Matemática

  • Carga Horária

    360 horas

  • Objetivos

    O curso tem objetivo de formar especialista em Matemática para atuação no ensino superior.

  • COMPETÊNCIAS E PERFIL DO EGRESSO

     O Especialista em Matemática a ser formado pela Universidade Católica de Petrópolis será um profissional: (i) com sólida formação em Matemática, dominando seus aspectos conceituais, sendo capaz de compreender como se desenvolve a investigação de problemas novos ou tradicionais em Matemática; (ii) que ocupa-se preferencialmente da docência em estabelecimentos de Ensino Superior, e capaz de dar prosseguimento a seus estudos em cursos de pós-graduação stricto sensu e (iii) capaz de pesquisar e desenvolver ações que sejam balizadoras para a sua atuação profissional. 

  • Coordenação Acadêmica

    Prof. Marcos Cruz de Azevedo

    • Doutorado em Humanidades, Culturas e Artes
    • Graduação em Licenciatura Plena em Matemática
  • Programa

    ÁLGEBRA

    Introduz a teoria dos números com o estudo de números inteiros, indução, divisibilidade, MDC, MMC, Teorema Fundamental da Aritmética, números primos, classes de congruência módulo n, equações diofantinas lineares e o Teorema Chinês dos Restos. Aborda o estudo de grupos, subgrupos, subgrupos normais, classes laterais, grupos cíclicos, grupos de permutação e grupos de simetrias de figuras planas e espaciais. Apresenta o estudo de anéis, ideais, homomorfismos, anel quociente, anel de polinômios e o Teorema Fundamental da Álgebra. Estuda o conceito de corpos, extensões de corpo, corpo de raízes de um polinômio sobre Q, corpo dos números complexos, raízes da unidade, equações de 3º e 4º graus e homomorfismos.

    ANÁLISE REAL

    Estuda noções de lógica, conjuntos finitos e conjuntos infinitos, enumeráveis e não-enumeráveis. Apresenta os números reais, com suas propriedades algébricas e de ordem, supremo e ínfimo. Introduz a topologia na reta. Aborda limite de funções, continuidade, diferenciabilidade e integração.

    CÁLCULO NUMÉRICO

    Aritmética Finita. Cálculo de Raízes. Resolução de Sistemas Lineares. Interpolação. Integração Numérica.

    DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

    Educação e Didática: construção de conceitos em uma perspectiva crítico-dialógico. O ensinar e aprender no atual contexto social. Contextualização dos objetivos e conteúdos de ensino na perspectiva do planejamento como ato dialógico-político-ético-pedagógico. Fundamentos teóricos da prática didático-pedagógica. O desenvolvimento de abordagens: disciplinar, multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar dos conteúdos programáticos. A avaliação em educação. Diferentes tendências educacionais e as posturas de avaliação decorrentes. A relação medida/avaliação. Didática: teoria da instrução e do ensino. Os processos de ensino. O Planejamento de ensino. O que é Currículo.

    EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

    Conceitos e evolução histórica da educação a distância; A Evolução tecnológica e a Educação a Distância no Brasil; Legislação, Diretrizes e Políticas Públicas para a EAD; Arquitetura Pedagógica na EAD; O material didático para EAD; A comunicação entre os indivíduos e o ato educativo; Ferramentas de comunicação e gerenciamento; Sistema de acompanhamento em Educação a Distância; Aprendizagem colaborativa na Educação a Distância com o uso das tecnologias da Web; Uso de Tecnologias Móveis e Sem Fio (TMSF) na Educação a Distância; Metodologia Ativa; Aprendizagem a distância; Avaliação da Aprendizagem; Desafios da Educação a Distância. Tecnologias para o Ensino da Matemática.

    EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS

    Equações diferenciais ordinárias lineares e não lineares de ordem “n”, com coeficientes constantes ou não. Transformada de Laplace, modelos matemáticos de aplicações de ED’s e equações diferenciais.

    FUNDAMENTOS DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL

    Funções de uma variável real. Limite e continuidade da função. Derivada e diferencial. Teoremas sobre as funções deriváveis. Análise da variação das funções. Integral indefinida e Definida.

    GEOMETRIA ANALÍTICA

    O ponto no plano e no espaço. Vetores. Vetores em R2 e R3e suas aplicações. Estudo da reta no plano e no espaço. Estudo da circunferência.

    MATEMÁTICA DISCRETA

    Análise Combinatória. Binômio de Newton. Probabilidade. Teoria dos Grafos.

    METODOLOGIA DA PESQUISA

    Roteiro de pesquisa / Projeto de pesquisa e monografia / TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

  • Certificação

    De acordo com a legislação do MEC em vigor, serão concedidos certificados de Pós-Graduação – Lato Sensu, Especialização ou MBA, dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis, com o apoio do Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia, aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7), frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no curso e tiverem seu trabalho final de curso ( TCC) ou monografia aprovado.

    Aos alunos que concluírem a primeira etapa será concedido certificado do curso ministrado pelo IPETEC – Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7) em cada disciplina e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento).

  • Documentação

    • Identidade e CPF (cópia)
    • Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia)
    • Comprovante de Residência (cópia)
    • Diploma de Graduação (cópia autenticada)
    • Histórico Escolar
    • 3 Fotos 3×4
  • Investimento

Unidade24 parcelas
*Mensalidade até o dia 10
Valor da Mensalidade
Rio de JaneiroR$ 227,70R$ 455,40

* Desconto de 50% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês.

Taxa de matrícula: R$ 90,00