MBA em Gerenciamento de Projetos

  • Carga Horária

    360 horas

  • Objetivos

    Desenvolver Competências na Área de Gerenciamento de Projetos Através de Práticas, Ferramentas, Técnicas e outros itens relevantes amplamente reconhecidos. Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto. Gerenciar a Equipe do Projeto. Administração de Contrato. Interação de Grupos de Processos. Conhecimento dos Processos de Gestão: Atividades de Iniciação, Planejamento, Execução, Controle e Monitoramento e Fechamento de um Projeto.

  • Programa

    GERENCIAMENTO DE PROJETOS (18h)

    Conceitos de projetos. Atualização PMBOK – 7ª edição: Mudança no padrão de gerenciamento de grupos de processos para gerenciamento por princípios. Abordagem tradicional: Conhecimento dos processos: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento, Controle e Encerramento.  Abordagens ágeis, adaptativas e híbridas (mistura das tradicionais com as ágeis) para dentro dos possíveis contextos e cenários aos quais os projetos possam estar inseridos. Princípios de Entrega do Projeto. Domínios de Desempenho do Projeto.

    GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO E ESCOPO (18h)

    Desenvolver o termo de abertura do projeto. Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto. Orientar e gerenciar o trabalho do projeto. Monitorar e controlar o trabalho do projeto. Realizar o controle integrado do projeto. Encerrar o projeto ou fase. Coletar os requisitos. Planejar o gerenciamento do escopo. Definir o escopo. Estrutura Analítica do Projeto. Validar o escopo. Controlar o escopo.

    GERENCIAMENTO DOS CUSTOS (18h)

    Gerenciamento dos processos envolvidos em planejamento e controle de custos. Plano de Custos. Estimativa de Custos. Desenvolver orçamento. Controle de custos. Garantir que o projeto termine dentro do orçamento aprovado.

    GERENCIAMENTO DA QUALIDADE  (18h)

    Gerenciamento da Qualidade. Ferramentas e Métodos para Melhoria da Qualidade; Programas de Qualidade e Produtividade: Gerenciamento pelas Diretrizes, Gerenciamento de Rotinas, 5S, PDCA. Ação Gerencial / 5W1H – Padronização. Identificar os indicadores de desempenho relacionados com as atividades de rotina ou operacionais de cada cargo/função/pessoa. O conceito de eficácia e sua relação com o produto da atividade e o conceito de qualidade percebida? Atender às necessidades dos clientes/usuários. Como transformar indicadores subjetivos em algo mensurável; especificações. Identificar os indicadores de eficácia associados ao Plano Estratégico e Estrutura Organizacional. O conceito de eficiência e sua relação com o processo da atividade e o conceito de produtividade – otimização dos recursos. Identificar os indicadores de eficiência associados ao Plano Estratégico e Estrutura Organizacional.

    GERENCIAMENTO DOS RECURSOS (18h)

    Planejamento dos recursos físicos (equipamentos, materiais, instalações e infraestruturas) e os humanos (equipe ou pessoal do projeto). Estimar os Recursos das Atividades. Adquirir Recursos. Desenvolver a Equipe. Gerenciar a Equipe. Controlar os Recursos. Contratação e mobilização de equipes; Funções, responsabilidades e relações hierárquicas; Ferramentas e técnicas: organogramas e descrições de cargos; Matriz de Responsabilidades (MR); Aspectos funcionais do recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento.

    GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES (18h)

    Planejamento das comunicações / Distribuição das informações / Relatório de desempenho / Comunicação interativa / Comunicação ativa  / Comunicação passiva / A análise de requisitos da comunicação, Organização do projeto e relacionamentos de responsabilidade das partes interessadas / Necessidades de informações internas / Necessidades de informações externas / Identificar partes interessadas e suas informações / Identificar o impacto de cada parte interessada: Poder:-Influência- Interesse e Impacto. Matriz das Comunicações versão 5W2H.

    CONSTRUIR E GERIR EQUIPES DE ALTA PERFORMANCE (18h)

    Construir, desenvolver e promover as responsabilidades das equipes.Evolução das Pessoas e Relação de Confiança. Talentos e Competências. Metas e Objetivos, Desafios e Complexidades.  Autonomia e engajamento. Descentralização de habilidades. Fases, Entregas e Melhoria contínua. Os métodos e as técnicas de treinamento e desenvolvimento adequados ao perfil do grupo, do conteúdo, e dos objetivos propostos.  Performance da equipe, supervisão, indicadores e resultados.

    GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES (18h)

    Planejamento de compras e aquisições.        Planejamento de contratações. Documentação dos requisitos de produtos, serviços e resultados e identificação de possíveis fornecedores. Seleção de fornecedores – obtenção de informações, cotações, preços, ofertas ou propostas, conforme adequado. Administração de contrato – gerenciamento do contrato e da relação entre o comprador e o fornecedor e estabelecer ações corretivas necessárias.

    GERENCIAMENTO DE PARTES INTERESSADAS (18h)

    Identificar as partes Interessadas – stakeholders. Clientes do projeto. Patrocinador. Gerente de projeto. Equipe do Projeto. Fornecedores internos e externo. Escritório de Projetos. Processos de gerenciamento das partes interessadas. Planejar o engajamento das partes interessadas. Ferramentas de Gerenciamento das partes interessadas. Modelos de Gerenciamento das partes interessadas. Saídas dos processos de gerenciamento das partes interessadas. Conteúdos e estruturas. Modelos, métodos e artefatos. Aspectos de Sucessos no projeto – foco no valor.

    GESTÃO DO CRONOGRAMA E CICLO DE VIDA DO PROJETO (18h)

    Definição da atividade. Sequenciamento de atividades. Estimativa de recursos da atividade. Estimativa de duração da atividade. Desenvolvimento do cronograma. Controle do cronograma. MS – Project no gerenciamento de Projetos. Medições de desempenho do projeto. Análise de cenários. Ciclo de Vida projeto. Fases e gerenciamento das entregas.

    TAILORING E MODELOS HÍBRIDOS (18h)

    O que é Tailoring. Mindset ágil. Tipos de abordagens de gestão de projetos. Abordagens ágeis (Agile Project Management, Scrum, Kanban, XP, SQUAD, Design Sprint) x Abordagens tradicionais (Prince2, PMBOK). Tailoring em abordagens de projetos tradicional e ágil. Aplicando Tailoring para criar uma metodologia de gestão. O que é um modelo híbrido. Integrando um modelo tradicional e ágil. Criando um modelo híbrido de gestão de projetos.

    INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, LIDERANÇA, ADAPTABILIDADE E RESILIÊNCIA (18h)

    EQ-I 2.0. Percepção das emoções; Administração de emoções. Automotivação. Controle dos impulsos. Otimismo. Adaptabilidade. Adaptar a abordagem de entrega com base no contexto. Análise do ambiente. Empatia. Lideranças e Equipes. Conceito e teorias de liderança. Poder e influência nas organizações. Novos modelos de liderança. Liderança de equipes de alto. Trabalho sob pressão. O que é Motivação e como impacta no desempenho. Motivação e Competências.  Teorias de motivação. Ambiente, oportunidades, objetivos e incentivos e oportunidades. Forças motivacionais.

    MÉTODOS ÁGEIS EM PROJETOS (18h)

    Introdução ao Agile e ao Scrum; O manifesto Ágil e seus Princípios; A importância do Produto Mínimo Viável (MVP); Visão geral e conceitual do framework Scrum; Características e benefícios do Scrum / Framework SCRUM; Iniciando um Projeto; Definindo a Equipe Scrum; Criando e Priorizando o Backlog do Produto; identificando as Necessidades das Partes Interessadas; definindo prioridades. /

    Planejamento em multinível (Planning Onion): Diário, Sprint, Versão de Entrega, Produto e Portfólio / Implementação do Projeto; Criando os Entregáveis / Monitorando projetos com Scrum; / Revisão e Retrospectiva – Concluindo e validando uma Sprint./ Release – Concluindo e validando um Projeto.

    GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS (18h)

    Análise de Cenários, Complexidade, Variações de Cenários. O papel dos valores nas atitudes, práticas e comportamentos. Tipologias de mudança organizacional. Características Organizacionais Facilitadoras da Mudança. Redes sociais no trabalho e mudança. O papel do Indivíduo na Mudança. Aprendizagem e mudança. Gestão da mudança, desafios, possibilidades e limites de atuação. Modelos causais de mudança organizacional. Estratégias de gerenciamento da mudança em organizações privadas e públicas.

    DESIGN THINKING (18h)

    Processo de inovação e identificação de soluções para um problema, Mapeamento e integração de experiências culturais; Visão de mundo; Mapeamento de processos do cotidiano do individuo; Identificação de barreiras e oportunidades de remoção das mesmas. Imersão, Análise e síntese. Perspectivas dos resultados. Prototipagem

    INCERTEZAS E GERENCIAMENTO DE RISCOS (18h)

    Complexidade e Incertezas do projeto. Planejamento do gerenciamento de riscos. Identificação de riscos: entradas, ferramentas, técnicas e saídas. Análise qualitativa de riscos. Análise quantitativa de riscos. Planejamento de respostas a riscos. Estratégias para riscos negativos ou ameaças: prevenir, transferir ou mitigar. Estratégias para riscos positivos ou oportunidades: explorar, compartilhar ou melhorar. Monitoramento e controle de riscos. Matriz de probabilidade e impacto. Diagrama da árvore de decisão.

    GESTÃO FINANCEIRA EMPRESARIAL (18h)

    Planejamento através de ferramentas de analise financeiras no processo de tomada de decisões. Orçamento e Estrutura de Capital, técnicas de administração financeira e otimização de capital. Visão financeira e custos, indicadores de liquidez, endividamento e rentabilidade. Análise de investimento quanto ao risco-retorno. Demonstrativos de fluxo de caixa – direto e indireto.

    NEGOCIAÇÃO E RESOLUÇÃO DE CONFLITOS (18h)

    Método de negociação de Harvard. Análise de Negociação. Assimetria Negocial. Teoria comportamental da negociação. Teorias de Processo Decisório. Conflito em equipe. O Direito coletivo do trabalho. O Sindicato. Prerrogativas e deveres dos sindicatos. Políticas de relações trabalhistas. Conflitos coletivos de trabalho. Formas de resolução do conflito coletivo. Negociação coletiva. Convenções, acordos e dissídios coletivos. Técnicas de Negociação; Técnicas de administração de conflitos. Conhecimentos básicos na área de MEDIAÇÃO, CONCILIAÇÃO e NEGOCIAÇÃO, como instrumentos voltados às soluções alternativas dos conflitos de interesse.

    PMO, PORTFÓLIO E MATURIDADE EM PROJETOS (18h)

    Escritório de Projetos. Tipos de PMO.

    Processos do PMO. Princípios para implantação de um PMO. Estrutura organizacional de apoio aos projetos. Funções: normatização, educação, operação e controle. Portfólio de projetos. Processos decisórios estruturados – importância, conceitos e benefícios. Modelos de maturidade. Análise comparativa entre Modelos de Maturidade.

    METODOLOGIA DA PESQUISA (18h)

    Introdução à pesquisa, Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico, Trabalhos científicos: roteiro de pesquisa / Projeto de pesquisa / TCC.

  • Certificação

    De acordo com a legislação do MEC em vigor, serão concedidos certificados de Pós-Graduação – Lato Sensu, Especialização ou MBA, dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis, com o apoio do Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia, aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7), frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no curso e tiverem seu trabalho final de curso ( TCC) ou monografia aprovado.

  • Documentação

    • Identidade e CPF (cópia)
    • Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia)
    • Comprovante de Residência (cópia)
    • Diploma de Graduação (cópia autenticada)
    • Histórico Escolar
    • 3 Fotos 3×4

  • Investimento

Unidade24 parcelas
*Mensalidade até o dia 10
Valor da Mensalidade
Rio de JaneiroR$ 341,55R$ 455,40

* Desconto de 25% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês.

Taxa de matrícula: R$ 90,00