Engenharia de Produção
Turmas
Objetivos
Desenvolver habilidades para prevenção de falhas e na garantia de que sistemas e produtos funcionem conforme o esperado durante um determinado período. Permitir ao profissional especializar-se nessas práticas, tornando-o mais qualificado para resolver problemas complexos relacionados à produção. Desenvolver Habilidades Analíticas como, análise dados de falhas, interpretação de dados estatísticos de confiabilidade e aplicação dos conhecimentos para melhorar a qualidade e a durabilidade de produtos e sistemas. Desenvolvimento de Liderança e Gestão de Projetos, preparando os profissionais para liderar equipes multidisciplinares na implementação de práticas de confiabilidade.
Perfil do Especialista
O egresso da Pós em Engenharia de Produção deve ser capaz de promover a melhoria contínua dos processos, com foco em eliminar desperdícios e aumentar os resultados. Ser capaz de criar um ambiente propício a implantação de mudanças e melhorias contínuas, com pessoas envolvidas no pensamento Lean; Gerenciar recursos produtivos conforme os conceitos de Lean Manufacturing; Analisar, identificar, planejar, utilizar ferramentas e técnicas para implantação de melhorias com a visão de eliminar desperdícios e aumentar os resultados; Planejar, avaliar, implementar, gerenciar e manter processos produtivos envolvendo conhecimentos nas mais diversas áreas de competência; Ser capaz de gerir equipes multifuncionais, resolvendo conflitos e atuando para que haja sinergia em grupos de trabalho; Ser capaz de identificar possibilidades e limitações, propondo soluções para os problemas detectados nos projetos seguidos, aplicando os conhecimentos científicos e tecnológicos existentes na área; Ser capaz de aplicar métodos e ferramentas avançadas do Lean e Six Sigma para otimização dos processos, eliminando trabalho sem valor agregado.
Programa
Carga Horária: 360h
Conceito de planejamento e hierarquia de planejamento, Planos de longo, médio e curto prazos, A visão. Missão e as funções do PCP, Programação de uma célula de produção (estudo de takt time), Programação e Controle da Produção com Kanbans, Sistema de empurrar versus puxar a produção, Gerenciamento dos gargalos/restrições; Monitoração da produção; Indicadores-chaves do PCP; Estudo de casos e exercícios.
Introdução à Gestão da Manutenção. Conceitos e Termos utilizados na Manutenção. Tipos de Manutenção: Corretiva, Preventiva e Preditiva. Endereçamento de máquinas, equipamentos e peças (etiqueta TAG). Geração, emissão e acompanhamento de ordens de serviço (OS). Criticidade dos equipamentos. Gestão da Lubrificação Industrial. Plano de manutenção. Plano mestre de manutenção. Controle de materiais. Curva da banheira. O que é o TPM. TPM pilares primários. OEE: overall Effect Equipment. Planilha OEE. TPM – pilares secundários. TPM – matriz de competência. LCC – life cicle cost. WCM: world class maintenance. Planilha 80/52. Tipos de manutenção. A Importância da Integração de Técnicas Preditivas. Indicadores e Índices; Conceitos e Definições; Uso De Indicadores Na Engenharia De Manutenção; Tipos De Indicadores.
Fundamentos e aplicação da metodologia Lean 6 Sigma. Gerenciamento pelas diretrizes; Indicadores de Desempenho; Metodologia A3; Lean Six Sigma, DMAIC, Projeto Green Belt. Avaliação do processo e desperdícios. Análise e avaliação do controle da qualidade e análise dos resultados na produção.
Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento (GCA): Definição e escopo da cadeia de abastecimento . Principais desafios e tendências na gestão da cadeia de abastecimento. Planejamento e Previsão da Demanda: Métodos de previsão de demanda. Análise de tendências e sazonalidade. Planejamento de capacidade e produção. Gestão de Estoques e Armazenagem: Modelos de gestão de estoques (EOQ, JIT, etc.). Técnicas de armazenagem e layout de armazéns. Tecnologias de identificação e rastreamento de produtos. Logística de Transporte e Distribuição: Modais de transporte (terrestre, marítimo, aéreo). Roteirização e programação de transporte. Gestão de frota e terceirização de serviços. Tecnologias e Sistemas de Informação em GCA: Sistemas de gestão de cadeia de abastecimento (SCM). Uso de RFID, IoT e Big Data na cadeia de abastecimento. Integração de sistemas ERP e CRM.
Gerenciamento da Qualidade. Ferramentas e Métodos para Melhoria da Qualidade; Programas de Qualidade e Produtividade: Gerenciamento pelas Diretrizes, Gerenciamento de Rotinas, 5S, PDCA. Ação Gerencial / 5W1H – Padronização. Identificar os indicadores de desempenho relacionados com as atividades de rotina ou operacionais de cada cargo/função/pessoa. ISO 9001: Requisitos para sistemas de gestão da qualidade. Processo de certificação ISO 9001. O conceito de eficiência e sua relação com o processo da atividade e o conceito de produtividade – otimização dos recursos. Identificar os indicadores de eficiência associados ao Plano Estratégico e Estrutura Organizacional.
O Mapa de Fluxo de valor como bússola do processo, sendo base para atingir os estados futuros através de um concreto plano de ação. Entender o Mapa de Fluxo de Valor como um projeto e a figura do Líder do MFV como gerente de projeto. Explorar a técnica do mapeamento, seus ícones e a forma de utilização desta linguagem simbólica internacional. Realizar o mapa atual para uma empresa, vislumbrar e desenvolver o mapa do estado futuro desta empresa. Construir e gerir um plano de ação de implementação Lean e acompanhá-lo.
Introdução ao Ágil e ao Scrum; O manifesto Ágil e seus Princípios; A importância do Produto Mínimo Viável (MVP); Visão geral e conceitual do framework Scrum; Características e benefícios do Scrum / Framework SCRUM; Iniciando um Projeto; Definindo a Equipe Scrum; Criando e Priorizando o Backlog do Produto; identificando as Necessidades das Partes Interessadas; definindo prioridades. Planejamento em multinível (Planning Onion): Diário, Sprint, Versão de Entrega, Produto e Portfólio / Implementação do Projeto; criando os Entregáveis / Monitorando projetos com Scrum; / Revisão e Retrospectiva – Concluindo e validando uma Sprint. / Release – Concluindo e validando um Projeto.
Apresenta os elementos básicos da cultura organizacional. Analisa meios de observar e compreender uma cultura. Descreve a dinâmica do clima organizacional e propõe formas de avaliá-lo. Discute modelos e ferramentas para identificar situações ou áreas que requeiram mudança. Propõe estratégias, processos e instrumentos de gestão de mudanças. Descreve e discute as competências individuais e organizacionais para a mudança.
Planejamento dos recursos físicos (equipamentos, materiais, instalações e infraestruturas) e os humanos (equipe ou pessoal do projeto). Estimar os Recursos das Atividades. Adquirir Recursos. Desenvolver a Equipe. Gerenciar a Equipe. Controlar os Recursos. Contratação e mobilização de equipes; Funções, responsabilidades e relações hierárquicas; Ferramentas e técnicas: organogramas e descrições de cargos; Matriz de Responsabilidades (MR); Aspectos funcionais do recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento.
Gerenciamento dos processos envolvidos em planejamento e controle de custos. Plano de Custos. Estimativa de Custos. Desenvolver orçamento. Controle de custos. Garantir que o projeto termine dentro do orçamento aprovado. Descreve e analisa métricas de geração de valor.
Conceitos de projetos. Atualização PMBOK – 7ª edição: Mudança no padrão de gerenciamento de grupos de processos para gerenciamento por princípios. Abordagem tradicional: Conhecimento dos processos: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento, Controle e Encerramento. Abordagens ágeis, adaptativas e híbridas (mistura das tradicionais com as ágeis) para dentro dos possíveis contextos e cenários aos quais os projetos possam estar inseridos. Princípios de Entrega do Projeto. Domínios de Desempenho do Projeto.
Planejamento através de ferramentas de análise financeiras no processo de tomada de decisões. Orçamento e Estrutura de Capital, técnicas de administração financeira e otimização de capital. Visão financeira e custos, indicadores de liquidez, endividamento e rentabilidade. Análise de investimento quanto ao risco-retorno. Demonstrativos de fluxo de caixa – direto e indireto.
Gestão de Ativos: O que é um ativo. Qual a função da “Gestão de ativos”. Como começar a gerir ativos de forma eficiente. O papel da tecnologia da gestão de ativos. Tendência da gestão de ativos no mundo. PAS 55 e ISO 55.000. Metodologias ágeis na gestão de ativos através da transformação digital. Inteligência artificial na Gestão de ativos. Métodos De Otimização Da Manutenção Industrial Aplicados na geração de valor. Gestão de ativos para indústria 4.0. Diferenças entre Gestão de ativos e Gestão da manutenção.
