MBA em Seis Sigma e Gestão da Qualidade

  • Carga Horária

    360 horas

  • Coordenação Acadêmica

    • Coordenação Geral: Prof. Fabini Hoelz Bargas Alvarez, MSc
    • Coordenação Adjunta: Prof. Ramon Cunha de Farias, MSc

  • Objetivos

    Aprendizagem das ferramentas e técnicas avançadas de Gestão Lean; Conceito de valor, cadeia de valor e criação de valor sob a ótica do cliente. Conhecimento técnico das Ferramentas relacionadas a TPM –(Manutenção Produtiva Total) e FMEA – (Análise de Modos de Falha e seus Efeitos). Atuação eficaz para manter e melhorar o desempenho da empresa, através de ações sobre rendimento da produção, qualidade do processo, produto, prazo de entrega, redução das perdas e balanceamento de mão de obra.

  • Programa

    I – GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL – 18h

    Gerenciamento da Qualidade Total; Ferramentas e Métodos para Melhoria da Qualidade; Programas de Qualidade e Produtividade: Gerenciamento pelas Diretrizes, Gerenciamento de Rotinas, 5S, PDCA. Ação Gerencial / 5W1H – Padronização. Identificar os indicadores de desempenho relacionados com as atividades de rotina ou operacionais de cada cargo/função/pessoa. Atender às necessidades dos clientes/usuários. Transformar indicadores subjetivos em algo mensurável; Especificações.

    II – LEAN SEIS SIGMA – WHITE BELT – 18h

    Definir e contextualizar o programa de Lean Seis Sigma e suas ferramentas. Fundamentos do LSS; A metodologia DMAIC; Mapa de Raciocínio; Estatística Básica: tipificação de dados, medidas de posição, medidas de dispersão, gráficos: setores, barras, histograma, pareto, boxplot, sequencial; Introdução ao CEP – Controle Estatístico de Processos.

    III – LEAN SEIS SIGMA II – YELLOW BELT – 18h

    Aprofundando à metodologia Lean Seis Sigma, abordando assuntos relacionados às melhorias de processos e serviços, preparando as pessoas para trabalharem conduzindo projetos Kaizen e Workshops no dia a dia, com o objetivo de alavancar os resultados das empresas, através das melhorias de produtividade, qualidade, redução de desperdícios e redução de custos.

    IV – TÉCNICAS E FERRAMENTAS DO SIX SIGMA I – PDCA E DMAIC – 18h

    Conceitos Básicos do TQC: Qualidade; Processo; Item de Controle e Item de Verificação. O Ciclo PDCA de Controle de Processos: atuação ao alcance das metas para manter-melhorar. As Ferramentas analíticas. Sete Ferramentas Administrativas da Qualidade. Integração das ferramentas Lean Seis Sigma ao DMAIC (Definir – Medir – Analisar – Melhorar – Controlar). Estatística e Variabilidade.

    V – MAPEAMENTO DE FLUXO DE VALOR – 18 h

    O Mapa de Fluxo de valor como bússola do processo, sendo base para atingir os estados futuros através de um concreto plano de ação. Entender o Mapa de Fluxo de Valor como um projeto e a figura do Líder do MFV como gerente de projeto. Realizar o mapa atual para uma empresa, vislumbrar e desenvolver o mapa do estado futuro desta empresa. Construir e gerir um plano de ação de implementação Lean e acompanhá-lo.

    VI – GESTÃO PRODUTIVA TOTAL (TPM) E ANÁLISE DE MODO DE FALHAS (FMEA) – 18h

    Os cinco pilares do TPM: Eficiência – Auto reparo – Planejamento – Treinamento – Ciclo de vida. Manutenção Autônoma. Manutenção Planejada. Falhas Visíveis –Falhas invisíveis. Padrão Técnico de Processo: Controle x ajuste; Avaliação de Processos. Fluxo de informações técnicas. Determinação da causa, efeito e risco de cada tipo de falha. Confiabilidade. Estudo do módulo de falhas, planilha do FMEA.

    VII – ESTATISTICA BÁSICA E MINITAB PARA SIX SIGMA – 18h

    Sistema de medição. Validação. Dados contínuos e dados discretos. Estudo das oportunidades de defeitos Limites de especificação superior e Inferior. Coleta de Dados. Gráficos no Minitab: Gráfico de Pareto. Diagrama de causa e efeito. Histograma. Diagrama de dispersão. Gráfico de Controle. Cálculo de Z. Capacidade do Processo e Performance do Processo Cp, Cpk Pp, Ppk. Gráfico de controle x tecnologia. Testes de hipóteses.

    VIII – ESCRITÓRIO DE GESTÃO POR PROCESSO (BPM) – 18h

    Estrutura organizacional voltada para processos; Papéis e responsabilidades; Ciclo de vida BPM; Desenvolvimento de Competências; Implementação de Ondas; Definição de Modelo de Referencia; Estruturação e evolução de um escritório de processos; Roadmap.

    IX – GESTÃO ESTRATÉGICA (Hoshin) – 18h

    Plano estratégico da empresa, utilizando a técnica do gerenciamento pelas diretrizes (Hoshin Kanri). Estabelecimento de metas (goals) e medidas (action plan). Diferenças entre gerenciamento pelas diretrizes e gerenciamento da rotina. Definição de responsabilidades e do papel de cada nível da organização. Integração do Hoshin Kanri com as ferramentas de solução de problemas em cada nível operacional.

