MBA em Gestão Empresarial

MBA em Gestão Empresarial

Turmas

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Presencial - Híbrido

Objetivos

Capacitar profissionais com forte competência técnica, criar um ambiente
de colaboração para a equipe de projeto e interagir num cenário onde as constantes mudanças
exigem conhecimentos, comportamentos e atitudes que potencializem projetos e programas
que proporcionem o contínuo desenvolvimento das pessoas, num papel legítimo e definitivo
de liderança.

Perfil do Especialista

Atuar em gestão de negócios. Gestão de equipes, administrar
responsabilidades, promover um ambiente colaborativo. Trabalhar a inteligência emocional da
equipe, realizar supervisão, coordenação e orientação técnica; elaborar e coordenar
treinamentos. Analisar sistemas de produção. Promover a melhoria da qualidade e gestão de
pessoas. Atuar em planos de ação para melhoria contínua, estabelecer políticas e estratégias
de desenvolvimento da empresa. Gerenciamento do capital humano. Promover a aplicação de
metodologias ágeis e gerenciar mudanças.

Programa

Carga Horária: 360h

Visão Estratégica (visão, missão e valores);
Planejamento Estratégico;
BSC – Balaced Scorecard;
Desdobramento da Estratégia e Plano de ação;
Objetivos Estratégicos e indicadores de resultados e tendências Performance da equipe, supervisão, indicadores e resultados.

Introdução ao Agile e ao Scrum;
O manifesto Ágil e seus Princípios;
A importância do Produto Mínimo Viável (MVP);
Visão geral e conceitual do framework Scrum;
Características e benefícios do Scrum;
Framework SCRUM;
Iniciando um Projeto;
Definindo a Equipe Scrum;
Criando e Priorizando o Backlog do Produto;
Identificando as Necessidades das Partes Interessadas;
Definindo prioridades;
Planejamento em multinível (Planning Onion): Diário, Sprint, Versão de Entrega, Produto e Portfólio;
Implementação do Projeto;
Criando os Entregáveis;
Monitorando projetos com Scrum;
Revisão e Retrospectiva – Concluindo e validando uma Sprint;
Release – Concluindo e validando um Projeto.

A decisão de terceirizar ou interiorizar;
Administração Estratégica de Serviços;
Finanças para Gestores de Serviços;
Gestão de Custos e Formação de Preços de Serviços;
Gestão Integrada da Comunicação de Marketing em Serviços;
Gestão da Inovação Competitiva de Serviços;
A gestão estratégica;
A consultoria organizacional;
Tipos de consultoria organizacional.

A importância de uma ferramenta que ajude a medir o desempenho e o grau de contribuição dos indivíduos e equipes;
A gestão do desempenho vista como sistema;
A correlação entre os valores institucionais e os comportamentos individuais (parâmetros de avaliação do desempenho individual);
A relação entre o sistema de gestão do desempenho com os demais sistemas de gestão de pessoas;
Treinamento e desenvolvimento, remuneração, reconhecimento e recompensa, plano de carreira, histórico de pessoal, transferências e desligamentos;
Modelos de Gestão de Desempenho mais usados no mercado;
Construção de um modelo de Gestão do Desempenho;
O que é competência e qual seu valor;
Tipos de Competências;
Definição e Mapeamento de Competências;
Gestão de pessoas por competências;
Modelo de Gestão do Desempenho e o uso das Competências.

Método Gerencial: Análise, plano, Execução e Verificação;
Táticas de Gerenciamento;
Gerenciamento dos resultados;
Gerenciamento dos Processos;
Gerenciamento dos resultados;
Gestão das equipes para solução de problemas;
Gestão do Ambiente;
Foco nas soluções;
Métricas ou indicadores de gestão de Recursos Humanos;
A importância das métricas para pessoas e Organizações;
Métricas quantitativas e qualitativas, de eficiência e de eficácia, simples e compostas;
Métricas demográficas, financeiras e de processos envolvendo gestão de RH;
O balanced scorecard (BSC) no contexto das métricas de RH;
O BSC de Jac Fitz-Ens e os subsistemas de RH;
Big Data em RH e seus principais usos.

