Língua Portuguesa
Carga Horária
360 horas
Objetivo
Propor métodos e técnicas que contribuam para o saber e o fazer do professor de Língua Portuguesa, rompendo barreiras e preconceitos que emergem da disciplina: que é difícil, impenetrável, cheia de regras, com uma terminologia complexa, incompreensível por alguns. Nesse sentido, é cerne discutir o grande desafio que é ensinar a língua Portuguesa num mundo eminentemente globalizado e tecnológico.
Coordenação Acadêmica
Simony Ricci Coelho
• Especialista em Administração Escolar (UNIVERSO);
• Especialista em Literatura Brasileira (UNIG);
• Mestranda em Letras e Ciências Humanas (UNIGRANRIO).Programa
CONCEPÇÕES DO SABER DA LÍNGUA PORTUGUESA (30h)
1. As metodologias do Ensino da Língua Portuguesa
2. O ensino da Língua Portuguesa com Vista aos Parâmetros Curriculares Nacionais e o PCNEMQUESTÕES FUNDAMENTAIS PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA (30h)
1. Concepção de Linguagem
2. Concepção de Gramática
3. Variação LinguísticaA LÍNGUA PORTUGUESA INSERIDA NOS TEXTOS (20h)
1. Como Trabalhar a Interdisciplinaridade na Língua Portuguesa?
2. A Inter-relação do Ensino da Língua Portuguesa e as Áreas de ConhecimentosFONOLOGIA (20h)
1. O Ensino da Fonologia (Teoria)
2. Propostas Metodológicas no Ensino da Fonologia (Prática)MORFOLOGIA (40h)
1. O Ensino da Morfologia (Teoria)
2. Propostas Metodológicas no Ensino da Morfologia (Prática)INTERTEXTUALIDADE (30h)
1. Modos de Constituição da Intertextualidade
2. A intertextualidade e Gêneros Textuais
3. A intertextualidade, Leitura e Produção de SentidoSINTAXE (40h)
1. O Ensino da Sintaxe (Teoria)
2. Proposta Metodológicas no Ensino da Sintaxe (Prática)RELAÇÃO DOS SABERES E O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA (20h)
1. Como Trabalhar a Interdisciplinaridade na Língua Portuguesa?
2. A Inter-relação do Ensino da Língua Portuguesa e as Áreas de ConhecimentosSEMÂNTICA ESTILÍSTICA (20h)
1. A Semântica-Estilística (Teoria)
2. O ensino da Semântica-Estilística (Prática)PRODUÇÃO TEXTUAL (20h)
1. Texto Descritivo
2. Texto Narrativo
3. Texto Dissertativo
4. O Ensino da Produção TextualO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: COMO TRABALHAR NO COTIDIANO ESCOLAR (30h)
1. Os Saberes Teóricos e Práticos na Docência da Língua Portuguesa (Teoria)
2. Planejamentos: Plano Escolar, de Ensino e de Aula (Prática)
3. A Formação PermanenteA FORMULAÇÃO DE PROJETOS NA ÁREA DA LÍNGUA PORTUGUESA (30h)
1. Modos de Constituição da Intertextualidade
2. A Intertextualidade e Gêneros Textuais
3. A Intertextualidade, Leitura e Produção de Sentido
4. A Intertextualidade no Ensino da Produção EscritaMETODOLOGIA DA PESQUISA (30h)
1. Introdução à pesquisa
2. Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico
3. Trabalhos científicos: roteiro de pesquisa / Projeto de pesquisa / TCCFundamentação Legal e Certificação
De acordo com a legislação do MEC em vigor, serão concedidos certificados de Pós-Graduação – Lato Sensu, Especialização ou MBA, dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis, com o apoio do Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia, aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7), frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no curso e tiverem seu trabalho final de curso ( TCC) ou monografia aprovado.
Documentação
• Identidade e CPF (cópia)
• Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia)
• Comprovante de Residência (cópia)
• Diploma de Graduação (cópia autenticada)
• Histórico Escolar
• 3 Fotos 3×4Investimento
Unidade | 24 parcelas *Para pagamento até o dia 10 | Valor da Mensalidade |
Rio de Janeiro | R$ 306,90 | R$ 341,00 |
Desconto de 10% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês.