Gestão de Mídias Sociais
Carga Horária
360 horas
Objetivos
Capacitar os profissionais para desenvolver projetos de marketing em mídias sociais para pessoas físicas e jurídicas, pequenas médias e grandes empresas, possibilitando criar, melhorar, e gerenciar conteúdos, campanhas, perfis e diferentes redes com intuitos: institucional; divulgações de conteúdos e produtos; novidades; comércio de bens e serviços; promover interação, engajamento e aumento de seguidores; manter e expandir o relacionamento com clientes, parceiros e outras empresas; criar e estruturar anúncios e funis de conversão metrificados; entre outras nuances do mundo digital. No final do curso, espera-se que o Especialista em Marketing e Mídias Sociais esteja pronto para atuar nas diferentes posições existentes e ser capaz de julgar o melhor uso das distintas ferramentas em sua empresa, participando do Planejamento Estratégico.
Coordenação Acadêmica
Prof. Paolo Christian Hargreaves Noguera, M.Sc.
Programa
GERENCIAMENTO DE PROJETOS (18H)
Ciclo de vida do gerenciamento do projeto – Processos de gestão: atividades de iniciação, planejamento, execução, controle e monitoramento e fechamento de um projeto. Áreas de conhecimento de gerenciamento de projetos: gerenciamento da Integração, Escopo, Cronograma, Custo, Qualidade, Recursos, Comunicação, Risco, Aquisições e Partes Interessadas do Projeto. Introdução a Métodos Ágeis.DESIGN THINKING (18H)
Metodologia de Design Thinking. Experiência do usuário. Geração de alternativas. Empatia. Introdução a métodos para geração de ideias e inclusão de pessoas (funcionários, clientes, stakeholders…) no processo criativo. Tangibilização e resultados. Técnicas e Ferramentas Colaborativas e Centradas nas Pessoas: Gamestorming, Toolset de Design Thinking. Facilitação de dinâmicas despertando o mindset criativo.MARKETING E CAMPANHAS (27H)
Conceito evolução e aplicabilidades do marketing. Ambiente de marketing digital, revolução digital do marketing, propaganda on-line, ações de comunicação, domínio do mercado digital, plano e estratégia para o mercado digital, tendências.COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR (27H)
A ligação teórica Marketing x Comportamento do consumidor. Conceito de comportamento do consumidor e evolução dos paradigmas organizacionais (qualitativo e quantitativo). Segmentação de mercado- estudo das personas- Modelo de comportamento do consumidor. Motivações do consumidor. Influência, envolvimento e experiência. Variáveis do comportamento do consumidor: satisfação, intenção, inovação, crença, atitude dentre outras. O comportamento do consumidor e a indústria de transformação no online. Pesquisas sobre o comportamento do consumidor eletrônico.DESIGN DIGITAL E CRIAÇÃO DE PERSONAS (27H)
O que é Design Digital?; User Experience; User Interface; Material Design; Design Thinking aplicado a produtos digitais (Tipos de Produtos Digitais, Etapas da Produção de um Produto Digital – Trello, Etapas de Design Thinking; IMERSÃO com ferramentas de pesquisa de campo, Análise e síntese, Mapa de empatia / sessões generativas; Definição de Persona, Cartões de Insights, Diagrama de afinidades, Mapa conceitual, Critérios Norteadores, Personas, Jornada do usuário / jornada de compra /Funil de vendas; IDEAÇÃO (Brainstorming, Workshop de cocriação, Cardápio de ideias e MATRIZ DE POSICIONAMENTO); PROTOTIPAÇÃO (Níveis de fidelidade, Níveis de contextualidade, Protótipo em papel, Modelo de volume, Encenação, Storyboard e Protótipo de Serviços).CRIAÇÃO DE NARRATIVAS DIGITAIS E STORYTELLING (27H)
Definições de Narrativas Digitais (Narrativa Trans midiática, Semiótica, Linearidade e Multilinearidade); Padrões de Linguagem e gêneros digitais (Vlogs, Meme, Podcasts, Gifs, Chats, Fanfiction, Wiki), Jornada do Herói e Histórias de Vida em Jornalismo, Gamificação; Aplicação de Storytelling em campanhas de Marketing.WEBWRITING E GESTÃO DE CONTEÚDO (27H)