Etapas da aplicação da confiabilidade; Custos da manutenção e da produção em função da confiabilidade; Classificação dos modos de falha; Manutenção (Preventiva, Preditiva, Detectiva, Engenharia de Manutenção, Manutenção Corretiva); Curva da Banheira; Parâmetros da confiabilidade; TMPR –Tempo médio para reparos; Análise de Árvore de Falhas – Elementos lógicos. Análise Funcional; Análise de Criticidade; Analise de modo e efeito crítico de Falha; Análise das Causas-Raízes de Falha.
Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional – ANP. Documentação de segurança Operacional. Barreiras de Segurança; Percepção de Risco. Sistema de comunicação; Auditoria. Investigação de incidentes; avaliação da eficácia na gestão do risco. Modelo de regulação Prescritivo e modelo baseado em desempenho. Identificação dos elementos críticos. Adequação aos regulamentos técnicos. Aspectos regulatórios da segurança operacional – Resolução ANP nº 43 e ANP nº 851. Código Internacional de Segurança de Navios e Portos (ISPS Code); Indicadores ligados ao SGSO, ISPS e NR-30.
Fundamentos do ESG, ODS e Liderança. Novas perspectivas para o capitalismo: consciente, regenerativo e de stakeholders. Economia circular e desenvolvimento sustentável. Direitos humanos e programas de diversidade e inclusão. As novas relações de trabalho e cultura organizacional. Gestão da sustentabilidade na cadeia de fornecedores e rastreabilidade. Negócios e investimentos de impacto como estratégia corporativa. Gestão de riscos ambientais e compliance ambiental. Governança corporativa no contexto ESG. Governança e programas de integridade anticorrupção. Enforcement e os riscos de greenwashing. Finanças sustentáveis. Gestão estratégica de stakeholders, comunicação e reputação.
Construir, desenvolver e promover as responsabilidades das equipes. Evolução das Pessoas e Relação de Confiança. Talentos e Competências. Metas e Objetivos, Desafios e Complexidades. Autonomia e engajamento. Descentralização de habilidades. Fases, Entregas e Melhoria contínua. Os métodos e as técnicas de treinamento e desenvolvimento adequados ao perfil do grupo, do conteúdo, e dos objetivos propostos. Performance da equipe, supervisão, indicadores e resultados.
Método de negociação de Harvard. Análise de Negociação. Assimetria Negocial. Teoria comportamental da negociação. Teorias de Processo Decisório. Conflito em equipe. O Direito coletivo do trabalho. O Sindicato. Prerrogativas e deveres dos sindicatos. Políticas de relações trabalhistas. Conflitos coletivos de trabalho. Formas de resolução do conflito coletivo. Negociação coletiva. Convenções, acordos e dissídios coletivos. Técnicas de Negociação; Técnicas de administração de conflitos. Conhecimentos básicos na área de MEDIAÇÃO, CONCILIAÇÃO e NEGOCIAÇÃO, como instrumentos voltados às soluções alternativas dos conflitos de interesse.
EQ-I 2.0. Percepção das emoções; Administração de emoções. Automotivação. Controle dos impulsos. Otimismo. Adaptabilidade. Adaptar a abordagem de entrega com base no contexto. Análise do ambiente. Empatia. Lideranças e Equipes. Conceito e teorias de liderança. Poder e influência nas organizações. Novos modelos de liderança. Liderança de equipes de alto. Trabalho sob pressão. O que é Motivação e como impacta no desempenho. Motivação e Competências. Teorias de motivação. Ambiente, oportunidades, objetivos e incentivos e oportunidades. Forças motivacionais.
Metodologia do trabalho científico: conceitos e definições. Monografia, dissertação e tese. Tema, problema, hipótese e variáveis. Pesquisa bibliográfica. Estruturação de um trabalho acadêmico. Normas ABNT. Métodos e técnicas de pesquisa: estudos de caso, pesquisa-ação e survey.
Certificação
De acordo com a legislação do MEC em vigor, serão concedidos certificados de Pós-Graduação – Lato Sensu, Especialização ou MBA dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7) em cada disciplina e seu Trabalho de Conclusão de Curso ( TCC) aprovado.
Aos alunos que não entregarem o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), será concedido certificado de Qualificação Profissional emitido pelo IPETEC – Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia.
Documentação necessária
- Identidade e CPF
- Certidão de nascimento ou casamento
- Comprovante de Residência
- Diploma de Graduação
- Histórico da Graduação
- Foto 3×4
Engenharia de Produção
- 24x de R$ 389,55 * Mensalidade até o dia 10
- Taxa de matrícula: R$ 100,00 Mensalidade sem desconto: R$ 556,50
- *Desconto de 30% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês.