MBA em Gerenciamento de Projetos

  • DIAS DAS AULAS

  • Carga Horária

    360 horas

  • Objetivos

    Desenvolver Competências na Área de Gerenciamento de Projetos Através de Práticas, Ferramentas, Técnicas e outros itens relevantes amplamente reconhecidos. Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto. Gerenciar a Equipe do Projeto. Administração de Contrato. Interação de Grupos de Processos. Conhecimento dos Processos de Gestão: Atividades de Iniciação, Planejamento, Execução, Controle e Monitoramento e Fechamento de um Projeto.

  • Programa

    GERENCIAMENTO DE PROJETOS (20h)

    Conceitos de projetos; Processos de Iniciação; planejamento; execução; controle e monitoramento; encerramento; Áreas de conhecimento do tempo, custo, qualidade, comunicação, recursos humanos, riscos, aquisição, stakeholders e integração. Uso de Metodologias Ágeis.

    GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO E ESCOPO (20h)

    Desenvolver o termo de abertura do projeto. Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto. Orientar e gerenciar o trabalho do projeto. Monitorar e controlar o trabalho do projeto. Realizar o controle integrado do projeto. Encerrar o projeto ou fase. Coletar os requisitos. Planejar o gerenciamento do escopo. Definir o escopo. Estrutura Analítica do Projeto. Validar o escopo. Controlar o escopo

    GERENCIAMENTO DE TEMPO (20h)

    Desenvolver o Plano de tempo. Definição da atividade. Sequenciamento de atividades. Estimativa de recursos da atividade. Estimativa de duração da atividade. Desenvolvimento do cronograma. Controle do cronograma. Medições de desempenho do projeto. Análise de cenários.

    GERENCIAMENTO DE CUSTOS (20h)

    Contabilidade de custos; Conceitos básicos de custos; Custo/volume/lucro; Margem de contribuição; Método de custeio variável; Overhead – identificação e departamentalização; Custeio baseado em atividades; Implantação do ABC.

    GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL (20h)

    Gerenciamento da Qualidade Total; Ferramentas e Métodos para Melhoria da Qualidade; Programas de Qualidade e Produtividade: Gerenciamento pelas Diretrizes, Gerenciamento de Rotinas, 5S, PDCA. Ação Gerencial / 5W1H – Padronização. Identificar os indicadores de desempenho relacionados com as atividades de rotina ou operacionais de cada cargo/função/pessoa. O conceito de eficácia e sua relação com o produto da atividade e o conceito de qualidade percebida? Atender às necessidades dos clientes/usuários. Como transformar indicadores subjetivos em algo mensurável; especificações. Identificar os indicadores de eficácia associados ao Plano Estratégico e Estrutura Organizacional. O conceito de eficiência e sua relação com o processo da atividade e o conceito de produtividade – otimização dos recursos. Identificar os indicadores de eficiência associados ao Plano Estratégico e Estrutura Organizacional.

    GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS (20h)

    A administração de pessoal no contexto da administração de recursos humanos; Processo de admissão; Contrato de Trabalho por prazo determinado e indeterminado? Processo de Controle de Frequência e jornada de trabalho; Processo Disciplinar; Processo de Interrupção e Suspensão do Contrato de Trabalho; Processo de Salário; Composição da Remuneração; Horas extras e seus reflexos; Processo de Férias; Férias Coletivas; Processo do 13º Salário; Processo do Vale Transporte; práticas de folha de pagamento e práticas de administração de pessoal Tabelas de
    incidência de INSS e Imposto de Renda; Tabela de Salário Família; Processo de Pagamento do salário; vale transporte; pagamento das horas extras; remuneração do RSR/DSR; pagamento e cálculo das férias; pagamento do 13º salário; rescisão do contrato de trabalho; Processo dos Encargos sociais; INSS/GPS ; FGTS; I. Renda; – resumo da folha de pagamento; cálculo de uma GPS; cronograma mensal e anual dos encargos sociais trabalhistas – Planejamento e elaboração de um cronograma das rotinas do setor de pessoal; guarda dos documentos trabalhistas; provisão de férias e do 13º salário; manual de rotinas e procedimentos da organização; fiscalização do trabalho e da previdência; preposto junto à Justiça do Trabalho; procedimento no desligamento do empregado.

    COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL E PARTES INTERESSADAS (20h)

    Planejamento das comunicações. Distribuição das informações.  Relatório de desempenho. Comunicação interativa. Comunicação ativa. Comunicação passiva. A análise de requisitos da comunicação, Organização do projeto e relacionamentos de responsabilidade das partes interessadas. Necessidades de informações internas. Necessidades de informações externas. Identificar partes interessadas e suas informações. Identificar o impacto de cada parte interessada: Poder:-Influência- Interesse e Impacto. Gerenciar seus stakeholders efetivamente e ativamente. Processo de tomada de decisão.

    GERENCIAMENTO DE RISCOS (20h)

    Planejamento do gerenciamento de riscos. Identificação de riscos: entradas, ferramentas, técnicas e saídas.

    Análise qualitativa de riscos. Análise quantitativa de riscos. Planejamento de respostas a riscos. Estratégias para riscos negativos ou ameaças: prevenir, transferir ou mitigar. Estratégias para riscos positivos ou oportunidades: explorar, compartilhar ou melhorar. Monitoramento e controle de riscos. Matriz de probabilidade e impacto. Diagrama da árvore de decisão.

    GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES (20h)

    Planejamento de contratações: documentação dos requisitos de produtos, serviços e resultados e identificação de possíveis fornecedores; Seleção de fornecedores – obtenção de informações, cotações, preços, ofertas ou propostas, conforme adequado; Administração de contrato – gerenciamento do contrato e da relação entre o comprador e o fornecedor e estabelecer ações corretivas necessárias;

    ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA (20h)

    Visão Estratégica (visão, missão e valores); Planejamento Estratégico; BSC – Balaced Scorecard; Desdobramento da Estratégia e Plano de ação; Objetivos Estratégicos e indicadores de resultados e tendências. A Gestão de Pessoas como um pilar central das atuais organizações competitivas. Principais fundamentos da Gestão de Pessoas (Administração de Recursos Humanos). Como as organizações definem seus objetivos. Elementos do Plano Estratégico; Missão, Visão, Valores, Objetivos, Estratégias e Planos
    de Ação. Os elementos de entrada do sistema de avaliação (indicadores de desempenho) associados ao Plano Estratégico da organização. O processo de desdobramento dos objetivos e metas estratégicas em objetivos e metas individuais (parâmetros de avaliação do desempenho individual) e sua importância para o resultado empresarial.

    MÉTODOS AGÉIS NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS (20h)

    Introdução ao Agile e ao Scrum; O manifesto Ágil e seus Princípios; A importância do Produto Mínimo Viável (MVP); Visão geral e conceitual do framework Scrum; Características e benefícios do Scrum / Framework SCRUM; Iniciando um Projeto; Definindo a Equipe Scrum; Criando e Priorizando o Backlog do Produto; identificando as Necessidades das Partes Interessadas; definindo prioridades.  Planejamento em multinível (Planning Onion): Diário, Sprint, Versão de Entrega, Produto e Portfólio / Implementação do Projeto; Criando os Entregáveis / Monitorando projetos com Scrum;  Revisão e Retrospectiva – Concluindo e validando uma Sprint. Release – Concluindo e validando um Projeto.

    ESCRITÓRIO PROJETOS – PMO (20h)

    Estrutura organizacional de apoio aos projetos. Funções: normatização, educação, operação e controle;. Portfólio de projetos. Processos decisórios estruturados – importância, conceitos e benefícios. Modelos de maturidade. Análise comparativa entre Modelos de Maturidade. Tipos de PMO. Processos do PMO; 10 Princípios para implantação de um PMO.

    DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA (20h)

    O que é Motivação e como impacta no desempenho. Motivação e Competências. Teorias de motivação. Ambiente, oportunidades, objetivos e incentivos e oportunidades. Forças motivacionais. Importância da Liderança e a sua natureza. Natureza da liderança. A natureza do trabalho gerencial. Perspectivas sobre o comportamento da liderança eficaz. Comportamentos específicos para gerenciar o trabalho e relacionamentos. Teorias de contingência da liderança eficaz. Liderança carismática. Liderança transformacional e cultural. Liderança em grupos de tomada de decisão.

    MS – Project no Gerenciamento de Projetos (20h)

    Prática no Ms-Project. Visão Geral da criação e edição de projetos. Procedimentos preliminares. Abrindo novo arquivo. Definindo o projeto. Definindo períodos úteis. Listando tarefas do projeto. Organizando tarefas em fases. Agendando tarefas. Informações sobre tarefas. Adicionando colunas. Definindo prazos. Identificando riscos.

    GESTÃO DE MARKETING (20h)

    Conceitos e definições básicas de Marketing. Comportamento do consumidor. Desenvolvimento da proposta de valor: segmentação de mercado, diferenciação e posicionamento de Marketing. Mix de Marketing frente ao mercado: produto, preço, distribuição e comunicação. Influência da tecnologia nas estratégias de Marketing. Tendências do Marketing: Marketing Digital e Neuromarketing.

    NEGOCIAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS (20h)

    A Revolução industrial a e a questão social – A Luta de classes – as principais doutrinas sindicais: anarquismo, sindicalismo cristão, socialista, marxista e de Estado. O Direito coletivo do trabalho. O Sindicato. Prerrogativas e deveres dos sindicatos. Políticas de relações trabalhistas. Conflitos coletivos de trabalho. Formas de resolução do conflito coletivo. Negociação coletiva. Convenções, acordos e dissídios coletivos. Técnicas de Negociação; Técnicas de administração de conflitos. Conhecimentos básicos na área de MEDIAÇÃO, CONCILIAÇÃO e NEGOCIAÇÃO, como instrumentos voltados às soluções alternativas dos conflitos de interesse.

    GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIOS (20h)

    Gerenciamento eficaz do trabalho a fim de atender aos objetivos de negócios estratégicos. Atribuição de recursos financeiros e suporte com base em categorias de risco/premiação, linhas de negócios específicas ou tipos de projetos genéricos, como infraestrutura e melhoria dos processos internos. Portfólios com base em metas específicas.

    METODOLOGIA DA PESQUISA (20h)

    Trabalhos científicos: Roteiro de pesquisa / Projeto de pesquisa / TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

  • Certificação

    De acordo com a legislação do MEC em vigor, serão concedidos certificados de Pós-Graduação – Lato Sensu, Especialização ou MBA, dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis, com o apoio do Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia, aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7), frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no curso e tiverem seu trabalho final de curso ( TCC) ou monografia aprovado.

  • Documentação

    • Identidade e CPF (cópia)
    • Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia)
    • Comprovante de Residência (cópia)
    • Diploma de Graduação (cópia autenticada)
    • Histórico Escolar
    • 3 Fotos 3×4

  • Investimento

Unidade24 Parcelas
Pagamento até dia 10*
Valor da Mensalidade
Rio de JaneiroR$ 289,80R$ 414,00

* Desconto de 30% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês.
Para pagamento à vista: desconto de 35% no valor total do curso.

Taxa de Inscrição: R$ 90,00