Língua Portuguesa

  • Carga Horária

    360 horas

  • Objetivo

    Propor métodos e técnicas que contribuam para o saber e o fazer do professor de Língua Portuguesa, rompendo barreiras e preconceitos que emergem da disciplina: que é difícil, impenetrável, cheia de regras, com uma terminologia complexa, incompreensível por alguns. Nesse sentido, é cerne discutir o grande desafio que é ensinar a língua Portuguesa num mundo eminentemente globalizado e tecnológico.

  • Coordenação Acadêmica

    Simony Ricci Coelho
    • Especialista em Administração Escolar (UNIVERSO);
    • Especialista em Literatura Brasileira (UNIG);
    • Mestranda em Letras e Ciências Humanas (UNIGRANRIO).

  • Programa

    CONCEPÇÕES DO SABER DA LÍNGUA PORTUGUESA (30h)
    1. As metodologias do Ensino da Língua Portuguesa
    2. O ensino da Língua Portuguesa com Vista aos Parâmetros Curriculares Nacionais e o PCNEM

    QUESTÕES FUNDAMENTAIS PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA (30h)
    1. Concepção de Linguagem
    2. Concepção de Gramática
    3. Variação Linguística

    A LÍNGUA PORTUGUESA INSERIDA NOS TEXTOS (20h)
    1. Como Trabalhar a Interdisciplinaridade na Língua Portuguesa?
    2. A Inter-relação do Ensino da Língua Portuguesa e as Áreas de Conhecimentos

    FONOLOGIA (20h)
    1. O Ensino da Fonologia (Teoria)
    2. Propostas Metodológicas no Ensino da Fonologia (Prática)

    MORFOLOGIA (40h)
    1. O Ensino da Morfologia (Teoria)
    2. Propostas Metodológicas no Ensino da Morfologia (Prática)

    INTERTEXTUALIDADE (30h)
    1. Modos de Constituição da Intertextualidade
    2. A intertextualidade e Gêneros Textuais
    3. A intertextualidade, Leitura e Produção de Sentido

    SINTAXE (40h)
    1. O Ensino da Sintaxe (Teoria)
    2. Proposta Metodológicas no Ensino da Sintaxe (Prática)

    RELAÇÃO DOS SABERES E O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA (20h)
    1. Como Trabalhar a Interdisciplinaridade na Língua Portuguesa?
    2. A Inter-relação do Ensino da Língua Portuguesa e as Áreas de Conhecimentos

    SEMÂNTICA ESTILÍSTICA (20h)
    1. A Semântica-Estilística (Teoria)
    2. O ensino da Semântica-Estilística (Prática)

    PRODUÇÃO TEXTUAL (20h)
    1. Texto Descritivo
    2. Texto Narrativo
    3. Texto Dissertativo
    4. O Ensino da Produção Textual

    O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: COMO TRABALHAR NO COTIDIANO ESCOLAR (30h)
    1. Os Saberes Teóricos e Práticos na Docência da Língua Portuguesa (Teoria)
    2. Planejamentos: Plano Escolar, de Ensino e de Aula (Prática)
    3. A Formação Permanente

    A FORMULAÇÃO DE PROJETOS NA ÁREA DA LÍNGUA PORTUGUESA (30h)
    1. Modos de Constituição da Intertextualidade
    2. A Intertextualidade e Gêneros Textuais
    3. A Intertextualidade, Leitura e Produção de Sentido
    4. A Intertextualidade no Ensino da Produção Escrita

    METODOLOGIA DA PESQUISA (30h)
    1. Introdução à pesquisa
    2. Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico
    3. Trabalhos científicos: roteiro de pesquisa / Projeto de pesquisa / TCC

  • Fundamentação Legal e Certificação

    De acordo com a legislação do MEC em vigor, serão concedidos certificados de Pós-Graduação – Lato Sensu, Especialização ou MBA, dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis, com o apoio do Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia, aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7), frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no curso e tiverem seu trabalho final de curso ( TCC) ou monografia aprovado.

  • Documentação

    • Identidade e CPF (cópia)
    • Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia)
    • Comprovante de Residência (cópia)
    • Diploma de Graduação (cópia autenticada)
    • Histórico Escolar
    • 3 Fotos 3×4

  • Investimento

Unidade24 parcelas
*Para pagamento até o dia 10
Valor da Mensalidade
Rio de Janeiro R$ 279,00 R$ 310,00

Desconto de 10% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês.

Para pagamento à vista: desconto de 20% no valor total do curso.
Taxa de Inscrição: R$90 reais