Engenharia de Produção – Lean Manufacturing

Engenharia de Produção - Lean Manufacturing

Turmas

A distância - AO VIVO

Objetivos

O curso de Pós-graduação em Engenharia de Produção – Lean Manufacturing, é a Pós-Graduação Lato Sensu mais avançada na simplificação dos fluxos de gestão empresarial adotados pelas organizações de alta performance em nível global. Inovadora e totalmente voltada ao Lean Thinking,. Portanto, o curso se baseia na aprendizagem das ferramentas e técnicas avançadas de gestão lean, como: Mapeamento de Fluxo de Valor, Jidoka e Poka-Yoke, Planejamento Hoshin Kanri, Nemawashi, Heijunka e Kanban, Kaizen, Milk Run e Cross Docking, Fluxo e Produção Puxada, Painel Andon, SMED, OEE e TPM, Toyota Kata, Mock Up, entre outras, pois a aplicação do conjunto dessas ferramentas permite uma sólida padronização e estabilização dos processos e serviços corporativos, viabilizando, nesse sentido, a melhoría contínua através do método DMAIC, eliminando assim os disperdicios. Mas, para que isso seja possível é necessário que o empreendimento seja sustentável no longo prazo, ou seja, é preciso desenvolver habilidades gerenciais que sejam compatíveis com o sistema. Desta forma, o curso de Pós graduação em Engenharia de Produção – Lean Manufacturing se propõe a apresentar fundamentos, regras, princípios e estratégias de longo prazo, que constituem-se nos elementos fundamentais para a implementação da metodologia Lean, e que agem como nutrientes indispensáveis para o crescimento, amadurecimento e consolidação da expertise do profissional Lean.

Perfil do Especialista

O egresso da Pós em Engenharia de Produção – Lean Manufacturing deve ser capaz de promover a melhoria contínua dos processos, com foco em eliminar desperdícios e aumentar os resultados, através de ferramentas avançadas de análise e solução de problemas. Nesse contexto, o aluno deve: Ser capaz de criar um ambiente propício a implantação de mudanças e melhorias contínuas, com pessoas envolvidas no pensamento Lean; Gerenciar recursos produtivos conforme os conceitos de Lean Manufacturing; Analisar, identificar, planejar, utilizar ferramentas e técnicas para implantação de melhorias com a visão de eliminar desperdícios e aumentar os resultados; Planejar, avaliar, implementar, gerenciar e manter processos produtivos envolvendo conhecimentos nas mais diversas áreas de competência; Ser capaz de gerir equipes multifuncionais, resolvendo conflitos e atuando para que haja sinergia em grupos de trabalho; Ser capaz de identificar possibilidades e limitações, propondo soluções para os problemas detectados nos projetos seguidos, aplicando os conhecimentos científicos e tecnológicos existentes na área; Ser capaz de aplicar métodos e ferramentas avançadas do Lean e Six Sigma para otimização dos processos, eliminando trabalho sem valor agregado.

Programa

Carga Horária: 360h

Mentalidade enxuta. Conceito de valor, cadeia de valor e criação de valor sob a ótica do cliente. Os 7 desperdícios segundo Ohno. Os 14 princípios do sistema Toyota (Toyota Way). Noções de fluxo contínuo, Produção Puxada e Nivelada (sistemas puxados e Heijunka), Jidoka (autonomação), Padronização de tarefas, Gerenciamento visual. Conceito de Kaizen e processo de melhoria contínua.

Mapeamento e integração de experiências culturais; Visão de mundo; Mapeamento de processos do cotidiano do indivíduo; Identificação de barreiras e oportunidades de remoção das mesmas.

Análise do processo de criação e desdobramento do plano estratégico da empresa, utilizando a técnica do gerenciamento pelas diretrizes (Hoshin Kanri). Definição de diretriz, estabelecimento de metas (goals) e medidas (action plan). Discussão sobre as diferenças entre gerenciamento pelas diretrizes e gerenciamento da rotina. Estabelecimento das relações entre clientes e fornecedores dentro do ambiente organizacional. Definição de responsabilidades e do papel de cada nível da organização na cadeia de ajuda para fomentar a solução de problemas de forma participativa. Importância da integração do Hoshin Kanri com as ferramentas de solução de problemas em cada nível operacional.

Introdução à Gestão da Qualidade. Conceitos fundamentais de qualidade. Evolução histórica da gestão da qualidade. Benefícios da implementação de sistemas de gestão da qualidade. Normas ISO de Gestão da Qualidade. ISO 9000: Estrutura, requisitos e benefícios. ISO 9001: Requisitos para sistemas de gestão da qualidade. Processo de certificação ISO 9001. Modelos de Excelência em Gestão. Modelo EFQM (European Foundation for Quality Management). Modelo Malcolm Baldrige. Comparação entre os diferentes modelos de excelência. Ferramentas da Qualidade. Ferramentas estatísticas para análise e melhoria de processos. Diagrama de Ishikawa (Espinha de Peixe) e diagrama de Pareto. Fluxogramas e diagramas de dispersão. Implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade. Planejamento e estruturação do sistema de gestão da qualidade. Documentação e controle de processos. Auditorias internas e externas. Melhoria Contínua e Inovação Ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act) e suas aplicações.

Define: Introdução. Contrato de Melhoria. SIPOC. Diagrama direcionador. Measure. Fluxograma. Sistema de medição. Tipos de variáveis. Análise da variação. Gráfico de tendência e causas de variação. Análise de indicadores. Gráficos de frequência: histograma e dot-plot. Estatísticas descritivas. Estatísticas utilizadas para resumir as características mais importantes do conjunto de dados. Gráfico de controle. Capabilidade. Analyse. Introdução: Desenvolvimento de mudanças. Diagrama de causa e efeito. Introdução ao Lean. Desconexões. Balanceamento de linha. Diagrama de espaguete. Value Stream Mapping (VSM). Poka-Yoke. Uso de tecnologia. Uso de criatividade. Correlação entre variáveis. DOE – introdução. Comparação de 2 tratamentos. DOE – experimento fatorial completo. Improve. Teste de mudanças. Control. Implementação de mudanças.

O Mapa de Fluxo de valor como bússola do processo, sendo base para atingir os estados futuros através de um concreto plano de ação. Entender o Mapa de Fluxo de Valor como um projeto e a figura do Líder do MFV como gerente de projeto. Explorar a técnica do mapeamento, seus ícones e a forma de utilização desta linguagem simbólica internacional. Realizar o mapa atual para uma empresa, vislumbrar e desenvolver o mapa do estado futuro desta empresa. Construir e gerir um plano de ação de implementação Lean e acompanhá-lo.

Compreender o desenvolvimento da manutenção e o sistema de gerenciamento dos ativos aplicados atualmente. Baseado no Total Productive Maintenance e nos pilares da Manutenção Autônoma (AM) e Manutenção Planejada (PM) do Word Class Manufacturing (WCW), este módulo busca o relacionamento entre o gerenciamento de ativos e o sistema de produção enxuta para uma maior compreensão da importância da manutenção como uma área estratégica dentro das organizações. Analisar os módulos de falha através da ferramenta FMEA.

Ênfase em ambientes de BI, Alguns de seus processos e formas de Análise. Business Intelligence & Data Driven Orgs. Re-Visão sobre Arquitetura em Analytics. Gerando Insights. Técnicas de Visualização. Tipos, estilos e usos de gráficos. Técnicas de Desenho de Painéis (Dashboards, Storytelling).

Analisa as particularidades da gestão de projetos em relação à gestão funcional e por processos, aplicando metodologia Lean. Descrevendo os processos básicos do gerenciamento de projetos e discutindo os papéis e responsabilidades do gerente de projeto Lean, patrocinador e membro da equipe. Apresenta boas práticas de gestão Lean de pessoas em projetos. Explora abordagens ágeis no gerenciamento de projetos Lean.

Introdução a Filosofia Lean na Logística. Conceitos chaves para implementação da logística Lean. Principais áreas a serem geridas para obter maior eficiência. Entendimento dos efeitos do Lead Time. Efeito Chicote.

Conceito de planejamento e hierarquia de planejamento, Planos de longo, médio e curto prazos, A visão. Missão e as funções do PCP, Programação de uma célula de produção (estudo de takt time), Programação e Controle da Produção com Kanbans, Sistema de empurrar versus puxar a produção, Gerenciamento dos gargalos/restrições; Monitoração da produção; Indicadores-chaves do PCP; Estudo de casos e exercícios.

Filosofia e conceitos do BPM, técnicas e ferramentas de BPM, casos de aplicação das ferramentas e um fechamento com a indicação de caminhos para um maior aprofundamento no tema.

Introdução à Abordagem Lean (Filosofia Lean e Frameworks de Transformação); Liderança e Cultura Lean-Agil; Inovação e Design para Podutos Digitais; Modelo Lean Startup; Modelo Lean Sprint; Inteligencia Artificial para análise de Dados; Inteligencia de Negócios. Estratégias para promover uma cultura Lean e digital nas organizações. Superando resistências e obstáculos comuns na adoção do Lean Digital. Definição de métricas e indicadores de desempenho para projetos de transformação digital.
Estabelecimento de sistemas de monitoramento e avaliação de resultados.
Análise de resultados e ajustes para garantir a sustentabilidade da transformação digital Lean.

Apresenta as demonstrações financeiras básicas e discute sua função no processo de tomada de decisão. Descreve e analisa métricas de geração de valor. Explica os conceitos de capital de giro e fluxo de caixa e discute a sua importância para a saúde financeira da organização.

Apresenta os elementos básicos da cultura organizacional. Analisa meios de observar e compreender uma cultura. Descreve a dinâmica do clima organizacional e propõe formas de avaliá-lo. Discute modelos e ferramentas para identificar situações ou áreas que requeiram mudança. Propõe estratégias, processos e instrumentos de gestão de mudanças. Descreve e discute as competências individuais e organizacionais para a mudança.

Identificação de necessidades, motivação, impulsos e instintos; Ciclo da motivação; Ambiente, oportunidades, objetivos e incentivos e oportunidades; Forças motivacionais: realização, afiliação e competência; Desenvolvimento da liderança; Habilidade técnica, humana e conceitual.

Discute os fundamentos e principais abordagens em gestão estratégica. Analisa o processo de construção da estratégia de gestão de pessoas e propõe métodos e ferramentas para conduzi-la. Analisa modelos organizacionais e de gestão típicos das abordagens tradicionais e discute a emergência de modelos contemporâneos. Avalia a aplicabilidade dos novos modelos de gestão à realidade organizacional no contexto empresarial brasileiro.

Metodologia do trabalho científico: conceitos e definições. Monografia, dissertação e tese. Tema, problema, hipótese e variáveis. Pesquisa bibliográfica. Estruturação de um trabalho acadêmico. Normas ABNT. Métodos e técnicas de pesquisa: estudos de caso, pesquisa-ação e survey.

Certificação

De acordo com a legislação do MEC em vigor, serão concedidos certificados de Pós-Graduação – Lato Sensu, Especialização ou MBA dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7) em cada disciplina e seu Trabalho de Conclusão de Curso ( TCC) aprovado.

Aos alunos que não entregarem o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), será concedido certificado de Qualificação Profissional emitido pelo IPETEC – Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia.

Documentação necessária

  • Identidade e CPF
  • Certidão de nascimento ou casamento
  • Comprovante de Residência
  • Diploma de Graduação
  • Histórico da Graduação
  • Foto 3×4

Engenharia de Produção – Lean Manufacturing

  • 24x de R$ 389,55 * Mensalidade até o dia 10
  • Taxa de matrícula: R$ 100,00 Mensalidade sem desconto: R$ 556,50
  • *Desconto de 30% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês.