MBA em Gestão de Finanças, Contabilidade e Análise Econômica
Carga Horária
360 horas
Objetivos
Formar profissionais criativos, generalistas e polivalentes, com competências para atuar nas diversas áreas de uma organização em finanças com responsabilidade, eficiência, ética e respeito ao ser humano.
Programa
CONTABILIDADE E ANALISE ECONOMIA /FINANCEIRA (20h)
1. Demonstrativos Financeiros
2. Indicadores de liquidez, rentabilidade e endividamento do negócio:
3. Análises – verticais e Horizontais para tomada de decisão
4. EBTDA
5. EVAADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA (20h)
1. Visão Estratégica
2. Planejamento Estratégico;
3. BSC – Balaced Scorecard;
4. Desdobramento da Estratégia e Plano de ação;
5. Objetivos Estratégicos financeiros e indicadores de resultadosDESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA (20h)
1. Identificação de necessidades, motivação, impulsos e instintos.
2. Ciclo da motivação.
3. Ambiente, oportunidades, objetivos e incentivos e oportunidades.
4. Forças motivacionais: realização, afiliação e competência.
5. Desenvolvimento da liderança.MATEMÁTICA FINANCEIRA APLICADA (20h)
1. Técnica de identificação das taxas Equivalentes:
2. Equivalência entre Taxas Nominais e Taxas Efetivas
3. Desconto de Duplicatas para giro
4. Inflação x Desvalorização da MoedaECONOMIA MATEMÁTICA (20h)
1. Aplicação da matemática para representar teorias econômicas
2. Ambiente econômico e sua importância frente à tomada de decisão:
3. Financiamento de operações econômicas
4. Cenário Macro economico financeiras
5. Modelos linearesCOMUNICAÇÃO INTERPESSOAL E CORPORATIVA (20h)
Comunicação Empresarial na Sociedade da Informação. Fundamentos da Comunicação Interpessoal; Linguagem Corporal. Princípios do Endomarketing e sua dimensão estratégica para a gestão de empresas. A aplicação do Endomarketing nas empresas. Condições e obstáculos do Endomarketing. Instrumentos e programas de implantação do Endomarketing. Proposta de Valor para o Colaborador: O que é e como pode impactar no engajamento dos profissionais.
GESTÃO DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS ( 20h)
A Estratégia e o desdobramento nos processos de negócios. Contextualização de processos nos negócios.
Conceitos gerais de gestão de processos de negócios. Conceitos de controle e monitoramento. Indicadores de objetivo e desempenho. Governança Corporativa. Riscos e Controles Internos
REGULAÇÃO E COMPLIANCE (20h)
1. Metodologia de gestão e aderência ao Tratado da Basiléia
2. Órgãos reguladores do mercado financeiro
3. Sistema Financeiro Nacional
4. Comitês de auditoriaCONTROLADORIA (20h)
1. Princípios Contábeis Geralmente Aceitos PCGA
2. Contabilidade Geral e IFRS
3. Principais Tributos das operações Financeiras
4. impactos tributários das operações financeirasGERENCIAMENTO DE PROJETOS (20h)
1. Fundamentos em projetos financeiros;
2. Processos de iniciação, planejamento e execução;
3. Processos de controle, monitoramento e fechamento de um projeto;
4. Áreas de conhecimento de gerenciamento de projetos;
5. Gerenciamento da Integração, Escopo, Tempo Custo, Qualidade, RH e RiscoAUDITORIA DE MERCADO FINANCEIRO (20h)
1. Critérios de realização de uma auditoria
2. Metodologia de trabalho do auditor
3. Relatórios de Auditoria
4. Auditoria da lei anticorrupçãoANÁLISE DE INVESTIMENTOS (20h)
1.Operações do Front Office e Back office ;
2. Orçamento e estrutura de capital;
3 Tomada de decisão- TIR, VPL e Payback;
4. Analise de investimentos quanto ao risco-retorno.GERENCIAMENTO DE CUSTOS (20h)
1. Plano de Custos;
2. Estimativa de Custos;
3. Desenvolver orçamento;
4. Controle de custos
5. Indicadores de gestão de tempo e prazoMERCADO DE CAPITAIS (20h)
1. Principais produtos
2. Instrumentos Mercadológicos
3. Mercados do dinheiro:
4. Bolsa de Valores
5. Perfil do InvestidorVALUATION (20h)
1. Indicadores Fundamentalistas
2. Avaliações de fusões aquisições
3. Alternativas de investimentos e de financiamento do capital
4. Processo qualitativo de avaliação de empresas
5. Custo do capital: WACCANÁLISE QUANTITATIVA (20h)
1. Análise categórica de dados
2. Desenvolvimento de escalas e questionários
3. Estatística descritiva
4. Teste de hipóteseCORPORATE FINANCE E DERIVATIVOS (20h)
1. Fundamentos dos derivativos financeiro
2. Instrumentos, mercados, precificação.
3. Administração de riscos de mercado
4. Estruturação de operações derivativasMETODOLOGIA DA PESQUISA (20h)
1. Trabalhos científicos
2. Roteiro de pesquisa
3. Projeto de pesquisa / TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).Certificação
De acordo com a legislação do MEC em vigor, serão concedidos certificados de Pós-Graduação – Lato Sensu, Especialização ou MBA, dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis, com o apoio do Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia, aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7), frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no curso e tiverem seu trabalho final de curso ( TCC) ou monografia aprovado.
Documentação
• Identidade e CPF (cópia)
• Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia)
• Comprovante de Residência (cópia)
• Diploma de Graduação (cópia autenticada)
• Histórico Escolar
• 3 Fotos 3×4
Investimento
Unidade | 24 parcelas *Mensalidade até o dia 10 | Valor da Mensalidade |
Rio de Janeiro | R$ 409,86 | R$ 455,40 |
* Desconto de 10% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês.
Para pagamento à vista: desconto de 20% no valor total do curso.