Administração, Supervisão e Orientação Educacional EAD

  • Carga Horária

    360 horas

  • Objetivos

    Capacitar profissionais para atuar na Gestão Escolar visando planejar, implementar, supervisionar, orientar, acompanhar e avaliar as atividades desenvolvidas nos espaços pedagógicos, habilitando-os também ao magistério superior.

  • Metodologia a distância

    • Aulas são online, ao vivo em tempo real
    • 100%  (por cento) da carga horária do curso com aulas online, ao vivo em tempo real.
    • As aulas  ministradas ao vivo, são gravadas e disponibilizadas na  Plataforma de apoio, além disso ficam disponíveis, material de aula e exercícios  obrigatórios e as notas.
    • As notas são dadas pela correção dos exercícios  ou trabalhos solicitados pelos professores de cada disciplina
    • Não haverá prova presencial em nenhuma disciplina.
    • Não há diferença entre os  certificados de cursos presenciais ou a distância.
  • Coordenação Acadêmica

    Edith Maria Marques Magalhães

    • Doutora em Educação;
    • Mestre em Educação;
    • Pós-Graduada em Administração Escolar e Docência do Ensino Superior;
    • Graduada em Matemática e Pedagogia;

  • Programa

    PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO (20h)
    1. Psicologia e suas origens históricas. Psicologia e Educação – correntes teóricas da Psicologia e suas repercussões na Educação
    2. A construção do conhecimento e a dimensão interacionista histórico-social no desenvolvimento humano
    3. O funcionamento da inteligência e da afetividade sob a ótica da teoria psicogenética de Jean Piaget, sócio-interacionista de Lev Vygotsky e psicogenética de Henry Wallon
    4. Estudos Pós-Piagetianos: Aprendizagem Significativa e as IM
    5. Enfoques da Aprendizagem na Educação Escolar

    CONCEPÇÕES DOS SABERES DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO (20h)
    1. Teoria do Saber Docente
    2. Principais Tipologias e Classificações: Shulman, Shon, Tardif e Gauthier
    3. Saberes Docentes e Formação Inicial e Continuada de Professores
    4. A atividade Docente .Os Professores Enquanto Sujeitos do Conhecimento

    ENSINO E AS NOVAS TECNOLOGIAS (20h)
    1. O papel das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação no Novo Cenário Educacional do Mundo Globalizado
    2. O papel da Informática e do computador na gestão da educação, no ensino e na administração de escolas
    3. Custos e benefícios, privacidade e questões éticas no uso da informática na educação e na sociedade

    AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL (20h)
    1. Avaliação em Larga Escala: características, instrumentos e dados estatísticos
    2. Autoavaliação Institucional: definição, propostas, dimensões, indicadores e práticas. Avaliação da Aprendizagem: conceitos, finalidades, princípios e práticas
    3. Planejamento Escolar: bases conceituais, o projeto político pedagógico e a intervenção na realidade escolar

    POLÍTICAS PÚBLICAS E AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES (20h)
    1. A organização do Sistema Educacional Brasileiro: aspectos formais e não formais. O Sistema Escolar: níveis e modalidades de ensino
    2. Paradigmas da Educação e da Gestão Educacional. Estudo das Políticas Educacionais Recentes no Brasil

    GERENCIAMENTO DE PROJETOS (20h)
    1. Áreas de Conhecimento de Gerenciamento de Projetos
    2. Ciclo de Vida de um Projeto
    3. Análise de Investimentos
    4. Indicadores Econômicos de Projetos e Custos

    DIDÁTICA E ORGANIZAÇÃO CURRICULAR (20h)
    1. Didática e Educação. Didática: teoria da instrução e do ensino
    2. Os Processos de Ensino
    3. O que é Currículo?

    LIBRAS: LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (20h)
    1. A língua da modalidade visual e gestual da Comunicação Surda. Conteúdos gerais para a comunicação visual, baseada em regras gramaticais da Língua de Sinais e de Cultura Surda. A Linguagem Brasileira de Sinais – bases legais e conceituais

    PEDAGOGIA DA INCLUSÃO E SUAS PERSPECTIVAS (20h)
    1. Inclusão Social: Análise da dialética exclusão/inclusão
    2. A Perspectiva da Inclusão sob o ponto de vista da construção de Culturas, Políticas e Práticas Inclusivas
    3. A Escola e o Processo de Inclusão Social
    4. A Produção de um Plano Inclusivo de Desenvolvimento da Escola

    COTIDIANO ESCOLAR: CENÁRIO DE PARTICIPAÇÃO INTERNA E EXTERNA (20h)
    1. O Cotidiano Escolar: uma prática social em construção
    2. Gestão Educacional – Supervisão e Orientação: trabalho integrado
    3. Gestão de Pessoas: motivação e liderança
    4. Ética e Educação: relações interpessoais no trabalho e liderança
    5. A Práxis da Gestão Educacional: interfaces com a comunidade escolar

    LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS EDUCACIONAIS (20h)
    1. Conceito de Texto e Contexto
    2. Os Tipos e os Gêneros Textuais
    3. Fatores de Textualidade Envolvidos na Construção do Sentido
    4. Organização e Constituição das Ideias do Texto
    5. Estruturação do Texto e do Parágrafo. Coesão e Coerência

    PRINCÍPIOS E MÉTODOS EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR (30h)
    1. Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico: políticas públicas e projeto pedagógico
    2. Projeto Político-Pedagógico: a autonomia coletivamente construída na escola
    3. Participação e Gestão Democrática Escolar: conceitos, potencialidades e possibilidades de gestão democrática na educação
    4. Atividades da Organização: marketing, finanças, produção, recursos humanos Modalidades de participação da comunidade escolar numa construção da escola ideal

    PRINCÍPIOS E MÉTODOS EM SUPERVISÃO ESCOLAR (30h)
    1. Supervisão Escolar: evolução histórica e perspectivas
    2. Formação do Supervisor Escolar: uma opção política
    3. A política Educacional e a Importância das Ações do Supervisor nos Trabalhos com Projetos
    4. Paradigmas de Avaliação Emancipatória e a Ação Supervisora: cidadania e espaço público
    5. Atuação do Supervisor Educacional: áreas, atribuições e princípios éticos

    PRINCÍPIOS E MÉTODOS EM ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL (30h)
    1. Orientação Educacional e suas Origens
    2. As Atribuições do Orientador Educacional na Educação Básica
    3. O Planejamento em Orientação Educacional e sua correlação com o projeto pedagógico da instituição de ensino: planos, projetos e programas

    PRINCÍPIOS E MÉTODOS EM ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA (30h)
    1. Orientação Pedagógica e suas Origens. As atribuições do Orientador Pedagógico na Educação Básica. Vivenciando o Cotidiano Escolar: da teoria a prática

    METODOLOGIA DA PESQUISA (20h)
    1. Introdução à pesquisa
    2. Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico
    3. Trabalhos científicos: roteiro de pesquisa / Projeto de pesquisa / TCC

  • Fundamentação Legal e Certificação

    Serão concedidos certificados de Pós-Graduação – Lato Sensu, Especialização ou MBA, dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis, com a Gestão Operacional do Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia, aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7) nas disciplinas e tiverem seu trabalho final de curso ( TCC) ou monografia aprovado.

  • Documentação

    • Identidade e CPF (cópia)
    • Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia)
    • Comprovante de Residência (cópia)
    • Diploma de Graduação (cópia autenticada)
    • Histórico Escolar
    • 3 Fotos 3×4

  • Investimento

Unidade24 parcelas
*Para pagamento até o dia 10
Valor da Mensalidade
OnlineR$ 222,40R$ 278,00

*Desconto de 20% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês.
Para pagamento à vista: desconto de 25% no valor total do curso.

** Desconto válido para novas matriculas.

Taxa de Inscrição: R$ 90,00