Língua Inglesa

  • Carga Horária

    360 horas

  • Objetivos

    O curso de Língua Inglesa tem como objetivo habilitar o discente aos novos conteúdos e exigências do mercado de trabalho, sobretudo no magistério de Língua Inglesa, tendo em vista os desafios constantes do ensino de língua estrangeira e na escola do século XXI.

  • Metodologia a Distância

    • As aulas são 100% ao vivo, transmitidas por Webconferência
    • Essa metodologia privilegia a interação, em tempo real, entre o professor e alunos da turma, possibilitando, ainda, durante a aula, trabalhos em grupos em salas virtuais.
    • As aulas transmitidas ao vivo são gravadas e disponibilizadas na plataforma do aluno, juntamente com o material didático, enviado previamente pelos professores como conteúdo suplementar de apoio.
  • Competências e perfil do especialista

    O curso de Pós-graduação em Língua Inglesa propõe-se a aprofundar os conhecimentos do profissional em relação à língua inglesa, à literatura e a métodos de ensino/aprendizagem contemporâneos. Além disso, incentiva o professor a pesquisar, refletir, analisar e pensar sobre a sua própria prática a fim de que exerça, de forma crítico-reflexiva e com embasamento teórico-metodológico consistente, a prática docente.

  • Coordenação Acadêmica

    Profa. Ma. Deise Ferreira Viana de Castro

    • Doutorado em Estudos da Linguagem
    • Mestrado em Interdisciplinar Linguística Aplicada
  • Programa

    LINGUÍSTICA APLICADA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS 

    A disciplina tem como objetivos (a) analisar e discutir os processos e estratégias de aprendizagem e aquisição de língua materna e estrangeira, assim como os fatores sociais, culturais e individuais que influenciam e afetam o progresso de alunos e professores em sala de aula; (b) apresentar ao aluno os aspectos inter/transdisciplinares da LA tendo como foco questões referentes à natureza social e educacional do uso da linguagem em sala de aula. Algumas áreas a serem abordadas: interação professor-aluno, ensino/aprendizagem de língua estrangeira, fala do professor. A relação entre a Linguística e o Ensino do Inglês Língua Estrangeira.

    PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

    Ações pedagógicas nas relações ensino/aprendizagem e aluno/professor. Análise crítica da relação entre língua, ideologia e influências sócio-culturais. Discussão das questões de gênero, raça e etnia propostas pelos PCN´s e de sua relação com o ensino de língua inglesa.

    Observação e análise crítica e reflexiva de práticas pedagógicas em contextos escolares. Competências e perspectivas de formação do professor de inglês.

    LETRAMENTOS E MULTILETRAMENTOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

    Abordar aspectos críticos do letramento tanto em língua materna como em língua estrangeira. Trabalhar as novas ferramentas de aprendizagem como áudio, vídeo, tratamento de imagem, edição e diagramação de textos abordando as novas linguagens proliferadas no mundo contemporâneo, principalmente, em relação ao processo de ensino/aprendizagem de língua inglesa e seus usos nos mais diversos contextos sociais virtuais e reais.

    AQUISIÇÃO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA E BILINGUISMO

    Abordagem de aspectos cognitivos e mentais a respeito das teorias de Aquisição da Linguagem, mais especificamente, de Aquisição de língua estrangeira. A disciplina busca trazer reflexões a respeito da compreensão e do processamento da linguagem pelos falantes quando da aquisição de outro idioma.

    MORFOSSINTAXE

    Concepções de língua. Os subsistemas da língua. Conceituação da morfologia. Processos de formação de palavras. Classes de palavras. Relações entre morfologia, sintaxe e semântica. Estudo de estruturas sintáticas, seus usos e funções. Prover aos alunos uma visão detalhada e prática dos processos de formação do léxico em língua inglesa, e suas implicações quanto à tonicidade, ortografia, semântica e sintaxe.

    ENSINO DE GRAMÁTICA

    Revisão de aspectos gramaticais da língua inglesa: sintagma verbal (modo, tempo, aspecto, forma e uso), sintagma adverbial, sintagma preposicional e nominal. Abordagem reflexiva e prática dos aspectos sistêmicos da língua inglesa a partir de questionamentos sobre o papel da gramática na língua oral e escrita. Contextualização através de textos escritos de diferentes gêneros discursivos.

    FONOLOGIA E DISCURSO ORAL

    Revisão dos aspectos fonéticos e fonológicos da língua inglesa. Ênfase nas funções comunicativas e uso das palavras no discurso oral. Abordagem de ações comunicativas em diferentes contextos de uso e no entendimento das relações entre linguagem e sociedade. Os sons da língua.

    LITERATURA CONTEMPORÂNEA MUNDIAL

    A disciplina pretende abordar de gêneros literários diferentes buscando trabalhar o uso da língua nos mais diversos textos. A leitura de obras contemporâneas escritas em língua inglesa é acompanhada por discussões informadas pela teoria crítica (perspectivas decoloniais e feministas, entre outras). Promove reflexão sobre processos de interpretação a partir de apresentações quinzenais feitas por integrantes do curso.

    DISCURSO ESCRITO – PROCESSOS DE ESCRITA EM LÍNGUA INGLESA

    A disciplina pretende abordar a escrita como processo, em relação aos mais variados gêneros textuais. Além disso, fazer um paralelo entre discurso oral e escrito, seus encontros e desencontros. Abordagem sobre a construção e a organização dos textos escritos, com enfoque nos gêneros acadêmicos.

    A PRÁTICA PEDAGÓGICA EXPLORATÓRIA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA ESTRANGEIRA 

    Questionamentos críticos e discussões sobre as práticas discursivas em contextos pedagógicos e para além destes. Integração dos professores, alunos, suas práticas pedagógicas (ou profissionais) e uma postura investigativa. Construção do conhecimento. Papel das construções socioafetivas dos participantes. Construção de múltiplos entendimentos.

    REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE MATERIAL DIDÁTICO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

    A disciplina busca trazer uma reflexão a respeito dos conteúdos abordados pelos livros didáticos de língua inglesa para alunos brasileiros. Análise de material didático em relação às habilidades e competências linguísticas. Produção de material didático. Leitura e análise de textos diversos.

    METODOLOGIA DA PESQUISA

     Redação Técnica e Metodologia de Pesquisa. Estrutura do Trabalho de Conclusão de Curso TCC. Discussão dos temas de TCC.

  • Certificação

    Serão concedidos certificados de Pós-Graduação – Lato Sensu, Especialização ou MBA, dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis, com a Gestão Operacional do Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia, aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7) nas disciplinas e tiverem seu trabalho final de curso (TCC) ou monografia aprovado.

  • Documentação

    • Identidade e CPF (cópia)
    • Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia)
    • Comprovante de Residência (cópia)
    • Diploma de Graduação (cópia autenticada)
    • Histórico Escolar
    • 3 Fotos 3×4

  • Investimento

Unidade24 parcelas
*Mensalidade até o dia 10
Valor da Mensalidade
OnlineR$ 341,55R$ 455,40

* Desconto de 25% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês.

Taxa de matrícula: R$ 90,00