MBA em Qualidade e Gestão de Processos
Carga Horária
360 horas
Objetivos
Permitir que o aluno consiga compreender os conceitos da Qualidade e da gestão de processos, dentro do âmbito organizacional, com uma visão estruturada, analítica e gerencial dos negócios em estudo.
Metodologia a distância
- Aulas são online, ao vivo em tempo real
- 100% (por cento) da carga horária do curso com aulas online, ao vivo em tempo real.
- As aulas ministradas ao vivo, são gravadas e disponibilizadas na Plataforma de apoio, além disso ficam disponíveis, material de aula e exercícios obrigatórios e as notas.
- As notas são dadas pela correção dos exercícios ou trabalhos solicitados pelos professores de cada disciplina
- Não haverá prova presencial em nenhuma disciplina.
- Não há diferença entre os certificados de cursos presenciais ou a distância.
Programa
GESTÃO DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS ( 20h)
- A Estratégia e o desdobramento nos processos de negócios;
- Contextualização de processos nos negócios;
- Conceitos gerais de gestão de processos de negócios;
- Conceitos de controle e monitoramento;
- Indicadores de objetivo e desempenho;
- Governança Corporativa;
- Riscos e Controles Internos
MODELAGEM DE PROCESSOS (20h)
- Diagramação versus mapeamento versus modelo;
- Notações (Business Process Management Notation (BPMN);
- Fluxogramas;
- Métodos e técnicas para levantamento de informações;
- Entendimento dos métodos, pessoas, ferramentas e cultura;
- Qualidade da Modelagem de Processos.
ANÁLISE DE PROCESSOS (20h)
- Introdução à análise e melhoria de processos;
- O que é a análise de processos?
- Preparação para a análise;
- Análise geral a partir do escopo de um processo;
- Análise com foco em eliminação de desperdícios;
- Análise com foco na otimização da experiência do cliente;
- Análise estatística e simulação;
- Análise com foco em sustentabilidade;
- Seleção e Priorização de melhorias;
- Mensurando o retorno com a análise e melhoria.
DESENHO DE PROCESSOS (20h)
- Técnicas de desenho de processos
- Padrões comuns de desenho
- Considerações sobre conformidade, liderança executiva e alinhamento estratégico;
- Alinhamento da solução proposta com as tecnologias existentes;
- Desenvolvimento de soluções alinhadas com os objetivos estratégicos.
CONTROLE E MONITORAMENTO DE PROCESSO (20h)
- Visão estratégica do Balanced Scorecard;
- PDCA (Plan, Do, Check, Act);
- Aprofundamento dos indicadores de tendência e resutado;
- Indicadores de Processos
- KPIs (Key performance Indicators) e KGIs (Key Goal Indicators);
- A importância dos dashbords na análise dos processos;
- Processos como área estratégica através dos indicadores.
TRANSFORMAÇÃO DE PROCESSOS (20h)
- O que é a transformação de processos;
∙ Objetivo da Transformação de Processos;
∙ Melhoria Contínua x Inovação;
∙ Riscos na Transformação de Processos;
∙ Metodologias utilizadas para Transformação (Six Sigma, Lean, TQM, Custeio ABC);
∙ Metodologia DMAIC;
∙ Plano de Implementação;
∙ Resultados da Transformação.
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL (20h)
Gerenciamento da Qualidade Total; Ferramentas e Métodos para Melhoria da Qualidade; Programas de Qualidade e Produtividade: Gerenciamento pelas Diretrizes, Gerenciamento de Rotinas, 5S, PDCA. Ação Gerencial / 5W1H – Padronização. Identificar os indicadores de desempenho relacionados com as atividades de rotina ou operacionais de cada cargo/função/pessoa. O conceito de eficácia e sua relação com o produto da atividade e o conceito de qualidade percebida? Atender às necessidades dos clientes/usuários. Como transformar indicadores subjetivos em algo mensurável; especificações. Identificar os indicadores de eficácia associados ao Plano Estratégico e Estrutura Organizacional. O conceito de eficiência e sua relação com o processo da atividade e o conceito de produtividade – otimização dos recursos. Identificar os indicadores de eficiência associados ao Plano Estratégico e Estrutura Organizacional.
LEAN SIX SIGMA (20h)
- Introdução ao Lean Six Sigma
- O Lean Seis Sigma como diferencial de competitividade
- Fundamentos do Lean Seis Sigma
- As metodologias PDCA, PDCA, PDSA e DMAIC
- As etapas da metodologia DMAIC
- Etapa Define
- Etapa Measure
- Etapa Analyse
- Etapa Improve
- Etapa Control
- O profissional do Lean Seis Sigma
COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL E CORPORATIVA (20h)
- Comunicação Empresarial na Sociedade da Informação;
- Fundamentos da Comunicação Interpessoal; Linguagem Corporal;
- Princípios do Endomarketing e sua dimensão estratégica para a gestão de empresas.
- A aplicação do Endomarketing nas empresas.
- Condições e obstáculos do Endomarketing. Instrumentos e programas de implantação do Endomarketing.
- Proposta de Valor para o Colaborador: O que é e como pode impactar no engajamento dos profissionais.
AUDITORIAS DO SISTEMA DE GESTÃO (20h)
Auditorias de Sistemas de Gestão Integrados; Introdução a NBR ISO 19011; Tipos de Auditoria; Etapas e Realização de Auditorias Internas e em Fornecedores; Planejamento; Preparação; Responsabilidades do Auditor; Condução das atividades; Coleta de informações; Comunicação do Auditor; Constatações da Auditoria; Identificação e o registro de não-conformidades; Relatório de Auditoria; Conclusão da auditoria, relatório, fechamento e follow-up. Estudos de caso.
GERENCIAMENTO DE RISCOS (20h)
- Processos como identificação dos riscos;
- Gerenciamento de riscos
- Tipos de riscos;
- Riscos Estratégicos
- Análise dos riscos;
- Tratamentos de Resposta;
- Conceitos do COSO
- Controles Internos
ESCRITÓRIO DE GESTÃO POR PROCESSOS (20h)
- Estrutura organizacional voltada para processos;
- Papéis e responsabilidades dentro de uma governança de BPM;
- Escopo de um escritório de processos;
- Estruturação e evolução de um escritório de processos;
- Roadmap de um programa de BPM.
GESTÃO DE SERVIÇOS E CONSULTORIA (20h)
Conceito; Administração Estratégica de Serviços; Finanças para Gestores de Serviços; Gestão de Custos e Formação de Preços de Serviços; Gestão Integrada da Comunicação de Marketing em Serviços; Gestão da Inovação Competitiva de Serviços; A gestão estratégica; A consultoria organizacional; Tipos de consultoria organizacional; A Consultoria Interna; Papel e a formação do Consultor Interno; A implantação da Consultoria Interna.
TECNOLOGIA EM BPM (20h)
- Sistemas de Informações Gerenciais
- Aplicações Integradas
- Processos de Negócios apoiados nos sistemas
- Plataformas BPMS;
- Worflows vs BPMS;
- Tecnologia da Informação e o BPMS.
GOVERNANÇA DE TI, FERRAMENTA ITIL E COBIT (20h)
- Conceitos de Governança de TI
- Conceitos do COBIT e ITIL
- Indicadores;
- Objetivos de processos;
- Fatores críticos de sucesso;
- A Tecnologia como ferramenta de negócios;
- Processos x Tecnologia.
GERENCIAMENTO DE PROJETOS (20h)
Conceitos de projetos; Processos de Iniciação; planejamento; execução; controle e monitoramento; encerramento; Áreas de conhecimento do tempo, custo, qualidade, comunicação, recursos humanos, riscos, aquisição, stakeholders e integração. Uso de Metodologias Ágeis.
DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADE DE MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA (20h)
O que é Motivação e como impacta no desempenho. Motivação e Competências. Teorias de motivação. Ambiente, oportunidades, objetivos e incentivos e oportunidades. Forças motivacionais. Importância da Liderança e a sua natureza. Natureza da liderança. A natureza do trabalho gerencial. Perspectivas sobre o comportamento da liderança eficaz. Comportamentos específicos para gerenciar o trabalho e relacionamentos. Teorias de contingência da liderança eficaz. Liderança carismática. Liderança transformacional e cultural. Liderança em grupos de tomada de decisão.
METODOLOGIA DA PESQUISA (20h)
Trabalhos científicos: Roteiro de pesquisa / Projeto de pesquisa / TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).
Diferenciais do curso
• Em conformidade com as melhores práticas do mercado (ABPMP – CBOK);
• Ênfase em Gestão da Qualidade aplicada à processos; Focos em Governança e Gestão de Auditoria, Riscos e Controles Internos;
• Visão de alavancar negócios através da tecnologia com o apoio de processos.
Certificação
Serão concedidos certificados de Pós-Graduação – Lato Sensu, Especialização ou MBA, dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis, com a Gestão Operacional do Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia, aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7) nas disciplinas e tiverem seu trabalho final de curso ( TCC) ou monografia aprovado.
Documentação
• Identidade e CPF (cópia)
• Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia)
• Comprovante de Residência (cópia)
• Diploma de Graduação (cópia autenticada)
• Histórico Escolar
• 3 Fotos 3×4
Investimento
Unidade | 24 parcelas *Mensalidade até o dia 10 | Valor da Mensalidade |
Online | R$ 409,86 | R$ 455,40 |
* Desconto de 10% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês.
Para pagamento à vista: desconto de 20% no valor total do curso.