Engenharia de Produção

Turmas
Objetivos
Oferecer oportunidade de atualização e especialização no campo da gestão da Produção de serviços e de manufatura.
Perfil do Especialista
Profissionais com graduação plena, com interesse em desenvolver competências no âmbito da engenharia da Gestão da Produção.
Programa
Carga Horária: 360h
Classificação dos diversos sistemas de produção.
Linhas de montagem. Planejamento das necessidades de materiais.
A tecnologia da informação aplicada aos processos de planejamento.
Métodos de Cronoanálise.
Princípios de manufatura enxuta. Ferramentas de manufatura enxuta.
Planejamento do sistema enxuto: mapeamento do fluxo de valor (MFV) – estados atual e futuro.
Arranjos físicos em manufatura enxuta. Indicadores de desempenho em sistemas de manufatura enxuta.
• Planejamento.
• Programação e Controle da Produção nos Diversos Níveis.
• Previsão de Vendas.
• Modelos de Programação da Produção e Mão-de-obra.
• Controle de Estoques.
• Métodos Modernos de Gerenciamento da Produção.
Planejamento através de ferramentas de análise financeiras no processo de tomada de decisões.
Orçamento e Estrutura de Capital, técnicas de administração financeira e otimização de capital.
Visão financeira e custos, indicadores de liquidez, endividamento e rentabilidade. Análise de investimento quanto ao risco-retorno.
Demonstrativos de fluxo de caixa – direto e indireto.
• Conceitos e definições dos tipos de manutenção;
• funções da manutenção,
• conhecimento do equipamento e sistema de tratamento de falhas;
• métodos de planejamento da manutenção
• elaboração de planos de manutenção
• Identificação de necessidades, motivação, impulsos e instintos.
• Ciclo da motivação.
• Ambiente, oportunidades, objetivos e incentivos e oportunidades.
• Forças motivacionais: realização, afiliação e competência.
• Desenvolvimento da liderança.
• Habilidade técnica, humana e conceitual.
• Auditorias ambientais, recursos e sistemas ambientais.
• Economia do meio ambiente. Desenvolvimento e sustentabilidade.
• Qualidade total e ambiente: conceitos e definições. Causas da degradação ambiental.
• Responsabilidades das empresas. Introdução à segurança, higiene e medicina do trabalho;
• normalização e legislação específica sobre segurança do trabalho.
• Aspectos ergonômicos e aspectos ecológicos.
• Sistema de proteção coletiva e equipamentos de proteção individual.
• Sistemas preventivos e sistemas de combate a incêndios.
• Riscos inerentes à profissão do engenheiro. Segurança nos projetos de engenharia.
• Visão Estratégica (visão, missão e valores);
• Planejamento Estratégico;
• BSC – Balaced Scorecard;
• Desdobramento da Estratégia e Plano de ação;
• Objetivos Estratégicos e indicadores de resultados e tendência
Conceitos e definições básicas de Marketing.
Comportamento do consumidor.
Desenvolvimento da proposta de valor: segmentação de mercado, diferenciação e posicionamento de Marketing.
Mix de Marketing frente ao mercado: produto, preço, distribuição e comunicação.
Influência da tecnologia nas estratégias de Marketing.
Tendências do Marketing: Marketing Digital e Neuromarketing.
• Introdução ao Lean Six Sigma
• O Lean Seis Sigma como diferencial de competitividade
• Fundamentos do Lean Seis Sigma
• As metodologias PDCA, PDCA, PDSA e DMAIC
• As etapas da metodologia DMAIC
• Etapa Define
• Etapa Measure
• Etapa Analyse
• Etapa Improve
• Etapa Control
• O profissional do Lean Seis Sigma
Conceito; Administração Estratégica de Serviços;
Finanças para Gestores de Serviços;
Gestão de Custos e Formação de Preços de Serviços;
Gestão Integrada da Comunicação de Marketing em Serviços;
Gestão da Inovação Competitiva de Serviços;
A gestão estratégica de RH;
A consultoria organizacional;
Tipos de consultoria organizacional;
A Consultoria Interna de RH;
Papel e a formação do Consultor Interno de RH;
A implantação da Consultoria Interna de RH.
