Especialização em Matemática no Ensino Médio e Fundamental

  • Carga Horária

    360 horas

  • Objetivos

    Propor métodos e técnicas que contribuam para o saber e o fazer do professor de matemática, rompendo barreiras e preconceitos que emergem da disciplina: que é difícil, impenetrável, cheia de regras, com uma terminologia complexa, incompreensível por alguns, dessa forma considerada por muitos um “bicho de sete cabeças”. Nesse sentido, é cerne discutir o grande desafio que é ensinar matemática num mundo eminentemente globalizado e tecnológico.

  • Metodologia a distância

    • Aulas são online, ao vivo em tempo real
    • 100%  (por cento) da carga horária do curso com aulas online, ao vivo em tempo real.
    • As aulas  ministradas ao vivo, são gravadas e disponibilizadas na  Plataforma de apoio, além disso ficam disponíveis, material de aula e exercícios  obrigatórios e as notas.
    • As notas são dadas pela correção dos exercícios  ou trabalhos solicitados pelos professores de cada disciplina
    • Não haverá prova presencial em nenhuma disciplina.
    • Não há diferença entre os  certificados de cursos presenciais ou a distância.
  • Coordenação Acadêmica

    Edith Maria Marques Magalhães

    • Doutora em Educação;
    • Mestre em Educação;
    • Pós-Graduada em Administração Escolar e Docência do Ensino Superior;
    • Graduada em Matemática e Pedagogia;

  • Programa

    I – Concepções do Saber Matemático – 30 h
    As metodologias do ensino da matemática
    O ensino da matemática com vista aos Parâmetros Curriculares Nacionais

    II – A Matemática no Ensino da Educação Básica e Profissionalizante – 60h
    Aprendendo matemática na Educação Básica (Ensino Fundamental –
    segundo segmento e Ensino Médio)
    Aprendendo matemática no ensino profissionalizante
    III – A Cidadania e o Ensino da Matemática – 30 h
    O ensino da matemática na formação do cidadão
    A Etnomatemática
    IV – Como Utilizar os Recursos Didáticos -60 h
    Sucatemática
    Recursos didáticos: materiais, humanos, calculadoras, multimídia, entre
    outros

    V- A Relação dos Saberes e o Ensino da Matemática – 30 h

    Como trabalhar a interdisciplinaridade na matemática?
    A inter-relação do ensino da matemática e as áreas de conhecimentos

    VI – A Matemática e o Livro Didático – 60 h
    O livro didático: apenas um instrumento de trabalho

    Avaliação do processo ensino aprendizagem em matemática e o livro
    didático.

    VII – O Ensino da Matemática: Como Trabalhar no Cotidiano Escolar – 90h
    A matemática e os planejamentos: plano escolar, de ensino e de aula
    Como trabalhar com projeto no ensino da matemática
    A matemática e suas metodologias
    O saber matemático e a pesquisa

  • Fundamentação Legal e Certificação

    Serão concedidos certificados de Pós-Graduação – Lato Sensu, Especialização ou MBA, dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis, com a Gestão Operacional do Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia, aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7) nas disciplinas e tiverem seu trabalho final de curso ( TCC) ou monografia aprovado.

  • Documentação

    • Identidade e CPF (cópia)
    • Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia)
    • Comprovante de Residência (cópia)
    • Diploma de Graduação (cópia autenticada)
    • Histórico Escolar
    • 3 Fotos 3×4

  • Investimento

Unidade24 parcelas
*Para pagamento até o dia 10
Valor da Mensalidade
OnlineR$ 279,00 R$ 310,00

Desconto de 10% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês.

Para pagamento à vista: desconto de 20% no valor total do curso.
Taxa de Inscrição: R$90 reais