MBA em Gestão de hospitais e clínicas

Carga Horária
360 horas
Objetivos
O curso MBA em Gestão de Hospitais e Clínicas tem como objetivo qualificar pessoas para a gestão de hospitais e clínicas, a partir da transmissão de conhecimentos teórico e práticos, pela identificação das melhores práticas gerenciais adotadas por empresas e profissionais de sucesso na própria área ou em áreas correlatas, oferecendo uma formação de excelência técnico-acadêmica, com importante contribuição para a sociedade.
Metodologia a Distância
- As aulas são 100% ao vivo, transmitidas por Webconferência
- Essa metodologia privilegia a interação, em tempo real, entre o professor e alunos da turma, possibilitando, ainda, durante a aula, trabalhos em grupos em salas virtuais.
- As aulas transmitidas ao vivo são gravadas e disponibilizadas na plataforma do aluno, juntamente com o material didático, enviado previamente pelos professores como conteúdo suplementar de apoio.
COMPETÊNCIAS E PERFIL DO ESPECIALISTA
Profissionais que trabalham ou pretendem trabalhar em gestão de hospitais, clínicas e demais prestadores de serviço da saúde (pública ou privada).
Coordenação Acadêmica
Professor Sérgio Ricardo Magalhães
- Executivo do Mercado de Seguros com mais de 25 anos de experiência.
- Foi superintendente técnico e comercial na SulAmérica Seguros.
- Gerente de Riscos na Nacional Seguros.
- Presidente e membro de comissões técnicas na Fenseg.
- Foi o mentor e coordenador acadêmico do MBA Executivo em Seguros e
- Resseguro e MBA Gerência de Riscos na Funenseg.
- Diretor de Seguros do Clube Vida em Grupo do RJ.
- Acadêmico na Academia Nacional de Seguros e Previdência.
- Coordenador Acadêmico no IPETEC/UCP.
- Professor Universitário de vários programas de pós-graduação e graduação.
- Mestre em Sistemas de Gestão pela UFF.
- MBA em Gestão da Qualidade Total pela UFF.
- Engenheiro Mecânico pela UGF.
- Sócio-Diretor da Gravitas AP especializada em consultoria e treinamento.
Programa
ACREDITAÇÃO DE HOSPITAIS E CLÍNICAS
Normas de Acreditação: Treinamentos; Fluxos de Comunicação; Documentação; Controle de documentos e dados; Auditoria da qualidade. Acreditação Hospitalar. Níveis de Acreditação. Padronização de prontuários e processos; Rastreabilidade de informações sobre pacientes, aquisições, dispensações, assistências. Gerenciamento de Risco: Redução de erros; Notificação de incidentes; Segurança nas/das informações. Protocolos assistenciais. As Comissões e os Núcleos de Segurança do Paciente como instrumentos de qualidade e segurança. O conceito de “full disclosure” e suas implicações.
ANÁLISE DE MERCADO E TENDÊNCIAS NA SAÚDE
Breve histórico da saúde no Brasil, políticas públicas de saúde, perspectivas e desafios para saúde no Brasil. Organização dos serviços de saúde. O papel do Estado na formulação e implantação de políticas públicas de saúde. Legislação em saúde. O Sistema Único de Saúde (SUS) e os seus princípios e diretrizes. Prioridades em saúde. Vigilância em saúde: princípios de vigilância em saúde, vigilância sanitária e vigilância epidemiológica. Relação entre setor público e privado. Tendências.
ASPECTOS REGULATÓRIOS DA SAÚDE SUPLEMENTAR
Histórico e evolução da saúde suplementar no Brasil. Lei 9656/1998. Estrutura do mercado de saúde suplementar no Brasil. Regulação do setor. Agência Nacional de Saúde Suplementar. RN´s e demais normativos que regulam o setor. Segmentação e Tipos de operadoras. Tipos de Planos de Saúde e Odontológicos e suas características. Comercialização e subscrição de planos de saúde e odontológicos. Judicialização. Desafios para a saúde suplementar.
COMUNICAÇÃO EM AMBIENTES ASSISTENCIAIS CLÍNICOS E HOSPITALARES
A Comunicação nas Relações Profissionais com: Cliente / paciente; Família; Equipe profissional; Equipe Multiprofissional; Instituição; Comunidade / Sociedade; Universidade. Planejamento dos modos de facilitação da comunicação. As metodologias participativas nos processos de comunicação-saúde. Preparação para comunicação.
FATURAMENTO E AUDITORIA DE PROCEDIMENTOS MÉDICOS, HOSPITALARES E AMBULATORIAIS
Faturamento como fontes de receitas. Apresentação das contas SUS, Saúde Suplementar e Convênios Particulares. Introdução ao faturamento hospitalar. Prontuário Médico. Tabelas AMB, CIEFAS, CBHPM, PRÓPRIAS, DIÁRIAS, TAXAS E ALUGUÉIS. Honorários Médicos. Materiais e Medicamentos. TISS – Troca de Informações de Saúde Suplementar. Guias padrão TISS e TUSS da ANS e Operadoras. CID (Classificação Internacional de Doenças). CH (Coeficiente de Honorários). Honorário de Urgência. Centro Cirúrgico: Folha de Sala. Boas práticas.
GERENCIAMENTO DE RISCOS EM AMBIENTES CLÍNICOS E HOSPITALARES
Fundamentos da Gestão de Riscos na Saúde. Processo de gerenciamento de riscos (ISO 31.000). Risk Assessment em Saúde (identificação, Análise e Avaliação de Riscos). Programas de resposta aos riscos. Avaliação de indicadores e controles de riscos. Riscos nos ambientes da saúde. O hospital como local de risco. Estratégias para minimizar o erro mediante eliminação das suas causas e controles para evitar repetições.
GESTÃO DA SUSTENTABILIDADE EM AMBIENTES DA SAÚDE
Gestão ambiental aplicada a serviços de saúde. Gestão de resíduos hospitalares. Educação ambiental aplicada a empreendimentos de saúde. Abordagem acerca da segurança do paciente observando o estudo da biossegurança: Impactos na vigilância epidemiológica hospitalar. Aspectos da saúde e segurança do trabalho. Controle de riscos ambientais. Acidentes e doenças relacionados ao trabalho. Normas regulamentadoras. Mapeamento de processos ambientais, registro, e reconhecimento de problemas e agentes ambientais. Impactos ambientais e riscos no hospital, clínicas e laboratórios.
GESTÃO DE CUSTOS, AQUISIÇÕES E CONTRATOS HOSPITALARES
Custos diretos e indiretos envolvidos na área da saúde. Planejamento e orçamentação de custos. Diferença entre investimentos e custos. Cenários orçamentários. Gestão de aquisições e estoques. Custos dos recursos humanos próprios e terceirizados. Custos dos contratos de curto, médio e longo prazo. Substituição de custos. Acompanhamento e monitoramento de custos.
GESTÃO DE FARMÁCIA E INSUMOS FARMACÊUTICOS
Conceito e o Processo de Gestão da Farmácia Hospitalar; Etapas do Planejamento Estratégico, Infraestrutura física e operacional, Visão Sistêmica em Logística e Cadeia de Suprimentos; Suprimentos e Custos da Farmácia Hospitalar; Sistemas de Informação e Indicadores para a Gestão da Qualidade; Legislações.
GESTÃO DE PESSOAS E DE EQUIPES NOS AMBIENTES DA SAÚDE
Gestão estratégica de pessoas. Liderança, gestão de equipes de alta performance e Comunicação. Competências, Habilidades e Atitudes para o ambiente clínico e hospitalar. Relações Interpessoais, Cooperação. Ética profissional.
GESTÃO DE PORTFÓLIOS E PROJETOS EM HOSPITAIS E CLÍNICAS
Conceito de projeto. Portfólio de projetos. Estratégia, objetivos estratégicos, definição de projetos estratégicos. O PMBOK. Áreas de Conhecimento do PMBOK. Gerenciamento de Projeto. Objetivos da Gerência de Projetos. O Gerente de projetos. Planejamento do Projeto. O termo de abertura e a definição de escopo. Análise das necessidades dos clientes do projeto. Análise de requisitos. Execução do Projeto. Ferramentas de Gestão e Controle. Gestão de Equipes. Gestão dos Custos. Gestão do Cronograma. Fechamento do Projeto. Gestão de Portfólios de Projetos em Saúde
GESTÃO FINANCEIRA DE HOSPITAIS E CLÍNICAS
A organização de sistemas financeiros. Teorias, funções e princípios do Orçamento e das Finanças. O Ciclo Orçamentário. Conceitos básicos da estrutura financeira. Análise do valor do dinheiro no tempo. Orçamento de capital. Planejamento financeiro hospitalar de curto e de médio prazo. Política do capital de giro hospitalar. Administração de estoques em hospitais. Responsabilidade Fiscal, sanções e penalidades.
GESTÃO POR MÉTODOS ÁGEIS, LEAN E INDICADORES
As análises dos processos e identificação das oportunidades de melhoria. Metodologia Ágil. metodologia Lean. Práticas derivadas das metodologias Ágil e Lean: Quadro Kanban, Scrum, 5S, Gestão do Conhecimento, Gestão Visual e Melhoria contínua. Benefícios e boas práticas
MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS E EMPREENDIMENTOS DE SAÚDE
Introdução a engenharia clínica, Inventário e Implantação de grupo de manutenção de equipamentos hospitalares, Gerenciamento da manutenção – Controle periódico, Rotinas de Manutenção Corretivas e Preventivas; Portarias, legislações, regulamentações e normas para certificação, registro, instalação e manutenção dos equipamentos médicos hospitalares mais usados; Gerenciamento de serviços externos; Aquisição de equipamentos médicos; Fundamentos de segurança para unidades de saúde
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E BSC PARA HOSPITAIS E CLÍNICAS
Planejamento em Saúde: processo histórico, conceitos, características e componentes do processo. Momentos do planejamento: explicativo, normativo, estratégico e tático-operacional. Fases do Planejamento Estratégico: diagnóstico estratégico. Análise da ambiência interna e externa; Identidade organizacional: missão, valores e visão de futuro. Estratégias, diretrizes e políticas. Desenvolvimento de cenários. Elaboração e implementação do processo de planejamento estratégico institucional e setorial. Indicadores e parâmetros para planejamento da capacidade instalada de unidades de saúde. Planejamento e desempenho organizacional. Instrumentos de organização e métodos. Análises de casos de planejamento estratégico em organizações de saúde públicas e privadas.
PRÁTICAS DE OUVIDORIA PARA HOSPITAIS E CLÍNICAS
A Análise da origem e desenvolvimento institucional da Ouvidoria no Brasil, enfatizando os diversos tipos de Ouvidoria, seus aspectos práticos e conceituais. Desenvolvimento de habilidades de utilização de métodos e técnicas de mediação de conflitos na busca de resolução das questões apresentadas à Ouvidoria.
PROCESSOS, QUALIDADE E SEGURANÇA EM SAÚDE PARA HOSPITAIS E CLÍNICAS
Definição de qualidade e satisfação do cliente. Certificações nacionais e internacionais. Padronização das atividades (Manuais, procedimentos instruções de trabalho). Gerenciamento de risco e segurança do paciente. Estrutura organizacional, processos, rotinas e sub-rotinas. Monitoramento de resultados e indicadores de qualidade e segurança. Inovação em saúde. Qualidade de padrão mundial.
RESPONSABILIDADE CIVIL DE HOSPITAIS, CLÍNICAS E PROFISSIONAIS DE SAÚDE
A responsabilidade e o dever de indenizar. Responsabilidade Civil Subjetiva e Objetiva. Natureza contratual da atividade médica. Obrigação de meio e Obrigação de Resultado. Aplicabilidade do Código de Defesa do Consumidor. A teoria da Perda de uma Chance. Excludentes de Responsabilidade.
SISTEMAS INTEGRADOS DE TI PARA HOSPITAIS E CLÍNICAS
Tipos de sistemas de informação. Planejamento, desenvolvimento e uso de um ERP dedicado. Requisitos. SPT´s, BI´s e Sistemas de Gerenciamento Operacional. Visão tática e estratégica do ambiente empresarial, considerando as dimensões sociais, econômicas e tecnológicas envolvidas. Integração sistêmica do processo de gestão. Sistemas dedicados para gestão de clínicas e hospitais.
METODOLOGIA DA PESQUISA:
Redação Técnica e Metodologia de Pesquisa. Estrutura do Trabalho de Conclusão de Curso TCC. Discussão dos temas de TCC.
Certificação
Serão concedidos certificados de Pós-Graduação – Lato Sensu, Especialização ou MBA, dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis, com a Gestão Operacional do Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia, aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7) nas disciplinas e tiverem seu trabalho final de curso (TCC) ou monografia aprovado.
Documentação
• Identidade e CPF (cópia)
• Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia)
• Comprovante de Residência (cópia)
• Diploma de Graduação (cópia autenticada)
• Histórico Escolar
• 3 Fotos 3×4Investimento
Unidade | 24 parcelas *Mensalidade até o dia 10 |
Online | R$ 750,00 |
Taxa de matrícula: R$ 90,00