MBA em Gestão de Finanças, Contabilidade e Análise Econômica

  • Carga Horária

    360 horas

  • Objetivos

     Formar profissionais criativos, generalistas e polivalentes, com competências para atuar nas diversas áreas de uma organização em finanças com responsabilidade, eficiência, ética e respeito ao ser humano.

  • Programa

    CONTABILIDADE E ANALISE ECONOMIA /FINANCEIRA (20h)
    1. Demonstrativos Financeiros
    2. Indicadores de liquidez, rentabilidade e endividamento do negócio:
    3. Análises – verticais e Horizontais para tomada de decisão
    4. EBTDA
    5. EVA

    ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA (20h)
    1. Visão Estratégica
    2. Planejamento Estratégico;
    3. BSC – Balaced Scorecard;
    4. Desdobramento da Estratégia e Plano de ação;
    5. Objetivos Estratégicos financeiros e indicadores de resultados

    DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA (20h)
    1. Identificação de necessidades, motivação, impulsos e instintos.
    2. Ciclo da motivação.
    3. Ambiente, oportunidades, objetivos e incentivos e oportunidades.
    4. Forças motivacionais: realização, afiliação e competência.
    5. Desenvolvimento da liderança.

    MATEMÁTICA FINANCEIRA APLICADA (20h)
    1. Técnica de identificação das taxas Equivalentes:
    2. Equivalência entre Taxas Nominais e Taxas Efetivas
    3. Desconto de Duplicatas para giro
    4. Inflação x Desvalorização da Moeda

    ECONOMIA MATEMÁTICA (20h)
    1. Aplicação da matemática para representar teorias econômicas
    2. Ambiente econômico e sua importância frente à tomada de decisão:
    3. Financiamento de operações econômicas
    4. Cenário Macro economico financeiras
    5. Modelos lineares

    COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL E CORPORATIVA (20h)

    Comunicação Empresarial na Sociedade da Informação. Fundamentos da Comunicação Interpessoal; Linguagem Corporal. Princípios do Endomarketing e sua dimensão estratégica para a gestão de empresas. A aplicação do Endomarketing nas empresas. Condições e obstáculos do Endomarketing. Instrumentos e programas de implantação do Endomarketing. Proposta de Valor para o Colaborador: O que é e como pode impactar no engajamento dos profissionais.

    GESTÃO DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS ( 20h)

    A Estratégia e o desdobramento nos processos de negócios. Contextualização de processos nos negócios.

    Conceitos gerais de gestão de processos de negócios. Conceitos de controle e monitoramento. Indicadores de objetivo e desempenho. Governança Corporativa. Riscos e Controles Internos

    REGULAÇÃO E COMPLIANCE (20h)
    1. Metodologia de gestão e aderência ao Tratado da Basiléia
    2. Órgãos reguladores do mercado financeiro
    3. Sistema Financeiro Nacional
    4. Comitês de auditoria

    CONTROLADORIA (20h)
    1. Princípios Contábeis Geralmente Aceitos PCGA
    2. Contabilidade Geral e IFRS
    3. Principais Tributos das operações Financeiras
    4. impactos tributários das operações financeiras

    GERENCIAMENTO DE PROJETOS (20h)
    1. Fundamentos em projetos financeiros;
    2. Processos de iniciação, planejamento e execução;
    3. Processos de controle, monitoramento e fechamento de um projeto;
    4. Áreas de conhecimento de gerenciamento de projetos;
    5. Gerenciamento da Integração, Escopo, Tempo Custo, Qualidade, RH e Risco

    AUDITORIA DE MERCADO FINANCEIRO (20h)
    1. Critérios de realização de uma auditoria
    2. Metodologia de trabalho do auditor
    3. Relatórios de Auditoria
    4. Auditoria da lei anticorrupção

    ANÁLISE DE INVESTIMENTOS (20h)
    1.Operações do Front Office e Back office ;
    2. Orçamento e estrutura de capital;
    3 Tomada de decisão- TIR, VPL e Payback;
    4. Analise de investimentos quanto ao risco-retorno.

    GERENCIAMENTO DE CUSTOS (20h)
    1. Plano de Custos;
    2. Estimativa de Custos;
    3. Desenvolver orçamento;
    4. Controle de custos
    5. Indicadores de gestão de tempo e prazo

    MERCADO DE CAPITAIS (20h)
    1. Principais produtos
    2. Instrumentos Mercadológicos
    3. Mercados do dinheiro:
    4. Bolsa de Valores
    5. Perfil do Investidor

    VALUATION (20h)
    1. Indicadores Fundamentalistas
    2. Avaliações de fusões aquisições
    3. Alternativas de investimentos e de financiamento do capital
    4. Processo qualitativo de avaliação de empresas
    5. Custo do capital: WACC

    ANÁLISE QUANTITATIVA (20h)
    1. Análise categórica de dados
    2. Desenvolvimento de escalas e questionários
    3. Estatística descritiva
    4. Teste de hipótese

    CORPORATE FINANCE E DERIVATIVOS (20h)
    1. Fundamentos dos derivativos financeiro
    2. Instrumentos, mercados, precificação.
    3. Administração de riscos de mercado
    4. Estruturação de operações derivativas

    METODOLOGIA DA PESQUISA (20h)
    1. Trabalhos científicos
    2. Roteiro de pesquisa
    3. Projeto de pesquisa / TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

  • Certificação

    De acordo com a legislação do MEC em vigor, serão concedidos certificados de Pós-Graduação – Lato Sensu, Especialização ou MBA, dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis, com o apoio do Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia, aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7), frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no curso e tiverem seu trabalho final de curso ( TCC) ou monografia aprovado.

  • Documentação

    • Identidade e CPF (cópia)

    • Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia)

    • Comprovante de Residência (cópia)

    • Diploma de Graduação (cópia autenticada)

    • Histórico Escolar

    • 3 Fotos 3×4

  • Investimento

    * Desconto de 40% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês.

    Para pagamento à vista: desconto de 45% no valor total do curso.

    Taxa de Inscrição: R$ 90,00

Unidade24 parcelas
*Mensalidade até o dia 10
Valor da Mensalidade
Rio de JaneiroR$ 248,40R$ 414,00