Língua Portuguesa

  • Carga Horária

    360 horas

  • Objetivos

    O curso tem como objetivo propor métodos e técnicas que contribuam para o saber na área de Língua Portuguesa, rompendo barreiras e preconceitos que emergem da disciplina: que é difícil, impenetrável, cheia de regras, com uma terminologia complexa, incompreensível por alguns, bem como é cerne discutir o grande desafio que é aprender a língua Portuguesa num mundo eminentemente globalizado e tecnológico.

  • COMPETÊNCIAS E PERFIL DO ESPECIALISTA

    FORMADO EM LETRAS

    Após o término do curso o especialista em Língua Portuguesa poderá:

    • Atuar como docente na área de Língua Portuguesa no Ensino Superior em qualquer curso de graduação que tenha disciplinas na área de Linguagem.
    • Atuar como docente na área de Projetos Educacionais e Sociais e Metodologia Científica no Ensino Superior em qualquer curso de graduação.
    • Ampliar o conhecimento atinente às novas metodologias educacionais, bem como fomentar novos avanços quanto à formulação de projetos político-sociais a partir do tripé: ensino, pesquisa e extensão.

    FORMADO EM OUTRAS ÁREAS DE CONHECIMENTO

    Após o término do curso o especialista em Língua Portuguesa poderá:

    • Atuar como docente na área de Projetos Educacionais e Sociais e Metodologia Científica no Ensino Superior em qualquer curso de graduação.
    • Ampliar o conhecimento atinente às novas metodologias educacionais, bem como fomentar novos avanços quanto à formulação de projetos político-sociais a partir do tripé: ensino, pesquisa e extensão.
  • Metodologia a distância

    • As aulas são 100% ao vivo, transmitidas por Webconferência
    • Essa metodologia privilegia a interação, em tempo real, entre o professor e alunos da turma, possibilitando, ainda, durante a aula, trabalhos em grupos em salas virtuais.
    • As aulas transmitidas ao vivo são gravadas e disponibilizadas na plataforma do aluno, juntamente com o material didático, enviado previamente pelos professores como conteúdo suplementar de apoio.
  • Coordenação Acadêmica

    Simony Ricci Coelho
    • Especialista em Administração Escolar (UNIVERSO);
    • Especialista em Literatura Brasileira (UNIG);
    • Mestranda em Letras e Ciências Humanas (UNIGRANRIO).

  • PROGRAMA

    QUESTÕES FUNDAMENTAIS PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA  

             1.Concepção de linguagem

    1. Concepção de gramática
    2. Variação Linguística 

    A LÍNGUA PORTUGUESA INSERIDA NOS TEXTOS

    1. Como trabalhar a interdisciplinaridade na Língua Portuguesa?
    2. A inter-relação do ensino da Língua Portuguesa e as áreas de conhecimentos

    MORFOLOGIA

    1-O Ensino da morfologia (Teoria)

    2-Propostas metodológicas no Ensino da morfologia (Prática)

    INTERTEXTUALIDADE

    1. Modos de constituição da Intertextualidade.
    2. A intertextualidade, literatura e comunicação.
    3. A intertextualidade, leitura e produção de sentido. 

      

      SINTAXE

    1-Fundamentos da Sintaxe do Português

    2-Diferentes Sintaxes (sintaxe normativa, sintaxe descritiva, sintaxe estruturalista, sintaxe funcionalista)

    3-Sintaxe e Discurso 

    4-Ensino da sintaxe (Teoria) 

    5-Proposta metodológicas no Ensino da sintaxe (Prática)

    SEMÂNTICA – ESTILÍSTICA

    1-A semântica-estilística (Teoria)

    2 -O ensino da semântica-estilística (Prática)

    PRODUÇÃO TEXTUAL

    1-Texto Descritivo;

    2-Texto Narrativo;

    3-Texto Dissertativo;

    4-O ensino da produção textual;

    5-Gêneros textuais na sala de aula e as correções;

    6-Estrutura do texto dissertativo-argumentativo;

    7-Linguagem Oral e Escrita/ Oratória.

    DISCURSO, ARGUMENTAÇÃO E IDEOLOGIA                                                          

    1-Fundamento do texto e do discurso;

    2-Argumentação: conceitos, estrutura, usos e abusos; 

    1. O que é ideologia;

    4-Linguagem e ideologia;

    1. Discurso, poder e ideologia.  

    DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR

    1-Repensar a prática docente: do senso comum ao pensamento filosófico 

    2-Uma perspectiva histórica da didática 

    3-As diferentes concepções acerca da didática 

    4-O papel da didática na formação do educador.

    5-Currículo, planejamento e avaliação; por uma reflexão crítica e problematizada.      

    FONOLOGIA 

    1-O Ensino da fonologia (Teoria)

    2-Propostas metodológicas no Ensino da fonologia (Prática)

    A FORMULAÇÃO DE PROJETOS NA ÁREA DA LÍNGUA PORTUGUESA

    1- O Projeto Disciplinar de Língua Portuguesa. 

    1.1- Partes de um Projeto Disciplinar

    1.2- Autonomia

    1.3- Participação

    1.4– Coletivo

    2– Planejamento de um projeto interdisciplinar

    2.1- A interdisciplinaridade e as práticas docentes

    2.2– Principais passos para elaborar um Projeto Interdisciplinar 

    2.3- Multi, Inter e Transdisciplinaridade

    3- Dimensões de um Projeto

    3.1- Pedagógica

    3.2- Administrativa

    3.3- Jurídica

    3,4 – Financeira

    4– Princípios Norteadores

    4.1– Relação e Funções dos sujeitos 

    METODOLOGIA DA PESQUISA

    1-Trabalhos científicos: Roteiro de pesquisa;

    2-Projeto de pesquisa;

    3-TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

  • Certificação

    De acordo com a legislação do MEC em vigor, serão concedidos certificados de Pós-Graduação – Lato Sensu, Especialização ou MBA, dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis, com o apoio do Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia, aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7), frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no curso e tiverem seu trabalho final de curso (TCC) ou monografia aprovado.

  • Documentação

    • Identidade e CPF (cópia)
    • Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia)
    • Comprovante de Residência (cópia)
    • Diploma de Graduação (cópia autenticada)
    • Histórico Escolar
    • 3 Fotos 3×4

  • Investimento

Unidade24 parcelas
*Para pagamento até o dia 10
Valor da Mensalidade
OnlineR$ 289,90R$ 414,00

* Desconto de 30% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês.

Taxa de matrícula: R$ 90,00