MBA em Gestão de Pessoas

  • Carga Horária

    360 horas

  • Objetivos

    Capacitar profissionais com forte competência técnica para interagir num cenário onde as constantes mudanças exigem conhecimentos, comportamentos e atitudes que potencializem projetos e programas que proporcionem o contínuo desenvolvimento das pessoas, num papel legítimo e definitivo de liderança.

  • Coordenação Acadêmica

    Profa. Jaqueline Freitas Arruda
    • Mestrado profissional em Engenharia de Produção
    • Especialização em MBKM – Gestão do Conhecimento
    • Especialização em MBA Executivo
    • Especialização em MBA Marketing

  • Programa

    CONSTRUIR E GERIR EQUIPES DE ALTA PERFORMANCE  (18h)

    Construir, desenvolver e promover as responsabilidades das equipes.Evolução das Pessoas e Relação de Confiança. Talentos e Competências. Metas e Objetivos, Desafios e Complexidades.  Autonomia e engajamento. Descentralização de habilidades. Fases, Entregas e Melhoria contínua. Os métodos e as técnicas de treinamento e desenvolvimento adequados ao perfil do grupo, do conteúdo, e dos objetivos propostos.  Performance da equipe, supervisão, indicadores e resultados.

    GESTÃO POR DESEMPENHO E COMPETÊNCIAS (18h)

    A importância de uma ferramenta que ajude a medir o desempenho e o grau de contribuição dos indivíduos e equipes. A gestão do desempenho vista como sistema. A correlação entre os valores institucionais e os comportamentos individuais (parâmetros de avaliação do desempenho individual). A relação entre o sistema de gestão do desempenho com os demais sistemas de gestão de pessoas; treinamento e desenvolvimento, remuneração, reconhecimento e recompensa, plano de carreira, histórico de pessoal, transferências e desligamentos. Modelos de Gestão de Desempenho mais usados no mercado. Construção de um modelo de Gestão do Desempenho.

    O que é competência e qual seu valor. Tipos de Competências. Definição e Mapeamento de Competências. Gestão de pessoas por competências. Modelo de Gestão do Desempenho e o uso das Competências.

    GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES  (18h)

    Planejamento das comunicações / Distribuição das informações / Relatório de desempenho / Comunicação interativa / Comunicação ativa  / Comunicação passiva / A análise de requisitos da comunicação, Organização do projeto e relacionamentos de responsabilidade das partes interessadas / Necessidades de informações internas / Necessidades de informações externas / Identificar partes interessadas e suas informações / Identificar o impacto de cada parte interessada: Poder:-Influência- Interesse e Impacto. Matriz das Comunicações versão 5W2H.

    CONSULTORIA INTERNA DE RH (18h)

    As contribuições do modelo de gestão de RH baseado na atuação de seus profissionais como “business partner”. A importância da atuação do profissional de Gestão de Pessoas como consultor interno. Consultoria interna como processo de gestão: o significado da abordagem baseada na “experiência do cliente”. Papéis e habilidades em consultoria interna. Fases do processo de consultoria interna em gestão de pessoas. Diagnóstico: Lidando com as questões relativas à definição do problema, suas possíveis soluções e o requerimento do cliente. Simulação de ferramentas e processos.

    CARGOS, SALÁRIOS E REMUNERAÇÃO (18h)

    Estudo dos conceitos da administração de cargos e salários, desde as definições e métodos de elaboração da descrição e especificação dos cargos, passando pelas metodologias de avaliação de cargos que propiciam o entendimento do equilíbrio interno das posições, através do peso relativo dos cargos no espaço organizacional, tanto por métodos qualitativos quanto por quantitativos, até a análise da competividade externa, através da pesquisa salarial, partindo da coleta de dados e respectivo preparo do manual, até a tabulação e correlação dos dados da pesquisa com o peso dos cargos para elaboração das faixas salariais. Entendimento das políticas de Remuneração e suas interfaces com desempenho. Entendimento da remuneração variável de curto prazo, como a remuneração variável de vendas e Participação nos Lucros e Resultados, bem como entendimento da remuneração variável de longo prazo, como os planos de participação acionária. Entendimentos das estratégias de Remuneração e suas relações com a cultura organizacional e com dilema da meritocracia no Brasil. Entendimento do componente benefícios e dos fatores não pecuniários e seus impactos na motivação dos funcionários. Análise de tendências na gestão da Remuneração.

     

    COACHING, MENTORING E DESENVOLVIMENTO DO CAPITAL HUMANO (18h)

    Programas de Desenvolvimento. Distinção entre Treinamento e Desenvolvimento. Coaching e Mentoria, Tutoria e Consultoria: conceitos, diferenças e aplicações. Como construir um modelo de desenvolvimento contínuo. Metodologias e Ferramentas de Desenvolvimento. Novas tecnologias de aprendizagem. Carreira como estratégia de retenção. Conceitos de Planejamento de Desenvolvimento de Carreira; Objetivos do Planejamento de Carreira. Tipos de Carreira. Modelos de Programas de Carreira. Casos práticos. Estruturas de carreira. Processo Sucessório e suas aplicações. Construção de um modelo de sucessão.

    ENGAJAMENTO, EVP – PROPOSTA DE VALOR DO EMPREGADOR E A EXPERIÊNCIA DO COLABORADOR (18h)

    Conceitos de Clima Organizacional. Conceito de Engajamento. Pesquisa de Clima Organizacional e Pesquisa de Engajamento. Modelos de Diagnóstico do Clima Organizacional ou Engajamento. Construção das ferramentas, diagnóstico e planos de ação. Papel do RH, da Alta Gestão e dos Líderes. Programas que promovem melhoria do Clima e Engajamento. EVP – Proposta de Valor do Empregador e Employer Branding – Marca Empregadora. Etapas da construção de um EVP. Casos de EVP. Indicadores. Programas e Projetos de RH que impactam na Experiência do Colaborador – Integração, Endomarketing, Formação das Lideranças.

     

    ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS DE ATRAÇÃO E RETENÇÃO (18h)

    Recrutar e Selecionar pessoas, planejar e conduzir processos de seleção por competências, mapeamento de competências, construção de testes voltados às competências necessárias e na elaboração de roteiro de entrevista e parecer/relatório de processo seletivo nas organizações. Método de seleção por competências: elaboração do perfil dos cargos; definição das fontes de recrutamento e as etapas do processo de seleção. Dinâmicas de grupo com foco em competências. Políticas de Recrutamento e Seleção de Pessoas; Avaliação em Período de Experiência, Análise periódica do Turn Over nas organizações. Atração e Seleção como Processo. Otimização do Processo e Uso da Tecnologia. Uso de Jogos e Gamificação.

     

    ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL LEGISLAÇÃO TRABALHISTA (18h)

    A administração de pessoal no contexto da administração de recursos humanos. Processo de admissão, Tipos de Contratos de Trabalho, Controle de Frequência e Jornada de Trabalho, Processo Disciplinar, Processo de Interrupção e Suspensão do Contrato de Trabalho, Composição da Remuneração, Horas extras e seus reflexos, Férias, 13º Salário, Benefícios legais e opcionais, Práticas de folha de pagamento e práticas de administração de pessoal, Incidência de INSS e Imposto de Renda, Salário Família. Processo de Pagamento do salário. Planejamento e elaboração de um cronograma das rotinas do setor de pessoal; guarda dos documentos trabalhistas; provisão de férias e do 13º salário; manual de rotinas e procedimentos da organização; fiscalização do trabalho e da previdência; preposto junto à Justiça do Trabalho; procedimento no desligamento do empregado. CLT, Conceitos de empregado e empregador, Caracterização do vínculo empregatício, Tipos de contratação de mão de obra. Terceirização e Responsabilidades. O contrato de trabalho, Jornada de trabalho, Remuneração, salário, adicionais, vantagens e benefícios. Rescisão contratual.

     

    GESTÃO DE SERVIÇOS E CONSULTORIA (18h)

    Conceito; Administração Estratégica de Serviços; Finanças para Gestores de Serviços; Gestão de Custos e Formação de Preços de Serviços; Gestão Integrada da Comunicação de Marketing em Serviços; Gestão da Inovação Competitiva de Serviços; A gestão estratégica; A consultoria organizacional; Tipos de consultoria organizacional; A Consultoria Interna; Papel e a formação do Consultor Interno; A implantação da Consultoria Interna.

    GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS (18h)

    Analise de Cenários, Complexidade, Variações de Cenários. O papel dos valores nas atitudes, práticas e comportamentos. Tipologias de mudança organizacional. Características Organizacionais Facilitadoras da Mudança. Redes sociais no trabalho e mudança. O papel do Indivíduo na Mudança. Aprendizagem e mudança. Gestão da mudança, desafios, possibilidades e limites de atuação. Modelos causais de mudança organizacional. Estratégias de gerenciamento da mudança em organizações privadas e públicas.

    GERENCIAMENTO DE PROJETOS (18h)

    Conceitos de projetos. Mudança no padrão de grupos de processos para princípios. Abordagem tradicional: Conhecimento dos processos: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento, Controle e Encerramento.  Abordagens ágeis, adaptativas e híbridas (mistura das tradicionais com as ágeis) para dentro dos possíveis contextos e cenários aos quais os projetos possam estar inseridos. Princípios de Entrega do Projeto. Domínios de Desempenho do Projeto.

     

    INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, LIDERANÇA, ADAPTABILIDADE E RESILIÊNCIA (18h)

    EQ-I 2.0. Percepção das emoções; Administração de emoções. Automotivação. Controle dos impulsos. Otimismo. Adaptabilidade. Adaptar a abordagem de entrega com base no contexto. Análise do ambiente. Empatia. Lideranças e Equipes. Conceito e teorias de liderança. Poder e influência nas organizações. Novos modelos de liderança. Liderança de equipes de alto. Trabalho sob pressão. O que é Motivação e como impacta no desempenho. Motivação e Competências.  Teorias de motivação. Ambiente, oportunidades, objetivos e incentivos e oportunidades. Forças motivacionais.

    MODELOS PARA INOVAÇÃO E COLABORAÇÃO (18h)

    Relevância da Inovação e Colaboração. Dinâmicas do pensamento e princípios para geração de ideias. O processo criativo. Características individuais e organizacionais que favorecem a criatividade. Barreiras à manifestação criativa no ambiente de trabalho e o clima que favorece o comportamento criativo. A implantação de ideias novas na empresa e as resistências a mudanças. Técnicas para estimular a criatividade. Cocriação, design thinking e inovação em modelos de negócios. Práticas empreendedoras. Modelos Organizacionais: das organizações hierarquicas aos modelos de autogestão: holacracia, sociocracia e outros de poder distribuido. Empresas que adotam modelos de autogestão e suas aplicações.

    SAÚDE, BENEFÍCIOS E QSMS – QUALIDADE, SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (18h)

    Cenário da Saúde, Benefícios e QSMS nas organizações. Saúde, Benefícios e QSMS como vantagem competitiva e de cidadania. Aspectos econômicos, tributários, humanos e de sustentabilidade. Saúde como estratégia. Princípios e políticas de Saúde, Benefícios e QSMS nas organizações. Conceitos, modelos e programas de desenvolvimento da saúde, benefícios e QSMS. Qualidade de vida no trabalho. Políticas de qualidade de vida no trabalho. Gestão dos Benefícios. Benefícios Legais e demais. Formas utilizadas para concessão dos benefícios; Aspectos Legais. Fatores que determinam os custos. Medidas para redução e manutenção dos custos.

    MENTALY FIT (18h)

    Princípios básicos da gestão da energia em relação aos mecanismos humanos. Desenvolvimento mental, físico e emocional. Percepção e definição das metas e tarefas. Mecânica de equipes de alto desempenho. Gerenciar a energia dentro da equipe (confiança, motivação, engajamento). Ambiente de trabalho e ferramentas para lidar com o estresse. Planejamento e estrutura mental de ativação. Disciplina oriental: estar em forma física, mental e espiritualmente melhor. Empatia, inteligência emocional e análise objetiva. Exercícios de aumento de capacidade de memória, atenção, tempo de reação e habilidades.

    NEGOCIAÇÃO E RESOLUÇÃO DE CONFLITOS (18h)

    Método de negociação de Harvard. Análise de Negociação. Assimetria Negocial. Teoria comportamental da negociação. Teorias de Processo Decisório. Conflito em equipe. O Direito coletivo do trabalho. O Sindicato. Prerrogativas e deveres dos sindicatos. Políticas de relações trabalhistas. Conflitos coletivos de trabalho. Formas de resolução do conflito coletivo. Negociação coletiva. Convenções, acordos e dissídios coletivos. Técnicas de Negociação; Técnicas de administração de conflitos. Conhecimentos básicos na área de MEDIAÇÃO, CONCILIAÇÃO e NEGOCIAÇÃO, como instrumentos voltados às soluções alternativas dos conflitos de interesse.

    GESTÃO PARA RESULTADOS (18h)

    Método Gerencial: Análise, plano, Execução e Verificação; Táticas de Gerenciamento; Gerenciamento dos resultados; Gerenciamento dos Processos; Gerenciamento dos resultados; Gestão das equipes para solução de problemas; Gestão do Ambiente; Foco nas soluções. Métricas ou indicadores de gestão de Recursos Humanos; a importância das métricas para pessoas e Organizações; métricas quantitativas e qualitativas, de eficiência e de eficácia, simples e compostas; métricas demográficas, financeiras e de processos envolvendo gestão de RH; o balanced scorecard (BSC) no contexto das métricas de RH; o BSC de Jac Fitz-Ens e os subsistemas de RH. Big Data em RH e seus principais usos.

    DESIGN THINKING (18h)

    Processo de inovação e identificação de soluções para um problema, Mapeamento e integração de experiências culturais; Visão de mundo; Mapeamento de processos do cotidiano do individuo; Identificação de barreiras e oportunidades de remoção das mesmas. Imersão, Análise e síntese. Perspectivas dos resultados. Prototipagem.

     

    METODOLOGIA DA PESQUISA (18h)

    Introdução à pesquisa, Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico, Trabalhos científicos: roteiro de pesquisa / Projeto de pesquisa / TCC.

  • Certificação

    De acordo com a legislação do MEC em vigor, serão concedidos certificados de Pós-Graduação – Lato Sensu, Especialização ou MBA, dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis, com o apoio do Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia, aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7), frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no curso e tiverem seu trabalho final de curso ( TCC) ou monografia aprovado.

    Aos alunos que concluírem a primeira etapa será concedido certificado do curso ministrado pelo IPETEC – Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7) em cada disciplina e freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento).

  • Documentação

    • Identidade e CPF (cópia)
    • Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia)
    • Comprovante de Residência (cópia)
    • Diploma de Graduação (cópia autenticada)
    • Histórico Escolar
    • 3 Fotos 3×4

  • Conheça os Professores

Professores – MBA em Gestão de Pessoas

ANDRÉ BARBOSA

Disciplinas: Administração Estratégica / Gestão da Qualidade Total
  • Mestre em Sistemas de Gestão – UFF.
  • MBA em Gestão pela Qualidade Total
  • Pós Graduação em Gestão Estratégica.
  • Certificações em ferramentas de Assessment; Metodologias Ativas e Gestão de Mudanças pela HUCMI – Human Change Management Institute.

  

ANDRÉA LÈBRE

Disciplina: Comunicação Interpessoal e Corporativa
  •  Master em Programação Neurolinguística (INAP), Pós-Graduada em Marketing (FGV), MBA em Gestão de Pessoas (UFF)

      

ANGELA N.CAVALCANTE

Disciplina: Coaching, Mentoring e Desenvolvimento
  • Executiva de Recursos Humanos
  • Gerente de Desenvolvimento Organizacional
  • Psicóloga
  • Especialista em Psicologia Organizacional
  • Especialista em Psicologia da Propaganda e Marketing
  • Docente Superior

ANTONIO LINHARES

Disciplina: Remuneração e Benefícios
  • Mestre em Administração de Empresas pela PUC Rio, com formação em Liderança por Harvard
  • MBA Executivo pela COPPEAD – UFRJ

      

FATIMA BARREIRAS

Disciplina: Gestão por Resultados
  • Mestre em sistemas de gestão pela qualidade na UFF,
  • Certificada para aplicação de workshops das metodologias 6Ds®️, Metodologias Ativas e Métodos Ágeis.

      

FELIPE AYRES

Disciplina: Gerenciamento de Recursos Humanos
  • Especialista em Gestão de Recursos Humanos

JAQUELINE ARRUDA

Disciplinas:
Desenvolvimento de Habilidades de Liderança e Motivaçã
Coaching, Mentoring e Desenvolvimento do Capital Humano
  • Jaqueline Freitas Arruda.
  • Mestre em Sistemas de Gestão (Latec-UFF)
  • Pós Graduação em Administração (Coppead-UFRJ)
  • Pós Graduação em  Gestão do Conhecimento (Coppe-UFRJ)
  • Pós Graduação em Marketing (PUC-RJ)
  • Pós Graduação em Gestão de Negócios (IBMEC-RJ).
  • Coach formada pelo ICI
  • Formação em Metodologias Ativas (Celso Lisboa), Design Thinking – Criemulti e ABRH RJ, ThetaHealing Basic, Fundamentos do Thinking Environment – 1º módulo

      

JACQUELINE RESCH

Disciplina: Atração, Retenção e Desenvolvimento de Talentos
  • Especialista em Psicologia Clínica pelo IPUB/UFRJ
  • Certificada em Coaching pelo ICI
  • Team Coaching pela Erickson College
  • Facilitação Sistêmica de Processos Coletivos pela Fundacion Moïrû
  • Práticas de Colaboração e Diálogo pelo Taos Institute.

KELI AREIAS

Disciplina: Desenvolvimento Organizacional
  • Mestranda em Educação pela UCP
  • Pós Graduada em Gestão de Pessoas pelo Ibmec

      

LEANDRO AGUIAR

Disciplina: Design Thinking
  • Especialista em Gestão pela Qualidade Total
  • Especialista em Gestão de Negócios em Seguros.
  • Certificado Lean Six Sigma – Green Belt.

      

MARIANA HAIDO

Disciplina: DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
  • Doutoranda em Psicologia (Programa de Pós-Graduação em Psicologia – Universo)
  • Mestre em Avaliação (Cesgranrio), Pós-Graduada em EAD (Senac)
  • Formada em Pedagogia (UERJ).

      

MONICA ESTEVES

Disciplina: Gestão por Desempenho
  • Mestre em sistemas de gestão pela qualidade na UFF
  • Certificada para aplicação de workshops das metodologias 6Ds®️, Metodologias Ativas e Métodos Ágeis.
          

REGINA PEIXOTO

Disciplina: Gestão de Serviços e Consultoria
  • Pós Graduação em Gestão do conhecimento e inteligência empresarial.

ROBSON CANELLAS

Disciplina: Legislação Trabalhista
  • Mestre em Administração

  • Investimento

Unidade24 parcelas
*Mensalidade até o dia 10
Valor da Mensalidade
Rio de JaneiroR$ 289,80
R$ 414,00

* Desconto de 30% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês.

Taxa de matrícula: R$ 90,00