MBA em Qualidade e Gestão de Processos

  • Carga Horária

    369 horas

  • Objetivos

    Permitir que o aluno consiga compreender os conceitos da Qualidade e da gestão de processos, dentro do âmbito organizacional, com uma visão estruturada, analítica e gerencial dos negócios em estudo.

  • Programa

    MODELAGEM DE PROCESSOS  (18h)
    Diagramação versus mapeamento versus modelo; Notações (Business Process Management Notation (BPMN); Fluxogramas; Métodos e técnicas para levantamento de informações; Entendimento dos métodos, pessoas, ferramentas e cultura; Qualidade da Modelagem de Processos.

    ANÁLISE DE PROCESSOS (18h)
    Introdução à análise e melhoria de processos; O que é a análise de processos? Preparação para a análise; Análise geral a partir do escopo de um processo; Análise com foco em eliminação de desperdícios; Análise com foco na otimização da experiência do cliente; Análise estatística e simulação; Análise com foco em sustentabilidade; Seleção e Priorização de melhorias; mensurando o retorno com a análise e melhoria.

    DESENHO DE PROCESSOS (18h)
    Técnicas de desenho de processos. Padrões comuns de desenho. Considerações sobre conformidade, liderança executiva e alinhamento estratégico. Alinhamento da solução proposta com as tecnologias existentes. Desenvolvimento de soluções alinhadas com os objetivos estratégicos.

    DESEMPENHO DE PROCESSOS (18h)
    Acompanhamento de desempenho. Medição de desempenho. Aprofundamento dos indicadores de tendência e resultado. Indicadores de Processos. KPIs (Key performance Indicators) e KGIs (Key Goal Indicators). Dashbords na análise dos processos. Maturidade e o gerenciamento de desempenho de processos.

    TRANSFORMAÇÃO DE PROCESSOS  (18h)
    Conceito. Objetivo da Transformação de Processos. Melhoria de Processos; Inovação. Riscos na Transformação de Processos. Metodologias utilizadas para Transformação (Six Sigma, Lean, TQM, Custeio ABC); Metodologia DMAIC. Plano de Implementação. Resultados da Transformação.

    GERENCIAMENTO DA QUALIDADE (18h)
    Gerenciamento da Qualidade Total; Ferramentas e Métodos para Melhoria da Qualidade; Programas de Qualidade e Produtividade: Gerenciamento pelas Diretrizes, Gerenciamento de Rotinas, 5S, PDCA. Ação Gerencial / 5W1H – Padronização. Identificar os indicadores de desempenho relacionados com as atividades de rotina ou operacionais de cada cargo/função/pessoa. O conceito de eficácia e sua relação com o produto da atividade e o conceito de qualidade percebida? Atender às necessidades dos clientes/usuários. Com transformar indicadores subjetivos em algo mensurável; especificações. Identificar os indicadores de eficácia associados ao Plano Estratégico e Estrutura Organizacional. O conceito de eficiência e sua relação com o processo da atividade e o conceito de produtividade – otimização dos recursos. Identificar os indicadores de eficiência associados ao Plano Estratégico e Estrutura Organizacional.

    LEAN SIX SIGMA  (18h)
    Fundamentos e aplicação da metodologia Lean 6 Sigma. Gerenciamento pelas diretrizes; Indicadores de Desempenho; Metodologia A3; Lean Six Sigma, DMAIC, Projeto Green Belt. Avaliação do processo e desperdícios. Análise e avaliação do controle da qualidade e análise dos resultados na produção.

    AUDITORIAS DO SISTEMA DE GESTÃO (18h)
    Auditorias de Sistemas de Gestão Integrados; Introdução a NBR ISO 19011; Tipos de Auditoria; Etapas e Realização de Auditorias Internas e em Fornecedores; Planejamento; Preparação; Responsabilidades do Auditor; Condução das atividades; Coleta de informações; Comunicação do Auditor; Constatações da Auditoria; Identificação e o registro de não-conformidades; Relatório de Auditoria; Conclusão da auditoria, relatório, fechamento e follow-up. Estudos de caso.

    INCERTEZAS E GERENCIAMENTO DE RISCOS (18h)
    Complexidade e Incertezas do projeto. Planejamento do gerenciamento de riscos. Identificação de riscos: entradas, ferramentas, técnicas e saídas. Análise qualitativa de riscos. Análise quantitativa de riscos. Planejamento de respostas a riscos. Estratégias para riscos negativos ou ameaças: prevenir, transferir ou mitigar. Estratégias para riscos positivos ou oportunidades: explorar, compartilhar ou melhorar. Monitoramento e controle de riscos. Matriz de probabilidade e impacto. Diagrama da árvore de decisão.

    ESCRITÓRIO DE GESTÃO POR PROCESSOS (18h)
    Estrutura organizacional voltada para processos. Papéis e responsabilidades dentro de uma governança de BPM. Escopo de um escritório de processos. Estruturação e evolução de um escritório de processos. Roadmap de um programa de BPM.

    GESTÃO DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS (18h)
    A decisão de terceirizar ou interiorizar. Administração Estratégica de Serviços. Finanças para Gestores de Serviços. Gestão de Custos e Formação de Preços de Serviços. Gestão Integrada da Comunicação de Marketing em Serviços. Gestão da Inovação Competitiva de Serviços. Subcontratação; Termo de recebimento; Aditivo; Encerramento. Administração estratégica de serviços; Finanças para gestores de serviços; Gestão de custos em serviços.

    TECNOLOGIA EM BPM (18h)

    Sistemas de Informações Gerenciais. Aplicações Integradas. Processos de Negócios apoiados nos sistemas. Plataformas BPMS. Business Process Analysis (BPA). Enterprise Architecture (EA) Worflows vs BPMS. Tecnologia da Informação e o BPMS. Geração de Aplicações por meio da automação de processos. Arquitetura da infraestrutura do BPM. Integridade de dados.

    GOVERNANÇA DE TI, FERRAMENTA ITIL E COBIT (18h)
    Conceitos de Governança de TI. Conceitos do COBIT e ITIL. Information Technology Infra- structure Library (ITIL). Control Objectives For Information and Related Technology (COBIT). Indicadores. Objetivos de processos. Domínios de Processos. Estrutura do ITIL. Fatores críticos de sucesso. A Tecnologia como ferramenta de negócios. Processos x Tecnologia. Os processos de entrega e suporte do serviço do ITIL.

    GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS (18h)
    Análise de Cenários, Complexidade, Variações de Cenários. O papel dos valores nas atitudes, práticas e comportamentos. Tipologias de mudança organizacional. Características Organizacionais Facilitadoras da Mudança. O papel do Indivíduo na Mudança. Aprendizagem e mudança. Gestão da mudança, desafios, possibilidades e limites de atuação. Modelos causais de mudança organizacional.

    MÉTODOS ÁGEIS (18h)
    Ementa: Introdução ao Agile e ao Scrum; O manifesto Ágil e seus Princípios; A importância do Produto Mínimo Viável (MVP); Visão geral e conceitual do framework Scrum; Características e benefícios do Scrum / Framework SCRUM; Iniciando um Projeto; Definindo a Equipe Scrum; Criando e Priorizando o Backlog do Produto; identificando as Necessidades das Partes Interessadas; definindo prioridades. Planejamento em multinível (Planning Onion): Diário, Sprint, Versão de Entrega, Produto e Portfólio / Implementação do Projeto; Criando os Entregáveis / Monitorando projetos com Scrum; / Revisão e Retrospectiva – Concluindo e validando uma Sprint./ Release – Concluindo e validando um Projeto.

    GERENCIAMENTO DE RECURSOS (18h)
    Planejamento dos recursos físicos (equipamentos, materiais, instalações e infraestruturas) e os humanos (equipe ou pessoal do projeto). Estimar os Recursos das Atividades. Adquirir Recursos. Desenvolver a Equipe. Gerenciar a Equipe. Controlar os Recursos. Contratação e mobilização de equipes; Funções, responsabilidades e relações hierárquicas; Ferramentas e técnicas: organogramas e descrições de cargos; Matriz de Responsabilidades (MR); Aspectos funcionais do recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento.

    GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES (18h)
    Planejamento das comunicações / Distribuição das informações / Relatório de desempenho / Comunicação interativa / Comunicação ativa / Comunicação passiva / A análise de requisitos da comunicação, Organização do projeto e relacionamentos de responsabilidade das partes interessadas / Necessidades de informações internas / Necessidades de informações externas / Identificar partes interessadas e suas informações / Identificar o impacto de cada parte interessada: Poder:-Influência- Interesse e Impacto. Matriz das Comunicações versão 5W2H.

    TAILORING E MODELOS HÍBRIDOS (18h)
    O que é Tailoring. Mindset ágil. Tipos de abordagens de gestão de projetos. Abordagens ágeis (Agile Project Management, Scrum, Kanban, XP, SQUAD, Design Sprint) x Abordagens tradicionais (Prince2, PMBOK). Tailoring em abordagens de projetos tradicional e ágil. Aplicando Tailoring para criar uma metodologia de gestão. O que é um modelo híbrido. Integrando um modelo tradicional e ágil. Criando um modelo híbrido de gestão de projetos.

    INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, LIDERANÇA, ADATABILIDADE E RESILIÊNCIA (18h)
    EQ-I 2.0. Percepção das emoções; Administração de emoções. Automotivação. Controle dos impulsos. Otimismo. Adaptabilidade. Adaptar a abordagem de entrega com base no contexto. Análise do ambiente. Empatia. Lideranças e Equipes. Conceito e teorias de liderança. Poder e influência nas organizações. Novos modelos de liderança. Liderança de equipes de alto. Trabalho sob pressão. O que é Motivação e como impacta no desempenho. Motivação e Competências. Teorias de motivação. Ambiente, oportunidades, objetivos e incentivos e oportunidades. Forças motivacionais.

    METODOLOGIA DA PESQUISA (18h)
    Introdução à pesquisa, Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico, Trabalhos científicos: roteiro de pesquisa / Projeto de pesquisa / TCC.

  • Diferenciais do curso

     • Em conformidade com as melhores práticas do mercado (ABPMP – CBOK);

    • Ênfase em Gestão da Qualidade aplicada à processos; Focos em Governança e Gestão de Auditoria, Riscos e Controles Internos;

    • Visão de alavancar negócios através da tecnologia com o apoio de processos.

  • Certificação

    De acordo com a legislação do MEC em vigor, serão concedidos certificados de Pós-Graduação – Lato Sensu, Especialização ou MBA, dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis, com o apoio do Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia, aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7), frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no curso e tiverem seu trabalho final de curso ( TCC) ou monografia aprovado.

  • Documentação

    • Identidade e CPF (cópia)

    • Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia)

    • Comprovante de Residência (cópia)

    • Diploma de Graduação (cópia autenticada)

    • Histórico Escolar

    • 3 Fotos 3×4

  • Investimento

Unidade24 parcelas
*Mensalidade até o dia 10
Valor da Mensalidade
MacaéR$ 409,86
R$ 455,40

* Desconto de 10% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês.
Para pagamento à vista: desconto de 20% no valor total do curso.

Taxa de matrícula: R$ 90,00