Especialização em Matemática no Ensino Médio e Fundamental
Carga Horária
360 horas
Objetivos
Propor métodos e técnicas que contribuam para o saber e o fazer do professor de matemática, rompendo barreiras e preconceitos que emergem da disciplina: que é difícil, impenetrável, cheia de regras, com uma terminologia complexa, incompreensível por alguns, dessa forma considerada por muitos um “bicho de sete cabeças”. Nesse sentido, é cerne discutir o grande desafio que é ensinar matemática num mundo eminentemente globalizado e tecnológico.
Metodologia a distância
- Aulas são online, ao vivo em tempo real
- 100% (por cento) da carga horária do curso com aulas online, ao vivo em tempo real.
- As aulas ministradas ao vivo, são gravadas e disponibilizadas na Plataforma de apoio, além disso ficam disponíveis, material de aula e exercícios obrigatórios e as notas.
- As notas são dadas pela correção dos exercícios ou trabalhos solicitados pelos professores de cada disciplina
- Não haverá prova presencial em nenhuma disciplina.
- Não há diferença entre os certificados de cursos presenciais ou a distância.
Coordenação Acadêmica
Edith Maria Marques Magalhães
• Doutora em Educação;
• Mestre em Educação;
• Pós-Graduada em Administração Escolar e Docência do Ensino Superior;
• Graduada em Matemática e Pedagogia;Programa
I – Concepções do Saber Matemático – 30 h
As metodologias do ensino da matemática
O ensino da matemática com vista aos Parâmetros Curriculares NacionaisII – A Matemática no Ensino da Educação Básica e Profissionalizante – 60h
Aprendendo matemática na Educação Básica (Ensino Fundamental –
segundo segmento e Ensino Médio)
Aprendendo matemática no ensino profissionalizante
III – A Cidadania e o Ensino da Matemática – 30 h
O ensino da matemática na formação do cidadão
A Etnomatemática
IV – Como Utilizar os Recursos Didáticos -60 h
Sucatemática
Recursos didáticos: materiais, humanos, calculadoras, multimídia, entre
outrosV- A Relação dos Saberes e o Ensino da Matemática – 30 h
Como trabalhar a interdisciplinaridade na matemática?
A inter-relação do ensino da matemática e as áreas de conhecimentosVI – A Matemática e o Livro Didático – 60 h
O livro didático: apenas um instrumento de trabalhoAvaliação do processo ensino aprendizagem em matemática e o livro
didático.VII – O Ensino da Matemática: Como Trabalhar no Cotidiano Escolar – 90h
A matemática e os planejamentos: plano escolar, de ensino e de aula
Como trabalhar com projeto no ensino da matemática
A matemática e suas metodologias
O saber matemático e a pesquisaFundamentação Legal e Certificação
Serão concedidos certificados de Pós-Graduação – Lato Sensu, Especialização ou MBA, dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis, com a Gestão Operacional do Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia, aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7) nas disciplinas e tiverem seu trabalho final de curso ( TCC) ou monografia aprovado.
Documentação
• Identidade e CPF (cópia)
• Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia)
• Comprovante de Residência (cópia)
• Diploma de Graduação (cópia autenticada)
• Histórico Escolar
• 3 Fotos 3×4Investimento
Unidade | 24 parcelas *Para pagamento até o dia 10 | Valor da Mensalidade |
Online | R$ 306,90 | R$ 341,00 |
Desconto de 10% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês.