Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica

Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica

Turmas

A distância - AO VIVO

Objetivos

Capacitar profissionais para atuar na gestão e coordenação de instituições de ensino visando planejar, implementar, coordenar, gerenciar, acompanhar, delegar e avaliar as atividades desenvolvidas nos espaços didático-pedagógicos, habilitando-os também ao magistério superior.

Programa

Carga Horária: 360h

A organização do Sistema Educacional Brasileiro: aspectos formais e não formais. O sistema escolar: níveis e modalidades de ensino. Paradigmas da educação e da gestão educacional. Estudo das políticas educacionais recentes no Brasil.

Avaliação em larga escala: características, instrumentos e dados estatísticos. Auto avaliação institucional: definição, propostas, dimensões, indicadores e práticas. Como utilizar as avaliações externas para melhoria da gestão escolar.

O papel das novas tecnologias de informação e comunicação no novo cenário educacional do mundo globalizado. O papel da informática e do computador na gestão da educação, na coordenação e na administração de escolas. Custos e benefícios, privacidade e questões éticas no uso da informática na educação e na sociedade.

Psicologia e suas origens históricas. Psicologia e Educação – correntes teóricas da Psicologia e suas repercussões na Educação. A construção do conhecimento e a dimensão interacionista histórico-social no desenvolvimento humano. O funcionamento da inteligência e da afetividade sob a ótica da teoria psicogenética de Jean Piaget, sócio-interacionista de Lev Vygotsky e psicogenética de Henry Wallon. Estudos Pós-Piagetianos: Aprendizagem Significativa e as IM. Enfoques da Aprendizagem na Educação Escolar.

Projeto Pedagógico. Para quê? Por quê? Interdisciplinaridade e práticas escolares. Dimensões do Projeto Político Pedagógico. Princípios norteadores do PPP na prática da gestão escolar. Projeto político-pedagógico: a autonomia coletivamente construída na escola. O projeto político pedagógico e a intervenção na realidade escolar.

A construção da cidadania e do indivíduo cidadão. O campo da ética e da atuação profissional. Ética e cidadania na construção do conhecimento. O cidadão brasileiro e sua realidade social frente à Constituição Federal, Lei Diretrizes e Bases da Educação e o Estatuto da Criança e do Adolescente. Ética e Educação: relações interpessoais no trabalho e liderança.

Inclusão social: Análise da dialética exclusão/inclusão. A perspectiva da inclusão sob o ponto de vista da construção de culturas, políticas e práticas inclusivas. A gestão escolar e o processo de Inclusão Social. A produção de um plano inclusivo de desenvolvimento da escola.

A língua da modalidade visual e gestual da Comunicação Surda. Conteúdos gerais para a comunicação visual, baseada em regras gramaticais da Língua de Sinais e de Cultura Surda. A Linguagem Brasileira de Sinais – bases legais e conceituais.

Planejamento escolar: bases conceituais. Formas de planejamento e as ações necessárias para a condução do processo de ensino. Tomar decisões sobre a alocação de recursos para prosseguir com estratégia nas organizações escolares. Relação profissional de Treinamento x Treinando.

Gestão e organização do trabalho pedagógico: políticas públicas e projeto pedagógico. Participação e gestão democrática escolar: conceitos, potencialidades e possibilidades de gestão democrática na educação. Atividades da organização: marketing, finanças, produção, recursos humanos Modalidades de participação da comunidade escolar numa construção da escola ideal.

Ementa: Questões da contemporaneidade no processo de ensino e aprendizagem. Diálogo com pesquisas concluídas e em processo que refletem sobre questões referentes ao momento contemporâneo, envolvendo assuntos pertinentes aos direitos fundamentais, diversidade cultural, educação ambiental e tecnologia da informação e comunicação.

Ementa: O papel, formação e os desafios do coordenador educacional. O coordenador pedagógico: o que fazer e o que não fazer? Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica: trabalho integrado. Gerenciar as dificuldades do dia a dia. Autonomia para gerenciar suas funções.

Áreas de conhecimento de gerenciamento de projetos. Ciclo de vida de um projeto. Análise de investimentos. Indicadores econômicos de projetos e custos.

Formulação de um problema de pesquisa. Construção do conhecimento científico e redação de projeto e monografia. Processo de realização de uma pesquisa: o projeto elaborado, a revisão de leitura, coleta de dados e os principais instrumentos para a realização da pesquisa.

Certificação

De acordo com a legislação do MEC em vigor, serão concedidos certificados de Pós-Graduação – Lato Sensu, Especialização ou MBA dos cursos ministrados pela Universidade Católica de Petrópolis aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo requerido (nota 7) em cada disciplina e seu Trabalho de Conclusão de Curso ( TCC) aprovado.

Aos alunos que não entregarem o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) será concedido certificado de Qualificação Profissional emitido pelo IPETEC – Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia.

Documentação necessária

  • Identidade e CPF
  • Certidão de nascimento ou casamento
  • Comprovante de Residência
  • Diploma de Graduação
  • Histórico da Graduação
  • Foto 3×4

Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica

  • 24x de R$ 334,90 * Mensalidade até o dia 10
  • Taxa de matrícula: R$ 100,00 Mensalidade sem desconto: R$ 478,43
  • *Desconto de 30% para pagamento efetuado até o dia 10 de cada mês.