    X – TECNOLOGIA EM BPM – 18h

    Sistemas de Informações Gerenciais. Aplicações Integradas. Processos de Negócios apoiados nos sistemas. Plataformas BPMS. Worflows vs BPMS. Tecnologia da Informação e o BPMS.

    XI – AUDITORIA DO SISTEMA DE GESTÃO – 18h

    Introdução a NBR ISO 19011; Tipos de Auditoria; Etapas e Realização de Auditorias Internas e em Fornecedores; Planejamento; Preparação; Responsabilidades; Condução das atividades; Coleta de informações; Comunicação do Auditor; Constatações da Auditoria; Identificação e o registro de não conformidades; Relatório de Auditoria; Conclusão, fechamento e follow-up. Estudos de caso.

    XII – LEAN THINKING – 18h

    Mentalidade enxuta. Conceito de valor, cadeia de valor e criação de valor sob a ótica do cliente. Os 7 desperdícios segundo Ohno. Os 14 princípios do sistema Toyota (Toyota Way). Noções de fluxo contínuo, Produção Puxada e Nivelada (sistemas puxados e Heijunka), Jidoka (autonomação), Padronização de tarefas, Gerenciamento visual. Conceito de Kaizen e processo de melhoria contínua.

    XIII – GERENCIAMENTO DE PROJETOS (ágeis) – 18h

    Ciclo de vida do gerenciamento do projeto – Processos de gestão: atividades de iniciação, planejamento, execução, controle e monitoramento e fechamento de um projeto. Áreas de conhecimento de gerenciamento de projetos: gerenciamento da Integração, Escopo, Cronograma, Custo, Qualidade, Recursos, Comunicação, Risco, Aquisições e Partes Interessadas do Projeto. Introdução a Métodos Ágeis

    XIV – GERENCIAMENTO DE CUSTOS – 18h

    Gerenciamento dos processos envolvidos em planejamento e controle com plano de custos, estimativa de custos, desenvolvimento do orçamento e controle de custos. Garantir que o projeto termine dentro do orçamento aprovado. Descreve e analisa métricas de geração de valor.

    XV – GESTÃO POR RESULTADOS- 18h

    Fatores Críticos da Gestão: Liderança e Conhecimentos na Gestão; Método Gerencial: Análise, plano, Execução e Verificação; Táticas de Gerenciamento; Gerenciamento dos resultados; Gerenciamento dos Processos; Gestão das equipes para solução de problemas; Métricas ou indicadores de gestão de Recursos Humanos; métricas quantitativas e qualitativas, de eficiência e de eficácia, simples e compostas; métricas demográficas, financeiras e de processos.

    XVI – GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS – 18h

    Cultura organizacional. Descreve a dinâmica do clima organizacional e propõe formas de avaliá-lo. Discute modelos e ferramentas para identificar situações ou áreas que requeiram mudança. Propõe estratégias, processos e instrumentos de gestão de mudanças.

    XVII – DESIGN THINKING – 18h

    Metodologia de Design Thinking. Experiência do usuário. Geração de alternativas. Empatia. Introdução a métodos para geração de ideias e inclusão de pessoas (funcionários, clientes, stakeholders…) no processo criativo. Tangibilização e resultados. Técnicas e Ferramentas Colaborativas e Centradas nas Pessoas: Gamestorming, Toolset de Design Thinking, Facilitação de dinâmicas despertando o mindset criativo.

    XVIII – GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS – 18h

    O Capital Humano. Planejamento de Recursos; Contratar ou mobilizar a equipe do projeto; Desenvolver a equipe do projeto; Gerenciar a equipe do projeto; Funções, responsabilidades e relações hierárquicas do projeto; Ferramentas e técnicas: organogramas e descrições de cargos. Estrutura Analítica dos Recursos (EAR). Matriz de Responsabilidades (MR). Técnicas de Apresentação.

    XIX – COACHING E MENTORING (Aplicado ao Lean) – 18h

    Identificação de necessidades, motivação, impulsos e instintos; Ciclo da motivação; Ambiente, oportunidades, objetivos e incentivos e oportunidades; Forças motivacionais: realização, afiliação e competência; Desenvolvimento da liderança; Habilidade técnica, humana e conceitual.

    XX – METODOLOGIA DA PESQUISA – 18h

    Roteiro de pesquisa / Projeto de pesquisa e monografia / TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

  • Certificação

    De acordo com a legislação do MEC em vigor, serão concedidos certificados de Pós-Graduação – Lato Sensu, Especialização ou MBA, dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis, com o apoio do Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia, aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7), frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no curso e tiverem seu trabalho final de curso ( TCC) ou monografia aprovado.
  • Documentação

    • Identidade e CPF
    • Comprovante de Residência
    • Diploma de Graduação
    • 2 fotos 3×4
  • Investimento

Unidade24 parcelas
*Mensalidade até o dia 10
Valor da Mensalidade
Campos dos Goytacazes R$ 372,60 R$ 414,00

* Desconto de 10% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês.
Para pagamento à vista: desconto de 20% no valor total do curso.

Taxa de inscrição: R$ 90,00

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