Carga Horária
40 horas
Objetivos
Desenvolver o conhecimento necessário para interpretar e aplicar os requisitos das normas ISO 9001:2015, ISO 14001:2015 e OHSAS 18001:2007 de forma integrada nas rotinas de gestão da Organização, compreendendo a inserção da certificação nos negócios da Empresa. O curso propiciará o desenvolvimento de competência para a realização de Auditorias Internas com base nos critérios da norma ISO 19011
Programa
INTRODUÇÃO a ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001
1. Definições e uso da terminologia básica do Sistema de Gestão da Qualidade, Ambiental e de Segurança e Saúde
2. Benefícios da integração dos Sistemas de Gestão; O Processo de CertificaçãoINTERPRETAÇÃO DOS REQUISITOS
14001 – Termos e definições; Requisitos do sistema da gestão ambiental
Requisitos gerais; Controle de documentos; Requisitos Gerais; Política ambiental
Aspectos ambientais; Requisitos legais e outros requisitos; Objetivos, metas e programa(s); Recursos, funções, responsabilidades e autoridades; Competência, treinamento e conscientização; Comunicação; Documentação; Controle operacional
Preparação e resposta à emergências; Monitoramento e medição; Avaliação do atendimento a requisitos legais e outros; Não-conformidade, ação corretiva e ação preventiva; Controle de registros; Auditoria interna; Análise pela administração18001 – Política de SST; Identificação de perigos, avaliação de riscos e determinação de controles; Requisitos legais e outros requisitos; Objetivos e programas; Recursos Funções Responsabilidades e Autoridades; Comunicação; Participação e Consulta; Documentação; Controle de documentos; Controle de registros; Recursos Funções Responsabilidades e Autoridades; Competência, Treinamento e conscientização; Preparação e resposta a emergências; Monitoramento e medição do desempenho; Avaliação do Atendimento a Requisitos Legais e Outros; Investigação de incidente ; Auditoria interna; Análise crítica pela direção
9001 – Abordagem de Processo; Requisitos da Documentação (Generalidades)
Manual da qualidade; Controle de documentos; Controle de registros; comprometimento da direção; Foco no cliente; Política da qualidade; Objetivos da qualidade; Responsabilidade e autoridade; Representante da direção; Comunicação interna; Análise crítica pela direção; Provisão de recursos
Recursos humanos; Generalidades; Competência, conscientização e treinamento
Infra-estrutura; Ambiente de trabalho
Planejamento da realização do produto; Determinação de requisitos relacionados ao produto
Análise crítica dos requisitos relacionados ao produto; Comunicação com o cliente; Processo de aquisição
Informações de aquisição; Verificação do produto adquirido; Controle de produção e fornecimento de serviço
Validação dos processos de produção e fornecimento de serviço;
Identificação e rastreabilidade; Propriedade do cliente
Preservação do produto; Controle de dispositivos de medição e monitoramento
Medição, análise e melhoria; Generalidades; Satisfação dos clientes; Auditoria interna
Medição e monitoramento de processos; Medição e monitoramento de produto
Controle de produto não conforme; Análise de dados; Melhoria contínua; Ação corretiva / Ação preventivaREALIZAÇÃO DE AUDITORIA
1. Auditorias de Sistema de Gestão Integrados; Introdução a NBR ISO 19011
2. Tipos de Auditoria; Etapas e Realização de Auditorias Internas e em Fornecedores
3. Planejamento; Preparação; Responsabilidades do Auditor; Condução das atividades
4. Coleta de informações; Comunicação do Auditor; Constatações da Auditoria
5. Identificação e o registro de não-conformidades; Relatório de Auditoria
6. Conclusão da auditoria, relatório, fechamento e follow-upDocumentação
• Identidade e CPF (cópia)
• Comprovante de Residência (cópia)Investimento
Valor do curso:
R$ 1.242,00