Qualidade E Processos De Infraestrutura De Tecnologia Da Informação

  • Carga Horária

    360 horas

  • Metodologia A Distância

    • Aulas são online, ao vivo em tempo real
    • 100%  (por cento) da carga horária do curso com aulas online, ao vivo em tempo real.
    • As aulas  ministradas ao vivo, são gravadas e disponibilizadas na  Plataforma de apoio, além disso ficam disponíveis, material de aula e exercícios  obrigatórios e as notas.
    • As notas são dadas pela correção dos exercícios  ou trabalhos solicitados pelos professores de cada disciplina
    • Não haverá prova presencial em nenhuma disciplina.
    • Não há diferença entre os  certificados de cursos presenciais ou a distância.
  • Objetivos

    Capacitar os participantes identificar necessidades e desvios, realinhando a estrutura tecnológica de TI aos objetivos da empresa. O profissional será habilitado nos fundamentos da disciplina para planejar, estruturar e ainda, gerenciar de forma integrada os recursos de TI (processos, ativos de equipamentos e aplicativos e serviços). Desenvolver as competências para gestão de custo e qualidade na prestação dos serviços de TI. Capacitar os participantes para o Magistério Superior.

  • Coordenação Acadêmica

    Luiz Gustavo Bittencourt Villela

  • Programa

    GERENCIAMENTO DE PROJETOS (18H)
    Definição e fundamentos em Projetos. Tipos de projeto. Áreas de conhecimento PMBok. Ciclo de Vida de Projeto e produto. Escopo

    GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE TI (18H)
    EAP – Estrutura analítica de projetos de TI. Gerenciamento do tempo. Cronograma. Riscos em Projetos de TI. Qualidade em Projetos de TI. Acompanhamento de projetos de TI.

    PROJETOS ÁGEIS E SCRUM (18H)
    Metodologias de Gerenciamento de projetos e frameworks. Projetos Ágeis (agile). SCRUM. Gerenciamento do tempo. Cronograma. Riscos em Projetos de TI. Qualidade em Projetos de TI. Acompanhamento de projetos.

    FERRAMENTAS INTEGRADAS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS (18H)
    Gerenciamento integrado de projetos e frameworks. Plataformas e ferramentas de GP.

    ANÁLISE FINANCEIRA DE PROJETOS DE TI (18H)
    Conceitos básicos. Indicadores Financeiros: Juros simples, Juros Compostos, Taxas de juros, Descontos simples e compostos e Amortização de empréstimos. Análise de Investimentos. Análise de resultados. Conceitos de equivalência e fluxo de caixa. Valor Presente Líquido. Taxa Interna de Retorno / Pay Back (simples e descontado). Taxa de atratividade. Custo de oportunidade.

    ALINHAMENTO ESTRATÉGICO AO NEGÓCIO (18H)
    Estratégias de serviços de TI: Operação de Serviços; Gerenciamento de Incidentes; Desenho de Serviços de TI; Gestão de Fornecedores; Níveis de Serviço; Catálogo de Serviços e Disponibilidade de Serviços; Transição de Serviços de TI; Lei Sarbanes Oxley – SOx; Fundamentos do COBIT; Fundamentos do ITIL.

    PLANO DE CONTINUIDADE DO NEGÓCIO (36H)
    Gerência de crises: tipo de incidentes que podem causar um impacto na continuidade dos serviços de disponibilização de Sistemas de Informação; Plano Geral de Administração de Crises; Processo de robustecimento dos sistemas, para torná-los resistentes a acidentes e falhas: sistemas redundantes, sistemas dualizados, sistemas de energia ininterrupta; Plano de Contingência ou Plano de Recuperação de Desastres; Objetivos e Processo de Planejamento do Plano de Continuidade do Negócio; Ciclo de Vida do Business Continuity Planning – ou PCN; BIA – Business Impact Analysis – Análise de Impacto no Negócio – definição da prioridade e do tempo de recuperação dos Sistemas de Informação com base dos requisitos de negócio; Opções de Plano de Contingência, com análise tempo de recuperação x custo; Envolvimento estratégico da alta administração da organização na definição dos objetivos do PCN; Processo de ativação do PCN – sequência e processo de autorização; Importância dos testes do PCN e de sua documentação, tipos de testes e sua funcionalidade; Segurança Física e Lógica dos ambientes de contingenciamento (backup sites); Equipe de Tratamento de Incidentes de Segurança e seu envolvimento no PCN – necessidade de documentar o tratamento dado a incidentes para poder incluir as novas hipóteses no Plano Global de tratamento de incidentes; Plano de Contingência para Pessoas – Visão de recursos humanos críticos para manutenção das funções de TI requeridas pelo negócio; Processo de melhoria contínua no PCN.

    GOVERNANÇA E GESTÃO DE SERVIÇOS DE TI (18H)
    Governança. Gestão e Liderança. Gestão de pessoas. Gerenciamento de equipe de trabalho. Comunicação interpessoal e organizacional. Processos Grupais. Gerenciamento do desempenho. Competências.

    GESTÃO DE AMBIENTES FÍSICOS DE TI E GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS E COMPETITIVIDADE (18H)
    Controles de Segurança Física segundo a ISO17799:2005 e o COBIT; Impactos de ameaças aos ambientes físicos em relação à Segurança Lógica dos sistemas; Meio ambiente: Controle de temperatura e umidade para equipamentos de processamento de dados; Detecção e combate de incêndio. Controles sobre alimentação elétrica: Sistemas de alimentação ininterrupta e grupos geradores, Sistemas dualizados; Testes e verificação da eficácia. Controle de acesso em ambientes de processamento de dados: Controles de acesso por crachá, biometria e smart-card; Controles administrativos: listas de autorização, processos de autorização e registro de visitas eventuais; Tipos de barreira para controle de acesso e sua eficácia relativa; Alarmes de intrusão; Vigilância e alarmes em datacenters. Planejamento, Organização, Aquisição, Implementação, Entrega e Suporte. Monitoramento, Controle e Avaliação de Tecnologias da Informação.

    ENGENHARIA DE SOFTWARE (36H)
    Introdução e áreas de conhecimento da Engenharia de Software. Inter-relacionamento com outras disciplinas de TI. Principais conceitos relacionados ao software. Papel do engenheiro de SW. Ciclos de desenvolvimento de SW. Engenharia reversa e reengenharia. Desenvolvimento de SW orientado a objeto. Conteúdo do Guia do SWEBoK. Gerenciamento de configuração. Processo de Engenharia de Software. Gerenciamento de Engenharia de SW. Ferramentas e métodos de Engenharia de Software – UML. Introdução à CMM. Qualidade de software. Processos de desenvolvimento de SW. Responsabilidade e ética profissional.

    PROCESSOS DE NEGÓCIO (36H)
    Conceitos sobre estratégia. Tomada de Decisão Estratégica. Introdução a Gestão de segurança da informação. Visão sistêmica. Vulnerabilidades. Projetos de Contingência. Modelagem de processos – BPMn. ARIS. Seis Sigma. TTM – Time-to-market.

    GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES (18H)
    Visão da dificuldade de se gerenciar pessoas e conflitos. Capacitação na utilização dos sistemas de informação conforme necessidades do negócio; Conscientização contínua, disseminação da cultura empresarial, metodologias para facilitar o engajamento; Conhecimento da Política, diretrizes e normas corporativas; Engenharia Social: como reconhecer e evitar; possíveis conseqüências. Capacitação e treinamento continuado da Equipe de TI: BELBIN e perfis profissionais; Relacionamento da equipe de TI com seus usuários/clientes; Contratação de serviços em TI: desenvolvimento de sistemas e suporte – Cuidados necessários, gestão dos processos terceirizados.

    GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DESEMPENHO (18H)
    Uso de Sistemas de Informação nas organizações modernas; Variação de necessidades de recursos nas organizações modernas. Impacto dos Sistemas de Informação sobre a função TI em termos de orçamento e recursos humanos; Cadeia de valor nas organizações modernas e seu impacto no processo de gestão da informação; Arquitetura das Organizações e sua interação com a Gestão da Informação; Fluxo das informações de negócio, modelos, requisitos; Modelo de valor agregado ao negócio pelos sistemas de Informação: Apresentação VAL-IT da ISACA; Tipos de Sistemas de Informação e seus impactos nas organizações.

    REQUISITOS E INDICADORES DE TI (36)
    Levantamento de Requisitos. Métricas e Medidas de Desempenho. Técnicas de Estimativa. Ponto de Função.

    DIREITO ELETRÔNICO, DO CONSUMIDOR E RELAÇÕES TRABALHISTAS (36H)
    Legislação brasileira sobre direito eletrônico. Regulamentação do ciberespaço. Direito autoral e de imagem. Aspectos jurídicos do direito econômico. Legislação e contratos por computador. Validade jurídica de email e mensagens eletrônicas. Direito autoral e domínio público. Copyright e Tipos e uso da Licença Creative Commons. Apreciação e notas sobre Direito Empresarial. Apreciação e notas sobre Direito Trabalhista. Apreciação e comentários: Direito Empresarial e do Consumidor.

    METODOLOGIA DA PESQUISA E DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR (36H)
    Introdução à pesquisa / Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico / Técnicas e instrumentos de coleta de dados / Seleção de sujeitos. / Trabalhos científicos: roteiro de pesquisa. Projeto de pesquisa e monografia / Orientações TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) / Formatos / Meios de entrega e prazos.

  • Certificação

    Serão concedidos certificados de Pós-Graduação – Lato Sensu, Especialização ou MBA, dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis, com a Gestão Operacional do Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia, aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7) nas disciplinas e tiverem seu trabalho final de curso (TCC) ou monografia aprovado.

  • Documentação

    • Identidade e CPF (cópia)
    • Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia)
    • Comprovante de Residência (cópia)
    • Diploma de Graduação (cópia autenticada)
    • Histórico Escolar
    • 3 Fotos 3×4

  • Investimento

Unidade24 Parcelas
*Mensalidade até o dia 10
Valor da Mensalidade
OnlineR$ 372,60
R$ 496,80

*  Desconto de 25% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês.

Taxa de inscrição: R$ 90,00