Exercício Físico, Obesidade e Emagrecimento

  • Carga Horária

    360 horas

  • Objetivos

    A obesidade, aliada ao sedentarismo, atualmente está associada com quatro das 5 principais causas de óbito no mundo. Desta forma, torna-se essencial o combate às doenças hipocinéticas por meio do conhecimento dos fatores que induzem e promovem a obesidade nas pessoas, assim como compreender medidas eficientes para reverter este quadro, objetivando a melhora da saúde e a qualidade de vida da população.

  • Metodologia a Distância

    • Aulas 100% online, ao vivo
    • As aulas gravadas são disponibilizadas na Plataforma Moodle, onde também ficam disponíveis material de aula e exercícios.
    • As notas são dadas pela correção dos exercícios  ou trabalhos solicitados pelos professores de cada disciplina
    • As avaliações de todas as disciplinas são online.
    • Não há diferença entre os  certificados de cursos presenciais ou a distância.
  • Programa

    FISIOPATOLOGIA DA OBESIDADE

    Manifestações clínicas da síndrome metabólica, da diabetes do tipo I, II e gestacional, na função pulmonar, na função cardiovascular, no metabolismo das lipoproteínas, dislipidemias, na artrite, artrose, além de interpretação de exames laboratoriais.

    OBESIDADE NA INFÂNCIA E EXERCÍCIO FÍSICO

    Discussão dos conceitos gerais sobre crescimento e desenvolvimento físico de crianças e adolescentes. Classificação da obesidade infantil. Estudo das modificações na força e capacidade aeróbia com o avançar da idade, assim como as diferenças entre os sexos. Montagem de programas de treinamento aeróbio e com pesos para crianças e adolescentes direcionados a diferentes faixas-etárias e modalidades esportivas, todos voltados para redução da gordura corporal. 

    PERIODIZAÇÃO E CONTROLE DE CARGA DO TREINAMENTO

     Planejamento, organização, adequação e monitoramento de programas de treinamento físico. 

    BIOQUÍMICA E METABOLISMO

    Estudos do anabolismo e catabolismo de carboidratos, lipídeos e aminoácidos. Controle hormonal e energético do metabolismo. Maquinaria antioxidante e integração metabólica. Características estruturais de Enzimas e Coenzimas. Cinética e inibição enzimática.

    EXERCÍCIO FÍSICO E CIRURGIA BARIÁTRICA

     Imersão das principais condições, procedimentos e recuperação da cirurgia bariátrica. Estudo da prescrição de exercícios físicos no período pré e pós-operatório.

    PROTOCOLOS DE MEDIDAS E AVALIAÇÃO NA OBESIDADE E EMAGRECIMENTO

     Estudos e testes antropométricos da composição corporal em obesos; estudo dos componentes e avaliação da aptidão física relacionada à saúde, medidas e avaliação, testes de habilidades motoras.

    FISIOLOGIA CARDIORRESPIRATÓRIA APLICADA AO TREINAMENTO DE FORÇA

    Estudo das respostas e adaptações do sistema cardiorrespiratório perante o treinamento de força e potência. Entendimento das adaptações funcionais e morfológicas decorrentes do treinamento.

    PSICOLOGIA APLICADA A OBESIDADE E PROGRAMAS DE EMAGRECIMENTO

     Estudo das teorias psicológicas e suas visões de corpo e movimento. O comportamento humano no contexto da atividade física, obesidade e emagrecimento. O conhecimento psicológico aplicado ao tratamento da obesidade e aderência ao programa de emagrecimento. Aspectos biopsicossociais envolvidos no comportamento alimentar e nos transtornos alimentares.

    NUTRIÇÃO APLICADA A OBESIDADE E PROGRAMAS DE EMAGRECIMENTO

    Papel metabólico e dinâmica corporal dos nutrientes essenciais. Estudo do comportamento alimentar e intervenções nutricionais aplicadas no tratamento da obesidade e processo de emagrecimento. Aspectos biopsicossociais envolvidos no comportamento alimentar e nos transtornos alimentares. Associação entre alimentação e a atividade física dirigidas à qualidade de vida.

    PRESCRIÇÃO DE ATIVIDADES AQUÁTICAS À OBESOS

    Oportunizar conhecimentos sobre atividades praticadas no meio líquido; contribuição para o nível de habilidade e tratamento da obesidade. Programas de treinamento como caminhada aquática em suspensão na modificação da composição corporal de crianças, adolescentes e adultos obesos. Hidroginástica, diferentes modalidades aquáticas na redução da gordura corporal e melhora da saúde e qualidade de vida. 

    TREINAMENTO DE FORÇA APLICADO A OBESIDADE E PROGRAMAS DE EMAGRECIMENTO

     Estudo dos fundamentos básicos do treinamento de força. Estudo das adaptações fisiológicas e metabólicas que ocorrem no corpo humano em resposta ao treinamento de força crônico e agudo. Elaboração de programas de treinamento de força voltados para o tratamento da obesidade e emagrecimento.

    TREINAMENTO DE RESISTÊNCIA APLICADO A OBESIDADE E PROGRAMAS DE EMAGRECIMENTO

    Estudo dos fundamentos básicos do treinamento de resistência. Estudo das adaptações fisiológicas e metabólicas que ocorrem no corpo humano em resposta ao treinamento de resistência crônico e agudo. Elaboração de programas de treinamento de resistência voltados para o tratamento da obesidade e emagrecimento.

    DOENÇAS CARDIOVASCULARES E OBESIDADE

     Visão geral do coração, desenvolvimento vascular e doenças associadas do ponto de vista da biologia molecular com tecnologias recentemente desenvolvidas para a avaliação fisiológica. Funções do coração, circulação sanguínea e suas propriedades. Hemodinâmica e regulação do fluxo sanguíneo. Atividade elétrica cardíaca: o eletrocardiograma e sua interpretação. O ciclo cardíaco. Modulação central da ação cardiovascular. Principais doenças cardiovasculares e metabólicas envolvidas com a obesidade. Consequências da obesidade para o sistema cardiovascular. Doenças diretamente associadas à obesidade e ao desenvolvimento de doenças cardíacas (acidente vascular cerebral (AVC), infarto do miocárdio, diabetes e hipertensão.

    HIPERTENSÃO, OBESIDADE E PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIOS FÍSICOS

    Conceito de hipertensão arterial sistêmica- HAS; Impacto patológico no sistema de saúde e sua prevalência na população. Relação existente entre obesidade, sedentarismo, hipertensão arterial e a morbimortalidade no Brasil e no mundo. Formas de controle e detecção precoce da doença no sentido de educar e capacitar para o cuidado com a saúde e qualidade de vida por meio da prescrição adequada e com segurança de exercícios físicos aeróbicos e anaeróbicos.

    PATOLOGIAS ORTOPÉDICAS ASSOCIADAS À OBESIDADE

    Análise da fisiopatologia, etiologia e tratamento das principais patologias ortopédicas relacionadas com a obesidade. Cuidados e prescrição do exercício físico visando minimizar sua incidência e/ou a melhora de seu quadro clínico.

    SISTEMA ENDÓCRINO, IMUNOLÓGICO E EXERCÍCIO FÍSICO NA OBESIDADE

     Noções gerais sobre o sistema endócrino e imune; estudo dos mecanismos básicos que regem o funcionamento do sistema imune, abrangendo a organização anatômica e funcional dos componentes do sistema imune e dos mecanismos celulares e moleculares que medeiam a imunidade inata e a imunidade adquirida. Mecanismos imunológicos envolvidos no processo inflamatório desencadeado pela obesidade. Regulação do sistema imune por corticóides, adrenalina, endorfinas e encefalinas, estrógenos, hormônio do crescimento e prolactina. Produção de hormônios e neurotransmissores por células do sistema imune.

    INTERVENÇÕES MULTIDISCIPLINARES VOLTADAS AO EMAGRECIMENTO

     Estudo e a importância do tratamento multidisciplinar do sobrepeso e obesidade para o emagrecimento. Compreensão da interação multidisciplinar para o tratamento da epidemia e morbidade ocasionada pelo excesso de peso corporal.

    OBESIDADE, ENVELHECIMENTO E EXERCÍCIO FÍSICO

    Epidemiologia do envelhecimento e indicadores de saúde. Biologia/teorias do envelhecimento. Prevenção e promoção da saúde do idoso. Montagem de programas de treinamento aeróbio e anaeróbico direcionados para a idade cronológica, com ênfase na redução da gordura corporal e melhora da qualidade de vida. Conduta diagnóstica e terapêutica das afecções mais frequentes nos idosos e as singularidades no adoecimento do idoso. Aspectos éticos e bioéticos no atendimento ao idoso. Equipe multidisciplinar, modalidades de atendimento e suporte social. 

    FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO

     Ajustes e adaptações dos sistemas orgânicos em resposta ao exercício e ao treinamento físico.

    BIOMECÂNICA E CINESIOLOGIA APLICADA

    Histórico e Conceituação; Planos e eixos; Introdução ao Estudo da Biomecânica; Aspectos Biomecânicos do Tecido Ósseo; Aspectos Biomecânicos das Articulações; Aspectos Biomecânicos da Função Neuromuscular; Estudo Cinesiológico e Biomecânico dos Segmentos Corporais; Marcha; A Importância dos Fluidos; Equilíbrio; Cinesiologia Aplicada.

    EMPREENDEDORISMO PARA PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE 

    Estudo e entendimento de conceitos e fundamentos básicos sobre empreendedorismo para profissionais da área da saúde.

    MARKETING PESSOAL E DIGITAL

    Estudo e entendimento de conceitos e fundamentos básicos sobre mercadologia aplicados especialmente para profissionais da nutrição, educação física e ciências do esporte. Estratégias e atualidades empregadas para venda e divulgação de serviços em mídias e imprensa. Imersão em técnicas e táticas de apresentação e negociação de serviços.

    PRIMEIROS SOCORROS

    Histórico e conceituação relacionados aos primeiros socorros e atendimento pré-hospitalar; Reflexões sobre as competências e responsabilidades do prestador de socorro/socorrista e aspectos legais; Conceituação de lesões traumáticas, abertas, fechadas, hemorragias, ferimento e lesões mais frequentes na prática de exercícios físicos, atividades físicas e esportivas; Emergências neurológicas e cardiovasculares.

    BIOESTATÍSTICA APLICADA

     Conceito e utilização da estatística. Conceitos básicos (variáveis discretas, contínuas, dependentes, independentes, constantes, amostra, população). Organização dos dados em tabelas e gráficos. Distribuição de frequências (histograma, polígonos de frequência). Medidas de posição (média aritmética simples e ponderada, mediana, moda e as separatrizes: quartis, decis e percentis). Medidas de dispersão (desvio médio, variância, desvio padrão). Utilização de pacote estatístico para teste estatísticos e para desenvolvimento de gráficos.

    METODOLOGIA DA PESQUISA
    Introdução à pesquisa
    Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico
    Trabalhos científicos: roteiro de pesquisa / Projeto de pesquisa / TCC

  • Certificação

    Serão concedidos certificados de Pós-Graduação – Lato Sensu, Especialização ou MBA, dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis, com a Gestão Operacional do Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia, aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7) nas disciplinas e tiverem seu trabalho final de curso (TCC) ou monografia aprovado.

  • Documentação

    • Identidade e CPF (cópia)
    • Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia)
    • Comprovante de Residência (cópia)
    • Diploma de Graduação (cópia autenticada)
    • Histórico Escolar
    • 3 Fotos 3×4

  • Investimento

Unidade20 parcelas
*Mensalidade até o dia 10
Valor da Mensalidade
OnlineR$ 227,70R$ 455,40

* Desconto de 50% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês.

Taxa de matrícula: R$ 90,00