Especialização em Nutrição e Saúde Pública
Carga Horária
360 horas
Objetivos
Capacitar o aluno para atuar na área de políticas públicas e sociais, garantindo assim o fortalecimento da atenção básica à saúde.
Enriquecer e favorecer o profissional para alcançar suas competências e agilidade e desenvolvimento das habilidades humanas no atendimento social a população.Coordenação Acadêmica
Andréa Bittencourt de Santana Teixeira
• MestrePrograma
EPIDEMIOLOGIA DA NUTRIÇÃO E DEMOGRAFIA
Definição e aplicações da epidemiologia tradicional. Utilização dos métodos epidemiológicos para investigação
do papel da alimentação e nutrição nos processos de saúde e doença. Métodos empregados em epidemiologia
nutricional para investigação do estado nutricional de grupos populacionais. Antropometria: padronização e erro
técnico da medida. Diagnóstico nutricional em populações. Indicadores aplicados aos distúrbios nutricionais
específicos. Metodologias de estudos de composição corporal em populações. Validade e confiabilidade dos
métodos. Monitorização e vigilância nutricional.HISTÓRIA DA SAÚDE PÚBLICA
História e conceito em saúde pública. Estado e política social: a política de saúde. Processo de saúde e doença e
serviços de saúde. Processo de saúde e doença indivíduo e população. Determinação social de saúde. Modelos
de atenção à saúde. História da política de saúde no Brasil. Contexto e conjuntura atual da saúde no Brasil.PSICOLOGIA E COMPORTAMENTO ALIMENTAR
Conhecimentos básicos em psicologia. Interação humana e relações interpessoais. Aspectos interatuantes na
relação do nutricionista com o paciente (cliente e família). Instrumentalização do nutricionista para a escuta
psicológica na sua prática. Formação da personalidade. Concepções do normal e patológico. Aspectos
biopsicossociais envolvidos no comportamento alimentar e nos transtornos alimentares. Implicações dos
modelos familiares no desenvolvimento de hábitos alimentares, compulsão. Perdas.PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO À SAÚDE
Histórico do movimento de Promoção da Saúde. Conferências internacionais e nacionais sobre promoção saúde.
Conceitos atuais e emergentes em promoção da saúde. Políticas públicas de promoção da saúde no Brasil.
Estratégias de Intervenção em Promoção da Saúde. Educação em saúde. Pressupostos teóricos norteadores das
políticas e práticas de promoção da saúde.MÉTODOS QUALITATIVOS EM SAÚDE
Introdução ao estudo da avaliação nutricional. Indicadores do estado nutricional. Métodos e Técnicas de
Avaliação do Estado Nutricional e de Composição Corporal. Inquéritos dietéticos. Avaliação bioquímica e clínica
do estado nutricional. Prática de avaliação nutricional em serviços de saúde e aparelhos sociais. Bioética da
pessoa.FISIOPATOLOGIA DA NUTRIÇÃO
Introdução à imunologia e reação inflamatória. Fisiopatologia de doenças associadas à nutrição: doenças
pépticas e inflamatórias intestinais, insuficiência hepática e pancreática. Fisiopatologia de doenças associadas à
nutrição: doença renal aguda e crônica, doenças pulmonares e cardiovasculares, diabetes mellitus, obesidade e
neoplasias.ATENÇÃO DIETÉTICA NAS CARÊNCIAS NUTRICIONAIS
Diagnóstico dos principais problemas nutricionais. Planejamento como instrumento de intervenção nutricional
em coletividades.DIDÁTICA E EDUCAÇÃO NUTRICIONAL
Alimentação e cultura. Educação e processo educativo. O processo de comunicação. O comportamento
alimentar: componentes cognitivos, afetivos e situacionais. Abordagens para mudança de comportamento.
Planejamento de programas educacionais. Os diferentes instrumentos da ação informativa e educativa. A
educação nutricional como instrumento de ação da nutrição aplicada individual e coletiva.ASPECTOS E CONDUTAS NUTRICIONAIS NAS DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS
Abordagem dos aspectos relacionados ao papel do nutricionista no cuidado nutricional ao enfermo. Nutrição nas
doenças gastrointestinais (boca, esôfago, estômago e intestinos). Nutrição na obesidade, magreza, desnutrição,
diabetes, hipertensão arterial, doença renal, hepática e cardiovascular, além de determinados tipos de câncer e
carências nutricionais.METODOLOGIA DA PESQUISA
Método científico. Normas científicas e técnicas de redação de TCC. Como analisar trabalho científico. Definição
do tema. Organizar e redigir uma dissertação científica. Elaboração do projeto de pesquisa. Como redigir um
artigo científico. Como apresentar um trabalho científico.NUTRIÇÃO MATERNO-INFANTIL
Nutrição na gravidez e na lactação. Fatores epidemiológicos no prognóstico da gravidez e na lactação; gestação
de risco, aleitamento materno – fisiologia e técnicas; excreção de drogas no leite humano; alimentação
complementar; orientação para o desmame; aleitamento artificial; alimentação no primeiro ano de vida; guia
alimentar para crianças de seis meses a 24 mesesNUTRIÇÃO E GERIATRIA
Teoria do Envelhecimento. Processo de envelhecimento. Longevidade. Cuidado nutricional em geriatria.
Planejamento Dietético. O Papel da Nutrição em Gerontologia e Geriatria: Avaliação do Estado Nutricional,
Prescrição Dietética e Dietoterápica Para Idosos Institucionalizados, de Vida Livre, Praticantes Ou Não de
Atividade Física, Suplementação Nutricional.SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRIÇÃO SOCIAL
Fome, Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA).
Determinantes da Insegurança Alimentar e Nutricional (IAN). Modelo de desenvolvimento e crises econômicas.
Sistema Alimentar brasileiro. Política, reforma agrária, agricultura familiar, ecológica, tradicional, insumos e
sementes geneticamente modificadas. Produção, disponibilidade, desperdício de alimentos e suas implicações
ambientais. Água como Direito Humano. Leis e políticas que estruturam programas de SAN. Caracterização e
avaliação de intervenções e programas emergenciais e estruturais de SAN.POLÍTICAS PÚBLICAS DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO
Apresentar o cenário histórico e contexto político da emergência do campo da Alimentação e Nutrição em Saúde
Coletiva no Brasil. Discutir as principais ações, programas e políticas de alimentação e nutrição vigentes no
Brasil, suas bases teóricas, seus mecanismos de gestão e seus indicadores de monitoramento e avaliação.
Relacionar o cenário e as ações, programas e/ou políticas nacionais com o panorama internacional. Discutir as
novas perspectivas para a temática da alimentação e nutrição nas políticas públicas.POLÍTICAS DE ATENÇÃO NUTRICIONAL AOS POVOS INDÍGENAS
Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas. Vigilância alimentar e nutricional no âmbito da saúde
indígena. Povos indígenas e o processo saúde-doença.VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E PRIORIDADES EM SAÚDE
Vigilância Epidemiológica. Vigilância Sanitária. Vigilância ambiental. Territorialização. Dinâmica da população.
Diagnóstico de Saúde da comunidade. Processo saúde e doença; o objeto do estudo da epidemiologia e sua
aplicabilidade à nutrição; as medidas de morbidade e mortalidade ao estudo de quesitos nutricionais no Brasil,
os modelos utilizados na prática profissional de nutrição.ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Modelo de Atenção Integral à saúde existente no Brasil, destacando a Saúde da Família como estratégia para a
viabilização da atenção primária e promoção da saúde; a operacionalização da estratégia Saúde da Família e as
responsabilidades das esferas de governo na atenção primária de saúde no Pacto pela vida em defesa do SUS.ÉTICA E SAÚDE PÚBLICA
Fundamentos da saúde pública e privada. Organização do Sistema Único de Saúde. Gestão e Legislação do SUS.
O controle social no setor saúde. Gestão e Legislação do Sistema Suplementar de Saúde. Saúde Privada: Política
e Organização dos Serviços de Saúde. Ética e bioética. Política de Humanização.PLANEJAMENTO, GESTÃO E AVALIAÇÃO EM SAÚDE
Abordam modelos e propostas de Gestão dos Serviços de Saúde, utilização da liderança e supervisão na gestão,
planejamento e tomada de decisão nos Serviços de Saúde, gestão de pessoas na área da saúde.PROJETO TCC E PESQUISA
O conhecimento científico: o lugar da pesquisa na produção da “verdade”. Fisiologia de pesquisas: pretensões de
validade, o trabalho de campo: técnicas de coletas ou produções de dados. Leitura ou interpretação de dados
quantitativos; formulação pelos alunos de seus projetos de pesquisa; Apresentação dos projetos de pesquisa.Certificação
De acordo com a legislação do MEC em vigor, serão concedidos certificados de Pós-Graduação – Lato Sensu, Especialização ou MBA, dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis, com o apoio do Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia, aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7), frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no curso e tiverem seu trabalho final de curso ( TCC) ou monografia aprovado.
Documentação
• Identidade e CPF (cópia)
• Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia)
• Comprovante de Residência (cópia)
• Diploma de Graduação (cópia autenticada)
• Histórico Escolar
• 3 Fotos 3×4Investimento
Unidade | 24 parcelas *Para pagamento até o dia 10 | Valor da Mensalidade |
Rio de Janeiro | R$ 372,60 | R$ 414,00 |
* Desconto de 10% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês.
Para pagamento à vista: desconto de 20% no valor total do curso.
Taxa de Inscrição: R$ 90,00