científicos: roteiro de pesquisa / Projeto de pesquisa / TCC.

  • Certificação

    Serão concedidos certificados de Pós-Graduação – Lato Sensu, Especialização ou MBA, dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis, com a Gestão Operacional do Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia, aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7) nas disciplinas e tiverem seu trabalho final de curso ( TCC) ou monografia aprovado.

  • Documentação

    • Identidade e CPF (cópia)
    • Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia)
    • Comprovante de Residência (cópia)
    • Diploma de Graduação (cópia autenticada)
    • Histórico Escolar
    • 3 Fotos 3×4
  • Investimento

  • Investimento

Unidade24 parcelas
*Mensalidade até o dia 10
Valor da Mensalidade
OnlineR$ 409,86R$ 455,40

* Desconto de 20% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês.
Para pagamento à vista: desconto de 25% no valor total do curso.

Taxa de matrícula: R$ 90,00