Fundamentos e aplicação da metodologia Lean 6 Sigma;
Gerenciamento pelas diretrizes;
Indicadores de Desempenho;
Metodologia A3;
Lean Six Sigma, DMAIC, Projeto Green Belt;
Avaliação do processo e desperdícios;
Análise e avaliação do controle da qualidade e análise dos resultados na produção.

Conceitos de projetos;
Atualização PMBOK – 7ª edição: Mudança no padrão de gerenciamento de grupos de processos para gerenciamento por princípios;
Abordagem tradicional;
Conhecimento dos processos: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento, Controle e Encerramento;
Abordagens ágeis, adaptativas e híbridas (mistura das tradicionais com as ágeis) para dentro dos possíveis contextos e cenários aos quais os projetos possam estar inseridos;
Princípios de Entrega do Projeto;
Domínios de Desempenho do Projeto.

Gerenciamento dos processos envolvidos em planejamento e controle de custos;
Plano de Custos;
Estimativa de Custos;
Desenvolver orçamento;
Controle de custos;
Garantir que o projeto termine dentro do orçamento aprovado.

Gerenciamento da Qualidade;
Ferramentas e Métodos para Melhoria da Qualidade;
Programas de Qualidade e Produtividade: Gerenciamento pelas Diretrizes, Gerenciamento de Rotinas, 5S, PDCA;
Ação Gerencial;
5W1H – Padronização;
Identificar os indicadores de desempenho relacionados com as atividades de rotina ou operacionais de cada cargo/função/pessoa;
O conceito de eficácia e sua relação com o produto da atividade e o conceito de qualidade percebida? Atender às necessidades dos clientes/usuários;
Como transformar indicadores subjetivos em algo mensurável;
Especificações;
Identificar os indicadores de eficácia associados ao Plano Estratégico e Estrutura Organizacional;
O conceito de eficiência e sua relação com o processo da atividade e o conceito de produtividade – otimização dos recursos;
Identificar os indicadores de eficiência associados ao Plano Estratégico e Estrutura Organizacional.

Planejamento dos recursos físicos (equipamentos, materiais, instalações e infraestruturas) e os humanos (equipe ou pessoal do projeto);
Estimar os Recursos das Atividades;
Adquirir Recursos;
Desenvolver a Equipe;
Gerenciar a Equipe;
Controlar os Recursos;
Contratação e mobilização de equipes;
Funções, responsabilidades e relações hierárquicas;
Ferramentas e técnicas: organogramas e descrições de cargos;
Matriz de Responsabilidades (MR);
Aspectos funcionais do recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento.

Planejamento das comunicações;
Distribuição das informações;
Relatório de desempenho;
Comunicação interativa;
Comunicação ativa;
Comunicação passiva;
A análise de requisitos da comunicação, Organização do projeto e relacionamentos de responsabilidade das partes interessadas;
Necessidades de informações internas;
Necessidades de informações externas;
Identificar partes interessadas e suas informações;
Identificar o impacto de cada parte interessada: Poder:-Influência- Interesse e Impacto;
Matriz das Comunicações versão 5W2H.

Análise de Cenários, Complexidade, Variações de Cenários;
O papel dos valores nas atitudes, práticas e comportamentos;
Tipologias de mudança organizacional;
Características Organizacionais Facilitadoras da Mudança;
Redes sociais no trabalho e mudança;
O papel do Indivíduo na Mudança;
Aprendizagem e mudança;
Gestão da mudança, desafios, possibilidades e limites de atuação;
Modelos causais de mudança organizacional;
Estratégias de gerenciamento da mudança em organizações privadas e públicas.

A história dos sistemas de produção tradicionais e as origens da mentalidade enxuta;
Conceito de valor, cadeia de valor e criação de valor sob a ótica do cliente;
Os 7 desperdícios segundo Ohno;
Os 14 princípios do sistema Toyota (Toyota Way);
Noções de fluxo contínuo, Produção Puxada e Nivelada (sistemas puxados e Heijunka), Jidoka, Padronização de tarefas, Gerenciamento visual;
Conceito de Kaizen e processo de melhoria contínua;
Conceito de Hansei (autorreflexão) aplicada à melhoria continua.

Processo de inovação e identificação de soluções para um problema, Mapeamento e integração de experiências culturais;
Visão de mundo;
Mapeamento de processos do cotidiano do indivíduo;
Identificação de barreiras e oportunidades de remoção das mesmas;
Imersão, Análise e síntese;
Perspectivas dos resultados;
Prototipagem.

Planejamento através de ferramentas de análise financeiras no processo de tomada de decisões;
Orçamento e Estrutura de Capital, técnicas de administração financeira e otimização de capital;
Visão financeira e custos, indicadores de liquidez, endividamento e rentabilidade;
Análise de investimento quanto ao risco-retorno;
Demonstrativos de fluxo de caixa – direto e indireto.

A administração de pessoal no contexto da administração de recursos humanos;
Processo de admissão, Tipos de Contratos de Trabalho, Controle de Frequência e Jornada de Trabalho, Processo Disciplinar, Processo de Interrupção e Suspensão do Contrato de Trabalho, Composição da Remuneração, Horas extras e seus reflexos, Férias, 13º Salário;
Planejamento e elaboração de um cronograma das rotinas do setor de pessoal;
Guarda dos documentos trabalhistas;
Provisão de férias e do 13º salário;
Manual de rotinas e procedimentos da organização;
Fiscalização do trabalho e da previdência;
Preposto junto à Justiça do Trabalho;
Procedimento no desligamento do empregado;
CLT, Conceitos de empregado e empregador, Caracterização do vínculo empregatício, Tipos de contratação de mão de obra;
Terceirização e Responsabilidades;
O contrato de trabalho, Jornada de trabalho, Remuneração, salário, adicionais, vantagens e benefícios;
Rescisão contratual.

Construir, desenvolver e promover as responsabilidades das equipes;
Evolução das Pessoas e Relação de Confiança;
Talentos e Competências;
Metas e Objetivos, Desafios e Complexidades;
Autonomia e engajamento;
Descentralização de habilidades;
Fases, Entregas e Melhoria contínua;
Os métodos e as técnicas de treinamento e desenvolvimento adequados ao perfil do grupo, do conteúdo, e dos objetivos propostos;
Performance da equipe, supervisão, indicadores e resultados.

Método de negociação de Harvard;
Análise de Negociação;
Assimetria Negocial;
Teoria comportamental da negociação;
Teorias de Processo Decisório;
Conflito em equipe;
O Direito coletivo do trabalho;
O Sindicato;
Prerrogativas e deveres dos sindicatos;
Políticas de relações trabalhistas;
Conflitos coletivos de trabalho;
Formas de resolução do conflito coletivo;
Negociação coletiva;
Convenções, acordos e dissídios coletivos;
Técnicas de Negociação;
Técnicas de administração de conflitos;
Conhecimentos básicos na área de MEDIAÇÃO, CONCILIAÇÃO e NEGOCIAÇÃO, como instrumentos voltados às soluções alternativas dos conflitos de interesse.

EQ-I 2.0;
Percepção das emoções;
Administração de emoções;
Automotivação;
Controle dos impulsos;
Otimismo;
Adaptabilidade;
Adaptar a abordagem de entrega com base no contexto;
Análise do ambiente;
Empatia;
Lideranças e Equipes;
Conceito e teorias de liderança;
Poder e influência nas organizações;
Novos modelos de liderança;
Liderança de equipes de alto;
Trabalho sob pressão;
O que é Motivação e como impacta no desempenho;
Motivação e Competências;
Teorias de motivação;
Ambiente, oportunidades, objetivos e incentivos e oportunidades;
Forças motivacionais.

Introdução à pesquisa;
Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico;
Trabalhos científicos: roteiro de pesquisa;
Projeto de pesquisa;
TCC.

Certificação

De acordo com a legislação do MEC em vigor, serão concedidos certificados de Pós-Graduação – Lato Sensu, Especialização ou MBA dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7) em cada disciplina e seu Trabalho de Conclusão de Curso ( TCC) aprovado.

Aos alunos que não entregarem o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) será concedido certificado de Qualificação Profissional emitido pelo IPETEC – Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia.

Documentação necessária

  • Identidade e CPF
  • Certidão de nascimento ou casamento
  • Comprovante de Residência
  • Diploma de Graduação
  • Histórico da Graduação
  • Foto 3×4

MBA em Gestão Empresarial

  • 24x de R$ 389,55 * Mensalidade até o dia 10
  • Taxa de matrícula: R$ 100,00 Mensalidade sem desconto: R$ 556,50
  • *Desconto de 30% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês.