Gestão de Processos na Manutenção

  • Carga Horária

    16 horas ( 2 sábados)
  • Objetivos

    ABNT NBR ISO 19011:2018, Diretrizes para auditoria de sistemas de gestão: fornece orientação sobre Etapas e Realização de Auditorias Internas e em Fornecedores, Condução das atividades; Coleta de informações; Identificação e o registro. Oferece uma abordagem uniforme e harmonizada, permitindo a auditoria eficaz em vários sistemas ao mesmo tempo.

  • Programa

    I – INTRODUÇÃO AO GERENCIAMENTO DE PROCESSOS NA MANUTENÇÃO

    Importância do desempenho da manutenção. Níveis de desempenho da manutenção. Objetivos de desempenho da manutenção: qualidade, velocidade, confiabilidade, flexibilidade e custos. Trade-offs entre objetivos de desempenho. Processos de negócio versus função de negócio. Relacionamento entre processos e as áreas funcionais da empresa. Gestão de processos versus Gestão por processos. Foco no cliente versus foco do cliente.

    II – CADEIA DE VALOR

    Hierarquia entre processos. Cadeia de Valor. Processos primários, processos de suporte e processos de gestão. Técnicas de levantamento e desdobramento de processos. Macroprocesso, Processo, Subprocesso, Atividade e Tarefa.

    III – MODELAGEM DE PROCESSOS

    Técnicas de levantamento e desdobramento de processos (Entrevistas, questionário, Brainstorming, Rastreamento de processo, Estudo de caso), Condutor/equipe, Atividades preparatórias para levantamento, Pontos de atenção durante o processo de levantamento, Resultado do levantamento, Lições aprendidas e feedback. Processo de modelagem: objetivos e princípios da modelagem. Nível de detalhamento da modelagem e suas características. Padrão BPMN de modelagem de processos de negócio. Conceitos sobre Gerenciamento de Decisões e Regras de Negócio. Modelagem de Regras de Negócio. Critérios e regras a serem utilizadas na modelagem. Estabelecimento de padrões de modelagem. Qualidade na modelagem de processos.

    IV – DIAGRAMA SIPOC

    Objetivos do Diagrama SIPOC. Fornecedor, Entrada, Processamento, Saída e Cliente. Definição de requisitos de qualidade dos clientes. Aplicação do Diagrama SIPOC em processos de manutenção.

    V – ANÁLISE E MELHORIA DE PROCESSOS

    O que é análise de processo. Quando efetuar análise de processos. Responsabilidades e papéis da análise de processos. Preparação para análise de processos. Execução da análise de processos. Documentação da análise de processos. Foco do cliente, Momentos da verdade e a jornada do cliente. PDCA: Identificação do problema, Observação, Análise, Plano de ação, Ação, Verificação, Padronização e Conclusão.

    VI – GESTÃO DE DESEMPENHO DE PROCESSOS

    Conceitos sobre métricas e medições. Conceito de indicadores de desempenho. Item de verificação e item de controle. Hierarquia de indicadores. Ferramentas para gerenciamento de desempenho de processos.

    VII – INDICADORES DE MANUTENÇÃO

    Tipos de indicadores de manutenção: capacitação da manutenção, capacidade produtiva, desempenho das máquinas, desempenho da mão de obra, desempenho financeiro e gestão de materiais. Estudos de caso.

  • Certificação

    O certificado de Curso de Extensão será emitido pelo IPETEC – Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia.

  • Documentação

    • Cópia do RG;
    • Cópia do CPF (ou do responsável);
    • Cópia do Comprovante de Residência
  • Investimento

UnidadeValor do Curso
02 parcelas de
MacaéR$ 207,00