Metrologia Aplicada à Saúde

  • Carga Horária

    378h

  • Metodologia A Distância

    • Aulas são online, ao vivo em tempo real
    • 100%  (por cento) da carga horária do curso com aulas online, ao vivo em tempo real.
    • As aulas  ministradas ao vivo, são gravadas e disponibilizadas na  Plataforma de apoio, além disso ficam disponíveis, material de aula e exercícios  obrigatórios e as notas.
    • As notas são dadas pela correção dos exercícios  ou trabalhos solicitados pelos professores de cada disciplina
    • Não haverá prova presencial em nenhuma disciplina.
    • Não há diferença entre os  certificados de cursos presenciais ou a distância.
  • Coordenação Acadêmica

    Lessandra Loss Nicoláo Cauduro

  • Objetivos

    O curso tem como objetivo a especialização de profissionais de nível superior nas diversas áreas da saúde, para atuação nas indústrias, laboratórios, fornecedores de serviços metrológicos de ensaios, instituições de ensino técnico e superior, bem como na implantação de programas de qualidade e confiabilidade metrológica no setor da saúde.

  • PROGRAMA

    FUNDAMENTOS DE METROLOGIA (18h)

    Prof. Alexandre Mendes
    Doutor em Engenharia Mecânica
    Mestre em Metrologia

    O Que é Medir; Objetivos da Medição; O Que Metrologia; Confiabilidade Metrológica; Áreas de Atuação da Metrologia; Estrutura Metrológica Mundial; Estrutura Metrológica Brasileira. Sistema Internacional de Unidades; Unidade x Grandeza; Dimensões das Grandezas; Análise Dimensional; Algarismos Significativos; Técnicas de Arredondamento. Rastreabilidade; Calibração e Ensaio. Vocabulário Internacional de Metrologia -Termos e Expressões: Medição Direta; Medição Indireta; Fatores que Influenciam no Processo de Medição; Tipos de Erro de Medição; Exatidão; Precisão; Repetibilidade e Reprodutibilidade; Tendência Instrumental; Deriva Instrumental; Erro Máximo Admissível; Correção, Ajuste; Incerteza de Medição.

    SISTEMAS DE GESTÃO (18h)

    Prof. Rafael Lucca Lerch
    Mestre em Engenharia Civil

    Conceito. Histórico das normas de Sistema de Gestão: ISO 9000 (Fundamentos e Vocabulário). ISO 9001 (Sistemas de gestão da qualidade), ISO/IEC 17025 (Requisitos para acreditação de Laboratórios), ISO 10012 (Sistemas de gestão da medição). Como estruturar e implantar um sistema de gestão – tópicos essenciais. Papéis e responsabilidades.

    GESTÃO DE LABORATÓRIO DE CALIBRAÇÃO E ENSAIO (18h)

    Profa. Etiene Binini Mendes
    Mestra em Ciência e Tecnologia dos Materias

    Conceitos relacionados aos Laboratórios de Calibração e Ensaio; Orientações para a Acreditação de Laboratórios; Custos Relacionados ao Processo de Acreditação; Requisitos do Organismo Acreditador; Requisitos de Imparcialidade e Confidencialidade; Definição do Conjunto de Atividades do Laboratório; Gerenciamento das competências da Equipe; Gerenciamento dos Equipamentos do Laboratório; Produtos e Serviços Providos Externamente; Garantia da Validade dos Resultados; Processo de Reclamação de Clientes; Manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade; Riscos e Oportunidades relacionados às atividades de Laboratório; Requisitos Regulamentares Aplicáveis; Auditoria Interna e Análise Crítica pela Gerência; Acordos de Reconhecimento Mútuo no Campo do Acreditação de Laboratórios.
    .
    BOAS PRÁTICAS DE LABORATÓRIO (18h)

    Profa. Izabel Vianna Villela
    Doutora em Biologia Celular e Molecular

    Profa. Tania S. de A. Rodrigues
    Doutora em Engenharia e Tecnologias de Materiais

    Conceitos gerais das BPL incluindo: organização e pessoal da Instalação de teste; programa da garantia da qualidade; instalações; equipamentos, materiais e reagentes; sistema teste, item de teste e item de referência; procedimentos operacionais padrão; execução do estudo; condução do estudo; relatando os resultados do estudo; armazenamento e retenção de registros e materiais. Histórico da ISO15189:2015; diferenças entre a ISO15189 e ISO/IEC17025; importância como sistema de gestão da qualidade específico para laboratório de análises clínicas; interpretação dos Requisitos de Gestão e Requisitos Técnicos.

    FUNDAMENTOS DE ESTATÍSTICA PARA METROLOGIA (27h)

    Prof. Américo Tristão Bernardes
    Doutor em Física

    Ferramentas Estatísticas Aplicadas na Avaliação de Métodos – Motivação técnica: Dados quantitativos e qualitativos; População e Amostra; Testes de hipóteses; Distribuições estatísticas Teste de Normalidade de Shapiro Wilks; Medida de tendência central; Medidas de dispersão; Distribuições; Testes Paramétricos; Estudo de variâncias; Desvio padrão ponderado; Critérios de rejeição; Intervalo de confiança; Comparação de médias; Anova; Teste de Tukey. Carta de Controle: Natureza das cartas de controle de Shewhart; Tipos e Varáveis de cartas de controle; Procedimento de controle interpretação para as variáveis da carta de controle; Testes para as causas atribuíveis à variação; elaboração das cartas de controle; Cuidado com as cartas de controle Shewhart.

    ESTIMATIVA DA INCERTEZA DA MEDIÇÃO (27h)

    Prof. Pedro Paulo Novellino
    Engenheiro Eletrônico
    Mestre em Metrologia para Qualidade Industrial

    Conceito de Incerteza; Tipos de Incerteza; Fontes de Incerteza de Medição; Distribuição de Probabilidades Aplicadas as Fontes de Incerteza; Estimativa da Incerteza Padrão; Incerteza Padrão Combinada; Grau de Liberdade Efetivo; Fator de Abrangência; Incerteza Expandida; Apresentação do Resultado da Medição; Algarismos Significativos; Método da Incerteza Relativa; Método da Derivada Parcial; Coeficientes de Sensibilidade; Propagação da Incerteza de medição. Conceito de Calibração; Calibração x Verificação; Padrão de Medição; Tipos de Padrão; Rastreabilidade de Padrões; Seleção do Padrão; Procedimentos de Calibração.

    CALIBRAÇÃO INDUSTRIAL – BALANÇA, TERMÔMETRO E MANÔMETRO (27h)

    Prof. Alexandre Mendes
    Doutor em Engenharia Mecânica
    Mestre em Metrologia

    Teoria e Manuseio de Massa Padrão – portaria 233/INMETRO. Calibração de Balança Analítica – portaria 236/INMETRO. Uso e Calibração de Termômetro de Liquido em Vidro (TLV); Uso e Calibração de Termômetros Digitais. Calibração de Manômetro Analógicos e Digitais – ABNT NBR 14105 parte I e II. Verificação Intermediaria.

    AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE (18h)

    Profa. Etiene Binini Mendes
    Mestra em Ciência e Tecnologia dos Materias

    Importância e Aplicação da Avaliação da Conformidade, Vantagens e Desvantagens, Mecanismos de Avaliação, Tipos de Certificação, Certificação Compulsória, Certificação Voluntária, Certificação e suas aplicações, Certificação de Produtos, Certificação de Sistemas de Gestão, Certificação de Pessoas. Histórico da Certificação, Acreditação, Organismo Nacional de Acreditação, Características do Processo de Acreditação, Certificação x Acreditação, Organismos de Certificação Acreditados, Organismos de Acreditação. Normalização e Regulamentação Técnica. Barreiras Técnicas, Acordo sobre Barreias Técnicas, Acordos de Reconhecimento Mútuo, Barreiras estabelecidas pelo mercado, Especificações exigidas pelo cliente, Avaliação da Conformidade e o Comércio Internacional.

    VALIDAÇÃO DE METODOLOGIAS ANALÍTICAS (27h)

    Profa. Alexandra Janine Schuh
    Mestrado em Engenharia e Tecnologia de Materiais

    Seletividade – Estabilidade – Exatidão – Cartas de controle (média e variabilidade) – Robustez – Linearidade – Repetitividade – Reprodutibilidade – Limite de Detecção, Limite de Detecção do Equipamento e Limite de Quantificação – O uso do Excel e testes estatísticos (ANOVA e Teste-T). Avaliação da Estimativa de Incerteza de Medição em Ensaios.

    EQUIPAMENTOS E RASTREABILIDADE METROLÓGICA (27h)

    Profa. Alexandra Janine Schuh
    Mestrado em Engenharia e Tecnologia de Materiais

    Prof. Rafael Lucca Lerch
    Mestre em Engenharia Civil

    Manutenção e Calibração de Equipamentos em Laboratórios de Análises Clínicas. ANÁLISE CRÍTICA DE CERTIFICADO – Requisitos sobre controle de instrumentos de medição. Rastreabilidade. Tolerância de um processo. Critérios de aceitação de um instrumento de medição. Análise crítica de certificados de calibração. Verificação intermediária. Periodicidade de calibração. Fluxograma de uma análise crítica de certificado. Seleção e Utilização de Materiais de Referência.

    CONTROLE DE QUALIDADE DA AMOSTRAGEM (18h)

    Profa. Tania S. de A. Rodrigues
    Doutora em Engenharia e Tecnologias de Materiais

    Profa. Marilei Wolfart
    Mestrado em Medicina: Ciências Médicas

    Importância do sistema de gestão na amostragem; interpretação dos requisitos das normas ISO15189 e ISO/IEC 17025 relacionados com a amostragem para atender a capacidade e confiabilidade do laboratório. Protocolo de identificação segura na coleta de materiais. Rastreabilidade das amostras. Protocolos e procedimentos para garantir a qualidade da amostra biológica na fase pré-analítica: coleta; armazenamento e transporte. Monitoramento/indicadores da qualidade pré-analítica.

    ANALISE MICROBIOLÓGICA (18h)

    Profa. Lessandra l. nicolão Cauduro
    Doutora em Epidemiologia
    Especialista-Modalidades: ABNT NBR ISO/IEC 17025 – INMETRO

    Profa. Tania S. de A. Rodrigues

    Doutora em Engenharia e Tecnologias de Materiais

    Introdução à metrologia microbiológica. Amostragem (plano de amostragem; técnicas de amostragem; execução da coleta; técnicas de preservação; equipamentos de amostragem). Biossegurança e outros fatores ambientais. Validação de Métodos Analíticos. Garantia da validade dos resultados – rastreabilidade metrológica em microbiologia (materiais de referência ou de materiais para controle da qualidade), avaliação/aprovação de insumos, calibração de equipamentos, checagens de equipamentos; cartas de controle, participação em ensaio de Proficiência e Comparação Interlaboratorial, comparações Intralaboratoriais. Estimativa de Incerteza de Medição em Ensaios Microbiológicos.

    METROLOGIA APLICADA A LABORATÓRIO DE SAÚDE (27h)

    Profa. Izabel Vianna Villela
    Doutora em Biologia Celular e Molecular

    Aplicação dos princípios da metrologia a laboratórios de biologia molecular e ensaios in vitro, incluindo equipamentos específicos, trabalho estéril e material de referência. Aplicação dos princípios da metrologia a laboratórios de análises clínicas, incluindo equipamentos manuais e equipamentos de automação. Sistemáticas para a Garantia da Validade dos Resultados. Controle da Água Reagente. Participação de Programas de Comparações Inter laboratoriais.

    INDÚSTRIA FARMACÊUTICA E DE COSMÉTICOS (18h)

    Prof. Eduardo Celia Palma
    Doutor em Ciências Farmacêuticas

    Histórico da indústria farmacêutica e cosmética no Brasil. Princípios de Boas Práticas de Fabricação (BPF) aplicados à indústria farmacêutica. Legislação Brasileira aplicável à indústria farmacêutica e de cosméticos. Principais recomendações e regulações internacionais aplicável à indústria farmacêutica e de cosméticos. Relação entre as práticas de gestão na indústria (farmacêutica e cosmética) e a metrologia no que se refere ao controle de documentos, ao uso de padrões, instrumentos e equipamentos, à validação e controle dos processos e métodos analíticos e ao tratamento de não conformidades.

    BIOSSEGURANÇA E GESTÃO DE RISCOS (18h)

    Profa. Lessandra L. Nicolão Cauduro
    Doutora em Epidemiologia
    Especialista-Modalidades: ABNT NBR ISO/IEC 17025 – INMETRO

    Profa. Tania S. de A. Rodrigues

    Doutora em Engenharia e Tecnologias de Materiais


    A Biossegurança e sua regulamentação no Brasil; importância da implantação de normas de biossegurança em laboratórios; conceito biossegurança dentro de um laboratório de Análises Clínicas; dificuldades no gerenciamento da biossegurança; equipamentos requeridos; classificação dos riscos. Medidas de implantação de políticas de gestão de risco, com vistas à minimização de danos e ao fortalecimento da cultura de segurança nos estabelecimentos de saúde. Conceitos de gerenciamento de risco, taxonomia OMS, classificação OMS, uso de Ferramentas para Gerenciamento de Risco, Processo e suas etapas, Ferramentas para identificação dos riscos, Análise Preliminar dos Riscos, Matriz de Risco e Classificação dos Riscos, além do Tratamento dos riscos, do Fluxo de notificação.

    METROLOGIA APLICADA A EQUIPAMENTOS MÉDICOS (18h)

    Prof. Rodrigo P. B. da Costa-Felix
    Doutor em Engenharia Biomédica
    Chefe do Laboratório de Ultrassom do Inmetro

    Organizações internacionais de metrologia e atuação na área da saúde (BIPM e OIML). Regulação brasileira na área da saúde: normas, regulamentos, metrologia científica, metrologia industrial e metrologia legal. Recomendações da OIML e diretrizes do BIPM. Equipamentos, instrumentos de medição e acessórios: termômetros clínicos, esfigmomanômetros, seringas médicas, pipetas para medição da velocidade de sedimentação das hemácias, eletroencefalógrafos, eletrocardiógrafos, equipamentos para audiometria tonal, equipamentos para terapia por ultrassom. Boas práticas de laboratórios de ensaios clínicos. Série de normas IEC 60601 (equipamentos eletromédicos).

    AUDITORIAS (18h)

    Profa. Etiene Binini Mendes
    Mestra em Ciência e Tecnologia dos Materias

    Conceitos e Fundamentos relacionados aos processos de Auditoria; Termos e definições; Estruturação de um Programa de Auditoria; Execução do Programa de Auditoria e técnicas para realizá-lo; Como redigir não conformidades; Perfil e Postura do Auditor; Técnicas de contra auditoria; Auditorias Remotas.

    METODOLOGIA DA PESQUISA E DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR (18h)

    Profa. Lessandra l. nicolão Cauduro
    Doutora em Epidemiologia

    Profa. Marta F. Abdala Mendes
    Doutora em História das Ciências

    Introdução à pesquisa / Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico / Técnicas e instrumentos de coleta de dados / Seleção de sujeitos. / Trabalhos científicos: roteiro de pesquisa. Projeto de pesquisa e monografia / Orientações TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) / Formatos / Meios de entrega e prazos.

  • Certificação

    Serão concedidos certificados de Pós-Graduação – Lato Sensu, Especialização ou MBA, dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis, com a Gestão Operacional do Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia, aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7) nas disciplinas e tiverem seu trabalho final de curso (TCC) ou monografia aprovado.

  • Documentação

    • Identidade e CPF (cópia)
    • Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia)
    • Comprovante de Residência (cópia)
    • Diploma de Graduação (cópia autenticada)
    • Histórico Escolar
    • 3 Fotos 3×4

  • Investimento

Unidade24 parcelas
*Mensalidade até o dia 10

24 parcelas
*Mensalidade até o dia 10 para associados SBM
Valor da Mensalidade

OnlineR$ 447,12

R$ 422,28

R$ 496,80

* Desconto de 10% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês. Para pagamento à vista: desconto de 15% no valor total do curso.
** Desconto de 15% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês para associados SBM. Para pagamento à vista: desconto de 20% no valor total do curso.

Taxa de matrícula: R$ 90,00