Conceito do webwriting e suas aplicações na produção de conteúdo para a mídia digital – comportamento nos outros formatos da informação (como fotografia, vídeo, áudio, infográfico e ícone). Gestão do Conteúdo – do Objetivo ao resultado. Organização, planejamento, estratégias.MONITORAMENTO E ENGAJAMENTO (27H)
Conceito de monitoramento em mídias sociais; Planejamento, execução e gestão de projetos de monitoramento; Palavras chave, regras e estratégias de busca; Composição de relatórios (aplicação de métricas e Kpis); Aplicações (Ferramentas, Vantagens e desvantagens); Dashboards e alertas e Estudo de Casos.INDICADORES DE PERFORMANCE (36H)
Métricas e Indicadores de Performance (conceitos e definições); Mensuração de resultados em ambiente digital (melhores práticas e aplicações); Gestão de Dados (Métodos); Planejamento de objetivos (estruturação de ações); Aplicação de estratégia com endosso de performance (cases de sucesso).REPUTAÇÃO, RELACIONAMENTO E GESTÃO DE CRISES (27H)
Conceito de Reputação e Crise; Atores do ambiente digital (detratores, defensores e influenciadores); Estratégias de Contenção de Crise (estratégico, tático e operacional); Clipping e aplicações; Estudos de caso.FERRAMENTAS E APLICATIVOS (27H)
Redes sociais, mídias sociais, capital social. Tipos de redes sociais. Números no Brasil e no mundo. Engajamento e relacionamento entre marcas e consumidores nas redes sociais. Criação de produtos específicos para os meios digitais. Estratégias e ferramentas de monitoramento e métricas nos meios digitais e mídias sociais. Uso das plataformas de mídias sociais de forma integrada com as plataformas tradicionais de marketing. Compreender as plataformas de redes e mídias sociais online para desenvolver estratégias de marketing.MODELOS DE NEGÓCIOS E DIAGNÓSTICO DO MERCADO DIGITAL (27H)
Conceito e tipos de Negócios Digitais; Empreendedorismo Digital; Novas tecnologias e melhorias de serviços; Tendências e Oportunidades de mercados; Estratégias mais usadas; Estratégias e canais de vendas; Blended Marketing; Etapas para o Desenvolvimento de negócios digitais; Modelo Canvas para criação de um negócio digital.PLANO ESTRATÉGICO PARA MÍDIAS SOCIAIS (27H)
Conceitos; Variáveis controláveis e incontroláveis no ambiente digital; Ferramentas mais utilizadas; Briefing e sua importância; Etapas do plano (da definição aos objetivos até implantação e controle); Cuidado com as definições de Personas; Planos de Ação, Canais e Conteúdos; Desenvolvimento de um Plano.METODOLOGIA DA PESQUISA E DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR (18H)
Introdução à pesquisa, Métodos de estudo e Trabalhos científicos: conceitos, diferentes formas de execução e entrega.Certificação
Serão concedidos certificados de Pós-Graduação – Lato Sensu, Especialização ou MBA, dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis, com a Gestão Operacional do Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia, aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7) nas disciplinas e tiverem seu trabalho final de curso (TCC) ou monografia aprovado.
Documentação
• Identidade e CPF (cópia)
• Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia)
• Comprovante de Residência (cópia)
• Diploma de Graduação (cópia autenticada)
• Histórico Escolar
• 3 Fotos 3×4Investimento
Unidade | 24 Parcelas *Mensalidade até o dia 10 | Valor da Mensalidade |
Rio de Janeiro | R$ 409,86 | R$ 455,40 |
* Desconto de 10% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês.
Para pagamento à vista: desconto de 20% no valor total do curso.
Taxa de matrícula: R$ 90,00