• O Uso da Estatística na Pesquisa. Modelos de Regressão e Correlação Simples e Múltipla.
• Análise Fatorial e Análise Discriminante.
• Modelagem e Análise de Experimentos em Engenharia de Produção. Simulações Estatísticas e Computacionais.
• Programação Linear. Programação Não-Linear. Método Simplex Análise da Sensibilidade.
• Probabilidades. Estimação. Testes de Hipótese. Teoria da Amostragem.
• Análise de Variância. Programação Dinâmica.
Técnicas de Negociação;
Capital Intelectual;
Técnicas de administração de conflitos;
Tipos de Conflitos.
• Contabilidade de custos;
• Conceitos básicos de custos;
• Custo/volume/lucro;
• Margem de contribuição;
• Método de custeio variável;
• Overhead – identificação e departamentalização;
• Modelo direto e sistema de custeio tradicional simples;
• Sistema de custeio tradicional departamentalizado;
• Custeio baseado em atividades;
• Implantação do ABC.
Conceitos de projetos;
Processos de Iniciação;
Planejamento;
Execução;
Controle e monitoramento;
Encerramento;
Áreas de conhecimento do tempo, custo, qualidade, comunicação, recursos humanos, riscos, aquisição, stakeholders e integração.
Uso de Metodologias Ágeis.
• Armazenamento Eficiente e Gestão de Transportes;
• Gerenciamento de Custos, Prazos e E-Business.
• Tempo e capacidade.
• Transferência de cargas e remessas diretas
• Organização e controle de manutenção de frota e equipamentos e instrumentos de apoio
• Elaboração e emissão de documentos,
• Dimensionamento e substituição de frotas, negociação de fretes, tarifas e cargas.
• Introdução e conceitos fundamentais em transportes,
• Matriz Modal: Intermodalidade e eficiência operacional,
• Desenvolvimento de sistemas de distribuição, Operações especiais de transporte: roteirização, milk run, x-dock, merge in transit,
A Estratégia e o desdobramento nos processos de negócios;
Contextualização de processos nos negócios;
Conceitos gerais de gestão de processos de negócios;
Conceitos de controle e monitoramento;
Indicadores de objetivo e desempenho;
Governança Corporativa;
Riscos e Controles Internos.
Gerenciamento da Qualidade Total;
Ferramentas e Métodos para Melhoria da Qualidade;
Programas de Qualidade e Produtividade: Gerenciamento pelas Diretrizes, Gerenciamento de Rotinas, 5S, PDCA.
Ação Gerencial / 5W1H – Padronização.
Identificar os indicadores de desempenho relacionados com as atividades de rotina ou operacionais de cada cargo/função/pessoa.
O conceito de eficácia e sua relação com o produto da atividade e o conceito de qualidade percebida.
Atender às necessidades dos clientes/usuários.
Como transformar indicadores subjetivos em algo mensurável; especificações.
Identificar os indicadores de eficácia associados ao Plano Estratégico e Estrutura Organizacional.
O conceito de eficiência e sua relação com o processo da atividade e o conceito de produtividade – otimização dos recursos.
Identificar os indicadores de eficiência associados ao Plano Estratégico e Estrutura Organizacional.
Trabalhos científicos: Roteiro de pesquisa / Projeto de pesquisa / TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

Certificação
De acordo com a legislação do MEC em vigor, serão concedidos certificados de Pós-Graduação – Lato Sensu, Especialização ou MBA dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7) em cada disciplina e seu Trabalho de Conclusão de Curso ( TCC) aprovado.
Aos alunos que não entregarem o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) será concedido certificado de Qualificação Profissional emitido pelo IPETEC – Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia.
É hora de investir em seu futuro.
Documentação necessária
- Identidade e CPF
- Certidão de nascimento ou casamento
- Comprovante de Residência
- Diploma de Graduação
- Histórico da Graduação
- Foto 3×4
É hora de investir em seu futuro.
Engenharia de Produção
- 24x de R$ 371,00 * Mensalidade até o dia 10
- Taxa de matrícula: R$ 100,00 Mensalidade sem desconto: R$ 530,00
- *Desconto de 30% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês.