MBA em Gestão de Equipes de Alta Performance
Carga Horária
360 horas
Objetivos
Capacitar profissionais com forte competência técnica para interagir num cenário onde as constantes mudanças exigem conhecimentos, comportamentos e atitudes que potencializem projetos e programas que proporcionem o contínuo desenvolvimento das pessoas, num papel legítimo e definitivo de liderança.
COMPETÊNCIAS E PERFIL DO ESPECIALISTA
Atuar na gestão de equipes, administrar responsabilidades, promover um ambiente colaborativo. Desempenhar as atividades de assessoria e consultoria em projetos. Trabalhar a inteligência emocional da equipe, realizar supervisão, coordenação e orientação técnica; elaborar e coordenar treinamentos. Analisar sistemas de produção, realizar gerenciamento das fases do projeto, controle e acompanhamento dos estágios do projeto, controle de entrega, mensuração e gerenciamento de custos. Promover a melhoria da qualidade e gestão de pessoas. Gerenciar mudanças, estabelecer políticas e estratégias de desenvolvimento da empresa.
Metodologia a Distância
- As aulas são 100% ao vivo, transmitidas por Webconferência
- Essa metodologia privilegia a interação, em tempo real, entre o professor e alunos da turma, possibilitando, ainda, durante a aula, trabalhos em grupos em salas virtuais.
- As aulas transmitidas ao vivo são gravadas e disponibilizadas na plataforma do aluno, juntamente com o material didático, enviado previamente pelos professores como conteúdo suplementar de apoio.
Programa
GESTÃO DE EQUIPES DE ALTA PERFORMANCE – 18h
Construir, desenvolver e promover as responsabilidades das equipes. Evolução das Pessoas e Relação de Confiança. Talentos e Competências. Metas e Objetivos, Desafios e Complexidades. Autonomia e engajamento. Descentralização de habilidades. Fases, Entregas e Melhoria contínua. Os métodos e as técnicas de treinamento e desenvolvimento adequados ao perfil do grupo, do conteúdo, e dos objetivos propostos. Performance da equipe, supervisão, indicadores e resultados.
GERENCIAMENTO DE PROJETOS – 18h
Conceitos de projetos. Mudança no padrão de grupos de processos para princípios. Abordagem tradicional: Conhecimento dos processos: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento, Controle e Encerramento. Abordagens ágeis, adaptativas e híbridas (mistura das tradicionais com as ágeis) para dentro dos possíveis contextos e cenários aos quais os projetos possam estar inseridos. Princípios de Entrega do Projeto. Domínios de Desempenho do Projeto
GERENCIAMENTO DAS PARTES INTERESSADAS – 18h
Identificar as partes Interessadas – stakeholders. Clientes do projeto. Patrocinador. Gerente de projeto. Equipe do Projeto. Fornecedores internos e externo. Escritório de Projetos. Processos de gerenciamento das partes interessadas. Planejar o engajamento das partes interessadas. Ferramentas de Gerenciamento das partes interessadas. Modelos de Gerenciamento das partes interessadas. Saídas dos processos de gerenciamento das partes interessadas. Conteúdos e estruturas. Modelos, métodos e artefatos. Aspectos de Sucessos no projeto – foco no valor.
GERENCIAMENTO DOS RECURSOS – 18h
Planejamento dos recursos físicos (equipamentos, materiais, instalações e infraestruturas) e os humanos (equipe ou pessoal do projeto). Estimar os Recursos das Atividades. Adquirir Recursos. Desenvolver a Equipe. Gerenciar a Equipe. Controlar os Recursos. Contratação e mobilização de equipes; Funções, responsabilidades e relações hierárquicas; Ferramentas e técnicas: organogramas e descrições de cargos; Matriz de Responsabilidades (MR); Aspectos funcionais do recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento.
GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES – 18h
Planejamento das comunicações / Distribuição das informações / Relatório de desempenho / Comunicação interativa / Comunicação ativa / Comunicação passiva / A análise de requisitos da comunicação, Organização do projeto e relacionamentos de responsabilidade das partes interessadas / Necessidades de informações internas / Necessidades de informações externas / Identificar partes interessadas e suas informações / Identificar o impacto de cada parte interessada: Poder:-Influência- Interesse e Impacto. Matriz das Comunicações versão 5W2H.
GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS – 18h
Análise de Cenários, Complexidade, Variações de Cenários. O papel dos valores nas atitudes, práticas e comportamentos. Tipologias de mudança organizacional. Características Organizacionais Facilitadoras da Mudança. Redes sociais no trabalho e mudança. O papel do Indivíduo na Mudança. Aprendizagem e mudança. Gestão da mudança, desafios, possibilidades e limites de atuação. Modelos causais de mudança organizacional. Estratégias de gerenciamento da mudança em organizações privadas e públicas.
METODOLOGIA PRINCE 2 – 18h
Passo a passo das etapas de gerenciamento pelo Prince2. Princípios – orientações e diretrizes: justificativa contínua do negócio, aprender com a experiência, papéis e responsabilidades definidos, gerenciamento por estágios, gerenciamento por exceção, foco no produto, adequação ao ambiente do projeto. Temas – áreas e aspectos: business case, organização, qualidade, planos, risco, mudança, progresso. Processos – etapas do projeto: start up, direcionamento e aprovação, início do projeto, gerenciamento das fases do projeto, controle e acompanhamento dos estágios do projeto, controle de entrega, encerramento do projeto.
MÉTODOS ÁGEIS EM PROJETOS – 18h
Ementa: Introdução ao Agile e ao Scrum; O manifesto Ágil e seus Princípios; A importância do Produto Mínimo Viável (MVP); Visão geral e conceitual do framework Scrum; Características e benefícios do Scrum / Framework SCRUM; Iniciando um Projeto; Definindo a Equipe Scrum; Criando e Priorizando o Backlog do Produto; identificando as Necessidades das Partes Interessadas; definindo prioridades. Planejamento em multinível (Planning Onion): Diário, Sprint, Versão de Entrega, Produto e Portfólio / Implementação do Projeto; Criando os Entregáveis / Monitorando projetos com Scrum; / Revisão e Retrospectiva – Concluindo e validando uma Sprint./ Release – Concluindo e validando um Projeto.
LEAN THINKING – 18h
A história dos sistemas de produção tradicionais e as origens da mentalidade enxuta. Conceito de valor, cadeia de valor e criação de valor sob a ótica do cliente. Os 7 desperdícios segundo Ohno. Os 14 princípios do sistema Toyota (Toyota Way). Noções de fluxo contínuo, Produção Puxada e Nivelada (sistemas puxados e Heijunka), Jidoka, Padronização de tarefas, Gerenciamento visual. Conceito de Kaizen e processo de melhoria contínua. Conceito de Hansei (auto-reflexão) aplicada à melhoria continua.
MAPEAMENTO DE FLUXO DE VALOR – 18h
O Mapa de Fluxo de valor como bússola do processo, sendo base para atingir os estados futuros através de um concreto plano de ação. Entender o Mapa de Fluxo de Valor como um projeto e a figura do Líder do MFV como gerente de projeto. Realizar o mapa atual para uma empresa, vislumbrar e desenvolver o mapa do estado futuro desta empresa. Construir e gerir um plano de ação de implementação Lean e acompanhá-lo
GESTÃO PARA RESULTADOS – 18h
Método Gerencial: Análise, plano, Execução e Verificação; Táticas de Gerenciamento; Gerenciamento dos resultados; Gerenciamento dos Processos; Gerenciamento dos resultados; Gestão das equipes para solução de problemas
Gestão do Ambiente; Foco nas soluções. Métricas ou indicadores de gestão de Recursos Humanos; a importância das métricas para pessoas e Organizações; métricas quantitativas e qualitativas, de eficiência e de eficácia, simples e compostas; métricas demográficas, financeiras e de processos envolvendo gestão de RH; o balanced scorecard (BSC) no contexto das métricas de RH; o BSC de Jac Fitz-Ens e os subsistemas de RH. Big Data em RH e seus principais usos.
COACHING, MENTORING E DESENVOLVIMENTO DO CAPITAL HUMANO – 18h
Programas de Desenvolvimento. Distinção entre Treinamento e Desenvolvimento. Coaching e Mentoria, Tutoria e Consultoria: conceitos, diferenças e aplicações. Como construir um modelo de desenvolvimento contínuo. Metodologias e Ferramentas de Desenvolvimento. Novas tecnologias de aprendizagem. Carreira como estratégia de retenção. Conceitos de Planejamento de Desenvolvimento de Carreira; Objetivos do Planejamento de Carreira. Tipos de Carreira. Modelos de Programas de Carreira. Casos práticos. Estruturas de carreira. Processo Sucessório e suas aplicações. Construção de um modelo de sucessão.
INCERTEZAS E GERENCIAMENTO DE RISCOS – 18h
Complexidade e Incertezas do projeto. Planejamento do gerenciamento de riscos. Identificação de riscos: entradas, ferramentas, técnicas e saídas. Análise qualitativa de riscos. Análise quantitativa de riscos. Planejamento de respostas a riscos. Estratégias para riscos negativos ou ameaças: prevenir, transferir ou mitigar. Estratégias para riscos positivos ou oportunidades: explorar, compartilhar ou melhorar. Monitoramento e controle de riscos. Matriz de probabilidade e impacto. Diagrama da árvore de decisão.
LEAN SIX SIGMA – 18h
Fundamentos e aplicação da metodologia Lean 6 Sigma. Gerenciamento pelas diretrizes; Indicadores de Desempenho; Metodologia A3; Lean Six Sigma, DMAIC, Projeto Green Belt. Avaliação do processo e desperdícios. Análise e avaliação do controle da qualidade e análise dos resultados na produção.
GESTÃO DO DESEMPENHO E COMPETÊNCIAS – 18h
A importância de uma ferramenta que ajude a medir o desempenho e o grau de contribuição dos indivíduos e equipes. A gestão do desempenho vista como sistema. A correlação entre os valores institucionais e os comportamentos individuais (parâmetros de avaliação do desempenho individual). A relação entre o sistema de gestão do desempenho com os demais sistemas de gestão de pessoas; treinamento e desenvolvimento, remuneração, reconhecimento e recompensa, plano de carreira, histórico de pessoal, transferências e desligamentos. Modelos de Gestão de Desempenho mais usados no mercado. Construção de um modelo de Gestão do Desempenho.
O que é competência e qual seu valor. Tipos de Competências. Definição e Mapeamento de Competências. Gestão de pessoas por competências. Modelo de Gestão do Desempenho e o uso das Competências.
MENTALLY FIT – 18h
Princípios básicos da gestão da energia em relação aos mecanismos humanos. Desenvolvimento mental, físico e emocional.Como manter a saúde mental nos tempos atuais. Ambiente de trabalho e ferramentas para lidar com o estresse. Desenvolvimento mental, físico e emocional. Percepção, emoções, sentimentos e julgamentos. Atenção e Foco. Desenvolvimento de Competências que facilitam a saúde mental como Empatia, Aceitação da Vulnerabilidade, Compaixão, Antifragilidade, Adaptabilidade. Definição das metas e tarefas. Segurança Psicológica e seu uso nas organizações. Ferramentas de desenvolvimento individuais e dos grupos de trabalho. Mentalidade Fixa e de Crescimento. Os paradigmas do mundo exponencial e da era da abundância e seus impactos sobre a saúde mental do profissional e de equipes.
DESIGN THINKING – 18h
Processo de inovação e identificação de soluções para um problema, Mapeamento e integração de experiências culturais; Visão de mundo; Mapeamento de processos do cotidiano do individuo; Identificação de barreiras e oportunidades de remoção das mesmas. Imersão, Análise e síntese. Perspectivas dos resultados. Prototipagem
NEGOCIAÇÃO E RESOLUÇÃO DE CONFLITOS – 18h
Método de negociação de Harvard. Análise de Negociação. Assimetria Negocial. Teoria comportamental da negociação. Teorias de Processo Decisório. Conflito em equipe. O Direito coletivo do trabalho. O Sindicato. Prerrogativas e deveres dos sindicatos. Políticas de relações trabalhistas. Conflitos coletivos de trabalho. Formas de resolução do conflito coletivo. Negociação coletiva. Convenções, acordos e dissídios coletivos. Técnicas de Negociação; Técnicas de administração de conflitos. Conhecimentos básicos na área de MEDIAÇÃO, CONCILIAÇÃO e NEGOCIAÇÃO, como instrumentos voltados às soluções alternativas dos conflitos de interesse.
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, LIDERANÇA, ADAPTABILIDADE E RESILIÊNCIA – 18h
EQ-I 2.0. Percepção das emoções; Administração de emoções. Automotivação. Controle dos impulsos. Otimismo. Adaptabilidade. Adaptar a abordagem de entrega com base no contexto. Análise do ambiente. Empatia. Lideranças e Equipes. Conceito e teorias de liderança. Poder e influência nas organizações. Novos modelos de liderança. Liderança de equipes de alto. Trabalho sob pressão. O que é Motivação e como impacta no desempenho. Motivação e Competências. Teorias de motivação. Ambiente, oportunidades, objetivos e incentivos e oportunidades. Forças motivacionais.
METODOLOGIA DA PESQUISA – 18h
Introdução à pesquisa, Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico, Trabalhos científicos: roteiro de pesquisa / Projeto de pesquisa / TCC.
Certificação
Serão concedidos certificados de Pós-Graduação – Lato Sensu, Especialização ou MBA, dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis, com a Gestão Operacional do Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia, aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7) nas disciplinas e tiverem seu trabalho final de curso ( TCC) ou monografia aprovado.
Documentação
- Identidade e CPF (cópia)
- Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia)
- Comprovante de Residência (cópia)
- Diploma de Graduação (cópia autenticada)
- Histórico Escolar
- 3 Fotos 3×4
Investimento
Unidade | 26 parcelas *Mensalidade até o dia 10 | Valor da Mensalidade |
Online | R$ 409,86 | R$ 455,40 |
* Desconto de 10% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês.
Para pagamento à vista: desconto de 20% no valor total do curso.