MBA em Gestão em Compras

  • Carga Horária

    360 horas

  • Objetivos

    Permitir que o aluno compreenda os conceitos de compras de uma forma especializada, com um foco em melhoria contínua e gestão 4.0, observando cadeia de valor em relação a melhorar o desempenho da empresa em suas atividades de gestão.

  • Competências e Perfil do Especialista

    O Profissional com Especialização em Gestão em Compras está apto a desempenhar as atividades de assessoria e consultoria em projetos no setor de compras e gestão de negócios. Supervisão, coordenação e orientação técnica; Padronização, mensuração controle de qualidade e gerenciamento de custos. Executar estudo de viabilidade técnico-econômica; gestão de materiais, gestão de armazenagem e estocagem. Elaboração de planos de negócios; Programação e controle da produção. Condução de trabalho técnico no setor de compras e de gestão de negócios.

  • Coordenação Acadêmica

    Prof. Ramon Cunha de Farias, MSc

  • Programa

    PLANEJAMENTO, GESTÃO E OPERAÇÃO DE COMPRAS -18h

    O papel de compras como agregador de valor na organização. Arquiteturas organizacionais: evolução e tendências das estruturas de Compras. Definição dos objetivos estratégicos pelo Balanced Scorecard. Indicadores internos para gestão da área. Gerenciamento ágil de projetos. Analisando o fluxo de caixa, levantando os custos de projetos e identificando a viabilidade. Indicadores financeiros: VPL, TIR, Payback, índice de lucratividade e ROI. Gestão de Fornecedores: Métodos de avaliação, seleção e priorização de fornecedores: Kraljic, TCO e AHP. Gestão de contratos. Gestão de performance e indicadores (SLA, KPIs de qualidade, prazo, custo, controle de recursos e entrega). Programa de Parceria – JBP (Joint Business Plan) Desenhando matriz de performance de fornecedores

    • SRM I: Modelos de desenvolvimento de fornecedores
    • SRM II: Modelos de sinergia
    • SRM III: Incorporando a sustentabilidade

    LEAN THINKING-18h

     A história dos sistemas de produção tradicionais e as origens da mentalidade enxuta. Conceito de valor, cadeia de valor e criação de valor sob a ótica do cliente. Os 7 desperdícios segundo Ohno. Os 14 princípios do sistema Toyota (Toyota Way). Noções de fluxo contínuo, Produção Puxada e Nivelada (sistemas puxados e Heijunka), Jidoka (autonomação), Padronização de tarefas, Gerenciamento visual. Conceito de Kaizen e processo de melhoria contínua. Conceito de Hansei (auto-reflexão) aplicada à melhoria continua

    DESIGN THINKING-18h 

    Mapeamento e integração de experiências culturais; Visão de mundo; Mapeamento de processos do cotidiano do individuo; Identificação de barreiras e oportunidades de remoção das mesmas

    DIGITAL TRANSFORMATION-18h

     Estratégias para Transformação Digital: mapeando os problemas que afetam seu negócio. Utilizando o Canvas de Transformação Digital para desenhar modelos de negócio rentáveis. Machine Learning & Inteligência Artificial: entendendo como estas tecnologias redefinirão os processos de compras. IoT como ferramenta de transformação de Compras. O impacto do Blockchain na transparência e eficiência das operações. O caminho definitivo para a transformação digital: eliminando desperdícios e tarefas repetitivas com o RPA (Robotic Process Automation). Jornada do Stakeholder: transformando suas descobertas em ferramentas. O método Lean Startup: conheça os 5 princípios para a sua jornada no empreendedorismo.

    STRATEGIC SOURCING-18h

    Os estágios do processo de sourcing. Inteligência de mercado em suprimentos: forças competitivas que impactam nas estratégias com os fornecedores. Spend Analysis; Cost Drivers e modelos de custos. Análise da matriz estratégica de Kraljic. Análise das percepções dos fornecedores vs. visão do comprador

    NEGOCIAÇÃO EM COMPRAS-18h

    O processo de negociação e os modelos internacionais. Planejamento estratégico da negociação. Planejamento tático de negociação. Práticas e técnicas. Negociação internacional e multicultural. Cases práticos de negociação.

    ÉTICA E COMPLIANCE-18h

    Contextualização da Ética na História. Ética, Moral e Lei. Reputação Empresarial. Evolução dos Programas Mundiais Anticorrupção. O que é Compliance. O Mundo e a Legislação Brasileira. A Importância de um Programa Antifraudes. Riscos Envolvidos para a Empresa e Sócios. Gestão de Riscos em Compliance. Como Elaborar um Programa de Compliance. Os Pilares Essenciais de um Programa de Compliance. Lavagem de Dinheiro. Conflitos de Interesse. Corrupção e suas Formas. Conflitos Éticos que Afetam os Negócios. Proteção versus Integridade. Riscos e Benefícios de um Programa de Compliance.

    GESTÃO DE ESTOQUES-18h

    Jogo da Cadeia de Abastecimento. Os vínculos dinâmicos e simbióticos entre suprimentos e demanda. Simulando o efeito chicote. Otimizando as relações entre pedido de compra, estoque e inventário físico. O funcionamento da integração e comunicação na cadeia. Técnicas para desvendar problemas que estão matando a precisão do seu estoque.  Usando o nível de serviço para determinar apropriadamente o tamanho do estoque e nunca ser pego despreparado. Reposição contínua e periódica. Lead time dos fornecedores. Tempo de ressuprimento e ponto de pedido.

    COMPRAS INTERNACIONAIS-18h

    Estrutura do Comércio Internacional. Orgãos Anuentes do Comércio Exterior no Brasil. Programas de Incentivo a Importação. Vantagem competitiva esperada. Termos Internacionais De Comércio – Incoterms. Modais de Transporte. Características importantes de cálculo de custo logístico. Requisitos Legais. Calculo de custos logísticos.

    GERENCIAMENTO DE PESSOAS-18h 

    Planejamento de RH, Contratação e mobilização de equipes; Funções, responsabilidades e relações hierárquicas; Ferramentas e técnicas: organogramas e descrições de cargos; Matriz de recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento, remuneração e departamento de pessoal.

    GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS-18h 

    Conceitos chaves para implementação da logística Lean. Principais áreas a serem geridas para obter maior eficiência. Entendimento dos efeitos do Lead Time. Efeito Chicote.

    COACHING E MENTORING LEAN-18h

     Treinamento e Desenvolvimento: definição conceitual e objetivos. A importância do Treinamento e Desenvolvimento na estrutura dos processos e no contexto organizacional atual. O Treinamento e Desenvolvimento atuando como premissa para o incremento do capital humano e intelectual na Organização. O Treinamento e Desenvolvimento e a melhoria no resultado organizacional. Visão sistêmica de Treinamento e Desenvolvimento. Diagnóstico de T&D. Os métodos e as técnicas de treinamento adequados ao perfil do grupo, do conteúdo, e dos objetivos propostos. A pesquisa e a definição do conteúdo programático. Os indicadores de resultados do processo de Treinamento e Desenvolvimento. A avaliação de resultado e sua importância para a percepção do Treinamento como investimento. A Educação e as Universidades corporativas. Educação Corporativa e Universidades Corporativas. Metodologias Ativas. Pedagogia, Andragogia, Heutagogia. Aprendizagem ao Longo da Vida. Coaching e Mentoring como apoio ao Desenvolvimento.

     

    COACHING E MENTORING LEAN-18h 

     Treinamento e Desenvolvimento: definição conceitual e objetivos. A importância do Treinamento e Desenvolvimento na estrutura dos processos e no contexto organizacional atual. O Treinamento e Desenvolvimento atuando como premissa para o incremento do capital humano e intelectual na Organização. O Treinamento e Desenvolvimento e a melhoria no resultado organizacional. Visão sistêmica de Treinamento e Desenvolvimento. Diagnóstico de T&D. Os métodos e as técnicas de treinamento adequados ao perfil do grupo, do conteúdo, e dos objetivos propostos. A pesquisa e a definição do conteúdo programático. Os indicadores de resultados do processo de Treinamento e Desenvolvimento. A avaliação de resultado e sua importância para a percepção do Treinamento como investimento. A Educação e as Universidades corporativas. Educação Corporativa e Universidades Corporativas. Metodologias Ativas. Pedagogia, Andragogia, Heutagogia. Aprendizagem ao Longo da Vida. Coaching e Mentoring como apoio ao Desenvolvimento.

    GESTÃO DE CONTRATOS-18h

    Elaboração do contrato, obrigatoriedades e execução. Duração e prazo de execução. Alterações contratuais. Limitações legais. Limites percentuais. Manutenção e equilíbrio econômico nos contratos. Fiscalização de contrato. Fundamentos legais. Acompanhamento de contrato. Penalidades na inexecução de contrato. Rescisão de contrato Responsabilização do fiscal de contrato.

    Gestão para Resultados: Fatores Críticos da Gestão: Liderança e Conhecimentos na Gestão; Método Gerencial: Análise, plano, Execução e Verificação; Táticas de Gerenciamento; Gerenciamento dos resultados; Gerenciamento dos Processos; Gerenciamento dos resultados; Gestão das equipes para solução de problemas; Gestão do Ambiente; Foco nas soluções. Métricas ou indicadores de gestão de Recursos Humanos; a importância das métricas para pessoas e Organizações; métricas quantitativas e qualitativas, de eficiência e de eficácia, simples e compostas; métricas demográficas, financeiras e de processos envolvendo gestão de RH; o balanced scorecard (BSC) no contexto das métricas de RH; o BSC de Jac Fitz-Ens e os subsistemas de RH. Big Data em RH e seus principais usos. 

    GERENCIAMENTO DE PROJETOS-18h

     Introdução à Administração de Projetos:  Conceitos e definições; Ciclo de vida de projetos. Introdução às áreas do conhecimento;  Introdução aos processos de gerenciamento de projetos; Estruturas organizacionais para projetos;  Gestão de programas e o escritório de projetos. Processos do Gerenciamento de Projetos: Processo de iniciação e geração do Termo de Abertura do Projeto (TAP); Planejamento e geração do Plano de Gerenciamento de Projetos (PGP); Processo de execução; Processo de monitoração e controle e das mudanças do projeto; Encerramento do projeto ou da fase do projeto; Gerenciamento de projetos interdependentes. Áreas do Conhecimento para Gestão de Projetos: Gestão da Integração; Gestão do Escopo; Gestão dos Prazos; Gestão dos Custos; Gestão da Qualidade; Gestão de Recursos; Gestão da Comunicação; Gestão de Riscos; Gestão das Aquisições e Contratos; Gestão de Partes Interessadas (Stakeholders).

    GERENCIAMENTO DE CUSTOS-18h

    Apresenta as demonstrações financeiras básicas e discute sua função no processo de tomada de decisão. Descreve e analisa métricas de geração de valor. Explica os conceitos de capital de giro e fluxo de caixa. 

    ESTRATÉGIAS DE MARKETING-18h

    Conceitos e definições básicas de Marketing. Comportamento do consumidor. Desenvolvimento da proposta de valor: segmentação de mercado, diferenciação e posicionamento de Marketing. Mix de Marketing frente ao mercado: produto, preço, distribuição e comunicação. Influência da tecnologia nas estratégias de Marketing. Tendências do Marketing: Marketing Digital e Neuromarketing

    GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS – 18h

     Apresenta os elementos básicos da cultura organizacional. Analisa meios de observar e compreender uma cultura. Descreve a dinâmica do clima organizacional e propõe formas de avaliá-lo. Discute modelos e ferramentas para identificar situações ou áreas que requeiram mudança. Propõe estratégias, processos e instrumentos de gestão de mudanças. Descreve e discute as competências individuais e organizacionais para a mudança.

    METODOLOGIA DA PESQUISA-18h 

    Redação Técnica e Metodologia de Pesquisa. Estrutura do Trabalho de Conclusão de Curso TCC. Discussão dos temas de TCC.

  • Certificação

    Serão concedidos certificados de Pós-Graduação – Lato Sensu, Especialização ou MBA, dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis, com a Gestão Operacional do Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia, aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7) nas disciplinas e tiverem seu trabalho final de curso ( TCC) ou monografia aprovado.

  • Documentação

    • Identidade e CPF (cópia)
    • Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia)
    • Comprovante de Residência (cópia)
    • Diploma de Graduação (cópia autenticada)
    • Histórico Escolar
    • 3 Fotos 3×4
  • Investimento

Unidade24 parcelas
*Mensalidade até o dia 10
Valor da Mensalidade
Rio de JaneiroR$ 372,60R$ 414,00

* Desconto de 20% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês.
Para pagamento à vista: desconto de 25% no valor total do curso.

Taxa de matrícula: R$ 90,00