Gestão de Processos e Metodologias Ágeis

  • Carga Horária

    360 horas

  • Objetivos

    Capacitar profissionais com forte competência técnica em gestão de Processos, aplicar metodologias modernas de gestão ágil e interagir num cenário onde as constantes mudanças exigem conhecimentos, comportamentos e atitudes que potencializam projetos e programas que proporcionem o contínuo desenvolvimento das pessoas.

  • Metodologia a Distância

    • Aulas são online, ao vivo em tempo real
    • 100%  (por cento) da carga horária do curso com aulas online, ao vivo em tempo real.
    • As aulas  ministradas ao vivo, são gravadas e disponibilizadas na  Plataforma de apoio, além disso ficam disponíveis, material de aula e exercícios  obrigatórios e as notas.
    • As notas são dadas pela correção dos exercícios  ou trabalhos solicitados pelos professores de cada disciplina
    • Não haverá prova presencial em nenhuma disciplina.
    • Não há diferença entre os  certificados de cursos presenciais ou a distância.
  • Coordenação Acadêmica

    Carlos Roberto Dorneles

  • Competências e perfil do especialista

    Atuar em Gerenciamento de Processos. Gestão de equipes, administrar responsabilidades, promover um ambiente colaborativo. Desempenhar as atividades de assessoria e consultoria em Processos. Trabalhar a inteligência emocional da equipe, realizar supervisão, coordenação e orientação técnica; elaborar e coordenar treinamentos. Analisar sistemas de produção, realizar gerenciamento do desempenho dos processos, modelagem, análise e desenho das atividades, controle de entrega, mensuração e gerenciamento do capital humano. Promover a aplicação de metodologias ágeis. Gerenciar mudanças, estabelecer políticas e estratégias de desenvolvimento da empresa.

  • Programa

    GESTÃO DE EQUIPES DE ALTA PERFORMANCE


    Construir, desenvolver e promover as responsabilidades das equipes. Evolução das Pessoas e Relação de Confiança. Talentos e Competências. Metas e Objetivos, Desafios e Complexidades.  Autonomia e engajamento. Descentralização de habilidades. Fases, Entregas e Melhoria contínua. Os métodos e as técnicas de treinamento e desenvolvimento adequados ao perfil do grupo, do conteúdo, e dos objetivos propostos.  Performance da equipe, supervisão, indicadores e resultados.

    MODELAGEM DE PROCESSOS

    Diagramação versus mapeamento versus modelo; Notações (Business Process Management Notation (BPMN); Fluxogramas; Métodos e técnicas para levantamento de informações; Entendimento dos métodos, pessoas, ferramentas e cultura; Qualidade da Modelagem de Processos.

    ANÁLISE DE PROCESSOS

    Introdução à análise e melhoria de processos; O que é a análise de processos? Preparação para a análise; Análise geral a partir do escopo de um processo; Análise com foco em eliminação de desperdícios; Análise com foco na otimização da experiência do cliente; Análise estatística e simulação; Análise com foco em sustentabilidade; Seleção e Priorização de melhorias; mensurando o retorno com a análise e melhoria.

    DESENHO DE PROCESSOS

    Técnicas de desenho de processos. Padrões comuns de desenho. Considerações sobre conformidade, liderança executiva e alinhamento estratégico. Alinhamento da solução proposta com as tecnologias existentes. Desenvolvimento de soluções alinhadas com os objetivos estratégicos.

    DESEMPENHO DE PROCESSOS

    Acompanhamento de desempenho. Medição de desempenho. Aprofundamento dos indicadores de tendência e resultado. Indicadores de Processos. KPIs (Key performance Indicators) e KGIs (Key Goal Indicators). Dashbords na análise dos processos. Maturidade e o gerenciamento de desempenho de processos.

    TRANSFORMAÇÃO DE PROCESSOS

    Conceito. Objetivo da Transformação de Processos. Melhoria de Processos; Inovação. Riscos na Transformação de Processos. Metodologias utilizadas para Transformação (Six Sigma, Lean, TQM, Custeio ABC); Metodologia DMAIC. Plano de Implementação. Resultados da Transformação. 

    GESTÃO DO CRONOGRAMA E CICLO DE VIDA DO PROJETO

    Definição da atividade. Sequenciamento de atividades. Estimativa de recursos da atividade. Estimativa de duração da atividade. Desenvolvimento do cronograma. Controle do cronograma. MS – Project no gerenciamento de Projetos. Medições de desempenho do projeto. Análise de cenários. Ciclo de Vida projeto. Fases e gerenciamento das entregas.

    INCERTEZAS E GERENCIAMENTO DE RISCOS

    Complexidade e Incertezas do projeto. Planejamento do gerenciamento de riscos. Identificação de riscos: entradas, ferramentas, técnicas e saídas. Análise qualitativa de riscos. Análise quantitativa de riscos. Planejamento de respostas a riscos. Estratégias para riscos negativos ou ameaças: prevenir, transferir ou mitigar. Estratégias para riscos positivos ou oportunidades: explorar, compartilhar ou melhorar. Monitoramento e controle de riscos. Matriz de probabilidade e impacto. Diagrama da árvore de decisão.

    GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS

    Análise de Cenários, Complexidade, Variações de Cenários. O papel dos valores nas atitudes, práticas e comportamentos. Tipologias de mudança organizacional. Características Organizacionais Facilitadoras da Mudança. Redes sociais no trabalho e mudança. O papel do Indivíduo na Mudança. Aprendizagem e mudança. Gestão da mudança, desafios, possibilidades e limites de atuação. Modelos causais de mudança organizacional. Estratégias de gerenciamento da mudança em organizações privadas e públicas.

    METODOLOGIA PRINCE 2

    Passo a passo das etapas de gerenciamento pelo Prince2. Princípios – orientações e diretrizes: justificativa contínua do negócio, aprender com a experiência, papéis e responsabilidades definidos, gerenciamento por estágios, gerenciamento por exceção, foco no produto, adequação ao ambiente do projeto. Temas – áreas e aspectos: business case, organização, qualidade, planos, risco, mudança, progresso. Processos – etapas do projeto: start up, direcionamento e aprovação, início do projeto, gerenciamento das fases do projeto, controle e acompanhamento dos estágios do projeto, controle de entrega, encerramento do projeto.

    TAILORING E MODELOS HÍBRIDOS

    O que é Tailoring. Mindset ágil. Tipos de abordagens de gestão de projetos. Abordagens ágeis (Agile Project Management, Scrum, Kanban, XP, SQUAD, Design Sprint) x Abordagens tradicionais (Prince2, PMBOK). Tailoring em abordagens de projetos tradicional e ágil. Aplicando Tailoring para criar uma metodologia de gestão. O que é um modelo híbrido. Integrando um modelo tradicional e ágil. Criando um modelo híbrido de gestão de projetos.

    ESCRITÓRIO DE GESTÃO POR PROCESSOS

    Estrutura organizacional voltada para processos. Papéis e responsabilidades dentro de uma governança de BPM. Escopo de um escritório de processos. Estruturação e evolução de um escritório de processos. Roadmap de um programa de BPM. 

    MÉTODOS ÁGEIS

    Introdução ao Agile e ao Scrum; O manifesto Ágil e seus Princípios; A importância do Produto Mínimo Viável (MVP); Visão geral e conceitual do framework Scrum; Características e benefícios do Scrum / Framework SCRUM; iniciando um Projeto; Definindo a Equipe Scrum; criando e priorizando o Backlog do Produto; identificando as Necessidades das Partes Interessadas; definindo prioridades. Planejamento em multinível (Planning Onion): Diário, Sprint, Versão de Entrega, Produto e Portfólio / Implementação do Projeto; criando os Entregáveis / Monitorando projetos com Scrum; / Revisão e Retrospectiva – Concluindo e validando uma Sprint. / Release – Concluindo e validando um Projeto.

    GESTÃO E MÉTRICAS ÁGEIS

    Gestão Ágil, Time Box, Estimativas, Story Points, Business Value, Estimativas de Throughput. Design Sprint 2.0, Mindset Lean-Ágil. Integração entre o ágil discreto e o ágil escalado. Métricas de Negócio, Organização e Processos. Métricas aplicadas à Governança Ágil (Sprint Burndown, Epic (Release) Burndown, Velocidade, Gráfico de controle, Diagrama de fluxo cumulativo, Índice de Previsibilidade, Confiabilidade, Débito Técnico, Adaptabilidade e Aceleração.

    TECNOLOGIA EM BPM

    Sistemas de Informações Gerenciais. Aplicações Integradas. Processos de Negócios apoiados nos sistemas. Plataformas BPMS. Business Process Analysis (BPA). Enterprise Architecture (EA). Worflows vs BPMS. Tecnologia da Informação e o BPMS. Geração de Aplicações por meio da automação de processos. Arquitetura da infraestrutura do BPM. Integridade de dados.

    MAPEAMENTO DE FLUXO DE VALOR

    O Mapa de Fluxo de valor como bússola do processo, sendo base para atingir os estados futuros através de um concreto plano de ação. Entender o Mapa de Fluxo de Valor como um projeto e a figura do Líder do MFV como gerente de projeto. Realizar o mapa atual para uma empresa, vislumbrar e desenvolver o mapa do estado futuro desta empresa. Construir e gerir um plano de ação de implementação Lean e acompanhá-lo.

    LEAN THINKING

    A história dos sistemas de produção tradicionais e as origens da mentalidade enxuta. Conceito de valor, cadeia de valor e criação de valor sob a ótica do cliente. Os 7 desperdícios segundo Ohno. Os 14 princípios do sistema Toyota (Toyota Way). Noções de fluxo contínuo, Produção Puxada e Nivelada (sistemas puxados e Heijunka), Jidoka, Padronização de tarefas, Gerenciamento visual. Conceito de Kaizen e processo de melhoria contínua. Conceito de Hansei (auto-reflexão) aplicada à melhoria continua

    DESIGN THINKING

    Processo de inovação e identificação de soluções para um problema, Mapeamento e integração de experiências culturais; Visão de mundo; Mapeamento de processos do cotidiano do indivíduo; Identificação de barreiras e oportunidades de remoção delas. Imersão, Análise e síntese. Perspectivas dos resultados. Prototipagem

    INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, LIDERANÇA, ADAPTABILIDADE E RESILIÊNCIA

    EQ-I 2.0. Percepção das emoções; Administração de emoções. Automotivação. Controle dos impulsos. Otimismo. Adaptabilidade. Adaptar a abordagem de entrega com base no contexto. Análise do ambiente. Empatia. Lideranças e Equipes. Conceito e teorias de liderança. Poder e influência nas organizações. Novos modelos de liderança. Liderança de equipes de alto. Trabalho sob pressão. O que é Motivação e como impacta no desempenho. Motivação e Competências.  Teorias de motivação. Ambiente, oportunidades, objetivos e incentivos e oportunidades. Forças motivacionais.

    METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA

    Ciência e Conhecimento Científico; Tipos de Pesquisa; Normatização dos Trabalhos Acadêmicos; Normas ABNT

  • Certificação

    Serão concedidos certificados de Pós-Graduação – Lato Sensu, Especialização ou MBA, dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis, com a Gestão Operacional do Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia, aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7) nas disciplinas e tiverem seu trabalho final de curso (TCC) ou monografia aprovado.

  • Documentação

    • Identidade e CPF (cópia)
    • Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia)
    • Comprovante de Residência (cópia)
    • Diploma de Graduação (cópia autenticada)
    • Histórico Escolar
    • 3 Fotos 3×4

  • Investimento

Unidade24 parcelas
*Mensalidade até o dia 10
Valor da Mensalidade
OnlineR$ 409,86R$ 455,40

* Desconto de 10% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês. 

Para pagamento à vista de 20% no valor total do curso

Taxa de matrícula: R$ 90,00