MBA em Seis Sigma e Gestão da Qualidade

  • Carga Horária

    360 horas

  • Coordenação Acadêmica

    • Coordenação Geral: Prof. Fabini Hoelz Bargas Alvarez, MSc
    • Coordenação Adjunta: Prof. Ramon Cunha de Farias, MSc

  • Objetivos

    Desenvolver uma estratégia gerencial quantitativa, com o objetivo principal de aumentar a lucratividade com o foco principal em redução de custos com melhoria da qualidade através de ações em processos, prazo de entrega, redução das perdas, balanceamento de mão de obra, qualidade do ambiente de trabalho e engajamento do time. Aprofundamento das ferramentas relacionadas a TPM – (Manutenção Produtiva Total) e FMEA – (Análise de Modos de Falha e seus Efeitos).

  • Programa

    I – GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL – 18h

    Gerenciamento da Qualidade Total; Ferramentas e Métodos para Melhoria da Qualidade; Programas de Qualidade e Produtividade: Gerenciamento pelas Diretrizes, Gerenciamento de Rotinas, 5S, PDCA. Ação Gerencial / 5W1H – Padronização. Identificar os indicadores de desempenho relacionados com as atividades de rotina ou operacionais de cada cargo/função/pessoa. Atender às necessidades dos clientes/usuários. Transformar indicadores subjetivos em algo mensurável; Especificações.

    II – LEAN SEIS SIGMA – WHITE BELT – 18h

    Definir e contextualizar o programa de Lean Seis Sigma e suas ferramentas. Fundamentos do LSS; A metodologia DMAIC; Mapa de Raciocínio; Estatística Básica: tipificação de dados, medidas de posição, medidas de dispersão, gráficos: setores, barras, histograma, pareto, boxplot, sequencial; Introdução ao CEP – Controle Estatístico de Processos.

    III – LEAN SEIS SIGMA II – YELLOW BELT – 18h

    Aprofundando à metodologia Lean Seis Sigma, abordando assuntos relacionados às melhorias de processos e serviços, preparando as pessoas para trabalharem conduzindo projetos Kaizen e Workshops no dia a dia, com o objetivo de alavancar os resultados das empresas, através das melhorias de produtividade, qualidade, redução de desperdícios e redução de custos.

    IV – TÉCNICAS E FERRAMENTAS DO SIX SIGMA I – PDCA E DMAIC – 18h

    Conceitos Básicos do TQC: Qualidade; Processo; Item de Controle e Item de Verificação. O Ciclo PDCA de Controle de Processos: atuação ao alcance das metas para manter-melhorar. As Ferramentas analíticas. Sete Ferramentas Administrativas da Qualidade. Integração das ferramentas Lean Seis Sigma ao DMAIC (Definir – Medir – Analisar – Melhorar – Controlar). Estatística e Variabilidade.

    V – MAPEAMENTO DE FLUXO DE VALOR – 18 h

    O Mapa de Fluxo de valor como bússola do processo, sendo base para atingir os estados futuros através de um concreto plano de ação. Entender o Mapa de Fluxo de Valor como um projeto e a figura do Líder do MFV como gerente de projeto. Realizar o mapa atual para uma empresa, vislumbrar e desenvolver o mapa do estado futuro desta empresa. Construir e gerir um plano de ação de implementação Lean e acompanhá-lo.

    VI – GESTÃO PRODUTIVA TOTAL (TPM) E ANÁLISE DE MODO DE FALHAS (FMEA) – 18h

    Os cinco pilares do TPM: Eficiência – Auto reparo – Planejamento – Treinamento – Ciclo de vida. Manutenção Autônoma. Manutenção Planejada. Falhas Visíveis –Falhas invisíveis. Padrão Técnico de Processo: Controle x ajuste; Avaliação de Processos. Fluxo de informações técnicas. Determinação da causa, efeito e risco de cada tipo de falha. Confiabilidade. Estudo do módulo de falhas, planilha do FMEA.

    VII – ESTATISTICA BÁSICA E MINITAB PARA SIX SIGMA – 18h

    Sistema de medição. Validação. Dados contínuos e dados discretos. Estudo das oportunidades de defeitos Limites de especificação superior e Inferior. Coleta de Dados. Gráficos no Minitab: Gráfico de Pareto. Diagrama de causa e efeito. Histograma. Diagrama de dispersão. Gráfico de Controle. Cálculo de Z. Capacidade do Processo e Performance do Processo Cp, Cpk Pp, Ppk. Gráfico de controle x tecnologia. Testes de hipóteses.

    VIII – ESCRITÓRIO DE GESTÃO POR PROCESSO (BPM) – 18h

    Estrutura organizacional voltada para processos; Papéis e responsabilidades; Ciclo de vida BPM; Desenvolvimento de Competências; Implementação de Ondas; Definição de Modelo de Referencia; Estruturação e evolução de um escritório de processos; Roadmap.

    IX – GESTÃO ESTRATÉGICA (Hoshin) – 18h

    Plano estratégico da empresa, utilizando a técnica do gerenciamento pelas diretrizes (Hoshin Kanri). Estabelecimento de metas (goals) e medidas (action plan). Diferenças entre gerenciamento pelas diretrizes e gerenciamento da rotina. Definição de responsabilidades e do papel de cada nível da organização. Integração do Hoshin Kanri com as ferramentas de solução de problemas em cada nível operacional.

    X – TECNOLOGIA EM BPM – 18h

    Sistemas de Informações Gerenciais. Aplicações Integradas. Processos de Negócios apoiados nos sistemas. Plataformas BPMS. Worflows vs BPMS. Tecnologia da Informação e o BPMS.

    XI – AUDITORIA DO SISTEMA DE GESTÃO – 18h

    Introdução a NBR ISO 19011; Tipos de Auditoria; Etapas e Realização de Auditorias Internas e em Fornecedores; Planejamento; Preparação; Responsabilidades; Condução das atividades; Coleta de informações; Comunicação do Auditor; Constatações da Auditoria; Identificação e o registro de não conformidades; Relatório de Auditoria; Conclusão, fechamento e follow-up. Estudos de caso.

    XII – LEAN THINKING – 18h

    Mentalidade enxuta. Conceito de valor, cadeia de valor e criação de valor sob a ótica do cliente. Os 7 desperdícios segundo Ohno. Os 14 princípios do sistema Toyota (Toyota Way). Noções de fluxo contínuo, Produção Puxada e Nivelada (sistemas puxados e Heijunka), Jidoka (autonomação), Padronização de tarefas, Gerenciamento visual. Conceito de Kaizen e processo de melhoria contínua.

    XIII – GERENCIAMENTO DE PROJETOS (ágeis) – 18h

    Ciclo de vida do gerenciamento do projeto – Processos de gestão: atividades de iniciação, planejamento, execução, controle e monitoramento e fechamento de um projeto. Áreas de conhecimento de gerenciamento de projetos: gerenciamento da Integração, Escopo, Cronograma, Custo, Qualidade, Recursos, Comunicação, Risco, Aquisições e Partes Interessadas do Projeto. Introdução a Métodos Ágeis

    XIV – GERENCIAMENTO DE CUSTOS – 18h

    Gerenciamento dos processos envolvidos em planejamento e controle com plano de custos, estimativa de custos, desenvolvimento do orçamento e controle de custos. Garantir que o projeto termine dentro do orçamento aprovado. Descreve e analisa métricas de geração de valor.

    XV – GESTÃO POR RESULTADOS- 18h

    Fatores Críticos da Gestão: Liderança e Conhecimentos na Gestão; Método Gerencial: Análise, plano, Execução e Verificação; Táticas de Gerenciamento; Gerenciamento dos resultados; Gerenciamento dos Processos; Gestão das equipes para solução de problemas; Métricas ou indicadores de gestão de Recursos Humanos; métricas quantitativas e qualitativas, de eficiência e de eficácia, simples e compostas; métricas demográficas, financeiras e de processos.

    XVI – GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS – 18h

    Cultura organizacional. Descreve a dinâmica do clima organizacional e propõe formas de avaliá-lo. Discute modelos e ferramentas para identificar situações ou áreas que requeiram mudança. Propõe estratégias, processos e instrumentos de gestão de mudanças.

    XVII – DESIGN THINKING – 18h

    Metodologia de Design Thinking. Experiência do usuário. Geração de alternativas. Empatia. Introdução a métodos para geração de ideias e inclusão de pessoas (funcionários, clientes, stakeholders…) no processo criativo. Tangibilização e resultados. Técnicas e Ferramentas Colaborativas e Centradas nas Pessoas: Gamestorming, Toolset de Design Thinking, Facilitação de dinâmicas despertando o mindset criativo.

    XVIII – GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS – 18h

    O Capital Humano. Planejamento de Recursos; Contratar ou mobilizar a equipe do projeto; Desenvolver a equipe do projeto; Gerenciar a equipe do projeto; Funções, responsabilidades e relações hierárquicas do projeto; Ferramentas e técnicas: organogramas e descrições de cargos. Estrutura Analítica dos Recursos (EAR). Matriz de Responsabilidades (MR). Técnicas de Apresentação.

    XIX – COACHING E MENTORING (Aplicado ao Lean) – 18h

    Identificação de necessidades, motivação, impulsos e instintos; Ciclo da motivação; Ambiente, oportunidades, objetivos e incentivos e oportunidades; Forças motivacionais: realização, afiliação e competência; Desenvolvimento da liderança; Habilidade técnica, humana e conceitual.

    XX – METODOLOGIA DA PESQUISA – 18h

    Roteiro de pesquisa / Projeto de pesquisa e monografia / TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

  • Certificação

    De acordo com a legislação do MEC em vigor, serão concedidos certificados de Pós-Graduação – Lato Sensu, Especialização ou MBA, dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis, com o apoio do Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia, aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7), frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no curso e tiverem seu trabalho final de curso ( TCC) ou monografia aprovado.
  • Documentação

    • Identidade e CPF
    • Comprovante de Residência
    • Diploma de Graduação
    • 2 fotos 3×4
  • Investimento

Unidade24 Parcelas
*Mensalidade até o dia 10
Valor da Mensalidade
MacaéR$ 310,50
R$ 414,00

* Desconto de 25% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês

Para pagamento à vista: desconto de 35% no valor total do curso.

Taxa de Inscrição: R$ 90,00