MBA em Logística Empresarial

MBA em Logística Internacional

Turmas

A distância - Híbrido
A distância - ONLINE

Objetivos

Compreender a Logística Empresarial e a Cadeia de Suprimentos subjacente como
elementos catalisadores de recursos para a estratégia corporativa dos diversos tipos de
organização, em direção aos seus resultados.

Perfil do Especialista

Profissionais que possuam curso superior, e atuem ou pretendam atuar nas áreas relacionadas à Logística Empresarial.

Programa

Carga Horária: 360h

Visão Estratégica (visão, missão e valores)
Planejamento Estratégico
BSC – Balaced Scorecard
Desdobramento da Estratégia e Plano de ação
Objetivos Estratégicos e indicadores de resultados e tendência.

Planejamento
Programação e Controle da Produção nos Diversos Níveis
Previsão de Vendas
Modelos de Programação da Produção e Mão-de-obra
Controle de Estoques
Métodos Modernos de Gerenciamento da Produção.

Planejamento através de ferramentas de analise financeiras no processo de tomada de decisões
Orçamento e Estrutura de Capital, técnicas de administração financeira e otimização de capital
Visão financeira e custos, indicadores de liquidez, endividamento e rentabilidade
Análise de investimento quanto ao risco-retorno
Demonstrativos de fluxo de caixa – direto e indireto.

A Estratégia e o desdobramento nos processos de negócios
Contextualização de processos nos negócios
Conceitos gerais de gestão de processos de negócios
Conceitos de controle e monitoramento
Indicadores de objetivo e desempenho
Governança Corporativa
Riscos e Controles Internos.

Armazenamento Eficiente e Gestão de Transportes
Gerenciamento de Custos, Prazos e E-Business
Tempo e capacidade
Transferência de cargas e remessas diretas
Organização e controle de manutenção de frota e equipamentos e instrumentos de apoio
Elaboração e emissão de documentos
Dimensionamento e substituição de frotas, Negociação de fretes, tarifas e cargas
Introdução e conceitos fundamentais em transportes
Matriz Modal: Intermodalidade e eficiência operacional
Desenvolvimento de sistemas de distribuição, Operações especiais de transporte: roteirização, milk run, x-dock, merge in transit.

Previsão de Estoques: métodos quantitativos
Custos de Estoques
Níveis de Estoque: cálculo do estoque mínimo
Lote econômico de compras
Classificação ABC de materiais
Avaliação de estoques: inventário
Política de estoques: formação, oportunidade de investimentos, giro
Modernas técnicas de gestão de estoques.

Conceito
Administração Estratégica de Serviços
Finanças para Gestores de Serviços
Gestão de Custos e Formação de Preços de Serviços
Gestão Integrada da Comunicação de Marketing em Serviços
Gestão da Inovação Competitiva de Serviços
A gestão estratégica
A consultoria organizacional
Tipos de consultoria organizacional
A Consultoria Interna
Papel e a formação do Consultor Interno
A implantação da Consultoria Interna.

Conceitos e definições básicas de Marketing
Comportamento do consumidor
Desenvolvimento da proposta de valor: segmentação de mercado, diferenciação e posicionamento de Marketing
Mix de Marketing frente ao mercado: produto, preço, distribuição e comunicação
Influência da tecnologia nas estratégias de Marketing
Tendências do Marketing: Marketing Digital e Neuromarketing.

Descrição e caracterização dos processos logísticos
Definição, indicadores de desempenho e controle do nível de serviço
Custo Total
O uso de ferramentas de simulação na Logística Integrada.

Comunicação Empresarial na Sociedade da Informação
Fundamentos da Comunicação Interpessoal
Linguagem Corporal
Princípios do Endomarketing e sua dimensão estratégica para a gestão de empresas
A aplicação do Endomarketing nas empresas
Condições e obstáculos do Endomarketing
Instrumentos e programas de implantação do Endomarketing
Proposta de Valor para o Colaborador: O que é e como pode impactar no engajamento dos profissionais.

Contabilidade de custos
Conceitos básicos de custos
Custo/volume/lucro
Margem de contribuição
Método de custeio variável
Overhead – identificação e departamentalização
Custeio baseado em atividades
Implantação do ABC.

Conceitos de projetos
Processos de Iniciação
Planejamento
Execução
Controle e monitoramento
Encerramento
Áreas de conhecimento do tempo, custo, qualidade, comunicação, recursos humanos, riscos, aquisição, stakeholders e integração
Uso de Metodologias Ágeis.

Contratos mercantis
Sistema tributário nacional
Normas tributárias, receitas públicas
Obrigações, créditos, infrações e penalidades, dívida ativa e processo fiscal.

Planejamento de contratações: documentação dos requisitos de produtos, serviços e resultados e identificação de possíveis fornecedores
Seleção de fornecedores – obtenção de informações, cotações, preços, ofertas ou propostas, conforme adequado
Administração de contrato – gerenciamento do contrato e da relação entre o comprador e o fornecedor e estabelecer ações corretivas necessárias.

Introdução ao Lean Six Sigma
O Lean Seis Sigma como diferencial de competitividade
Fundamentos do Lean Seis Sigma
As metodologias PDCA, PDCA, PDSA e DMAIC
As etapas da metodologia DMAIC
Etapa Define
Etapa Measure
Etapa Analyse
Etapa Improve
Etapa Control
O profissional do Lean Seis Sigma.

Gerenciamento da Qualidade Total
Ferramentas e Métodos para Melhoria da Qualidade
Programas de Qualidade e Produtividade: Gerenciamento pelas Diretrizes, Gerenciamento de Rotinas, 5S, PDCA
Ação Gerencial / 5W1H – Padronização
Identificar os indicadores de desempenho relacionados com as atividades de rotina ou operacionais de cada cargo/função/pessoa
O conceito de eficácia e sua relação com o produto da atividade e o conceito de qualidade percebida? Atender às necessidades dos clientes/usuários
Como transformar indicadores subjetivos em algo mensurável
Especificações
Identificar os indicadores de eficácia associados ao Plano Estratégico e Estrutura Organizacional
O conceito de eficiência e sua relação com o processo da atividade e o conceito de produtividade – otimização dos recursos. Identificar os indicadores de eficiência associados ao Plano Estratégico e Estrutura Organizacional.

Técnicas de Negociação
Capital Intelectual
Técnicas de administração de conflitos
Tipos de Conflitos.

Trabalhos científicos: Roteiro de pesquisa / Projeto de pesquisa / TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

Certificação

De acordo com a legislação do MEC em vigor, serão concedidos certificados de Pós-Graduação – Lato Sensu, Especialização ou MBA dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7) em cada disciplina e seu Trabalho de Conclusão de Curso ( TCC) aprovado.

Aos alunos que não entregarem o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) será concedido certificado de Qualificação Profissional emitido pelo IPETEC – Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia.

Documentação necessária

  • Identidade e CPF
  • Certidão de nascimento ou casamento
  • Comprovante de Residência
  • Diploma de Graduação
  • Histórico da Graduação
  • Foto 3×4

MBA em Logística Empresarial

  • 24x de R$ 389,55 * Mensalidade até o dia 10
  • Taxa de matrícula: R$ 100,00 Mensalidade sem desconto: R$ 556,50
  • *Desconto de 30% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês.