Gestão de Mídias Sociais

  • Carga Horária

    360 horas

  • Objetivos

    Capacitar os profissionais para desenvolver projetos de marketing em mídias sociais para pessoas físicas e jurídicas, pequenas médias e grandes empresas, possibilitando criar, melhorar, e gerenciar conteúdos, campanhas, perfis e diferentes redes com intuitos: institucional; divulgações de conteúdos e produtos; novidades; comércio de bens e serviços; promover interação, engajamento e aumento de seguidores; manter e expandir o relacionamento com clientes, parceiros e outras empresas; criar e estruturar anúncios e funis de conversão metrificados; entre outras nuances do mundo digital. No final do curso, espera-se que o Especialista em Marketing e Mídias Sociais esteja pronto para atuar nas diferentes posições existentes e ser capaz de julgar o melhor uso das distintas ferramentas em sua empresa, participando do Planejamento Estratégico.

  • Coordenação Acadêmica

    Prof. Paolo Christian Hargreaves Noguera, M.Sc.

  • Programa

    GERENCIAMENTO DE PROJETOS (18H)
    Ciclo de vida do gerenciamento do projeto – Processos de gestão: atividades de iniciação, planejamento, execução, controle e monitoramento e fechamento de um projeto. Áreas de conhecimento de gerenciamento de projetos: gerenciamento da Integração, Escopo, Cronograma, Custo, Qualidade, Recursos, Comunicação, Risco, Aquisições e Partes Interessadas do Projeto. Introdução a Métodos Ágeis.

    DESIGN THINKING (18H)
    Metodologia de Design Thinking. Experiência do usuário. Geração de alternativas. Empatia. Introdução a métodos para geração de ideias e inclusão de pessoas (funcionários, clientes, stakeholders…) no processo criativo. Tangibilização e resultados. Técnicas e Ferramentas Colaborativas e Centradas nas Pessoas: Gamestorming, Toolset de Design Thinking. Facilitação de dinâmicas despertando o mindset criativo.

    MARKETING E CAMPANHAS (27H)
    Conceito evolução e aplicabilidades do marketing. Ambiente de marketing digital, revolução digital do marketing, propaganda on-line, ações de comunicação, domínio do mercado digital, plano e estratégia para o mercado digital, tendências.

    COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR (27H)
    A ligação teórica Marketing x Comportamento do consumidor. Conceito de comportamento do consumidor e evolução dos paradigmas organizacionais (qualitativo e quantitativo). Segmentação de mercado- estudo das personas- Modelo de comportamento do consumidor. Motivações do consumidor. Influência, envolvimento e experiência. Variáveis do comportamento do consumidor: satisfação, intenção, inovação, crença, atitude dentre outras. O comportamento do consumidor e a indústria de transformação no online. Pesquisas sobre o comportamento do consumidor eletrônico.

    DESIGN DIGITAL E CRIAÇÃO DE PERSONAS (27H)
    O que é Design Digital?; User Experience; User Interface; Material Design; Design Thinking aplicado a produtos digitais (Tipos de Produtos Digitais, Etapas da Produção de um Produto Digital – Trello, Etapas de Design Thinking; IMERSÃO com ferramentas de pesquisa de campo, Análise e síntese, Mapa de empatia / sessões generativas; Definição de Persona, Cartões de Insights, Diagrama de afinidades, Mapa conceitual, Critérios Norteadores, Personas, Jornada do usuário / jornada de compra /Funil de vendas; IDEAÇÃO (Brainstorming, Workshop de cocriação, Cardápio de ideias e MATRIZ DE POSICIONAMENTO); PROTOTIPAÇÃO (Níveis de fidelidade, Níveis de contextualidade, Protótipo em papel, Modelo de volume, Encenação, Storyboard e Protótipo de Serviços).

    CRIAÇÃO DE NARRATIVAS DIGITAIS E STORYTELLING (27H)
    Definições de Narrativas Digitais (Narrativa Trans midiática, Semiótica, Linearidade e Multilinearidade); Padrões de Linguagem e gêneros digitais (Vlogs, Meme, Podcasts, Gifs, Chats, Fanfiction, Wiki), Jornada do Herói e Histórias de Vida em Jornalismo, Gamificação; Aplicação de Storytelling em campanhas de Marketing.

    WEBWRITING E GESTÃO DE CONTEÚDO (27H)
    Conceito do webwriting e suas aplicações na produção de conteúdo para a mídia digital – comportamento nos outros formatos da informação (como fotografia, vídeo, áudio, infográfico e ícone). Gestão do Conteúdo – do Objetivo ao resultado. Organização, planejamento, estratégias.

    MONITORAMENTO E ENGAJAMENTO (27H)
    Conceito de monitoramento em mídias sociais; Planejamento, execução e gestão de projetos de monitoramento; Palavras chave, regras e estratégias de busca; Composição de relatórios (aplicação de métricas e Kpis); Aplicações (Ferramentas, Vantagens e desvantagens); Dashboards e alertas e Estudo de Casos.

    INDICADORES DE PERFORMANCE (36H)
    Métricas e Indicadores de Performance (conceitos e definições); Mensuração de resultados em ambiente digital (melhores práticas e aplicações); Gestão de Dados (Métodos); Planejamento de objetivos (estruturação de ações); Aplicação de estratégia com endosso de performance (cases de sucesso).

    REPUTAÇÃO, RELACIONAMENTO E GESTÃO DE CRISES (27H)
    Conceito de Reputação e Crise; Atores do ambiente digital (detratores, defensores e influenciadores); Estratégias de Contenção de Crise (estratégico, tático e operacional); Clipping e aplicações; Estudos de caso.

    FERRAMENTAS E APLICATIVOS (27H)
    Redes sociais, mídias sociais, capital social. Tipos de redes sociais. Números no Brasil e no mundo. Engajamento e relacionamento entre marcas e consumidores nas redes sociais. Criação de produtos específicos para os meios digitais. Estratégias e ferramentas de monitoramento e métricas nos meios digitais e mídias sociais. Uso das plataformas de mídias sociais de forma integrada com as plataformas tradicionais de marketing. Compreender as plataformas de redes e mídias sociais online para desenvolver estratégias de marketing.

    MODELOS DE NEGÓCIOS E DIAGNÓSTICO DO MERCADO DIGITAL (27H)
    Conceito e tipos de Negócios Digitais; Empreendedorismo Digital; Novas tecnologias e melhorias de serviços; Tendências e Oportunidades de mercados; Estratégias mais usadas; Estratégias e canais de vendas; Blended Marketing; Etapas para o Desenvolvimento de negócios digitais; Modelo Canvas para criação de um negócio digital.

    PLANO ESTRATÉGICO PARA MÍDIAS SOCIAIS (27H)
    Conceitos; Variáveis controláveis e incontroláveis no ambiente digital; Ferramentas mais utilizadas; Briefing e sua importância; Etapas do plano (da definição aos objetivos até implantação e controle); Cuidado com as definições de Personas; Planos de Ação, Canais e Conteúdos; Desenvolvimento de um Plano.

    METODOLOGIA DA PESQUISA E DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR (18H)
    Introdução à pesquisa, Métodos de estudo e Trabalhos científicos: conceitos, diferentes formas de execução e entrega.

  • Certificação

    Serão concedidos certificados de Pós-Graduação – Lato Sensu, Especialização ou MBA, dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis, com a Gestão Operacional do Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia, aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7) nas disciplinas e tiverem seu trabalho final de curso (TCC) ou monografia aprovado.

  • Documentação

    • Identidade e CPF (cópia)
    • Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia)
    • Comprovante de Residência (cópia)
    • Diploma de Graduação (cópia autenticada)
    • Histórico Escolar
    • 3 Fotos 3×4

  • Investimento

Unidade24 Parcelas
*Mensalidade até o dia 10
Valor da Mensalidade
Rio de JaneiroR$ 372,60
R$ 414,00

* Desconto de 10% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês.
Para pagamento à vista: desconto de 20% no valor total do curso.
Taxa de matrícula: R$ 90,00