MBA em Gestão Empresarial

  • Carga Horária

    360 horas

  • Objetivos

    Qualificar profissionais em Gestão Empresarial com visão de liderança mercadológica.

    Desenvolver visão estratégica, possibilitando ao participante atingir eficiência na realização do seu exercício profissional. Estimular o entendimento e a prática da visão sistêmica, relacionada a organização e os processos que a compõe. Aprimorar a competência interpessoal em liderança, comunicação e gestão de negócios.

  • Programa

    GESTÃO DE MARKETING (18h)

    Conceitos e definições básicas de Marketing. Comportamento do consumidor. Desenvolvimento da proposta de valor: segmentação de mercado, diferenciação e posicionamento de Marketing. Mix de Marketing frente ao mercado: produto, preço, distribuição e comunicação. Influência da tecnologia nas estratégias de Marketing. Tendências do Marketing: Marketing Digital e Neuromarketing.

    LEAN SIX SIGMA (18h)

    Introdução ao Lean Six Sigma. O Lean Seis Sigma como diferencial de competitividade. Fundamentos do Lean Seis Sigma. As metodologias PDCA, PDCA, PDSA e DMAIC. As etapas da metodologia DMAIC. Etapa Define. Etapa Measure. Etapa Analyse. Etapa Improve. Etapa Control. O profissional do Lean Seis Sigma

    ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA (18h)

    Visão Estratégica (visão, missão e valores); Planejamento Estratégico; BSC – Balaced Scorecard; Desdobramento da Estratégia e Plano de ação; Objetivos Estratégicos e indicadores de resultados e tendências. A Gestão de Pessoas como um pilar central das atuais organizações competitivas. Principais fundamentos da Gestão de Pessoas (Administração de Recursos Humanos). Como as organizações definem seus objetivos. Elementos do Plano Estratégico; Missão, Visão, Valores, Objetivos, Estratégias e Planos
    de Ação. Os elementos de entrada do sistema de avaliação (indicadores de desempenho) associados ao Plano Estratégico da organização. O processo de desdobramento dos objetivos e metas estratégicas em objetivos e metas individuais (parâmetros de avaliação do desempenho individual) e sua importância para o resultado empresarial.

    INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, LIDERANÇA, ADAPTABILIDADE E RESILIÊNCIA (18h)

    EQ-I 2.0. Percepção das emoções; Administração de emoções. Automotivação. Controle dos impulsos. Otimismo. Adaptabilidade. Adaptar a abordagem de entrega com base no contexto. Análise do ambiente. Empatia. Lideranças e Equipes. Conceito e teorias de liderança. Poder e influência nas organizações. Novos modelos de liderança. Liderança de equipes de alto. Trabalho sob pressão. O que é Motivação e como impacta no desempenho. Motivação e Competências.  Teorias de motivação. Ambiente, oportunidades, objetivos e incentivos e oportunidades. Forças motivacionais.

    DESIGN THINKING (18h)

    Metodologia de Design Thinking. Experiência do usuário. Pesquisa e análise de informações para identificação de oportunidades e possíveis mercados. Geração de alternativas. Prototipagem de conceitos e validação de ideias por meio de feedback de usuários. Refinamento da ideia a partir do modelo de negócios. Comunicação das ideias a clientes e usuários. De Design para Design Thinking: como o Design Thinking se tornou uma ferramenta estratégica para os negócios e por que é ideal para estimular a criação de uma cultura de inovação em organizações. Empatia. A verdadeira inovação é aquela que é considerada relevante pelas pessoas. Nessa disciplina os alunos aprenderão a utilizar técnicas de pesquisas com foco humanístico para revelar oportunidades para se atingir em soluções o patamar de inovação. Colaboração. Introdução a métodos para geração de ideias e inclusão de pessoas (funcionários, clientes, stakeholders…) no processo criativo. Como selecionar as melhores ferramentas, aplicar sessões em grupo e criar ambientes que estimulem a criatividade para alavancar a inovação. Experimentação. O mundo não vive de boas ideias, mas sim de ideias boas que funcionam. Nessa disciplina serão apresentadas maneiras de dar forma e testar novos produtos e serviços antes que eles aconteçam. Design de Serviços. Design Thinking e inovação. Tangibilização e resultados, Iteração. Técnicas e Ferramentas Colaborativas e Centradas nas Pessoas: Gamestorming, Toolset de Design Thinking, Levantamento de Requisitos com Design Thinking, Facilitação de dinâmicas colaborativas, despertando o mindset criativo.

    GERENCIAMENTO DE RECURSOS (18h)

    Planejamento dos recursos físicos (equipamentos, materiais, instalações e infraestruturas) e os humanos (equipe ou pessoal do projeto). Estimar os Recursos das Atividades. Adquirir Recursos. Desenvolver a Equipe. Gerenciar a Equipe. Controlar os Recursos. Contratação e mobilização de equipes; Funções, responsabilidades e relações hierárquicas; Ferramentas e técnicas: organogramas e descrições de cargos; Matriz de Responsabilidades (MR); Aspectos funcionais do recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento.

    GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES (18h)

    Planejamento das comunicações / Distribuição das informações / Relatório de desempenho / Comunicação interativa / Comunicação ativa  / Comunicação passiva / A análise de requisitos da comunicação, Organização do projeto e relacionamentos de responsabilidade das partes interessadas / Necessidades de informações internas / Necessidades de informações externas / Identificar partes interessadas e suas informações / Identificar o impacto de cada parte interessada: Poder:-Influência- Interesse e Impacto. Matriz das Comunicações versão 5W2H.

    GESTÃO POR DESEMPENHO E COMPETÊNCIAS (18h)

    O ambiente das organizações, sua complexidade, o aumento da competitividade num mundo globalizado e de rápidas mudanças e a importância de uma ferramenta que ajude a medir o desempenho e o grau de contribuição dos indivíduos nesse processo. Gestão do desempenho. Compreender como as pessoas fazem julgamento de valor e os principais objetivos do sistema de gestão do desempenho. A gestão do desempenho vista como sistema. A correlação entre os valores institucionais e os comportamentos individuais (parâmetros de avaliação do desempenho individual) e sua importância para a cultura e o clima organizacional. A influência da cultura organizacional na escolha do modelo de avaliação. As principais falhas que podem ocorrer num sistema de avaliação e como evitá-las. As diferentes escalas de avaliação; numérica, descritiva e mista. Conhecer um modelo de escala em percentil e suas vantagens. Os instrumentos tradicionais de avaliação empregados nas organizações, suas características, vantagens e desvantagens; escala gráfica, escolha forçada, pesquisa de campo e incidentes críticos. Os modelos de avaliação de múltiplas fontes empregados em culturas democráticas; comitês, avaliação de 180 graus e avaliação de 360 graus. A responsabilidade e a importância do feedback no processo de avaliação. A relação entre o sistema de gestão do desempenho com os demais sistemas de gestão de pessoas; treinamento e desenvolvimento, remuneração, reconhecimento e recompensa, plano de carreira, histórico de pessoal, transferências e desligamentos. Conceitos de Planejamento de Desenvolvimento de Carreira; Objetivos do Planejamento de Carreira; Planejamento de Carreira; Estágios para o Planejamento de Carreira; Vantagens do Planejamento de Carreira; Ascensão Profissional. Modelos de estrutura organizacional e análise de funcionalidade. Estruturas de carreira e diretrizes de encarreiramento e sucessão.

    GERENCIAMENTO DA QUALIDADE (18h)

    Gerenciamento da Qualidade. Ferramentas e Métodos para Melhoria da Qualidade; Programas de Qualidade e Produtividade: Gerenciamento pelas Diretrizes, Gerenciamento de Rotinas, 5S, PDCA. Ação Gerencial / 5W1H – Padronização. Identificar os indicadores de desempenho relacionados com as atividades de rotina ou operacionais de cada cargo/função/pessoa. O conceito de eficácia e sua relação com o produto da atividade e o conceito de qualidade percebida? Atender às necessidades dos clientes/usuários. Como transformar indicadores subjetivos em algo mensurável; especificações. Identificar os indicadores de eficácia associados ao Plano Estratégico e Estrutura Organizacional. O conceito de eficiência e sua relação com o processo da atividade e o conceito de produtividade – otimização dos recursos. Identificar os indicadores de eficiência associados ao Plano Estratégico e Estrutura Organizacional.

    GERENCIAMENTO DE PROJETOS (18h)

    Conceitos de projetos; Processos de Iniciação; planejamento; execução; controle e monitoramento; encerramento; Áreas de conhecimento do tempo, custo, qualidade, comunicação, recursos humanos, riscos, aquisição, stakeholders e integração. Uso de Metodologias Ágeis.

    GESTÃO PARA RESULTADOS (18h)

    Método Gerencial: Análise, plano, Execução e Verificação; Táticas de Gerenciamento; Gerenciamento dos resultados; Gerenciamento dos Processos; Gerenciamento dos resultados; Gestão das equipes para solução de problemas; Gestão do Ambiente; Foco nas soluções. Métricas ou indicadores de gestão de Recursos Humanos; a importância das métricas para pessoas e Organizações; métricas quantitativas e qualitativas, de eficiência e de eficácia, simples e compostas; métricas demográficas, financeiras e de processos envolvendo gestão de RH; o balanced scorecard (BSC) no contexto das métricas de RH; o BSC de Jac Fitz-Ens e os subsistemas de RH. Big Data em RH e seus principais usos.

    LEAN THINKING (18h)

    A história dos sistemas de produção tradicionais e as origens da mentalidade enxuta. Conceito de valor, cadeia de valor e criação de valor sob a ótica do cliente. Os 7 desperdícios segundo Ohno. Os 14 princípios do sistema Toyota (Toyota Way). Noções de fluxo contínuo, Produção Puxada e Nivelada (sistemas puxados e Heijunka), Jidoka, Padronização de tarefas, Gerenciamento visual. Conceito de Kaizen e processo de melhoria contínua. Conceito de Hansei (auto-reflexão) aplicada à melhoria continua.

    METODOLOGIA PRINCE 2 (18h)

    Passo a passo das etapas de gerenciamento pelo Prince2. Princípios – orientações e diretrizes: justificativa contínua do negócio, aprender com a experiência, papéis e responsabilidades definidos, gerenciamento por estágios, gerenciamento por exceção, foco no produto, adequação ao ambiente do projeto. Temas – áreas e aspectos: business case, organização, qualidade, planos, risco, mudança, progresso. Processos – etapas do projeto: start up, direcionamento e aprovação, início do projeto, gerenciamento das fases do projeto, controle e acompanhamento dos estágios do projeto, controle de entrega, encerramento do projeto.

    GESTÃO FINANCEIRA EMPRESARIAL (18h)

    Planejamento através de ferramentas de analise financeiras no processo de tomada de decisões. Orçamento e Estrutura de Capital, técnicas de administração financeira e otimização de capital. Visão financeira e custos, indicadores de liquidez, endividamento e rentabilidade. Análise de investimento quanto ao risco-retorno. Demonstrativos de fluxo de caixa – direto e indireto.

    GERENCIAMENTO DE CUSTOS (18h)

    Contabilidade de custos; Conceitos básicos de custos; Custo/volume/lucro; Margem de contribuição; Método de custeio variável; Overhead – identificação e departamentalização; Custeio baseado em atividades;  Implantação do ABC.

    GESTÃO DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS  (18h)

    A Estratégia e o desdobramento nos processos de negócios; Contextualização de processos nos negócios; Conceitos gerais de gestão de processos de negócios; Conceitos de controle e monitoramento; Indicadores de objetivo e desempenho; Governança Corporativa; Riscos e Controles Internos.

    GESTÃO DE SERVIÇOS E CONSULTORIA (18h)

    Conceito; Administração Estratégica de Serviços; Finanças para Gestores de Serviços; Gestão de Custos e Formação de Preços de Serviços; Gestão Integrada da Comunicação de Marketing em Serviços; Gestão da Inovação Competitiva de Serviços; A gestão estratégica; A consultoria organizacional; Tipos de consultoria organizacional; A Consultoria Interna; Papel e a formação do Consultor Interno; A implantação da Consultoria Interna.

    LEGISLAÇÃO TRABALHISTA (18h)

    CLT, Conceitos de empregado e empregador, Caracterização do vínculo empregatício, Tipos de contratação de mão de obra. Terceirização e Responsabilidades. O contrato de trabalho, Jornada de trabalho, Remuneração, salário, adicionais, vantagens e benefícios. Rescisão contratual.

    NEGOCIAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS (18h)

    A Revolução industrial a e a questão social – A Luta de classes – as principais doutrinas sindicais: anarquismo, sindicalismo cristão, socialista, marxista e de Estado. O Direito coletivo do trabalho. O Sindicato. Prerrogativas e deveres dos sindicatos. Políticas de relações trabalhistas. Conflitos coletivos de trabalho. Formas de resolução do conflito coletivo. Negociação coletiva. Convenções, acordos e dissídios coletivos. Técnicas de Negociação; Técnicas de administração de conflitos. Conhecimentos básicos na área de MEDIAÇÃO, CONCILIAÇÃO e NEGOCIAÇÃO, como instrumentos voltados às soluções alternativas dos conflitos de interesse.

    METODOLOGIA DA PESQUISA (18h)

    Trabalhos científicos: Roteiro de pesquisa / Projeto de pesquisa / TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

  • Certificação

    De acordo com a legislação do MEC em vigor, serão concedidos certificados de Pós-Graduação – Lato Sensu, Especialização ou MBA, dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis, com o apoio do Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia, aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7), frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no curso e tiverem seu trabalho final de curso ( TCC) ou monografia aprovado.

    Aos alunos que concluírem a primeira etapa será concedido certificado do curso ministrado pelo IPETEC – Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7) em cada disciplina e freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento).

  • Documentação

    • Identidade e CPF (cópia)

    • Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia)

    • Comprovante de Residência (cópia)

    • Diploma de Graduação (cópia autenticada)

    • Histórico Escolar

    • 3 Fotos 3×4

  • Investimento

Unidade24 parcelas
*Mensalidade até o dia 10
Valor da Mensalidade
Rio de JaneiroR$ 289,80R$ 414,00

* Desconto de 30% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês.

Taxa de matrícula: R$ 90,00